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Suplemento de Privacidade MB Phone

O Serviço MB Phone (em diante também referido como “Vodafone MB Phone”) é um serviço disponibilizado através de uma App, que permite utilizar o seu telemóvel para efetuar a maioria das operações bancárias disponíveis nas Caixas Automáticas Multibanco. Algumas operações podem também ser realizadas através do envio de um SMS enviado para o número 62980 ou ligando para o número 12980. Para utilizar o serviço o Utilizador deve associar o seu número de telemóvel a um cartão bancário, numa caixa Multibanco (até um máximo de 5 contas bancárias por telemóvel). Para mais informações consulte https://www.multibanco.pt/operacoes/mb-phone/

O serviço de Multibanco é, por sua vez, exclusivamente gerido e disponibilizado pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS). Consulte a respetiva Política de Privacidade e Proteção de Dados disponível em https://www.multibanco.pt/privacidade/

Determinadas operações poderão ter associadas uma comissão de transação, sendo a Vodafone responsável por faturar e cobrar ao Utilizador a referida comissão e o pagamento do montante correspondente o qual será efetuado através de debito na respetiva fatura de telecomunicações emitida pela Vodafone.

Este suplemento define como a sua informação é utilizada pela Vodafone através da utilização do Serviço Vodafone MB Phone.

Para conhecer a nossa Declaração de Privacidade aplicável aos nossos produtos e serviços, que inclui o Serviço Vodafone MB Phone aceda ao Portal de Privacidade em https://privacidade.vodafone.pt.

 

Informação que recolhemos

Para prestar o serviço Vodafone MB Phone a Vodafone trata os seguintes dados:

i. Dados de conta do utilizador tais como: Número de telemóvel no qual a App está instalada, e endereço de email fornecido pelo Utilizador;

ii. Informação de autenticação do Utilizador (Número de telemóvel e password) associado à respetiva operação Esta informação é, por sua vez, comunicada à SIBS para a necessária prestação do serviço.

iii. Número de Identificação Bancária (NIB) associado ao cartão bancário;

iv. Tipo de ações efetuadas na App e mensagem descritiva da ação, tais como:

  • · Consulta de Saldo
  • · Consulta de NIB
  • · Consulta de Contas Associadas
  • · Consulta dos 3 últimos Movimentos da Conta (os dados relativos a valores e número de conta são guardados de forma anonimizada)
  • · Consulta dos 2 últimos Movimentos do Cartão
  • · Pedido de Livro de Cheques
  • · Pagamento de Serviços
  • · Carregamentos
  • · Transferência entre Contas Associadas
  • · Pedidos de SMS/ MMS
  • · Informação relativa à ativação/desativação do serviço, login de acesso, inicio e fim de sessão e utilização do botão de ajuda

v. Conteúdo do SMS enviado pelo Cliente a solicitar a realização das várias operações;

vi. Através do número 12980 é possível realizar ações selecionando cada ação/operação através de uma tecla especifica. Fica registado o telecodigo e o número da sequência da conta bancária e, após confirmação, a tecla da ação que pretende solicitar.

vii. Informação gerada pela utilização do serviço (informação de terceiros relativa às transações efetuadas pelos titulares com terceiros);

viii. Cookies (pequeno ficheiro de texto que é colocado no seu telemóvel (ou outro dispositivo eletrónico) quando acede à App: A tabela abaixo destina-se a fornecer mais informações sobre os cookies que utilizamos e porquê:

Nome do cookie x-mbphone-id
Proprietário Vodafone
Finalidade do cookie Estes cookies memorizam quem é, para manter a sessão iniciada na sua conta na aplicação.

Como usamos a sua informação:

Usamos a informação recolhida para lhe prestar as diversas funcionalidades do serviço, nomeadamente para:

Prestação do serviço;

Faturação;

Suporte Técnico e avaliação e gestão de reclamações;

Prevenção e deteção de situações de fraude

Com o objetivo da melhoria dos serviços prestados a Vodafone poderá usar a informação para produção de relatórios estatísticos.

Para realizar cada operação solicitada pelo cliente a Vodafone envia para a SIBS o MSISDN e o PIN (de cada operação).

