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Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A.
Sede: Avenida D. João II, 36
Parque das Nações Lisboa
Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número único de matrícula e Pessoa
Colectiva:502544180
Capital Social: €91.068.253,00
Contacto telefónico: 800 910 200 (disponível nos dias úteis das 09h às 20h, gratuito a partir de todas as redes)
Site web: www.vodafone.pt 
Email: Formulário de email

Analise por favor atentamente os seguintes Termos e Condições (“T&Cs”) antes de utilizar o Serviço V-Auto by Vodafone. A utilização dos Serviços por do Cliente será tida, para todos os efeitos legais e contratuais, como uma expressa e integral aceitação, por parte deste último, destes T&Cs.

Bem-vindo à aplicação V-Auto by Vodafone (a “Aplicação”), fornecida pela Vodafone Sales and Services Limited, registada em Inglaterra e no País de Gales em Vodafone House, The Connection, Newbury, Berkshire, RG14 2FN sob o número de registo 06844137 (“Nós”).

Licença

Ao abrigo dos presentes termos e condições concedemos ao Utilizador uma licença não exclusiva e não transferível para descarregar, aceder e utilizar a Aplicação num dispositivo compatível de sua propriedade ou sobre o qual detenha controlo apenas para utilização não comercial.

Encargos

A Aplicação pode ser utilizada para estabelecer ligação, ativar e gerir o seu dispositivo V-Auto (adquirido em separado), com uma subscrição V-Auto, para aceder a informações sobre o seu veículo. Podem ser aplicáveis encargos às suas subscrições, os quais serão informados ao Utilizador no momento da compra. 

Para além do custo das subscrições, o Utilizador é responsável pelos custos decorrentes da transmissão de dados ao aceder e utilizar a Aplicação, que lhe serão cobrados de acordo com o tarifário contratado junto do respetivo fornecedor de acesso à Internet.

Responsabilidades do Utilizador

Antes de descarregar a Aplicação, o Utilizador terá de verificar se a mesma é compatível com o seu dispositivo. Para tirar o máximo partido da Aplicação, o Utilizador terá de estabelecer ligação a um dispositivo V-Auto, vendido em separado. Não utilize a Aplicação enquanto conduz.

O Utilizador não poderá copiar, distribuir, descompactar, fazer engenharia reversa, descompilar ou, de outro modo, desmontar a Aplicação ou utilizar os seus elementos constituintes de qualquer forma, salvo as permitidas pela lei aplicável.

Exclusão de garantias e limitação de responsabilidade

Na medida máxima do permitido pela lei aplicável, a Aplicação é fornecida ao Utilizador “tal como está”, sem suporte ou manutenção. A Vodafone tomou diligências razoáveis no sentido de garantir que a Aplicação não contém imprecisões, erros, vírus ou defeitos. Contudo, nem nós nem os nossos licenciantes garantem que a Aplicação cumpre os requisitos do Utilizador ou que o funcionamento da Aplicação será ininterrupto ou isento de erros. Na medida do permitido por lei, a Vodafone e os seus licenciantes declinam e excluem todas as garantias, declarações, condições e outros termos de qualquer espécie, expressos ou implícitos, quer decorrentes da lei ou outros. Em todo o caso, a nossa responsabilidade máxima e o único recurso do Utilizador consiste no reembolso do preço da Aplicação (se aplicável) no momento da sua compra. Esta cláusula não afeta os direitos legais do Utilizador enquanto Consumidor. Não somos responsáveis por qualquer dispositivo IdC de terceiros com o qual estabeleça ligação à Aplicação. 

Registo

Se o Utilizador for cliente Vodafone, a Aplicação irá identificar automaticamente a informação da sua conta e ligar a Aplicação instalada no dispositivo do Utilizador à mesma. 

Informações do Utilizador

Iremos recolher informações para lhe fornecer os serviços e funcionalidades através da aplicação V-App. Estas informações serão tratadas pela Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. com sede na Avenida D. João II, 36 - Parque das Nações Lisboa e com o número de identificação de pessoa coletiva 502544180, enquanto Responsável pelo Tratamento dos seus dados. Consulte o Suplemento de Privacidade da aplicação V-App em que explicamos como serão as suas informações recolhidas, utilizadas, armazenadas ou partilhadas, bem como a Declaração de Privacidade da Vodafone Portugal – Comunicações, SA disponível no Portal de Privacidade em https://privacidade.vodafone.pt/gdpr/index.html

 

Diversos

Estes Termos são regidos e interpretados de acordo com a lei inglesa e o Utilizador e a Vodafone aceitam a jurisdição não exclusiva dos tribunais ingleses.

A Licença é celebrada com a Vodafone Sales and Services Limited e não com a Loja através da qual a Aplicação é por si descarregada (“App Store"). O uso da Aplicação também estará sujeito aos termos de uso da App Store.

A Loja não está obrigada a fornecer serviços de manutenção e suporte no que respeita à Aplicação.

Contacte-nos 

Online: http://v.vodafone.com 

Chamada de voz: 16912 (são aplicáveis custos de chamada)

Requisitos para utilização do V-Auto

Para utilizar o V-Auto terá de:

a. adquirir um dispositivo V-Auto (“Dispositivo V-Auto”);

b. descarregar ou transferir a aplicação móvel V-Auto (“Aplicação V-Auto”), e inscrever-se com a sua conta Vodafone ou registar-se;

c. contratar e ativar uma subscrição do V-Auto através da Aplicação V-Auto (“Subscrição”); e

d. instalar o Dispositivo V-Auto no seu veículo compatível (as informações de compatibilidade podem ser encontradas em v.vodafone.com/v-auto).

O seu acordo relativo ao V-Auto é constituído pelos presentes Termos e Condições que regulam a subscrição dos Serviços e a utilização do Dispositivo V-Auto; pelos Termos e Condições da Aplicação V-Auto que regulam a  utilização da Aplicação V-Auto; e a nossa Política e Suplemento de Privacidade. 

A sua subscrição

1. Terá de ter uma Subscrição válida para aceder e utilizar o Dispositivo V-Auto e os Serviços (conforme definido abaixo).

2. As subscrições podem ser adquiridas através da Aplicação V-Auto e terão início quando efetuar a subscrição, desde que forneça detalhes de pagamento válidos e aceite estes termos e condições. A sua Subscrição terá a duração especificada antes da aquisição subscrição (o “Período de Subscrição”) e será automaticamente renovada no final de cada Período de Subscrição até que seja cancelada ou terminada.

3. Cancelamento automático: Terá de instalar o Dispositivo V-Auto no seu automóvel no prazo de 7 dias após a data do seu primeiro registo para a subscrição mensal. Se não o fizer, a sua Subscrição será automaticamente cancelada e reembolsaremos na íntegra o valor da subscrição mensal por si paga. Se a sua Subscrição atual tiver sido automaticamente cancelada, pode adquirir e ativar uma nova Subscrição.

4. Cancelamento: O Utilizador pode cancelar a sua Subscrição durante os primeiros 30 dias após a data em que se registou pela primeira vez para a subscrição mensal (“Período de Cancelamento”), contactando-nos para [indicar o email/contacto ou remeter para uma cláusula onde este esteja previsto]. Após o cancelamento, reembolsaremos o valor da subscrição mensal: (i) por inteiro, desde que não tenha ativado o Dispositivo V-Auto instalando-o num veículo; (ii) se tiver instalado o Dispositivo V-Auto durante o Período de Cancelamento, ser-lhe-á reembolsado um montante proporcional ao que foi efetivamente prestado (a ativação do Dispositivo V-Auto será considerada como o seu pedido para que a Subscrição tenha início, incluindo durante o Período de Cancelamento).

O acima disposto, não prejudica o direito de livre resolução concedido ao Utilizador que seja Consumidor, nos contratos celebrados ao domicílio ou à distância, para, no um prazo de 14 (catorze) dias, a contar da celebração destes Termos e Condições, proceder à resolução nos termos da lei. Para mais informações consulte a cláusula J do Contrato de adesão ao serviço fixo e/ou serviço móvel disponível em http://www.vodafone.pt/main/Ajuda/termoscondicoes/ServicoTelfMovel/condicoes-oferta-gerais.htm sob a epígrafe condições contratuais típicas. Para aceder ao Modelo de “Livre Resolução” consulte por favor o Anexo III do Contrato de adesão ao serviço fixo e/ou serviço móvel disponível em http://www.vodafone.pt/main/Ajuda/termoscondicoes/ServicoTelfMovel/condicoes-oferta-gerais.htm sob a epígrafe condições contratuais típicas.

