Skip to content

Observatório das Empresas

Analytics

Manual de Google Analytics para otimizar a sua presença digital

A introdução da inteligência artificial no Google Analytics permitirá a esta ferramenta ler os dados que temos no GA sobre a empresa e poder fazer recomendações, sugerir melhorias e apresentar ou realçar determinadas áreas de aproveitamento ou de melhoria com base no comportamento dos utilizadores do website.

O Google Analytics é, desde o início, um dos produtos mais populares da empresa, tanto pela sua utilidade, como pelo seu carácter gratuito. O GA permite aos gestores compreender por quem, como e quando os websites são visitados, de que forma respondem à invasão de utilizadores e o que é que estes fazem enquanto navegam na página. Neste contexto, há quatro módulos de relatórios que permitem conhecer exatamente a situação do nosso website na internet.

Assim, os relatórios de público dizem-nos quem são as pessoas que entram na página: a sua distribuição demográfica, geográfica, etc. Não menos importante é saber como chegaram ao nosso website. Trata-se de tráfego orgânico? Chegam através das redes sociais? Chegam em resposta a uma campanha publicitária? Os relatórios de aquisição dão-nos essas respostas. Se quisermos saber se o nosso website responde com eficácia ao que esperamos dele, recorremos aos relatórios de comportamento. Por sua vez, os relatórios de conversão dizem-nos se os visitantes compram o nosso produto e de que forma o fazem.

Tudo isto é complementado pela evolução da página em tempo real e por um novo elemento: a aplicação da inteligência artificial ao Google Analytics, que permite a elaboração de relatórios pertinentes com base em todas as informações que o Google Analytics consegue recolher.

Déborah Fernández
Responsável do GA360 em Espanha e Portugal, Google

Déborah Fernández é jornalista, estudou em Espanha, na Universidade Complutense de Madrid e em Itália, na Universidade de Florença. Desenvolveu a sua carreira em grandes empresas na área de Comunicação. Trabalha para a Google desde 2011, e atualmente lidera o departamento de Google Analytics para o mercado português e espanhol.

Big Data Transformação Digital Clientes Inteligência Artificial Internet

Conheça as nossas soluções que vão mudar a forma como faz negócios

Artigos relacionados

Ajudamos a sua empresa a preparar-se para o mundo digital

Faça o seu diagnóstico digital e receba recomendações para impulsionar o seu negócio e prepará-lo para o futuro.

Parceiro de Transformação Digital

Group Created with Sketch.

Parceiro Institucional

observatorio das empresas