Que informação não recolhemos

O serviço Vodafone MB Phone recolhe apenas os dados estritamente necessários à execução das diversas funcionalidades do Serviço. Por razões de segurança, todos os dados relativos a valores (saldos e/ou movimentos), número de conta ou referências de pagamento são anonimizados, não tendo a Vodafone acesso ou conservando os mesmos de forma identificada. Especificamente no que respeita à informação relativa ao número de conta, para efeitos de consulta do NIB, esta informação não é armazenada sendo solicitada a informação apenas com a finalidade de apresentação ao cliente e descartada imediatamente a seguir,

Por quanto tempo guardamos a sua informação

Os dados de conta são conservados durante a execução do contrato e eliminados imediatamente após a Vodafone receber a necessária informação da SIBS de que o serviço foi desativado.

Os dados de autenticação não são conservados.

Os dados gerados pela utilização do serviço no que respeita ao tipo de ações efetuadas na App serão conservados pelo período de 3 meses após a sua recolha.

As instituições bancárias também conservarão os dados relativos à utilização do serviço– consulte os termos e condições e politicas de privacidade das suas instituições bancárias.

A Vodafone poderá reter relatórios estatísticos e de informação agregada relativos à informação gerada pela prestação do serviço por períodos mais longos, porém estes relatórios não o identificam como utilizador e não serão usados de forma que tenha qualquer impacto na sua privacidade.

Para ter mais informação acerca das políticas de retenção de dados da Vodafone, por favor, consulte a nossa Declaração de Privacidade no Portal de privacidade privacidade@vodafone.com.

 

Como protegemos a sua informação

A Vodafone implementou medidas de segurança técnicas e organizacionais adequadas, conforme exigido por lei e pelos standards da indústria para proteger os seus dados pessoais contra o acesso, uso e divulgação não autorizados.

Tomamos as ações necessárias para assegurar que apenas utilizamos a sua informação pessoal a sua informação apenas será usada de acordo com o descrito neste suplemento de privacidade e honramos as escolhas e permissões que nos concedeu.

Apenas estabelecemos parcerias com prestadores de serviços que garantam nesses serviços o mesmo nível de segurança da informação que espera da Vodafone.

 

Os seus direitos

Nos termos da legislação aplicável, tem o direito de acesso aos dados que lhe digam diretamente respeito, podendo também solicitar a portabilidade dos mesmos, a sua correção, aditamento ou eliminação.

Para o efeito, pode contactar a Vodafone Portugal, Comunicações Pessoais, S.A., Avenida D. João II, n.º 36, Parque das Nações - 1998 - 017 Lisboa. No que respeita ao direito de acesso e de portabilidade também poderá preencher o seu pedido no formulário online disponível no Portal de Privacidade> Declaração de Privacidade> Os Seus Direitos

Pode, ainda, a qualquer momento, opor-se ao tratamento dos seus dados para fins de comunicações comerciais ou telemarketing através do Portal de Privacidade> Gestão de Permissões ou se preferir numa loja ou através do 16912, sem prejuízo de, ainda assim, a Vodafone proceder ao tratamento desses dados para efeitos de prestação, faturação e cobrança do serviço.

Se pretender contactar-nos para ter informação sobre os seus direitos ou apresentar queixa sobre o modo como usamos as suas informações, deve enviar-nos um e-mail para privacidade@vodafone.com.

Faremos os possíveis para ajudar, mas caso continue insatisfeito poderá contactar a CNPD - Comissão Nacional de Proteção de Dados cujos detalhes de contacto podem ser consultados em http://www.cnpd.pt/

 

Quem presta o serviço

O Vodafone MB Phone é um serviço prestado pela Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. com sede na Avenida D. João II, 36 - Parque das Nações Lisboa e com o número de identificação de pessoa coletiva 502544180, em parceria com a SIBS- FORWARD PAYMENT SOLUTIONS, SA.

Contactos

Caso tenha alguma questão ou necessite de esclarecimentos quanto a este suplemento de privacidade por favor contacte privacidade@vodafone.com.

Data de Publicação: 29/03/2019 | Data de Atualização: 29/03/2019