5. Cessação: Após o Período de Cancelamento, pode cessar a sua Subscrição se não pretender que a mesma seja renovada. A cessação produzirá efeitos a partir do final do Período de Subscrição atual. Continuará a poder utilizar o V-Auto até que a cessação produza efeitos.

6. Efeito da Cessação: Se cessar a sua Subscrição após o Período de Livre Resolução, não terá direito a qualquer reembolso do valor da subscrição, mesmo que não tenha utilizado ativamente os Serviços durante esse período. Após a cessação, não poderá utilizar o Dispositivo V-Auto (a menos que ative uma nova Subscrição). Poderá continuar a aceder à Aplicação V-Auto para ver dados históricos, mas a funcionalidade será limitada.

7. O Dispositivo V-Auto será dissociado da sua conta 7 dias após o final da sua Subscrição. Estará então disponível para registar novamente para uma nova conta de utilizador. Se pretender dissociar um Dispositivo V-Auto mais cedo, contacte o apoio ao cliente.

Preços e Pagamento

Os encargos da sua Subscrição (“Tarifa”) serão especificados na Aplicação V-Auto ou na Aplicação V by Vodafone e serão cobrados antecipadamente no momento em que ativar a sua Subscrição. As Subscrições são renováveis. Isto significa que, quando o Período de Subscrição estiver concluído, será realizado outro pagamento da sua conta e, se for bem-sucedido, o Serviço será prolongado por outro Período de Subscrição. A Tarifa será cobrada automaticamente no primeiro dia de cada Período de Subscrição posterior até ao final da sua Subscrição.

1. Clientes Móveis Existentes da Vodafone: Como cliente móvel existente da Vodafone, poderá ser cobrada uma Tarifa

2. Opções: Podemos oferecer Serviços opcionais na Aplicação V-Auto, os quais podem ser adquiridos mediante uma tarifa adicional (“Opções”). Podem ser adquiridas opções se tiver uma Subscrição atual em vigor. As opções podem ser cobradas numa base de subscrição única ou recorrente e o encargo aplicável e o modelo de cobrança serão esclarecidos no momento da compra. Todas as Opções cessarão automaticamente no final da sua Subscrição.

3. Não terá direito aos Serviços se não conseguirmos cobrar o montante devido no momento da primeira ativação da sua Subscrição, numa renovação ou, relativamente a uma Opção, no momento de compra dessa Opção ou na renovação da Opção, se aplicável.

4. Iremos cobrar IVA à taxa legal em vigor se for aplicável à sua Subscrição ou Opção.

5. A Vodafone emitirá uma fatura com uma periodicidade mensal relativa a todas as componentes que integram o serviço, sendo a informação disponibilizada na App V.

O Dispositivo V-Auto

A sua compra e utilização do Dispositivo V-Auto pode estar sujeita a termos separados do seu fornecedor e a termos de hardware incluídos com o Dispositivo V-Auto. Por exemplo, relativamente a garantias de hardware e políticas de devolução.

1. O Utilizador é responsável por garantir (i) que o seu veículo é compatível com o Dispositivo V-Auto, em conformidade com as informações de compatibilidade disponibilizadas, e (ii) que a utilização do Dispositivo V-Auto com o seu veículo está em conformidade com os seus acordos com terceiros (incluindo o fabricante e o concessionário).

2. O Utilizador é responsável por instalar corretamente o Dispositivo V-Auto na porta OBD2 do seu automóvel, seguindo as orientações fornecidas na Aplicação V-Auto, nas Perguntas Frequentes e, se necessário, pela nossa equipa de apoio ao cliente.

3. O Utilizador reconhece e aceita que os Serviços só se manterão disponíveis e precisos desde que o Dispositivo V-Auto permaneça corretamente instalado es em danos. O Utilizador é responsável por garantir que o Dispositivo V-Auto permanece corretamente instalado.

4. Se tiver quaisquer preocupações relativamente ao correto funcionamento do seu automóvel ou do Dispositivo V-Auto, deverá remover o Dispositivo V-Auto logo que possível e entrar em contacto connosco.

5. Podem ocorrer periodicamente atualizações de firmware obrigatórias. Estas atualizações podem ser efetuadas remotamente sem notificação prévia. Envidaremos esforços razoáveis no sentido de garantir que estas atualizações ocorrem quando o automóvel está desligado e, por conseguinte, não está a ser utilizado. No entanto, se utilizar o seu automóvel enquanto uma atualização de firmware está em curso, os Serviços podem não estar disponíveis até que a atualização tenha sido concluída.

Os Serviços V-Auto

Periodicamente, podemos adicionar ou remover Serviços. Alguns Serviços podem ser disponibilizados como Opções que podem ser adquiridas para além da Subscrição em vigor. Pode ter a possibilidade de desativar ou ativar estes Serviços na Aplicação V-Auto, mas os Serviços só estarão disponíveis para o Utilizador se estiverem ativos.

1. Os Serviços são fornecidos ao Utilizador para utilização privada e não comercial.

2. Os Serviços são fornecidos para fins informativos apenas e destinam-se exclusivamente a apoio a boas práticas gerais de condução e utilização de veículos.

Auto SOS

Ao ativar o botão SOS, e, levando em conta dados como a localização da viatura e a gravidade dos feridos, ele avisa imediatamente os serviços de emergência competentes. A chamada de urgência também é ativada de forma automática se os airbags dispararem. Caso não haja resposta por parte dos ocupantes do veículo, a plataforma de assistência alerta de imediato os serviços de urgência (112).O Auto SOS faz parte dos Serviços. Quando o Auto SOS está ativo, se os dados medidos pelo Dispositivo V-Auto indicarem que o Utilizador pode ter estado envolvido num acidente grave (por exemplo, uma desaceleração grave e repentina), o veículo é de imediato colocado eletronicamente em contacto com uma plataforma de assistência, onde um operador telefónico tentará contactar o titular da conta de Subscrição através do telemóvel registado (este pode não ser o condutor do veículo) que, considerando os dados fornecidos como a localização do veículo ou outra informação relevante, ele avisará imediatamente os serviços de emergência competentes. Sujeito à legislação aplicável. Nestes termos o utilizador reconhece que:

1. O Auto SOS não é um serviço de emergência.

2. Poderá ser responsável por eventuais danos decorrentes do facto de a Vodafone estabelecer uma ligação indevida para os serviços de emergência, desde logo porque a chamada de urgência poderá ser ativada de forma automática se o veículo e o Dispositivo V- Auto fornecerem informações de desaceleração grave e repentina e não haja resposta por parte dos ocupantes do veículo. Contudo, o Utilizador reconhece que a Vodafone poderá não dispor de informação relevante para os serviços de urgência (112), 

3. Não garantimos (i) que o Auto SOS seja iniciado em todos os casos (por exemplo, a ativação pode ser afetada devido a fatores externos conforme referido nestes termos, ou porque atenta a natureza do acidente, este não é identificado pelo Dispositivo V-Auto); ou (ii) que os serviços de emergência responderão ou prestarão assistência atempadamente ou de todo.

4. O Auto SOS está apenas disponível em Portugal.

5. Caso o Dispositivo Auto seja danificado, incluindo em resultado de acidente, o Auto SOS pode não estar disponível.

6. Se as leis aplicáveis exigirem que uma emergência seja confirmada antes de os serviços de emergência prestarem assistência, não iremos contactar os serviços de emergência até que tenha confirmado que existe uma emergência, nos termos referidos no ponto 0 supra. 

7. O Auto SOS não funcionará se transferir o Dispositivo V-Auto para um veículo que não aquele em que foi originalmente instalado. Para evitar quaisquer problemas, contacte-nos se pretender utilizar o Dispositivo V-Auto noutro automóvel.

