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Covid-19 – Informação

Num momento como o que estamos a viver, entendemos que os nossos serviços são ainda mais importantes para todas as famílias, empresas e instituições continuarem ligadas e isso traz-nos responsabilidade acrescida.

Temos acompanhado os desenvolvimentos da COVID-19 desde o primeiro minuto e ativámos um plano de prevenção cujo objetivo é garantir a proteção dos nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes. A nossa prioridade diária é assegurar que, independentemente das circunstâncias, conseguimos entregar um serviço com a máxima qualidade.

Acreditamos que este período será ultrapassado por todos, juntos, com coragem, resiliência e determinação.

Ligados com a melhor rede

A nossa rede é a base de tudo o que fazemos. No âmbito do atual Estado de Emergência, temos assegurado a integridade e continuidade da nossa rede e serviços de forma a garantir o bom funcionamento das comunicações.

Temos reforçado continuamente a capacidade da nossa rede, dimensionando-a para suportar horas de pico e para responder ao acréscimo de tráfego que se tem verificado nas últimas semanas, fruto do modelo de trabalho em mobilidade que grande parte das Empresas e Instituições adotaram.

Ao mesmo tempo, a monitorização constante levada a cabo pelas nossas equipas técnicas permite adotar medidas excecionais de otimização de rede, de forma a fazer face à evolução da situação.

Sempre que necessário, a Vodafone tem reforçado a capacidade da rede junto aos hospitais, forças de segurança e Instituições diretamente envolvidas na resposta a esta pandemia.

Ligados à Comunidade

DreamLab

O DreamLab é uma aplicação para telemóvel que usa o poder de computação coletivo dos smartphones para acelerar investigações na área da saúde. Com a rápida disseminação do coronavírus (COVID-19), que está a ter um enorme impacto negativo quer sobre a saúde humana quer sobre a economia global, o DreamLab em parceria com o Imperial College London integrou um projeto de investigação ligado ao reposicionamento de moléculas de medicamentos e de alimentos, adaptadas ao genoma, para desenvolvimento de tratamentos anti coronavírus.

A investigação na área da saúde gera, diariamente, um enorme volume de dados, mas o acesso ao poder de computação para os analisar e compreender é limitado. Os dispositivos móveis, hoje, dispõem de um enorme poder de computação necessário para executar todas as aplicações que usam no dia a dia, desde o email a aplicações de streaming de música ou vídeo, mas este fica inativo quando os equipamentos se encontram a carregar.

O DreamLab utiliza o poder de processamento dos vários telemóveis onde a aplicação está ativa, para efetuar cálculos em projetos de investigação ligados ao cancro e à COVID-19 e ajudar a encontrar as combinações mais eficazes de medicamentos que podem ser adaptadas para melhorar a eficiência dos tratamentos e salvar vidas.

Sendo o cancro uma das maiores causas de morte prematura no mundo, o DreamLab foi inicialmente desenvolvido em 2015 para apoiar projetos de investigação sobre o cancro, tendo já apoiado quatro descobertas mundiais nesta área, incluindo a identificação de propriedades anticancerígenas em alimentos e medicamentos existentes. Saiba mais sobre a App DreamLab aqui.

linha SMS 3060 para apoio às vítimas de violência doméstica

Linha SMS 3060

Nesta fase de isolamento social, a Fundação Vodafone Portugal e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em coordenação com o Governo, criaram uma linha de apoio às vítimas de violência doméstica, agora mais vulneráveis devido à situação de confinamento em que se encontram.

Através desta linha, as vítimas de violência doméstica podem pedir ajuda enviando uma mensagem escrita para o número 3060.

A linha é gratuita e garante a confidencialidade de quem a usa.

Mulher vestida de forma formal a sorrir enquanto mexe no telemóvel

Apoio a unidades hoteleiras

A Vodafone associa-se à iniciativa promovida pela AHP, através da qual esta Associação é responsável por fazer a ponte com os hotéis e efetuar o levantamento da disponibilidade de quartos por parte das Unidades hoteleiras para receberem profissionais de saúde que estão deslocados ou que não podem ficar nas suas casas para não colocar em risco as suas famílias, sem que lhes seja cobrado qualquer valor.

logotipo da iniciativa Portugal entra em cena

Portugal #EntraEmCena

A Vodafone associa-se ao movimento Portugal #EntraEmCena, uma colaboração inédita entre artistas, marcas, empresas públicas e privadas num esforço colaborativo de salvaguardar a cultura e os seus intervenientes, nesta altura crítica para o setor.

