Skip to content

Viajar para Fora

Para onde vai?

Tudo sobre Roaming

Viajar para Fora

Para onde vai?

Como ativar

O seu telemóvel está pronto a ser usado em todos os países da Europa e resto do mundo. Antes de viajar, verifique se o país de destino tem cobertura e quanto vai pagar pelas suas comunicações.

Caso tenha bloqueado as chamadas no estrangeiro, ligue 16 9 14 antes de viajar para voltar a ativar essa funcionalidade. Se já estiver no estrangeiro, ligue +351 911 691 400.

As comunicações que fizer ou receber em roaming aparecem descritas na sua fatura, após informação enviada pelos operadores estrangeiros utilizados, podendo existir um atraso de até 6 meses desde a utilização do roaming.

Escolher uma rede

Quando chegar ao estrangeiro, o seu telemóvel regista-se automaticamente numa rede Vodafone ou numa rede parceira disponível.

Usar uma rede Vodafone tem vantagens

Se usar a rede Vodafone do país onde está, beneficia de preços especiais. Em alguns países, se usar o Vodafone Easy Roaming pode pagar o mesmo do que em Portugal.

Mudar a rede que o telemóvel assumiu
O telemóvel liga-se à rede que tem o sinal mais forte

Se precisar de alterar a rede onde se registou, selecione manualmente a rede nas definições de rede do seu telemóvel:

  • Menu » Definições de Rede (ou Network Settings)
  • aparece a lista de redes disponíveis
  • selecione a rede pretendida.

Para mais informações, consulte o manual do utilizador do seu telemóvel.

Pode também consultar aqui os operadores com os quais a Vodafone tem acordos de roaming em cada país.

Redes disponíveis no estrangeiro

Temos acordos com várias redes e em vários países. Diga-nos para onde vai e nós informamos que redes estão disponíveis nesse país, quanto vai pagar pelas suas comunicações e que serviços pode usar.

Chamadas e SMS no estrangeiro

Mesmo noutro país, pode estar sempre contactável

Ligar ou enviar SMS para Portugal

Para comunicar com um número português (ex: 912 345 678), inclua sempre o indicativo internacional (+ ou 00) e o do país (351). Exemplo de ligação para Portugal: +351 912 345 678 ou 00 351 912 345 678.

Se fizer uma chamada ou enviar SMS para números da lista de contactos do seu telemóvel, não se esqueça de acrescentar estes indicativos.

Ao fazer uma chamada ou ao enviar um SMS, é-lhe cobrado o valor do seu tarifário de roaming.

Receber chamadas pode ter um custo (pós-pagos)

Quem lhe ligar de Portugal só tem de marcar o seu número e paga o preço de uma chamada nacional, ou seja, não paga mais por estar a ligar para um número que está em roaming.

O custo desta chamada será repartido entre si e a pessoa que lhe ligar:

  • quem fizer a chamada terá a taxação até à fronteira (rede Vodafone em Portugal)
  • quem receber a chamada em roaming, terá a taxação de acordo com o tarifário de roaming na rede utilizada.

Saber mais sobre os países que inclui cada zona

Zona 1: Países União Europeia (incluindo Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica e Reunião), Noruega, Liechtenstein e Islândia

Zona 2: Resto da Europa EUA e Canadá, Brasil, México e Argentina, Costa Rica e Rep. Dominicana, África do Sul, PALOP's, Timor, Marrocos, Tunísia (Tunisie Telecom) e Turquia.

Zona 3: Resto do Mundo e operador satélite Thuraya

Zona de Exceção: Barcos Cruzeiro, Bahamas, Benim, Belize, Cambodja, Cazaquistão, Chade, Cuba, Índia, Iraque, Laos, Mongólia, Republica da Guiné, Sri Lanka, Uzbequistão, Zimbabwe, Austrália (Operadores Optus e Telstra) e Sérvia (Operador Telenor)

Antes de viajar, verifique se o país de destino tem cobertura e quanto vai pagar pelas suas comunicações.

Receber SMS não tem custos

No entanto, verifique sempre se o país de destino tem cobertura.