Disponibilidade do V-Auto

Os Serviços são fornecidos utilizando uma unidade de telemática instalada no seu automóvel (o Dispositivo V-Auto) que recebe sinais de satélite do Sistema de Posicionamento Global (“GPS”) e comunica com a plataforma de telemática da Vodafone e os nossos centros de resposta utilizando redes de comunicações sem fios (“GSM”) e fixas.

1. Pretendemos fornecer-lhe o V-Auto e os seus Serviços em todo o momento durante o Período de Subscrição a. No entanto, devido à natureza da tecnologia móvel e outras tecnologias subjacentes envolvidas, reconhece e aceita que os Serviços (ou parte dos Serviços) podem não estar sempre disponíveis ou disponíveis em localizações particulares e podem ser negativamente afetados por fatores alheios ao nosso controlo, incluindo sobrecarga da rede, condições climatéricas, eletromagnetismo, o facto de o automóvel se encontrar num túnel ou noutra estrutura (como um parque de estacionamento ou garagem) ou noutros locais não cobertos pelas redes GPS ou GSM da Vodafone, condições atmosféricas e outras causas de interferência alheias ao nosso controlo (por exemplo, falha das redes GPS ou GSM).

2. Os Serviços estão disponíveis em Portugal e num conjunto de outros países (excluindo o Auto SOS, que apenas está disponível em Portugal). A lista de países que suportam o V-Auto está sujeita a alterações. Aceda a v.vodafone.com/v-auto para obter a lista mais recente.

3. Mesmo que consiga estabelecer ligação e utilizar a Aplicação V-Auto em países que não são oficialmente suportados, isso não significa que todos os Serviços estarão disponíveis para si nesse país ou que funcionarão como pretendido. Por conseguinte, recomendamos que verifique a lista de países antes de viajar.

4. Tenha em atenção que o acesso e a utilização da Aplicação V-Auto no seu dispositivo móvel requerem uma ligação à Internet e, por isso, poderá incorrer em custos, dependendo do seu tarifário móvel.

5. Para lhe prestar os Serviços, recolhemos informações de telemetria sobre a utilização do seu veículo (como a localização, a velocidade, níveis de aceleração) e poderá ter de nos fornecer algumas informações sobre o seu veículo e sobre si (por exemplo, o seu número de contacto), e manter estas informações atualizadas. O Utilizador aceita fornecer-nos informações verdadeiras, precisas e atualizadas e assume o risco associado ao fornecimento de quaisquer informações falsas, imprecisas ou desatualizadas. Iremos tratar estas informações em conformidade com a nossa política e suplemento de privacidade e com a secção de privacidade prevista neste acordo.

As suas responsabilidades ao utilizar o V-Auto

0. O Utilizador tem de cumprir este acordo e as nossas instruções ao utilizar a Aplicação V-Auto e os Serviços. O Utilizador é responsável por qualquer pessoa que utilize a sua Aplicação V-Auto, o Dispositivo V-Auto e o seu veículo.

1. O Utilizador reconhece que o V-Auto não é um produto ou serviço de seguros e que a utilização do V-Auto não mitiga, de forma alguma, o seu dever de obter um seguro adequado para o seu veículo e outros riscos.

2. O Utilizador não pode utilizar o Dispositivo V-Auto, a Aplicação V-Auto ou os Serviços para quaisquer fins que sejam considerados abusivos, ilegais, fraudulentos, incómodos, assédio ou para atividades criminosas.

3. O Utilizador não pode vender a qualquer outra pessoa a totalidade ou parte dos Serviços e não pode modificar ou tentar modificar o Dispositivo V-Auto ou a Aplicação V-Auto de qualquer forma.

4. O Utilizador não pode utilizar a Aplicação V-Auto enquanto conduz. Pare o veículo em segurança e de forma legal antes de tentar utilizá-la de qualquer forma.

5. Em caso de roubo, não garantimos que o seu veículo seja localizado ou recuperado com sucesso utilizando o V-Auto ou os seus Serviços e não seremos responsáveis por quaisquer perdas ou danos causados ao Utilizador em resultado direto ou indireto do roubo do seu veículo.

6. Quaisquer problemas e todas as devoluções do Dispositivo V-Auto deverão ser resolvidos em conformidade com os termos e condições fornecidos com o Dispositivo V-Auto.

7. É responsabilidade do Utilizador garantir que conduz e estaciona o veículo demonstrando bom senso e obedecendo às regras de trânsito aplicáveis. Não somos responsáveis por quaisquer coimas ou outras penalizações resultantes da utilização do veículo.

8. O Utilizador é responsável por informar outros utilizadores do veículo de que o Dispositivo V-Auto está instalado e que estão a ser recolhidas informações sobre as suas viagens e estatísticas de condução pelo Dispositivo V-Auto e que estas podem estar disponíveis para si. O Utilizador é responsável por informar outros utilizadores do veículo de como desativar o dispositivo se não pretenderem que as suas informações pessoais sejam recolhidas e utilizadas.

Perda do seu Dispositivo V-Auto ou do equipamento móvel

Se o seu Dispositivo V-Auto ou o equipamento móvel no qual utiliza a Aplicação V-Auto for roubado, danificado, destruído ou perdido, não temos a obrigação de lhe oferecer qualquer reembolso por quaisquer Serviços pelos quais tenha pago antecipadamente ou pelo custo do Dispositivo V-Auto ou do seu equipamento móvel. Terá de contactar-nos imediatamente para que possamos impedir mais atividades na sua conta V-Auto.

Conetividade

Iremos fornecer os nossos Serviços com competência e cuidados razoáveis. Contudo, os nossos Serviços não são isentos de falhas e não estão disponíveis em todo o lado. Existe um conjunto de razões pelas quais o Utilizador pode detetar problemas com os Serviços e estas incluem condições climatéricas, danos na nossa rede, o número de pessoas que utiliza a rede, etc. Contacte-nos se se deparar com um problema de serviço e tentaremos corrigi-lo.

1. Se tivermos de interromper os Serviços para manutenção ou causarmos uma falha técnica na nossa rede, poderá ter direito a um crédito parcial dos encargos da sua subscrição com base no número de dias em que estiver sem os nossos Serviços. Não seremos responsáveis por qualquer perda de Serviço devido a algo alheio ao nosso controlo razoável. Para receber um crédito parcial da sua subscrição, terá de nos comunicar uma interrupção grave que iremos avaliar com base no seu histórico de utilização habitual.

2. Se os Serviços estiverem substancialmente degradados por um período de tempo irrazoável, poderá ter a possibilidade de cessar o seu contrato connosco e receber um reembolso de quaisquer Tarifas futuras já pagas. Contacte-nos para debater as suas opções.

Suspensão e cessação do acordo

Poderemos suspender, restringir ou interromper o fornecimento dos Serviços (na totalidade ou em parte) e/ou a sua conta V by Vodafone nas seguintes circunstâncias:

a. Se considerarmos que a sua Aplicação V-Auto, Dispositivo V-Auto ou os Serviços estão a ser utilizados de forma não permitida por nós ao abrigo dos presentes termos e condições.

b. Se considerarmos que a sua conta, o seu equipamento móvel ou o seu veículo foi obtido de forma não autorizada, ilegal, imprópria ou fraudulenta.

c. Se não cumprir estes termos e condições.

d. Se nos dever qualquer montante relacionado com a sua Subscrição e não efetuar o respetivo pagamento quando devido e não formos capazes de lhe cobrar o montante devido.

e. Se nos indicar que o seu Dispositivo V-Auto foi perdido ou roubado.

f. Se fizer (ou permitir que seja feita) alguma coisa que consideremos que pode prejudicar ou afetar o funcionamento ou a segurança da rede Vodafone ou do V-Auto.

g. Se ficarmos permanentemente impossibilitados de lhe fornecer os Serviços.

h. Se houver uma alteração  da legislação, regulamentos ou outras normas vinculativas aplicáveis que nos impeçam de lhe fornecer o V-Auto ou quaisquer dos seus Serviços.

Nestas circunstâncias, também podemos suspender a sua conta V by Vodafone. No caso de suspendermos, restringirmos ou terminarmos os seus Serviços, iremos realizá-lo com pré-aviso de 24 horas, sempre que, e com exceção do não pagamento de faturas, o cliente não cumpra as obrigações dele decorrentes, salvo se tal comunicação for incompatível com a natureza e gravidade da violação, (ex. fraude), caso em que a suspensão ou cessação precederão a comunicação, sendo imediata. 

