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Serviço Vodafone Voz para SMS

Ao utilizar o serviço estará a declarar aceitar, inequivocamente, os presentes termos e condições aqui expressos.

Descrição do Serviço oferecido

1. O serviço "Vodafone Voz para SMS" permite gravar uma mensagem de voz que será convertida em texto e enviada como SMS ao destinatário. O serviço tem três vertentes distintas:
i) para clientes que não têm Voice Mail activo;
ii) para clientes com Voice Mail activo;
iii) deixar um depósito directo através de uma app ou através de um prefixo.

2. O serviço "Voz para SMS" para quem não tem Voice Mail activo funciona da seguinte forma:

  • Quando um cliente Vodafone liga para um contacto também Vodafone e este não tem caixa de voice mail, não atenda a chamada, tenha o telefone desligado/fora de cobertura ou esteja ocupado, esta funcionalidade permitirá ao cliente que está a ligar, gravar uma mensagem de voz que será convertida em SMS.
  • O cliente ouvirá uma mensagem com as instruções de utilização. A mensagem contém o seguinte texto: "O número que pretende contactar não está disponível. Após o sinal pode gravar uma mensagem que será convertida para texto e enviada por SMS, por 9 cêntimos. Ao continuar está a aceitar as condições do serviço disponíveis em vodafone.pt". Os clientes que utilizem o serviço com maior frequência, após as três primeiras utilizações ouvirão uma mensagem mais curta.
  • A duração mínima das mensagens é de 3 segundos e a sua duração máxima é de cerca de 30 segundos. Caso a mensagem atinja os 30 segundos, o Cliente poderá gravar nova mensagem ou enviar a mensagem de voz que deixou até então.
  • O cliente receptor receberá apenas o SMS e não o áudio da mensagem de voz, e o cliente que deixar a mensagem receberá um SMS com o estado da conversão da mesma.

3. O serviço "Voz para SMS" para quem tem Voice Mail activo funciona da seguinte forma:

  • Um cliente que tenha Voice Mail activo pode optar por subscrever o serviço Voice Mail "Voz para SMS" que lhe permitirá receber as mensagens de voz que lhe deixam no Voice Mail convertidas em texto, via SMS.
  • Os contactos que ligarem para os clientes com este serviço activo, caso a chamada não seja atendida ou estabelecida, poderão deixar uma mensagem de voz, à semelhança do Voice Mail actual, sem custos adicionais. Antes de deixarem a mensagem de voz ouvirão uma mensagem com as instruções: "Bem-vindo ao voice mail da Vodafone. Chegou à caixa de correio de 91xxxxxxx. A seguir ao sinal, grave a sua mensagem, que será convertida para texto e enviada por SMS. Ao continuar está a aceitar as condições do serviço disponíveis em vodafone.pt"
  • A mensagem terá a duração máxima das mensagens do Voice Mail. No entanto, apenas os primeiros 30 segundos serão convertidos para texto e enviados por SMS. Para ouvir a mensagem total o cliente pode ligar para o Voice Mail e ouvir a mensagem de voz. As características da caixa de Voice Mail Voz para SMS são iguais às caixas de Voice Mail standard.
  • O cliente receptor receberá a mensagem de texto e ainda a mensagem de voz no Voice Mail.

4. O serviço Voz para SMS que permite deixar uma mensagem de voz directamente para um número funciona da seguinte forma:

  • Um cliente Vodafone poderá deixar uma mensagem de voz directamente para qualquer contacto com um número móvel nacional ao marcar 1213 + número de destino. Caso tenha um Smartphone, poderá ainda fazer download de uma app onde apenas terá que seleccionar o contacto pretendido e não necessita de colocar qualquer prefixo. Basta deixar a mensagem de voz.
  • O cliente ouvirá uma mensagem com as instruções de utilização. A mensagem contém o seguinte texto: "Após o sinal grave a sua mensagem que será convertida para texto e enviada por SMS"
  • A duração mínima das mensagens é de 3 segundos e a sua duração máxima é de cerca de 30 segundos. Caso a mensagem atinja os 30 segundos, poderá gravar nova mensagem ou enviar a mensagem de voz que deixou até então.
  • O cliente receptor receberá apenas o SMS e não o áudio da mensagem de voz, e o cliente que deixar a mensagem receberá um SMS com o estado da conversão da mesma.

