Skip to content

Relatório e Contas 2019

Vodafone bg
Scroll para explorar

O futuro está do nosso lado

Bem-vindos ao Relatório e Contas 2018-2019 da Vodafone Portugal
Scroll para explorar
Mário Vaz
CEO

Mensagem do CEO

O ano de 2018/19, findo em 31 de março de 2019, reforçou os nossos níveis de confiança no que respeita à execução da nossa estratégia e do nosso propósito de ajudar a construir um futuro melhor para o nosso País.

Confiança e satisfação de toda a equipa de gestão pelo reconhecimento que nos foi prestado pelos nossos Clientes nos diferentes estudos de mercado, que nos colocam numa posição de liderança destacada em diferentes indicadores de satisfação referentes à prestação do nosso serviço e no indicador de preferência relativamente à nossa marca e à qualidade dos nossos produtos. Destacamos, igualmente, as posições de liderança que nos foram atribuídas por diferentes entidades externas relativamente à qualidade das nossas redes (móvel e/ou fixa).

Na vertente financeira crescemos em todos os indicadores relevantes como sejam as receitas, rentabilidade e em geração de fluxos de caixa.

Este foi mais um exercício marcado pela permanente disputa concorrencial e pela inovação contínua que tão bem caracterizam este setor.

A determinação e estratégia colocada em prática garantiu, em 2018, a manutenção da tendência de crescimento que havíamos retomado em 2016 e reforçado em 2017. As receitas de serviços da Vodafone cresceram cerca de 1,8% nos 12 meses findos em março de 2019, suportando mais um ano de ganho de quota de mercado de receitas, a qual, medida pelo Órgão Regulador Setorial em função das receitas retalhistas, alcançavam, em dezembro de 2018, 25.0%.

Estes resultados são fruto do empenho e mobilização de uma fantástica equipa de Colaboradores e Parceiros que encaram o futuro com determinação e otimismo, e o corolário de uma estratégia voltada para o Crescimento, para o Digital e para os Clientes.

Sem pretender ser exaustivo e repetitivo face ao detalhe constante neste relatório, permito-me destacar no segmento empresarial o novo posicionamento de marca e uma nova linha de comunicação que vem afirmar a Vodafone como o melhor parceiro digital das empresas. E foram muitas as iniciativas levadas a cabo para colaborar com o tecido empresarial português no sentido de ajudarmos a melhorar a competitividade da nossa economia, em particular na contribuição que a digitalização pode ter neste desígnio nacional.

No segmento de clientes particulares, refletimos em diferentes áreas de relação com os nossos Clientes o investimento que estamos a fazer na área digital, destacando, aqui, a crescente utilização da app My-Vodafone por enriquecimento das opções aí disponibilizadas e a reformulação significativa de imagem e usabilidade dos diferentes sites da Vodafone Portugal.

Ainda neste segmento, a Vodafone Portugal foi o primeiro operador a lançar soluções de IoT (Internet of Things) para particulares e a celebrar uma importante parceria com a HBO para a disponibilização daquele serviço de conteúdos em streaming, em exclusivo no serviço de Pay-TV da Vodafone.

Ao nível das redes, o reconhecimento recebido de entidades independentes externas quanto à superior qualidade das suas infraestruturas fixas e móveis, sustentam a tendência positiva que as redes da Vodafone assumem enquanto elemento diferenciador na proposta de valor que é apresentada aos clientes. 2018 marca também a conclusão do primeiro ano do projeto de partilha de rede de fibra ótica com a NOS e marca também o início do 5G na Vodafone.

Mas investimos também nas nossas Pessoas, no seu desenvolvimento, na forma como trabalham e comunicam, dando assim corpo à criação de uma empresa onde os Colaboradores se sentem bem, motivados e otimistas, e com quem os nossos Parceiros mantêm os níveis de confiança e colaboração, que têm sido a marca da sua relação com a Vodafone.

Há uma mensagem clara que se renova para o novo ano: a necessidade de se manter uma tendência sustentável de crescimento resultante do nível de confiança e satisfação dos nossos Clientes nos diferentes pontos e momentos de contacto que mantemos com os mesmos; um crescimento que seja reflexo do nosso nível de compromisso com o País.