1. Sem prejuízo do disposto supra, a Vodafone reserva-se igualmente no direito de suspender o serviço em caso de não pagamento pontual do serviço, nos termos da lei. 

2. Podemos igualmente descontinuar o fornecimento do V-Auto, em qualquer altura, mediante aviso prévio por escrito de 30 dias ao Utilizador. Reembolsaremos quaisquer valores que tenhamos recebido proporcionalmente ao período da sua Subscrição que não utilizou logo que razoavelmente possível.

3. Pode cancelar a sua Subscrição e cessar a utilização do V-Auto em qualquer altura, em conformidade com a secção 2 acima.

Alterações

Podemos adicionar novos serviços ao V-Auto e efetuar alterações ou retirar quaisquer dos Serviços em qualquer altura. Também podemos efetuar alterações à Aplicação V-Auto e alterar ou introduzir novos termos no presente acordo em qualquer altura. Comunicaremos estas alterações com antecedência razoável, nos termos da lei aplicável. 

1. A alteração unilateral das presentes condições de subscrição pela Vodafone, será comunicada ao cliente através de documento escrito, de SMS, através de inserção da informação na respetiva fatura de serviço, com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias relativamente à data de entrada em vigor das alterações.

2. Caso o cliente não aceite as alterações comunicadas nos termos do número anterior, poderá cancelar a subscrição, sem qualquer encargo, devendo notificar a Vodafone da sua intenção com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias sobre a data da sua entrada em vigor, sem prejuízo do pagamento das mensalidades devidas até ao termo ou de outros encargos associados

3. O direito de cancelar a subscrição sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica nos casos de mera atualização de preços por referência à taxa de inflação anual verificada, nem nos casos em que sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício do Utilizador. 

4. Ao continuar a utilizar os Serviços, concorda com estas alterações. Se não ficar satisfeito com alguma destas alterações, não é obrigado a continuar a comprar qualquer plano ou opção ou a utilizar os Serviços.

Responsabilidade e exclusões

Não seremos responsáveis por qualquer perda de rendimento ou lucros, perda de utilização dos Serviços, perda de negócio, danos em propriedade ou oportunidades perdidas ou perdas ou danos que (a) não sejam diretamente causados por nós ou (b) que não eram razoavelmente expetáveis aquando da aceitação por si destes estes termos e condições, ou (c) que sejam causados por incumprimento pelo Utilizador destes termos e condições, dos termos e condições separados aplicáveis ao Dispositivo V-Auto ou de quaisquer instruções razoáveis fornecidas ao Utilizador na Aplicação V-Auto.

1. Não seremos responsáveis perante o Utilizador se não pudermos fornecer os Serviços devido a algo alheio ao nosso controlo razoável.

2. Não seremos responsáveis perante o Utilizador caso a instalação do Dispositivo V-Auto anule qualquer termo de um fabricante ou outra garantia aplicável ao seu veículo. Antes de instalar o Dispositivo V-Auto, deve garantir que essa garantia não será afetada.

3. . Na medida permitida por lei, a responsabilidade da Vodafone está limitada ao valor máximo de 500 euros por reclamação ou série de reclamações, não sendo igualmente responsável perante o Utilizador ou terceiros por quaisquer danos, em caso:

a.quaisquer danos ou perdas que o Cliente possa ter evitado ou reduzido ao ter sido mais cuidadoso ou ter implementado razoáveis medidas adequadas a evitar os mesmos;

b.perdas de rendimentos ou lucros;

c.perda de utilização dos Serviços;

d.perda de dados ou informações;

e.perda de negócios ou oportunidades; ou qualquer perda ou dano que não seja diretamente causado pela Vodafone ou que a Vodafone não poderia razoavelmente prever no momento em que o Cliente celebrou este acordo

4. Os termos deste contrato não afetarão quaisquer direitos que possa ter como consumidor ao abrigo de qualquer lei e os quais não possamos excluir por acordo com o Utilizador.

Dados Pessoais

Iremos recolher informações para lhe fornecer os serviços e funcionalidades através da aplicação V-Auto. Estas informações serão tratadas pela Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A., com sede na Avenida D. João II, 36 - Parque das Nações Lisboa e com o número de identificação de pessoa coletiva 502544180, enquanto Responsável pelo Tratamento dos seus dados. Consulte o Suplemento de Privacidade da aplicação V-Auto em que explicamos como serão as suas informações recolhidas, utilizadas, armazenadas ou partilhadas, bem como a Declaração de Privacidade da Vodafone Portugal – Comunicações, SA disponível no Portal de Privacidade em https://privacidade.vodafone.pt/gdpr/index.html

Diversos

Podemos transferir este acordo para qualquer outra entidade do grupo Vodafone, em qualquer altura, desde que isso não afete negativamente os direitos do Utilizador ao abrigo deste acordo. Se o Utilizador pretender transferir o seu acordo connosco, poderá fazê-lo se concordarmos. Não iremos recusar irrazoavelmente o pedido. Se concordarmos, iremos considerar que o novo Utilizador aceitou este acordo e que é responsável por qualquer dívida associada ao mesmo.

1. O facto de não serem exercidos direitos, pela nossa ou pela sua parte, ao abrigo deste acordo, não nos impedirá a nós nem a si de tomar outras medidas.

2. Este acordo é regido pelas leis de Portugal 

3. Pode encontrar informações adicionais relativas ao V-Auto na secção Perguntas Frequentes de v.vodafone.com/v-auto.

4. Quaisquer problemas com o V-Auto devem ser comunicados à nossa equipa de apoio, que se esforçará por ajudar a resolver o problema. Em alternativa, pode contactar-nos utilizando a Aplicação V-Auto, a Aplicação V by Vodafone ou v.vodafone.com. Se não conseguirmos corrigir o problema, pode:

  • Solicitar que a questão seja enviada para um mediador independente nos termos do Código de Reclamações de Clientes disponível no nosso website ou contactando-nos; ou
  • Se tiver um problema com bens ou serviços comprados online, pode consultar o website de Resolução de Litígios em Linha da CE em ec.europa.eu/odr. Estão disponíveis mais informações sobre este processo de reclamação no nosso website, em vodafone.co.pt/ 

Mecanismos de Resolução de Litígios

O Utilizador pode apresentar reclamações à Vodafone ligando para o Serviço de Apoio a Clientes 16912, enviando um email para o endereço eletrónico apoiocliente@vodafone.pt ou uma carta para o endereço postal:

Vodafone Portugal - Comunicações Pessoais, S.A.

Avenida D. João II, 36 – E2 E202

Parque das Nações

1998 - 017 Lisboa

As reclamações apresentadas são tratadas pelo Gabinete de Apoio à Qualidade da Vodafone, por ordem cronológica de registo de entrada, sendo conservado registo destas reclamações.

Para a resolução dos conflitos de consumo é competente o Tribunal Arbitral de um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo a que a Vodafone tenha aderido, atualmente sitos em Lisboa, Faro, Vale do Ave (Guimarães), Porto, Vale do Cávado (Braga), Coimbra e Funchal, nos termos dos respetivos regulamentos, sem prejuízo do recurso aos Tribunais Judiciais, nos termos da Lei.

T&C Serviços Adicionais

Serviço Multiutilizadores V-Auto

O serviço multiutilizadores é um serviço suplementar gratuito disponível para os utilizadores do V-Auto que lhes permite partilhar a sua experiência de condução V-Auto e os dados de condução com outras pessoas. Está disponível para clientes Vodafone e de outras redes. Podemos adicionar novas funcionalidades, efetuar alterações ou retirar o serviço multiutilizadores em qualquer altura. Também podemos efetuar alterações associadas à aplicação V-Auto a qualquer momento. Se possível, comunicaremos estas alterações com antecedência razoável. As alterações serão aplicáveis quando publicarmos detalhes das mesmas de uma forma que consideremos razoável, por exemplo, enviando uma notificação através da aplicação V-Auto ou quando enviar ou aceitar um convite para utilizar o serviço.