Consultar o Voice Mail

Para aceder ao Voice Mail no estrangeiro

Ligue +351 60 seguido do seu número. Por exemplo, se o seu número é o 912 345 678, ligue +351 60 912 345 678.

Vai precisar do seu código de acesso para aceder ao Voice Mail

Sempre que estiver no estrangeiro e quiser aceder ao Voice Mail, vai precisar de digitar o seu código de acesso que, caso não tenha sido alterado, é igual ao seu Pin inicial. Para receber um novo código de acesso ao Voice Mail envie um SMS grátis para o número 1233.

Em alguns operadores pode aceder diretamente ligando 123 como em Portugal

Para saber quais as redes onde está disponível esta forma de acesso direto, ligue 16 9 14 do Serviço de Apoio a Clientes ou, caso já se encontre no estrangeiro, +351 911 691 400.

Para ouvir as mensagens no Voice Mail paga o preço de uma chamada em roaming para Portugal de acordo com o seu tarifário. No entanto, na União Europeia, a receção de mensagens no Voice Mail é gratuita pelo que, caso não oiça a mensagem, não será taxado.

Utilizar a internet no estrangeiro

Controlo de utilização de internet

A Vodafone disponibiliza-lhe um serviço gratuito e automático que permite controlar o custo dos acessos à Internet em roaming em qualquer país do mundo.

Controlo de custos
Existe um valor pré-definido?

O limite pode ser definido por si de acordo com as suas necessidades. Se não definir um valor, o limite será €50 (valor sem IVA).

Como funciona

Enviamos dois alertas:

  • recebe o primeiro SMS de alerta quando atingir um valor acumulado de consumo de 80% do limite definido
  • recebe o segundo SMS quando atingir o limite (100%).

Atingido este valor (100%) é feito um barramento automático à utilização adicional. No entanto, pode remover o barramento de forma temporária ou definitiva se ligar grátis 16 9 10.

Como desativar

Os pedidos de desativação, ou alterações ao serviço Controlo de Custos de Dados em Roaming, devem ser solicitados à Vodafone pelo responsável de telecomunicações da sua empresa. Para desativar ligue grátis 16 9 10, dirija-se a uma loja Vodafone ou contacte o seu consultor de telecomunicações.

Quem tem acesso

Este serviço, disponível em todo o mundo, está ativo para todos os clientes de voz móvel e clientes de Banda Larga Móvel pós-pagos.

Roaming 4G

O 4G é a tecnologia mais rápida e avançada de sempre na transmissão de dados móveis, possibilitando o acesso à Internet e aos seus emails, no telemóvel ou a partir do computador ou tablet, mesmo quando está em roaming.

Lista de países com acesso 4G em Roaming

Cuidados nas zonas fronteiriças

Quando se encontra numa zona de Portugal próxima da fronteira, o seu telemóvel pode, eventualmente, registar-se automaticamente numa rede espanhola.

Para evitar que lhe sejam cobradas comunicações como se estivesse em roaming, verifique sempre no visor do seu telemóvel a rede que está a usar, ou desative a seleção automática de rede da seguinte forma:

  • aceda ao menu “Definições” (network settings): verifique a lista de operadores disponíveis; selecione a rede Vodafone Portugal
  • se escolher uma rede através da seleção manual e, mais tarde, pretender usar o roaming, selecione manualmente a rede estrangeira ou escolha a seleção automática da rede.

Para mais informações, consulte o manual do utilizador do seu telemóvel.

Números úteis

Para obter ajuda ou informações quando está em roaming:

Consultar as tarifas e controlar o custo de acesso à internet

Ligue grátis 16 9 10 (+351 911 691 000 no estrangeiro).

Receber um SMS com informação do preço das chamadas e mensagens

Envie um SMS grátis para o 1220 com o nome do país de destino (por exemplo, "Espanha").

Contactar o Serviço de Apoio a Clientes

Ligue 16 9 14 (+ 351 911 214 000 no estrangeiro). Esta chamada tem o custo de uma chamada para Portugal.

Precisa de mais informação?

Data de Publicação: 27/10/2015 | Data de Atualização: 27/10/2015