Eventuais restrições no acesso ao Serviço

1. O serviço Vodafone Voz para SMS é um serviço exclusivo para clientes Vodafone.

2. A funcionalidade para clientes que não tenham Voice Mail activo tem as seguintes características:

  • Apenas funcionará para chamadas de voz entre clientes Vodafone.
  • O serviço estará disponível para qualquer cliente móvel Vodafone que não tenha Voice Mail activo.
  • O serviço estará inicialmente disponível para os Clientes do tarifário Vodafone Extreme, Vodafone Extreme com internet e Vita 91 Extreme, e o alargamento à totalidade dos Clientes do serviço móvel Vodafone será efectuado de forma gradual, por plano tarifário.

3. A funcionalidade para clientes que tenham Voice Mail activo e que subscrevam o Voz para SMS tem as seguintes características:

  • Apenas estará disponível para clientes com serviço de comunicações móveis da Vodafone, e qualquer cliente poderá subscrever o serviço. Cada subscrição terá a duração mínima de 30 dias e será automaticamente renovada. 
  • Todas as mensagens susceptíveis de conversão depositadas no Voice Mail serão convertidas para texto e enviadas por SMS.
  • O número de mensagens convertidas terá um máximo de 20 por cada subscrição. Ao ultrapassar esse número, o cliente apenas receberá as mensagens no Voice Mail.
  • Cada mensagem convertida corresponderá no máximo a 30 segundos. O cliente poderá ouvir a totalidade da mensagem ao ligar para o seu Voice Mail.

4. A funcionalidade que permite deixar mensagens de voz directamente tem as seguintes características:

  • Qualquer cliente Vodafone poderá deixar mensagens de voz directamente a um número para ser convertida para texto.
  • Esta funcionalidade permite deixar mensagem de voz para qualquer número móvel nacional.

Cobertura dos Serviços

1. Os serviços Vodafone Voz para SMS estarão disponíveis para qualquer cliente Vodafone. A primeira vertente será provisionada aos clientes que não tenham Voice Mail activo. Caso o cliente não tenha o serviço, poderá ligar para o Serviço de Apoio a Clientes 16 9 12 e solicitar a sua activação.

2. Caso o cliente não pretenda receber mensagens de voz em texto, pode desactivar o serviço ao ligar para o Serviço de Apoio a Clientes (16 9 12).

3.Caso o cliente pretenda ter a funcionalidade "Voz para SMS" no seu Voice Mail, pode subscrever ao serviço.


O serviço permite apenas deixar uma mensagem de voz para ser convertida em texto para apenas um destinatário de cada vez, à excepção da funcionalidade do depósito directo de mensagens através da app para smartphones, que permitirá enviar até um máximo de cinco destinatários de uma vez.

Níveis de Qualidade de Serviço oferecidos

1. A mensagem demora cerca de 2 a 3 minutos a ser convertida para texto. No entanto, poderá levar até 15 minutos. Caso exceda os 15 minutos, não será convertida.

2. Na maioria dos casos a mensagem é convertida e enviada ao destinatário de forma automática.

3. Poderá haver situações excepcionais em que a conversão pode não ser automática, porém o prazo máximo para o processamento não será superior a 72h.

4. Após processamento da mensagem, o emissor receberá um SMS com o estado da conversão da mensagem e o receptor receberá por SMS o conteúdo da mensagem de voz convertida em texto. No caso das mensagens deixadas num Voice Mail que tenha a funcionalidade Voz para SMS, apenas o receptor receberá o SMS com o conteúdo da mensagem de voz. O emissor neste caso não receberá nenhuma mensagem, à semelhança do Voice Mail normal.

5. A Vodafone tem filtros automáticos de mensagens demasiado curtas ou silêncio que permitem aferir a qualidade da mensagem de voz antes da própria tentativa de conversão para texto. Se for verificado que a mensagem não pode ser convertida, o cliente não será taxado pelo processamento da mensagem que deixar.

6. Algumas mensagens de texto poderão conter símbolos como (?) ou "_", que significam que não foi possível converter a palavra correctamente ou que a palavra convertida pode não ser a correcta.

7. O serviço está disponível em Portugal e na língua portuguesa, não está disponível em Roaming. No entanto, também algumas palavras noutras linguagens que sejam frequentemente utilizadas em Portugal são convertidas para texto, como por exemplo algumas marcas.

8. Os utilizadores do serviço recebem um SMS com a mensagem convertida em texto, através de um SMS, através da qual podem comprovar a exactidão do seu conteúdo.