O movimento Portugal #EntraEmCena é um Marketplace digital, onde artistas podem lançar ideias e obter investimento para a fase de conceção e desenvolvimento, e onde empresas privadas e públicas podem encontrar talento e ideias propostas por artistas e lançar desafios ao desenvolvimento de novos projetos artísticos, escolhendo as que pretendem remunerar já.

O movimento conta com contributos técnicos de empresas como a Academia de Código, Casper, Hi Interactive, Lohad e Outsystems, e com o apoio institucional do Ministério da Cultura.

Ligados às Instituições

Mulher vestida com a farda de enfermeira a falar ao telemóvel

Apoio a profissionais de saúde

A Vodafone assinou um acordo de colaboração com o Gabinete de Resposta Digital e o Ministério da Saúde. Através deste acordo os profissionais de saúde, identificados pela Administração Central do Sistema de Saúde, beneficiarão de um plafond extra de dez mil minutos de voz para redes fixas e móveis nacionais, dez mil SMS para redes móveis nacionais, e 10 GB de dados de Internet.

Exemplo de dois ecógrafos doados pela Fundação Vodafone

Ecógrafos

A Fundação Vodafone doou 2 ecógrafos para as unidades de Cuidados Intensivos do Hospital de D. Estefânia e S. José no valor de €54.000 com vista a contribuir para melhorar o trabalho exímio que os nossos profissionais de saúde têm realizado diariamente.

Exemplo de três câmaras de monitorização de doentes por video

Câmaras de monitorização

A Fundação Vodafone Portugal doou 199 câmaras de vigilância para 199 quartos de hospital, para que os profissionais de saúde possam, de forma remota e contínua, monitorizar o estado dos pacientes infetados com o Covid-19.

Profissional de saúde a promover a campanha solidária Unidos por Portugal

Unidos por Portugal

A Vodafone apoia a campanha promovida pela SIC e Federação Portuguesa de Futebol para angariação de fundos para compra de equipamento hospitalar e de proteção individual para hospitais e IPSS.

Ligados aos nossos clientes

Privilegie os nossos canais digitais

No seguimento das instruções da DGS (Direção Geral de Saúde) e das entidades governamentais competentes, apelamos a todos os nossos clientes que privilegiem os canais digitais para as suas interações com a Vodafone, nomeadamente o website www.vodafone.pt e a App My Vodafone. Caso necessite de pedir nova password para a App My Vodafone, basta enviar um SMS para o número 1551.

Serviços essenciais em loja

As nossas lojas estão a prestar os serviços essenciais, com uma capacidade de atendimento muito reduzida, pelo que apenas devem ser usadas em caso de estrita necessidade.

As comunicações eletrónicas foram definidas como serviço público essencial (Decreto n.º 2-A/2020), no seguimento do estado de emergência decretado no passado dia 18 de março de 2020 em Portugal.

No caso de se dirigir a uma das nossas lojas, para sua proteção e de todos, por favor cumpra as seguintes regras:

Ícone ilustrativo de uma loja

Aguarde no exterior da loja até que o assistente lhe dê indicação para entrar*

Ícone ilustrativo da distância de segurança entre duas pessoas

Mantenha a distância mínima de segurança

Ícone ilustrativo de que é proibido o contacto físico

Evite o contacto físico

Ícone ilustrativo de um cartão de crédito

Evite o pagamento em dinheiro

*Apenas é permitido um cliente por cada 25m2 de loja, de acordo com a portaria 71/2020 de 15/03/2020

A Vodafone reforçou as medidas de higienização, desinfeção e limpeza das suas Lojas neste período, de forma a garantir a segurança total dos seus clientes e assistentes. Todas as lojas em funcionamento têm disponíveis o número de postos de atendimento de acordo com a nova legislação vigor, permanecendo sempre um assistente à porta a assegurar as entradas e saídas, bem como a distância de segurança na respetiva fila fora da Loja. Dentro da Loja, encontra-se delimitado no chão o espaço de segurança de 2 metros de distanciamento dos postos de trabalho, todos eles com proteções acrílicas individuais. Foram adicionalmente disponibilizadas máscaras para todos os assistentes em atendimento, álcool-gel e toalhitas para limpeza recorrente sempre que necessário. Todos os possíveis locais de contacto foram removidos, como equipamentos de demonstração, folhetos e revistas, e foi intensificada a comunicação digital para reforçar as medidas de segurança em vigor. Os horários das Lojas também têm sofrido alterações face à evolução da situação, tendo sido reduzidos os horários de abertura ao público, bem como as horas de encerramento.