Iremos, igualmente, continuar a investir no Digital que seja simultaneamente potenciador de benefícios na relação com os Clientes e de ganhos de eficiência interna, mas que seja igualmente dinamizador da digitalização da nossa economia e do reforço de competências digitais dos cidadãos nacionais, democratizando e simplificando o acesso a essas competências.

É presumível que no novo exercício seja iniciado o processo de atribuição de frequências para preparação do lançamento comercial do 5G no nosso País, uma tecnologia para a qual estamos preparados e que queremos liderar, à semelhança do que aconteceu em momentos anteriores como o 3G e o 4G. Olhamos para o 5G como fator estruturante de aceleração do desenvolvimento do País, porque as redes de Nova Geração, como seja o FTTH na área fixa e o 5G na área móvel, garantem as condições para a Sociedade Gigabit que a Europa preconiza na sua ambiciosa agenda digital.

Temos a determinação, o suporte do Acionista, a cultura, e as pessoas certas, suportadas por um propósito comum: o de contribuir para um futuro melhor através daquilo que tão bem sabemos fazer: conectar pessoas e, cada vez mais, ‘máquinas’. Esta é a chave para sermos bem-sucedidos.

Mário Vaz
CEO

Our purpose
Seguinte:
O nosso propósito
We connect for a better future

O nosso propósito

A nossa ambição é melhorar a vida de mil milhões de pessoas em todo o mundo
Scroll para explorar

We connect for a better future

Acreditamos que a tecnologia deve ser posta ao serviço das pessoas, da sociedade e do planeta. Acreditamos numa sociedade digital, totalmente conectada. Acreditamos em oportunidades iguais para todos, independentemente do género, etnia, nacionalidade, religião, idade ou convicção. Acreditamos no poder da tecnologia e na sua utilização em prol de um futuro melhor. Todos temos um propósito e o da Vodafone é melhorar a vida de mil milhões de pessoas em todo o mundo.

Sociedade Digital

Através das nossas redes de última geração promovemos uma sociedade totalmente conectada, onde a informação circula a velocidades nunca antes vistas, ligando tudo à nossa volta - pessoas, geografias e objetos.

Diversidade e Inclusão

Contribuímos ativamente para tornar o futuro acessível a todos, promovendo uma sociedade plural, não discriminatória, onde todos se sentem bem e podem tirar o máximo partido das suas capacidades.

Planeta

Temos a ambição de reduzir para metade o nosso impacto ambiental até 2025, e trabalhamos para ajudar as outras empresas a reduzirem o seu próprio footprint.

Chief Executive’s review
Seguinte:
Desempenho das áreas de negócio
Foco na qualidade do serviço, na inovação e na satisfação dos clientes

Desempenho das áreas de negócio

Foco na qualidade do serviço, na inovação e na satisfação dos clientes
Scroll para explorar

Melhor rede nacional de comunicações


Este trabalho de aperfeiçoamento constante das redes – Fixa e Móvel – parte do compromisso da Vodafone com Portugal e com os Portugueses de ‘cobrir o país de vermelho’. Isso significa disponibilizar a todos, independentemente do ponto geográfico onde se encontram, a melhor tecnologia e os serviços mais inovadores.

Foi com isso em mente que, durante o ano fiscal 2018-2019, a Vodafone Portugal levou a cabo um plano de reforço de rede Móvel em várias zonas do interior de Portugal continental e ilhas, disponibilizando cobertura 4G em 196 freguesias remotas. A medida passou por garantir velocidades mínimas de 30Mbps a mais de 75% da população das respetivas freguesias.

A par disso, implementou rede 4G em 180 estações que ainda não disponibilizavam esta tecnologia, tornando a cobertura de rede de quarta geração da Vodafone acessível a 100% da população portuguesa.

Já no que diz respeito à rede de Fibra, a Vodafone chegou a 18 novos municípios e expandiu a sua cobertura a mais de 50 cidades, chegando agora a mais de 3,2 milhões de casas e empresas, através de uma rede de fibra ótica que se estende por 40 mil quilómetros.


