Skip to content

Produção com controlo remoto

Sonafi, um caso de inovação moldado em alumínio

Com um trajeto baseado na inovação e qualidade de serviço e dos seus produtos, esta empresa pioneira ligada ao setor automóvel escolheu a Vodafone como parceiro e, graças às soluções implementadas, maximizou os seus recursos e reduziu ineficiências, tornando-se numa fábrica digital.

O que distingue a Sonafi?

Fundada em 1951, em Matosinhos, esta empresa dedica-se à produção especializada na fundição injetada de ligas de alumínio, colaborando com algumas das principais marcas mundiais do sector automóvel, como a Porsche, a Audi, a Volkswagen ou a Mann+Hummel.

A sua experiência e saber acumulado, a par da aposta em inovação e tecnologia tornam-na uma das principais referência do mercado na sua área.

 


A Vodafone prima pela excelência dos serviços e relações comerciais, um pouco à imagem da Sonafi na relação com os seus clientes.

Pedro Cardoso, CEO

A Sonafi já é uma empresa à frente do seu tempo.
E a sua?

Que desafios enfrentava?

A principal necessidade era ter um acesso rápido e imediato aos dados de produção e aos indicadores fabris, em função da especificidade e detalhe da produção. Tinha como desafio a digitalização total do chão de fábrica, desde os vários tipos de máquinas aos processos manuais. O objetivo era encontrar um parceiro, e não apenas um fornecedor, que gerisse de forma personalizada os vários tipos de comunicações e ajudasse a impulsionar o negócio.

Quais as soluções implementadas?

Para responder às necessidades específicas da Sonafi, a Vodafone apresentou uma solução IoT à medida.

A integração de sensores, routers, software e outros equipamentos que comunicam através de cartões GSM Vodafone, numa só solução, permite recolher dados de produção como consumos energéticos, contagem de peças totais e respetivo estado, e desempenho das máquinas. Todas as máquinas da fábrica são monitorizadas 24h por dia, remotamente e em tempo real, em qualquer computador, tablet ou smartphone. 

A transformação da Sonafi numa fábrica digital tornou-se possível, graças à solução Prodsmart enabled by Vodafone, que processa todos os dados recebidos de diversas fontes do chão de fábrica e consegue transformá-los em informação relevante e crítica para o negócio para que a tomada de decisões possa ser feita em tempo útil.

Por outro lado, as redes fixas e móveis de última geração da Vodafone garantem que a Sonafi está sempre ligada de forma eficiente. Com o serviço Vodafone One Net, a administração e os seus colaboradores comunicam em qualquer local como se estivessem juntos no escritório, com total comodidade e fiabilidade. 

A proteção dos dados é garantida pelo armazenamento em servidores na Cloud, com acesso seguro e integridade assegurada.

Soluções Vodafone

Controle a produção da sua empresa, em tempo real e sem papéis.

Integra as comunicações dos seus telefones fixos e móveis. Pode incluir internet fixa de alta velocidade e fax no email.

As únicas redes de Última Geração. Redes com qualidade comprovada.

Que benefícios se destacaram?

Para responder às necessidades específicas da Sonafi, a Vodafone apresentou uma solução IoT à medida.

A transformação da Sonafi numa fábrica digital tornou-se possível, graças a uma solução desenvolvida à medida pela Vodafone, com o apoio da TULA Labs e da Prodsmart, que processa todos os dados recebidos de diversas fontes do chão de fábrica e consegue transformá-los em informação relevante e crítica para o negócio para que a tomada de decisões possa ser feita em tempo útil.

A integração de sensores, routers, software e outros equipamentos que comunicam através de cartões GSM Vodafone, permite recolher dados de produção como consumos energéticos, contagem de peças totais e respetivo estado, e desempenho das máquinas. Todas as máquinas da fábrica são monitorizadas 24h por dia, remotamente e em tempo real, em qualquer computador, tablet ou smartphone.