1 .Para o Condutor V-Auto

1.1.Se decidir partilhar a sua experiência e os seus dados de condução com outras pessoas, pode seguir as instruções para enviar um convite através da aplicação V-Auto (“Aplicação V-Auto”). Pode partilhar os seus dados de condução com um máximo de 10 (dez) convidados.

1.2.Os convites expiram após 7 (sete) dias.

1.3.Terá de introduzir o número de telemóvel da pessoa com a qual pretende partilhar os seus dados de condução V-Auto (o “Convidado”) na aplicação V-Auto, pelo que tem que assegurar que obteve o necessário consentimento junto do Convidado para o tratamento deste dado pela Vodafone para este efeito. Estes dados serão recolhidos, utilizados, guardados e partilhados de acordo com a nossa política de privacidade do V-Auto [https://www.vodafone.pt/info/termos-condicoes/v-auto.html] e com a política de privacidade da Vodafone [https://privacidade.vodafone.pt/gdpr/index.html

1.4. O Convidado não tem de ser um cliente Vodafone para receber e aceitar o convite, mas terá de transferir a aplicação V-Auto e criar uma conta, se ainda não tiver nenhuma.

1.5. Se o convite for aceite, o Convidado terá acesso aos seguintes dados de condução:

1.5.1.Estado do veículo (incluindo localização real, cartões contextuais e encontrar o meu automóvel);

1.5.2.Viagens do veículo e eventos da viagem (como excesso de velocidade, travagens bruscas, abordagem às curvas e desvios); e

1.5.3.Pontuação de segurança e histórico da pontuação de segurança.

O Convidado também poderá definir alertas de movimento para saber quando é que o seu veículo está em movimento.

1.5Pode revogar o acesso do Convidado aos seus dados de condução a qualquer momento.

1.6A Vodafone não é responsável (i) por qualquer falha do serviço, (ii) qualquer mau uso ou uso indevido dos dados pessoais do Cliente pelo Convidado; entre outros.

1.7 Todos os outros termos relacionados com a sua utilização do V-Auto [https://www.vodafone.pt/info/termos-condicoes/v-auto.html] e da aplicação V-Auto devem permanecer inalterados.


2. Para o Convidado

2.1.Não pode pedir acesso aos dados de condução de um utilizador do V-Auto. Tem de receber um convite por parte de um utilizador do V-Auto (o “Condutor”) antes de poder ver a sua experiência e dados de condução.

2.2. Apenas o Condutor pode emitir o convite e o mesmo terá de introduzir o seu número de telemóvel durante o processo de convite, pelo que o Convidado declara que autorizou o tratamento deste dado pela Vodafone. Estes dados serão recolhidos, utilizados, guardados e partilhados de acordo com a nossa política de privacidade do V-Auto [https://www.vodafone.pt/info/termos-condicoes/v-auto.html] e com a política de privacidade da Vodafone [https://privacidade.vodafone.pt/gdpr/index.html].

2.3.Depois do envio do convite, receberá uma mensagem de texto a informá-lo de que foi convidado para ver os dados de condução do Condutor. Caso ainda não tenha uma conta V-Auto, antes de poder aceitar o convite, terá de transferir a aplicação V-Auto e seguir as instruções para se registar com a sua conta Vodafone ou para criar uma nova conta V-Auto.

2.4.O convite expira após 7 (sete) dias. Findo esse prazo, apenas poderá ver os dados de condução do Condutor se este lhe enviar outro convite.

2.5.Depois de aceitar o convite, obterá acesso aos seguintes dados do Condutor:

2.5.1.Estado do veículo (incluindo localização real, cartões contextuais e Encontrar o meu automóvel);

2.5.2.Viagens do veículo e eventos da viagem (como excesso de velocidade, travagens, abordagem às curvas e desvios); e

2.5.3.Pontuação de segurança e histórico da pontuação de segurança.

Também poderá definir alertas de movimento para saber quando é que o veículo do Condutor está em movimento.

2.6.Salvo indicação em contrário da nossa parte, só é possível associar um veículo à sua conta V-Auto. Se o seu veículo estiver associado à conta, terá de removê-lo antes de poder ter acesso aos dados de um Condutor. De igual modo, não é possível conceder acesso simultaneamente aos dados de mais do que um Condutor. Caso seja convidado a aceder aos dados de condução de outro utilizador do V-Auto, terá de remover o Condutor existente antes de poder aceitar o novo convite.  Esta funcionalidade pode mudar ao longo do tempo. Se tal acontecer, será informado.

2.7.O Condutor pode revogar o seu acesso ao veículo a qualquer momento.

O seu contrato relativo à utilização do serviço multiutilizadores será constituído pelos presentes termos, pelos Termos e Condições do Vodafone V-Auto, pelos Termos e Condições da aplicação V-Auto e pela nossa Política de Privacidade

Suplemento de Privacidade V-Auto

Este Suplemento de privacidade explica a informação que é recolhida pela Vodafone através da aplicação V-Auto (“App”) e enquanto prestador de serviços de rede móvel, através do equipamento V-Auto (Smart Device), bem como a forma como esta informação será processada.

Para conhecer a nossa Declaração de Privacidade aplicável aos nossos produtos e serviços incluindo a V. Vodafone aceda ao Portal de Privacidade em https://privacidade.vodafone.pt/gdpr/index.html.

A este serviço será também aplicável o Suplemento de Privacidade do Serviço Fixo e/ou Serviço Móvel que poderá ser consultado em https://www.vodafone.pt/main/ajuda/termoscondicoes/

Levamos a privacidade dos nossos utilizadores muito a sério. Solicitamos que leia esta declaração de privacidade atentamente, uma vez que contém informações importantes sobre como iremos utilizar os seus dados pessoais.

Alterações ao nosso suplemento de privacidade

O presente Suplemento de Privacidade é atualizado com alguma regularidade. Sempre que fazemos uma alteração, o conteúdo é atualizado e as eventuais alterações materiais são comunicadas.
Realizámos uma revisão recente ao nosso Suplemento de Privacidade para esta App e Serviço, as principais alterações estão identificadas infra. 

 

Secção Alterações / Data
Reformulação do suplemento de privacidade Atualizámos a estrutura e formato do suplemento de privacidade para dar cumprimento aos requisitos legais.

25 de Maio de 2018

Atualização á secção de cookies Atualização com informação sobre os cookies tratados via Vodafone ID.

julho de 2019

Atualização às secções “Como utilizamos as suas informações pessoais” e “Como partilhamos as suas informações pessoais” Ampliação para incluir a partilha pelo utilizador dos seus dados pessoais com terceiros quando é usada a funcionalidade de Multiutilizadores.

julho de 2019

 

Quem somos

Somos a Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. (doravante “Vodafone Portugal”) com sede na Avenida D. João II, 36 - Parque das Nações Lisboa e com o número de identificação de pessoa coletiva 502544180.

A Vodafone Portugal faz parte do Vodafone Group Plc. (Grupo Vodafone) com sede em Vodafone House, The Connection, Newbury, Berkshire RG14 2FN.

De acordo com a informação prevista nos nossos Termos e Condições da App V-Auto, a Vodafone Sales and Services Limited atribui ao Cliente uma licença não exclusiva e não transferível para descarregar, aceder e utilizar a App.

Sem prejuízo, as finalidades e os meios de tratamento de dados pessoais recolhidos pela App são determinados pela Vodafone Portugal, enquanto responsável pelo tratamento.

Nesta política de privacidade:

  •  “nós” significa a Vodafone Portugal
  •  “terceiro/s” significa alguém diferente de si ou de nós
  •  "Grupo Vodafone" significa a Vodafone Group Plc e quaisquer outras empresas ou organizações nas quais a Vodafone Group Plc detenha mais de 15% do capital social.

Pode contactar-nos através do nosso número de telefone geral 210915000.

