Skip to content

Condições de desbloqueio

Os equipamentos vendidos pela Vodafone estão bloqueados à rede da Vodafone Portugal. Poderá solicitar o seu código de desbloqueio em qualquer altura de acordo com as seguintes condições:

Equipamentos adquiridos a Clube Viva

Na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 56/2010, a 01 de Junho de 2010, que estabelece regras de disponibilização do código de desbloqueio de telemóveis comprados com compromisso de permanência por contrapartida do desconto atribuído na sua aquisição, publicamos abaixo as regras de desbloqueio dos equipamentos bloqueados à Vodafone Portugal.

Ao final dos 18 meses do contrato de Clube Viva, disponibilizamos o código de desbloqueio gratuitamente. Caso queira solicitar o código antes do término do contrato Clube Viva, o custo dependerá do tempo decorrido desde a data da compra, sendo calculado da seguinte forma:

Nos primeiros 6 meses= (PVP Bloqueado x 1,25 – Preço pago)
Entre o 7º e o 12º mês, (PVP Bloqueado x 1,25 – Preço pago) x 0,8
(PVP Bloqueado* x 1,25 – Preço pago*) x 0,5, (PVP Bloqueado* x 1,25 – Preço pago*) x 0,5
Após o 18º mês do contrato de Clube Viva, Gratuito

Legenda:

  • PVP: Preço de Venda ao Público
  • PVP Desbloqueado/Custo de Desbloqueio: é o custo que o cliente terá de pagar caso peça o desbloqueio. O cálculo deste valor depende do método de aquisição (com contrato de permanência Clube Viva ou outro, Preço Online ou Prestações) e da data de compra.
    O custo de desbloqueio está limitado às seguintes condições: 
    • Se o PVP* bloqueado à data da sua aquisição ou posse for menor ou igual a €39,90, o valor mínimo aplicável de custo de desbloqueio é sempre de €10 (IVA incluído) exceto quando os 18 meses após a data de compra tenham sido completados – nesse caso o valor não é cobrado. (= €0).
    • Para o caso dos iPad o valor de desbloqueio aplicável é sempre de €10 (IVA incluído).
  • PVP Bloqueado: é o preço total do equipamento acrescido do IVA à taxa em vigor à data de compra, bloqueado à rede Vodafone à data da sua aquisição ou posse (verifique a sua fatura), sem qualquer desconto, promoção, abatimento ou subsidiação.
  • Preço pago: é o preço que o cliente pagou efetivamente pelo equipamento. (Ver fatura de compra).

Equipamentos adquiridos sem compromisso de permanência

Se o seu equipamento foi obtido sem compromisso de permanência (contrato Clube Viva ou outro), ao final dos 18 meses após a compra, disponibilizamos o código de desbloqueio gratuitamente. Caso queira solicitar o desbloqueio antes deste período de 18 meses, o custo da disponibilização do código de desbloqueio é calculado da seguinte forma:

PVP Desbloqueado/Custo de desbloqueio = (PVP Bloqueado x 1,25) – Preço pago*

Legenda:

  • PVP: Preço de Venda ao Público
  • PVP Desbloqueado/Custo de Desbloqueio: é o custo que o cliente terá de pagar caso peça o desbloqueio. O cálculo deste valor depende do método de aquisição (com contrato de permanência Clube Viva ou outro, Preço Online ou Prestações) e da data de compra.
    O custo de desbloqueio está limitado às seguintes condições:
    • Se o PVP* bloqueado à data da sua aquisição ou posse for menor ou igual a €39,90, o valor mínimo aplicável de custo de desbloqueio é sempre de €10 (IVA incluído) exceto quando os 18 meses após a data de compra tenham sido completados – nesse caso o valor não é cobrado. (= €0).
    • Para o caso dos iPad o valor de desbloqueio aplicável é sempre de €10 (IVA incluído).
  • PVP Bloqueado: é o preço total do equipamento acrescido do IVA à taxa em vigor à data de compra, bloqueado à rede Vodafone à data da sua aquisição ou posse (verifique a sua fatura), sem qualquer desconto, promoção, abatimento ou subsidiação.
  • Preço pago: é o preço que o cliente pagou efetivamente pelo equipamento. (Ver fatura de compra).

Equipamentos adquiridos a Prestações

Ao final dos 24 meses do contrato a Prestações, disponibilizamos o código de desbloqueio gratuitamente. Caso queira solicitar o código antes do término do contrato a Prestações, o custo dependerá do tempo decorrido desde a data da compra, sendo calculado da seguinte forma:

Cálculo de custo de desbloqueio para compras a Prestações:

Nos primeiros 18 meses = ((Valor da dívida do equipamento) + (PVP Bloqueado x 1,25)) – Preço pago
Após 18 meses da data da venda a Prestações, Gratuito após liquidação comprovada do valor da dívida do equipamento.

Legenda:

  • PVP: Preço de Venda ao Público
  • PVP Desbloqueado/Custo de Desbloqueio: é o custo que o cliente terá de pagar caso peça o desbloqueio. O cálculo deste valor depende do método de aquisição (com contrato de permanência Clube Viva ou outro, Preço Online ou Prestações) e da data de compra.
    O custo de desbloqueio está limitado às seguintes condições: 
    • Se o PVP* bloqueado à data da sua aquisição ou posse for menor ou igual a €39,90, o valor mínimo aplicável de custo de desbloqueio é sempre de €10 (IVA incluído) exceto quando os 18 meses após a data de compra tenham sido completados – nesse caso o valor não é cobrado. (= €0).
    • Para o caso dos iPad o valor de desbloqueio aplicável é sempre de €10 (IVA incluído).
  • PVP Bloqueado: é o preço total do equipamento acrescido do IVA à taxa em vigor à data de compra, bloqueado à rede Vodafone à data da sua aquisição ou posse (verifique a sua fatura), sem qualquer desconto, promoção, abatimento ou subsidiação.
  • Preço pago: é o preço que o cliente pagou efetivamente pelo equipamento. (Ver fatura de compra).
  • Valor da dívida do equipamento a Prestações: corresponde ao valor das prestações cobradas e ainda não pagas, acrescido do valor das prestações ainda por cobrar.

Notas Gerais

A aplicação das condições de desbloqueio está limitada a equipamentos móveis (mesmo que utilizados para prestar o serviço fixo) que tenham sido vendidos pela Vodafone, diretamente ou indiretamente (via um dos seus agentes). Não se aplicam as condições mencionadas acima para:

  • os equipamentos de internet móvel para tablet e PC classificados como Pens ou equipamentos Wi-Fi, (independentemente dos mesmos serem adquiridos ou não através do Clube Viva)
  • os produtos de linha fixa
  • qualquer telefone que não tenha sido vendido pela Vodafone (ex. terminais comprados no estrangeiro ou comprados em Portugal "livres" de operador)
  • Poderá solicitar o código de desbloqueio, ou informações adicionais sobre o custo ou condições em qualquer loja Vodafone. IMPORTANTE: deverá ter presente a fatura de compra do equipamento.