Inovação

O ano fiscal 2018/2019 fica marcado pelo lançamento do programa 5G da Vodafone e pela criação do laboratório 5G Hub – um centro de produção de conhecimento que junta Universidades, Empresas, Startups e Indústria, com o objetivo de impulsionar a rede móvel do futuro.

Assumindo a liderança no que diz respeito ao desenvolvimento desta tecnologia, a Vodafone colocou ‘no ar’ a primeira antena 5G do País e realizou a primeira ligação em Portugal através de um smartphone 5G.

No segmento IoT (Internet of Things), no qual a Vodafone é líder mundial, com mais de 60 milhões de ligações, a Vodafone fechou parcerias pioneiras com diversas entidades, tais como a Câmara Municipal de Cascais ou o Rock in Rio-Lisboa.

Na Vodafone, a inovação não está fechada apenas dentro da Empresa, e por essa razão o Vodafone Power Lab continuou a apoiar startups nacionais de cariz tecnológico, ajudando os seus projetos a crescer e a serem lançados no mercado.


Cliente

É assim há 27 anos e assim continuará a ser: o Cliente está no centro de tudo o que a Vodafone faz. É a pensar nas suas necessidades que trabalhamos e é por eles que nos excedemos enquanto Empresa.

Exemplo disso é a parceria exclusiva que a Vodafone fechou com a HBO Portugal, tornando-se o único Operador a disponibilizar o serviço na TV box da Vodafone. Assim como a parceria celebrada com a Eleven Sports para a distribuição de conteúdos desportivos premium.

Mantendo a aposta na digitalização dos seus serviços, a App My Vodafone voltou a assumir-se como um dos principais pontos de contacto com o Cliente. Tem sido através da App que a Vodafone promove algumas das suas ofertas mais especiais junto dos clientes.


Marca

Contribuindo para enraizar junto dos portugueses o claim ‘O Futuro é Incrível. Ready?’, a Vodafone trabalha para proporcionar as melhores experiências aliadas à melhor tecnologia.

Na edição de 2018 do Rock in Rio-Lisboa, a Vodafone surpreendeu os visitantes com o Vodafone Rockout – jogo de realidade aumentada, que permitia aos utilizadores ganharem prémios -, e o reforço das comunicações com a instalação de dezenas de antenas, sendo uma delas com tecnologia 5G Ready.

Por sua vez, na 26.ª edição do Vodafone Paredes de Coura a tecnologia também não ficou de fora, com a Biblioteca Digital e com o lançamento da Lazy Campers, iniciativa que promove o aluguer de equipamento de campismo da autoria da startup portuguesa Rnters, apoiada pela Vodafone.

Sendo a inovação transversal a toda a atuação da Vodafone, a Yorn foi pioneira ao lançar o primeiro talent show para youtubers, o YornTubers.

Para celebrar a época natalícia e inspirar os portugueses, a Vodafone voltou a abordar um tema estruturante da sociedade na sua sempre aguardada campanha de Natal: ‘De que tamanho é o teu coração?’.

No segmento empresarial, a Vodafone Portugal lançou a primeira campanha com a assinatura Vodafone Business com soluções IoT, Cloud e Segurança, os três elementos impulsionadores da transformação digital em destaque nesta comunicação.


Diversidade e Inclusão

Num mercado cada vez mais digital, a Vodafone está empenhada em criar competências para a formação dos jovens portugueses. O Future Jobs Finder é uma ferramenta de desenvolvimento de competências digitais e acesso a oportunidades de emprego. Em Portugal, mais de 25 mil jovens foram impactados por este programa durante o primeiro ano de duração.

Também o programa Girls in STEM – #codelikeagirl tem o objetivo de contribuir para a formação em competências digitais. O Grupo Vodafone tem o objetivo de formar mil raparigas de 26 países em programação. Só no último ano, em Portugal, este programa já formou 42 raparigas.