Contacte-nos

A sua opinião é importante para nós – se tiver perguntas sobre o nosso Suplemento de Privacidade pode enviar um e-mail para o nosso Encarregado da Proteção de Dados através do endereço privacidade@vodafone.com

 Informações pessoais que recolhemos sobre si

Os tipos de informações que processamos sobre si sempre que utiliza o seu Smart Device e a App V-Auto: 

  •  O seu nome, morada, número de telefone, data de nascimento e endereço de e-mail;
  • Se precisarmos de confirmar a sua identidade (por exemplo para a celebração ou alteração a um contrato ou para o exercício dos seus direitos de acesso e de portabilidade) poderemos solicitar a exibição dos seus documentos de identificação ou, se lhe for mais conveniente, poderá enviar-nos cópias destes documentos, que serão conservadas nos nossos sistemas. Por imposição legal, poderá ser necessário apresentar cópia do seu documento de identificação.
  • As informações da sua conta, tais como o número de cartões SIM da Vodafone, que tem ativos e as datas dos pagamentos devidos ou recebidos;
  • As suas credenciais, como palavras-passe, sugestões e informações de segurança semelhantes para autenticação e acesso a contas e serviços;
  • As suas preferências por produtos e serviços específicos, quando nos diz quais são, ou quando presumimos quais são, com base na forma como utiliza os produtos e serviços;
  •  Informações de atendimento ao cliente através do seu contato connosco, como uma nota ou gravação de uma chamada que efetue para um dos nossos contact centers;
  •  Informações sobre o seu equipamento móvel sempre que utiliza a App. Por exemplo, podemos recolher informações sobre o tipo de dispositivo móvel que está a utilizar e o respetivo identificador único do dispositivo (por exemplo, o número IMEI, o número de telemóvel do dispositivo ou o MAC adress da interface de rede wireless do dispositivo);
  • Informações sobre a conectividade do V-Sim, como acessos de dados realizados e a quantidade de dados consumidos, bem como informações sobre o dispositivo V-Auto em que o V-Sim se encontra;
  • Informações sobre a utilização da App, como a frequência com que a utiliza;
  • Dados de localização. Estes podem ser precisos, quando utilizar dados do GPS, ou através da identificação de torres de rede móvel próximos e hotspots Wi-Fi. Ou menos precisos se, por exemplo, uma localização for obtida do seu endereço IP ou de dados como o seu código postal ou nome de uma localidade ou cidade.
  • Informação relativa à sua condução, tal como:
                o    As suas viagens, para que possamos exibi-las na App; e
                o    A sua velocidade, sistema de travagem, ou outros indicativos relativos ao tipo de condução, para que possamos dar-lhe feedback sobre como pode tornar a sua condução mais segura e calcular a sua pontuação de condução.

Também recolhemos informações sobre o modo como utiliza os nossos produtos e serviços, tais como:

  • Níveis de serviço – por exemplo, recolhemos informação sobre falhas de rede ou do serviço e outras circunstâncias que possam afetar a nossa rede ou outros serviços
  • Detalhes do tipo de utilização que faz dos nossos serviços; e 
  • Também recolhemos informações analíticas anónimas sobre a forma como os nossos clientes usam o V by Vodafone App, para melhorar sua experiência e solucionar problemas.

Quando é que recolhemos as suas informações pessoais
Podemos recolher os seus dados pessoais quando:

  • Compra produtos na Loja Online V- by Vodafone ou na loja online;
  • Efetua o primeiro registo do seu smart phone na App V- Auto;
  • Se não é um cliente Vodafone, quando confirmamos a sua identidade e adiciona os seus detalhes de pagamento;
  • Quando usa a aplicação V- Auto ou qualquer um dos seus elementos (tais como Find my car, Auto SOS, My trips e a pontuação de segurança do motorista);
  • Quando ativa ou conduz com o equipamento V-Auto instalado no seu veículo;
  • Subscreve as nossas comunicações de marketing; ou
  • Contacta a nossa equipa de Apoio ao Cliente com uma dúvida ou reclamação. 

 

Fontes de dados de terceiros

Sempre que necessário, recolhemos informações de determinadas organizações. Estas incluem agências de prevenção de fraude, listas de empresas e agências de notação de crédito.

Quando nos tornamos parceiros de entidades terceiras, para promoções ou ofertas em que tenha participado. Nestes casos partilharemos com estas entidades os dados recolhidos, para medir o sucesso da iniciativa.

A Vodafone irá tratar os seus dados pessoais com base nos seguintes fundamentos:

1.       Execução do seu contrato ou celebração do contrato e as ações desenvolvidas para dar resposta aos seus pedidos. Por exemplo, teremos de tratar os seus dados de tráfego de forma a permitir a “ligação” do seu equipamento V-Auto e iremos tratar os seus detalhes de pagamento para a emissão de faturas.

2.        Interesses comerciais legítimos da Vodafone, por exemplo, prevenção de fraudes, manutenção da segurança da nossa rede e serviços, marketing direto e melhorias dos nossos serviços. Sempre que nos apoiamos nesta base legal para tratar os seus dados, avaliamos os nossos interesses comerciais para ter a certeza de que não anulam os seus direitos. Adicionalmente, em alguns casos, tem o direito de se opor a este processamento. Para mais informações, consulte a secção “Os seus direitos” da presente política.

3.        Conformidade com uma obrigação legal, incluindo, por exemplo, exigências contabilísticas e fiscais, que estão sujeitas a políticas internas rígidas (como, por exemplo, períodos de retenção), procedimentos, e o seu direito de restringir a utilização dos seus dados, que controlam o âmbito da assistência jurídica a ser fornecida; ou

4.       Consentimento prestado por si nos casos em que a Vodafone não tenha qualquer outra base legal. O consentimento é-lhe sempre apresentado separadamente e pode retirá-lo em qualquer altura.

Como utilizamos as suas informações pessoais:

1. Para lhe prestarmos o seu serviço

Utilizamos as suas informações para prestar serviços e para dar seguimento a eventuais compras que tenha feito:

  • Para nos ajudar a identificá-lo e quaisquer contas que tenha connosco;
  • Para fornecer acesso à rede para utilização do seu equipamento V- Auto e as suas funcionalidades tais como Find my Car, Auto SOS, as minhas viagens e pontuação de segurança do motorista, Multiutilizadores;
  • Faturação e apoio ao Cliente;
  • Para notifica-lo de quaisquer alterações à App ou aos nossos serviços que possam afetá-lo; e
  • Verificação da sua identidade (por exemplo para a celebração ou alteração a um contrato ou para o exercício dos seus direitos de acesso e de portabilidade) poderemos solicitar a exibição dos seus documentos de identificação ou, se lhe for mais conveniente, poderá enviar-nos cópias destes documentos, que serão conservadas nos nossos sistemas. Por imposição legal, poderá ser necessário apresentar cópia do seu documento de identificação. 

2. Marketing e recomendações personalizadas

Se optou por receber comunicações de marketing e deu autorização para utilizarmos os seus dados a fim de personalizarmos estas comunicações, utilizaremos as suas interações com esta App e os dados do seu equipamento V-Auto, para determinar o tipo de campanhas marketing que devemos enviar-lhe, que sejam mais relevantes para si. Por exemplo, se constatarmos que adquiriu o V-Pet, garantimos que não receberá marketing sobre este produto.

Para se opor às mensagens de marketing ou recomendações personalizadas:

Se pretender deixar de receber mensagens de marketing da Vodafone, pode optar por se opor à receção de comunicações de marketing ou apenas à receção das mesmas através de determinados canais de contacto (sms, e-mail, ou telemarketing). 

Existem várias formas de se opor:

  • Entre no Portal de Privacidade em Gestão de Permissões para gerir as suas permissões; nesta área também pode configurar de forma detalhada quais os dados que autoriza serem tratados para fins de recomendações comerciais personalizadas
  • Contactar a nossa equipa de Serviço de Apoio ao Cliente
  • Aceder ao link que se encontra no fim de um e-mail de marketing para cancelar a subscrição
  • Indicar ao assistente que o contactou que se opõe à receção de contactos de marketing, no caso de receber uma chamada de marketing
  • Desativar as notificações push, incluindo as mensagens de marketing, em qualquer momento, nas nossas aplicações, através da alteração das definições de notificações push no seu dispositivo ou da desinstalação da aplicação
  • Enviar um e-mail para privacidade@vodafone.com para obter esclarecimento sobre como exercer este direito.                                                                                      

A oposição à receção não significa que deixará de receber mensagens relacionadas com a prestação dos serviços que nos tenha solicitado como, por exemplo, mensagens informativas sobre o estado das suas encomendas ou de alterações dos nossos Termos e Condições.

