Skip to content

A Vodafone alerta para a existência de uma atividade fraudulenta que está a abranger os clientes dos operadores móveis em Portugal e em diversos outros países. Assim, para sua segurança, caso receba uma SMS, anunciando  a disponibilidade de um novo serviço de correio de voz, não abra qualquer link que conste no conteúdo da mesma uma vez que se trata de uma mensagem de cariz fraudulento. Alerte os seus familiares e amigos para este risco independentemente da rede móvel a que estão ligados

Tendo como particular preocupação minimizar os impactos desta ação fraudulenta junto do público em geral e dos seus Clientes em particular, a Vodafone disponibiliza um conjunto de informações nesta página no sentido de o ajudar a repor a normalidade do seu serviço, caso tenha acedido ao sítio da internet disponibilizado na mensagem ou eventualmente instalado qualquer aplicativo disponibilizado pela mesma.

Interface do SMS Flubot em iOS
Interface do SMS Flubot em Android

O que é um Flubot scam?

Flubot scam é uma mensagem de texto SMS alertando o cliente que têm 1 novo correio de voz, solicitando ao cliente a aceder a determinado URL/endereço de internet fraudulento.

Após o acesso a este URL/endereço de internet fraudulento o cliente é incentivado, consoante o Smartphone que têm, a responder/partilhar um conjunto de dados pessoais (prometendo um prémio), no caso de iPhone, ou a “baixar aplicativo de correio de voz” no caso de Android.

Este ultimo, que não é mais do que um vírus/malware que poderá infetar um Smartphone de qualquer operador, que, entre outras finalidades, reenvia SMSs com conteúdo fraudulento para os contactos do cliente.

O meu telemóvel foi infetado – como devo proceder?

Caso o seu telemóvel tenha sido infetado, por favor veja as indicações abaixo que o ajudarão a remover o vírus de seu smartphone.

  • Ative o Google Play Protect e faça uma verificação completa do seu telemóvel. Poderá ser uma das formas de extrair o vírus.
  • Caso não funcione, deve ativar o modo de segurança do Android, de acordo com as indicações do fabricante do seu Smarphone. O Modo de Segurança irá bloquear temporariamente a execução de outras aplicações de terceiros e permitirá que identifique e desinstale qualquer app Flubot.

A Vodafone mantém em permanência a monitorização de potenciais situações de fraude e correspondente alerta aos seus Clientes. Caso o seu telefone tenha sido infetado lamentamos os transtornos causados e agradecemos a sua colaboração na resolução do mesmo e na divulgação do risco a outros utilizadores. Sempre que justificável, comunicaremos aqui os desenvolvimentos desta situação. Obrigado.

Precisa de ajuda?
Fale com o TOBi