Vodafone

Acesso a Conteúdos

Os telefones móveis, e em especial os smartphones, assumem um papel cada vez mais central no acesso à informação disponibilizada através de múltiplos serviços mas também pela ligação simplificada à Internet. As funcionalidades e serviços traduzem-se em claros benefícios mas, quando utilizados de forma desadequada, podem suscitar preocupações junto dos consumidores.

A Vodafone Portugal tem vindo a desenvolver diversas iniciativas destinadas a prevenir o acesso de menores a conteúdos ou serviços considerados desadequados e sensibilizá-los para uma utilização responsável dos mesmos.

Para além da informação disponibilizada, a Empresa oferece aos pais e educadores a possibilidade de impedirem o acesso dos filhos a alguns conteúdos, através de uma funcionalidade accionada mediante um simples contacto telefónico para o Serviço de Apoio a Clientes.

Adicionalmente, a Vodafone Portugal implementou um filtro que impede o acesso de todos os Clientes a sites WAP ilegais, identificados nas listagens da Internet da Watch Foundation, uma associação sedeada no Reino Unido e que se destina a combater o abuso de crianças. Este filtro permite, ainda, bloquear o acesso dos menores a sites WAP destinados a adultos, sempre que os pais accionem o mecanismo acima referido.

Estas medidas constituem um avanço importante e inovador em Portugal, no que toca à protecção dos menores no sector das comunicações, contribuindo de forma sustentada para uma Sociedade mais segura.