Skip to content

Monitorização de Diabetes

Melhorar serviço prestado aos diabéticos

O Sistema de Acompanhamento e Monitorização de Pessoas com Diabetes é um sistema inovador, desenvolvido pela Fundação Vodafone em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal - APDP, que veio contribuir significativamente para a melhoria dos serviços prestados pela Associação.

Dado o sucesso alcançado durante o ano em que o sistema esteve em testes no grupo de portadores de bombas de insulina, entendeu-se estender o Sistema de Monitorização e Acompanhamento a Pessoas com Diabetes a toda a base de utentes da APDP.

O Sistema desenvolvido permite uma interação continuada e mais eficiente entre os utentes e os profissionais de saúde da APDP, designadamente: no Registo de doses de insulina - permitindo ao utente efetuar o registo dos valores medidos nas bombas de insulina através de uma chamada de voz (IVR), via e-mail ou através de uma mensagem SMS; no Registo de medições de glicemia - permitido ao utente efetuar o registo dos indicadores de glicemia através de uma chamada de voz (IVR), via e-mail ou através de uma mensagem SMS. Por outro lado, o corpo clínico pode monitorizar a partir de qualquer local através da web e de modo contínuo os parâmetros fornecidos pelo utente, assim como consultar o histórico das terapêuticas aplicadas a cada utente. Deste modo, o sistema contribui para uma disponibilidade mais sistematizada e integrada de informação sobre cada utente aumentando consequentemente a qualidade dos conselhos e esclarecimentos prestados aos utentes da APDP.

O sistema permite, ainda, definir notificações e alarmes para Utentes, Médicos e Enfermeiros via e-mail ou SMS.