Preços Normais

1. Consulte o preço do serviço em aqui.

2. O cliente apenas é taxado após o beep, ie, apenas quando começa a deixar a mensagem de voz.

3. Caso a mensagem não seja bem convertida, o preço de conversão não é taxado. Clientes que não tenham saldo não poderão usufruir do serviço enquanto não tiverem saldo suficiente.

Tipos de serviços de manutenção oferecido

Para a comunicação de avarias e esclarecimento de questões relacionadas com o serviço Vodafone Voz para SMS, o Cliente poderá contactar o Serviço Permanente de Atendimento a Clientes 16912 (tarifa aplicável nos termos previstos no respectivo tarifário).

Condições Contratuais Típicas

1. O serviço "Vodafone Voz para SMS" é processado de forma totalmente anónima e automática. No entanto, para garantir a máxima qualidade do serviço, a mensagem pode ser validada com intervenção humana. Para este efeito, as mensagens serão divididas por vários extractos e agentes para que não seja possível o acesso ao conteúdo integral da mensagem.

2. Por forma a aperfeiçoar e permitir a contínua melhoria do serviço e a conversão totalmente automática do mesmo, serão guardados alguns sons, palavras e pequenos extractos de forma completamente anónima, não identificáveis e inacessíveis os quais servirão apenas para alimentar e melhorar o algoritmo da conversão automática.

3. A Vodafone não se responsabiliza, em qualquer caso, pela transcrição exacta das mensagens de voz em texto nem pelo seu conteúdo, não se responsabilizando pelo extravio de dados ou quaisquer prejuízos causados em virtude de falha ou deficiência no serviço.

4. A Vodafone reserva-se o direito de, a qualquer momento, alterar os presentes termos e condições ou cessar o serviço mediante divulgação pública, com antecedência mínima de 15 dias.

5. Dados Pessoais

  • Dados utilizados: Para a prestação do serviço “Vodafone Voz para SMS” iremos utilizar, necessariamente, o número de telefone emissor e o receptor e a respectiva mensagem.
  • Finalidade: Converter a mensagem de Voz em SMS e enviar a mesma ao destinatário.
  • Responsável: Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, SA, com sede na Avenida D. João II, 36 - 8º Sul, Parque das Nações - 1998 - 017 Lisboa.
  • Utilização de Subcontratantes: Para a prestação do serviço a Vodafone pode subcontratar outras entidades as quais apenas actuarão sob sua autoridade e instruções, ficando estas entidades obrigadas a guardar sigilo e a garantir a segurança dos dados que tenham acesso e não podem utilizar esses dados para quaisquer outros fins, nem relacioná-los com outros dados que possuam.
  • Prazo máximo de conservação dos dados: Até 72h.
  • Direito de Acesso: Por pedido escrito endereçado à Vodafone Portugal.
  • Medidas de Segurança: A Vodafone compromete-se a respeitar a legislação relativa à protecção da privacidade dos dados dos Clientes e a tratar estes dados apenas para os fins identificados nestes termos e condições, assim como a garantir que estes dados são tratados com adequados níveis de segurança.

6.Os presentes termos e condições regem-se pela lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer conflitos emergentes da prestação do serviço objecto dos presentes termos e condições será competente o foro de Lisboa.

Mecanismos de resolução de litígios

1. O Cliente poderá apresentar reclamações à Vodafone através do Serviço Permanente de Atendimento a Clientes (16912) para o endereço electrónico (apoiocliente@vodafone.pt) e ainda para o endereço postal: Vodafone Portugal - Comunicações Pessoais, S.A., Avenida D. João II, 36 – E2 E202, Parque das Nações - 1998 - 017 Lisboa.

2. As reclamações apresentadas são tratadas pelo Gabinete de Apoio à Qualidade da Vodafone, por ordem cronológica de registo de entrada, sendo conservado registo destas reclamações.

3. Para a resolução dos conflitos de consumo resultantes da prestação dos serviços Vodafone Voz para SMS é competente o Tribunal Arbitral de um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo a que a Vodafone tenha aderido, actualmente sitos em Lisboa, Faro, Vale do Ave (Guimarães), Porto, Vale do Cávado (Braga) Coimbra e Funchal, nos termos dos respectivos regulamentos, sem prejuízo do recurso aos Tribunais Judiciais, nos termos da Lei.

Data de Publicação: 13/03/2014 | Data de Atualização: 13/03/2014
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