3. Outras recomendações personalizadas e processamento automatizado

Além das recomendações personalizadas que executamos para efeitos de marketing, a fim de enviarmos comunicações personalizadas e feitas à sua medida, recorremos também a decisões automatizadas para gerar informações exclusivas através das principais funcionalidades da App. Por exemplo:

  • Criamos uma pontuação relativa à sua condução. Esta pontuação baseia-se no número de dados recolhidos tais como aceleração, velocidade e desaceleração; e
  • Fornecemos informação sobre o contexto. Por exemplo, no ecrã sobre o estado terá a opção de utilizar um alerta de estacionamento se detetarmos, que o seu carro está em movimento ou terá acesso a informação relativa às direções de localização do seu carro se detetarmos que está próximo.

Criamos também um perfil para efeitos de crédito, fraude e segurança.

Esta opção pode, por vezes, recorrer à utilização de sistemas para a tomada de decisões automatizadas, com base em informações pessoais, que estão na nossa posse ou que temos autorização para recolher junto de outras fontes. O objetivo é tomar decisões da forma mais rápida, eficiente, justa e correta quanto possível, com base naquilo que sabemos. Pode afetar os produtos ou serviços que oferecemos agora ou no futuro.

Processamos os seus dados para análise de crédito sempre que pretenda celebrar connosco um contrato para utilização dos nossos produtos ou serviços.

  • Se não é um cliente Vodafone utilizaremos a sua informação pessoal para verificação da sua identidade, para acesso e gestão da sua conta. Esta informação será solicitada no seu primeiro registo com um Smartphone às apps V by Vodafone ou V Auto apps. Por vezes completamos a informação recolhida sobre si com informação de outras fontes. O processo de verificação da sua identidade conta com o apoio de agentes humanos que confirmam o resultado da decisão automatizada.
  • Tratamos os seus dados pessoais para prevenção e deteção de fraude, e ainda para recuperação de dívidas resultado da utilização dos nossos serviços.

4. Melhoria de serviços

Recolhemos informações anónimas, desprovidas de identificação ou agregadas, para melhorarmos os produtos e serviços que oferecemos aos nossos clientes. Nenhuma destas análises permite que o Cliente possa ser identificado, por qualquer forma.

Gerir as nossas redes e compreender a sua utilização

  • Garantimos a proteção das nossas redes e gerimos os volumes de chamadas, mensagens e outras utilizações. Por exemplo, ao identificarmos os períodos de pico conseguimos garantir que as redes conseguem gerir o volume, durante esses períodos de especial congestionamento.
  • Analisamos o modo como utiliza as nossas redes, produtos e serviços, para que nos seja possível rever, desenvolver e melhorar as nossas estruturas, bem como para desenvolver e personalizar outros produtos e serviços que sejam mais interessantes e relevantes para os clientes.  

 Como partilhamos as suas informações pessoais

Algumas funcionalidades do equipamento V- Auto requerem a partilha de informações com entidades terceiras. Antes de o fazermos solicitamos a sua autorização. Por exemplo, quando algum dos nossos agentes o contacta, porque o Auto SOS deteta uma colisão perguntamos se precisa que enviemos ajuda para o local onde se encontra o carro. Adicionalmente, quando realizamos parcerias com entidades terceiras, que podem oferecer serviços baseados em dados como a localização, a sua pontuação de condução ou quando esteve envolvido num acidente, nós asseguramos que nenhum dado será partilhado exceto se ativamente nos tiver pedido para o fazer.

Quando aplicável, partilhamos informações sobre si com:

  • Empresas do Grupo Vodafone;
  • Parceiros, fornecedores ou agentes envolvidos no fornecimento de produtos ou serviços encomendados ou utilizados por si;
  • Empresas envolvidas na execução de serviços para, ou em nome, da Vodafone Limited ou do Grupo Vodafone;
  • Agências de referência de crédito, prevenção de fraude ou de classificação de empresas, ou outras agências de classificação de crédito;
  • Agências de cobrança de dívidas ou outras organizações de recuperação de dívidas;
  • Terceiros que tenha designado para a visualização da sua informação de condutor através da app;[RAVP(1]
  • Autoridades policiais, entidades governamentais, organizações reguladoras, tribunais ou outras autoridades públicas, caso sejamos obrigados ou tenhamos autorização legal para o fazer;
  • Terceiros com quem podemos desenvolver promoções e ações conjuntas. Nestes casos, os terceiros serão responsáveis no âmbito da sua atividade no que respeita ao cumprimento das leis aplicáveis;
  • Outros terceiros, sempre que lhes tenha dado o seu consentimento, para efeitos de autenticação e para efeitos de prevenção contra a fraude.

 Transferências de dados internacionais

Se é um cliente não-Vodafone e precisamos de verificar sua identidade, precisaremos de transferir os seus dados para o nosso provedor de serviços, sedeado na Índia. Além disso, os nossos centros de atendimento ao cliente são administrados pela Vodafone Shared Services, com sede na Hungria, Egito, Índia e Roménia.

Poderemos recorrer a subcontratantes para efeitos de tratamento total ou parcial dos seus dados pessoais, nos termos permitidos pela lei. Estas entidades, incluindo outras empresas do Grupo Vodafone, ficam obrigadas nos termos dos contratos celebrados, a guardar sigilo e a garantir a segurança dos dados a que, para o efeito, tenham acesso, não podendo utilizar esses dados para quaisquer outros fins, nem os relacionar com outros dados que possuam.

Se a Vodafone enviar as suas informações para um país que não se encontre no EEE, garantimos que as suas informações estão devidamente protegidas. Procuramos garantir que existe um acordo jurídico adequado que cubra a transferência de dados. Além disso, se o país não for considerado como tendo leis equivalentes às normas de proteção de dados na UE, iremos solicitar ao terceiro que celebre um acordo jurídico que reflita essas normas.

Durante quanto tempo conservamos as suas informações pessoais 

Armazenamos e processamos as suas informações pelo tempo que for necessário por lei ou pelo tempo necessário, para podermos oferecer os serviços por si solicitados. Após o término do contrato conservaremos algumas informações pessoais por um período razoável, caso decida usar os nossos serviços novamente.

Nós, ou um dos nossos parceiros, poderemos durante esse período entrar em contato consigo relativamente aos serviços da Vodafone, se não tiver optado por receber as nossas comunicações de marketing. Assim que estas finalidades expirem, eliminaremos essas informações.

Manter as suas informações pessoais seguras

Temos equipas de segurança especializadas que analisam e melhoram constantemente as medidas implementadas para proteção das suas informações pessoais contra acessos não autorizados, perda acidental, divulgação ou destruição.

As comunicações transmitidas na Internet (como os e-mails) só serão consideradas seguras se forem encriptadas. As suas comunicações podem passar por vários países antes de serem entregues, já que é essa a natureza da Internet.

Não poderemos aceitar a responsabilidade por quaisquer perdas ou acessos não autorizados a informações pessoais que estejam fora do nosso controlo.

Nunca pedimos que nos faculte informações pessoais ou de conta através de um meio de comunicação não solicitado. É responsável por manter seguras as suas informações pessoais e de conta e por não as partilhar com outras pessoas.

O nosso website pode conter ligações para websites de terceiros. Não podemos ser responsabilizados pela segurança e conteúdo de tais websites. Deve certificar-se que lê as políticas de privacidade e de cookies dessas empresas antes de usar ou transferir informações pessoais para essas empresas.

O mesmo se aplica a quaisquer websites ou conteúdos de terceiros a quem se ligue utilizando os nossos produtos e serviços.

Pode optar por divulgar as suas informações pessoais, por exemplo nos plug-ins sociais (incluindo os oferecidos pela Google, Facebook, Twitter e Pinterest), ou usando serviços de terceiros que lhe permitam publicar comentários ou outras informações, o que significa que esses terceiros podem usar essas informações. 
Os plug-ins sociais e as aplicações sociais são exploradas pela própria rede social e estão sujeitos aos seus próprios termos de utilização, políticas de privacidade e de cookies. Deverá certificar-se que os conhece.

Os seus direitos 

Apresentamos em seguida a forma como pode exercer os seus direitos. Se tem uma pergunta e não consegue encontrar a resposta, contacte a nossa equipa de apoio ao cliente através de v.vodafone.com.