Ligados às nossas equipas

Colaboradora Vodafone com mascara na cara atende presencialmente em loja.

Colaboradores Vodafone

O momento que vivemos é único e obrigou-nos rapidamente a repensar a forma como trabalhamos, aprendemos e vivemos o nosso dia a dia.

Seguindo as recomendações emanadas pela Direção-geral da Saúde, a Vodafone Portugal foi desenhando desde o momento zero respostas aos vários desafios que iam surgindo, de modo a colocar em segurança as suas Pessoas, sempre com o objetivo de se prevenir a disseminação do vírus.

Atualmente a Vodafone Portugal tem implementado, por tempo indeterminado, o regime de Trabalho em Mobilidade Excecional. Isto significa que cerca de 96% dos colaboradores está a trabalhar em mobilidade a partir de casa.

Foram implementadas ações especificas para proteção individual dos colaboradores que, decorrente das funções que desempenham, não se encontram a trabalhar em mobilidade, bem como das pessoas com quem têm que interagir no dia a dia do seu trabalho, nomeadamente ao nível da utilização de equipamentos de proteção individual, utilização de gel desinfetante e adaptações nas políticas de utilização e manutenção dos locais onde se encontram a trabalhar.

Ao nível da comunicação e disponibilização de programas ligados à saúde e bem-estar, têm vindo a ser implementadas várias iniciativas alavancadas nas ferramentas digitais, com o objetivo de continuar a manter os colaboradores ligados e motivados.

Instalador de Fibra Vodafone

Colaboradores de empresas parceiras da Vodafone

Relativamente aos Contact Centers, a Vodafone trabalhou ao longo das últimas semanas com os seus parceiros, no sentido de garantir todas as condições para que os assistentes pudessem trabalhar, também, em regime de Trabalho em Mobilidade Excecional.

Atualmente, a totalidade dos assistentes do Contact Centre está a assegurar o atendimento aos clientes Vodafone a partir de casa.

Ligados pelas melhores ofertas

Junção dos logótipos da SPORT TV, da BTV e da ELEVEN SPORT

Sport TV, BTV e Eleven Sports

No seguimento da suspensão da generalidade dos eventos desportivos, os Operadores tomaram a decisão, juntamente com a Sport TV, BTV e Eleven Sports, de não cobrar a mensalidade a novos e atuais clientes dos os respetivos canais. Esta medida perdurará durante o período excecional de suspensão da maioria das competições desportivas destes canais.

Se já tem a subscrição ativa de um ou mais destes canais: Não tem que fazer nada. A sua mensalidade não será cobrada a partir do dia 13 de março e voltará a ser cobrada, de acordo com o pacote subscrito, após o fim da suspensão da generalidade dos eventos.

Se não tem subscrição ativa de um ou mais destes canais: Pode subscreve-lo(s) a qualquer momento na sua Tv Box. A mensalidade não será cobrada a partir do dia 13 de março e passará apenas a ser cobrada, de acordo com o pacote subscrito, após o fim da suspensão da generalidade dos eventos.

 

 

10 GB para que todos os portugueses continuem ligados.

Oferta de 10 GB

Entre os dias 17 e 31 de março, os clientes particulares ou empresariais dos três Operadores puderam ativar através da App de Cliente, a oferta de 10 GB de dados, válida pelo período de 30 dias a partir da data de ativação, para clientes com tarifários de telemóvel (exceto Infinity).

Vamos continuar todos ligados

Mais do que nunca, para que o país funcione, precisamos de utilizar bem as redes de comunicações, tanto num domínio pessoal como profissional.

Ligados a fontes seguras de informação

É importante estar informado e atualizado sobre os últimos desenvolvimentos. Apelamos que opte por fontes de informação fiáveis e seguras.

Logotipo da Direção Geral de Saúde

Siga as últimas informações da DGS, ponto de situação atual e guias úteis.

Logótipo de World Health Organization

Recomendações e ferramentas de implementação para governos e organizações.

Umas mãos a segurar um telemóvel enquanto consulta as notícias no aparelho

Vamos continuar a manter uma comunicação atualizada, acompanhe as nossas informações institucionais