A Vodafone Portugal investe também na criação de oportunidades que possibilitem aos jovens um primeiro contacto com o mercado de trabalho. Em 2018/2019, a Empresa recebeu mais de 100 jovens, distribuídos pelos vários programas que leva a cabo, nomeadamente, o Vodafone Discover Graduates e os Estágios de Verão.

Financial performance
Seguinte:
Desempenho operacional
Foco no crescimento e na sustentabilidade do negócio.

Desempenho operacional

Foco no crescimento e na sustentabilidade do negócio
Scroll para explorar

Base de Clientes

Em 2018 a Vodafone Portugal consolidou o crescimento da sua base de clientes, prosseguindo com a sua estratégia de diferenciação, assente na criação de soluções tecnológicas inovadoras que transformam a vida dos portugueses e das empresas, e proporcionam uma qualidade no serviço fixo e móvel que se destaca entre os outros Operadores.



A Vodafone Portugal alcançou 3,2 milhões de casas com cobertura de fibra, o que representa um aumento de 15,7% face ao ano anterior. De modo a continuar a oferecer a melhor experiência de comunicações do mercado, assente em tecnologia de ponta, a Vodafone Portugal continuará a investir, a modernizar e a expandir a sua rede fixa, com o objetivo de chegar a 4 milhões de casas e empresas.



Com um crescimento de 10,1% na rede fixa, a Vodafone Portugal terminou o ano de 2018 com 723,4 mil clientes, o que comprova a confiança dos consumidores naquela que é considerada a melhor rede de telecomunicações do mercado.



No segmento móvel, o número de clientes atingiu, em 2018, um total de 4,688 milhões (+1,8% face ao ano anterior), dos quais mais de 2,1 milhões são clientes 4G (+23% face ao ano anterior). O crescimento dos clientes 4G está também associado ao crescente número de utilizadores de smartphones, que aumentou 9% em comparação com 2017, numa base que representa 77,1% (+6,2p.p. face ao ano anterior). A utilização de dados móveis registou um aumento de 23% continuando a seguir a tendência de crescimento dos últimos anos.

Receitas

Em 2018, as vendas e prestações de serviços da Vodafone Portugal cresceram 1,5% face ao ano anterior, totalizando 1.027,1 milhões de euros no período compreendido entre 1 de abril de 2018 e 31 de março de 2019, mantendo o crescimento contínuo que tem vindo a ser registado nos últimos anos.

As receitas de serviço de telecomunicações ascendem a 965,3 milhões de euros, um incremento de 1,8% face ao ano anterior. Estes resultados são reflexo do crescimento do negócio fixo e da melhoria contínua nos produtos e serviços.

O segmento de consumo foi o principal contribuinte para o aumento das receitas, resultado da contínua expansão da rede fibra de última geração, que impulsionou também o aumento do número de clientes no fixo (+12,1% em relação ao período homólogo). No negócio móvel a Vodafone Portugal mantém a sua posição de relevo assente na estabilidade do ARPU e no acréscimo no número de clientes (+0,9% face ao ano anterior).

No segmento empresarial, a receita manteve-se estável com destaque para a performance na área da Internet of Things (IoT) que apresenta um crescimento a dois dígitos comparativamente ao ano anterior.



Rentabilidade Operacional

O crescimento do negócio fixo que se tem vindo a registar nos últimos anos, aliado à estabilização do negócio móvel, permite uma rentabilidade operacional em 2018 de 33,9%, um incremento de +2p.p. face ao ano anterior. O Cash-Flow Operacional da Vodafone Portugal no ano de 2018, atinge os 327,3 milhões de euros (+8,2% face ao registado em 2017).

No que diz respeito aos investimentos em ativos fixos, verificou-se um aumento de +17,1% face a 2017, atingindo os 230,8 milhões de euros. Estes investimentos são reflexo da contínua aposta da Vodafone Portugal na melhoria e modernização das suas redes fixas e móveis, de forma a proporcionar sempre a melhor experiência aos clientes. A modernização da rede 4G, o investimento na tecnologia VOLTE e a expansão da rede fixa são algumas das iniciativas para onde têm sido canalizados os investimentos.

 
Seguinte:
Downloads