Direito de retificação de dados pessoais

Tem o direito de retificação das informações que temos sobre si, caso estas não estejam corretas. Se as informações que tivermos sobre si necessitarem de ser atualizadas, ou se considerar que não são corretas, poderá contactar a nossa equipa de Serviço de Apoio ao Cliente, através do 16912.

Direito de acesso a dados pessoais
Tem direito de solicitar uma cópia dos dados pessoais que a Vodafone detém sobre si, para mais informações poderá consultar a nossa declaração de privacidade disponível em https://privacidade.vodafone.pt/gdpr/index.html

Direito de portabilidade dos dados
Tem direito, em determinadas circunstâncias, a receber os dados que nos forneceu, para mais informações poderá consultar a nossa declaração de privacidade disponível em https://privacidade.vodafone.pt/gdpr/index.html

Direito de oposição à utilização de dados pessoais
Tem direito de se opor ao tratamento de dados pessoais que lhe digam respeito, para mais informações poderá consultar a nossa declaração de privacidade disponível em https://privacidade.vodafone.pt/gdpr/index.html

Como apresentar uma queixa
Se pretender contactar-nos para ter informação sobre os seus direitos ou apresentar queixa sobre o modo como usamos as suas informações, deve contactar a nossa equipa de Serviço de Apoio ao Cliente, através do 16912 ou enviar-nos um e-mail para privacidade@vodafone.com .Faremos os possíveis para ajudar, mas, caso continue insatisfeito poderá contactar a CNPD- Comissão Nacional de Proteção de Dados cujos detalhes de contacto podem ser consultados em www.cnpd.pt.

Direito à limitação do tratamento dos seus dados
Se considerar que os seus dados estão incorretos, ou se considerar que não devemos proceder ao seu tratamento, deverá contactar a nossa equipa de Serviço de Apoio a Clientes, através do 16912. Em determinadas circunstâncias, terá direito de nos solicitar a limitação da utilização dos seus dados pela Vodafone.

Direito de apagamento
A Vodafone esforça-se por apenas tratar e armazenar os seus dados durante o tempo estritamente necessário à prossecução das respetivas finalidades. Em determinadas circunstâncias, tem o direito de solicitar que apaguemos os seus dados pessoais. Se considerar que estamos a conservar os seus dados durante mais tempo do que o necessário, deverá começar por verificar se o seu contrato com a Vodafone já terminou, o que pode ser feito junto do Serviço de Apoio ao Clientes, através do 16912. Se o contrato tiver já terminado, poderemos ainda, assim, ter fundamento legal para o tratamento de algumas categorias dos seus dados pessoais (para mais informações sobre os períodos de conservação, ver: Durante quanto tempo conservamos as suas informações pessoais).

A nossa política de cookies

Um cookie é um pequeno ficheiro de texto que é colocado no seu telemóvel (ou outro equipamento eletrónico) quando acede à nossa Aplicação. Utilizamos cookies na nossa Aplicação para reconhecê-lo sempre que visita a App (isto acelera o seu acesso à Aplicação, uma vez que não precisa de iniciar sessão todas as vezes).

Os nossos cookies não contêm informações pessoais, tais como o seu nome ou dados bancários. Permitem-nos simplesmente encontrar informação sobre sua experiência de navegação a qual poderá estar associada a si quando estiver logado.

Para este efeito por vezes usamos cookies persistentes. Levamos a sério e com cuidado a forma como tratamos as suas informações pessoais, por isso estamos sempre a monitorizar e a melhorar o modo como as protegemos.

Organizámos os nossos cookies pelas seguintes categorias, para que seja mais fácil compreender a razão pela qual necessitamos deles:

1.Estritamente necessários - são usados para ajudar o nosso website a funcionar de modo eficiente.

2.Performance - são usados para analisar o modo de funcionamento do nosso website e compreender como o podemos melhorar.

3.Funcionais – são usados para ajudar a melhorar a sua experiência, por exemplo ao lembrar os produtos que foram adicionados ao cesto de compras.

4.Personalização / Publicidade -são utilizados para partilhar alguma informação com empresas terceiras com quem anunciamos para que nos seja possível saber como chegou ao nosso site. por isso sabemos como você chegou ao nosso site. Também podemos usar cookies para identificar as partes do site em que demonstra mais interesse. De seguida, usamos essas informações para lhe disponibilizar anúncios e páginas relevantes de acordo com os seus interesses, para adaptar a forma como comunicamos consigo ou para personalizar o conteúdo das comunicações que lhe enviamos. Se preferir, você recusar a utilização destes cookies. A personalização do conteúdo significa que o mesmo incluirá informações que refletem o interesse que demonstrou no conteúdo de nossas páginas da Web, ofertas ou promoções que consideramos que lhe podem ser mais relevantes tendo, ainda, como objetivo melhorar a forma como respondemos às suas necessidades.

 

Nome do cookie - Finalidade Tipo - Duração
VF-UUID - Permite-nos acompanhar as ações do navegador (browser) para entender como o Vodafone ID está a ser usado (por exemplo, cliques de botão, tempos de carregamento de página, etc 2 - Cookie Persistente
Session - Para rastrear sua sessão na web. Após a autenticação bem-sucedida, este cookie é configurado para manter a sessão autenticada (e os detalhes da autorização) ativa no navegador. Significa que, se voltar, no mesmo navegador, em 30 minutos, não precisará de se autenticar novamente. 1 - 30 minutos
loadedData,loadedData1 e marketChange - Quando selecionar qual o país em que está localizado, estes cookies permitem lembrar a sua seleção. 3 - Com o fecho do navegador (browser)
Trx - Para controlar o tempo por transação atual 1 - 10 minutos
Auth_${AuthorizationId} - Para controlar o tempo por transação 1 - 1 dia
Language - Para identificar a seleção de idioma 2 - 30 dias
Recall - Para identificar as definições "remember me" 2 - Com o fecho do navegador (browser)
sessionTimerData - Para controlar o tempo limite da transação 2 - Sessão
origin_tealium_profile - Cookie funcional usado para compreender o perfil (ou seja, Reino Unido) usado pela Tealium e entregá-lo ao Serviço (por exemplo, V Shop) 3 - Sessão
origin_tealium_environment - Trata-se de um cookie funcional usado para identificar o ambiente (ambiente da web e não a localização, por exemplo, página da web ativa ou página da web de teste) usado pelo cliente e entregá-lo ao Serviço (por exemplo, V Shop) para localizar tráfego 3 - Sessão
utag_main - Trata-se de um cookie funcional usado para identificar o ambiente (ambiente da web e não a localização, por exemplo, página da web ativa ou página da web de teste) usado pelo cliente e entregá-lo ao Serviço (por exemplo, V Shop) para localizar tráfego 3 - 1 ano
utag_main - Este é um cookie de tracking/comportamental que contém informação acerca da sessão e apresenta um identificador único por cliente, na respetiva sessão. Reúne informação estatítica de utilização para analisar o comportamento do cliente/ tendências de utilização com o objetivo de melhor a experiência do cliente e a performance do site de forma a dar-lhe a melhor experiência possível. Todas as variáveis deste cookie são listadas infra:
  • ses_id – Idenitificador Único por sessao.
  • _st – A Unix/Epoch time stamp, em milisegundos.
  • _ss – Um booleano que indica se a página visualizada é a primeira em uma sessão. Um valor de 1 significa sim e 0 significa não.
  • _pn – O numero de páginas vistas durante uma sessão
  • _sn – O número de sessões por visitante
3
openidAccessToken, openidRefreshToken - Estes cookies memorizam quem é, para manter a sessão iniciada na sua conta, na aplicação, e evitando que tenha de iniciar sessão sempre que utiliza a aplicação. 1 -Sessão

 

Controlo de cookies

Pode controlar o uso de cookies no seu navegador ou nas definições do seu equipamento.

Se alterar as suas definições de cookies no seu navegador, a sua experiência connosco não será analisada/ rastreada.

Informações sobre como pode controlar e eliminar os seus cookies está também disponível em  http://allaboutcookies.org

Data de Publicação: 19/07/2018 | Data de Atualização: 19/07/2018