Mensagem do CEO
O ano de 2018/19, findo em 31 de março de 2019, reforçou os nossos níveis de confiança no que respeita à execução da nossa estratégia e do nosso propósito de ajudar a construir um futuro melhor para o nosso País.
Confiança e satisfação de toda a equipa de gestão pelo reconhecimento que nos foi prestado pelos nossos Clientes nos diferentes estudos de mercado, que nos colocam numa posição de liderança destacada em diferentes indicadores de satisfação referentes à prestação do nosso serviço e no indicador de preferência relativamente à nossa marca e à qualidade dos nossos produtos. Destacamos, igualmente, as posições de liderança que nos foram atribuídas por diferentes entidades externas relativamente à qualidade das nossas redes (móvel e/ou fixa).
Na vertente financeira crescemos em todos os indicadores relevantes como sejam as receitas, rentabilidade e em geração de fluxos de caixa.
Este foi mais um exercício marcado pela permanente disputa concorrencial e pela inovação contínua que tão bem caracterizam este setor.
A determinação e estratégia colocada em prática garantiu, em 2018, a manutenção da tendência de crescimento que havíamos retomado em 2016 e reforçado em 2017. As receitas de serviços da Vodafone cresceram cerca de 1,8% nos 12 meses findos em março de 2019, suportando mais um ano de ganho de quota de mercado de receitas, a qual, medida pelo Órgão Regulador Setorial em função das receitas retalhistas, alcançavam, em dezembro de 2018, 25.0%.
Estes resultados são fruto do empenho e mobilização de uma fantástica equipa de Colaboradores e Parceiros que encaram o futuro com determinação e otimismo, e o corolário de uma estratégia voltada para o Crescimento, para o Digital e para os Clientes.
Sem pretender ser exaustivo e repetitivo face ao detalhe constante neste relatório, permito-me destacar no segmento empresarial o novo posicionamento de marca e uma nova linha de comunicação que vem afirmar a Vodafone como o melhor parceiro digital das empresas. E foram muitas as iniciativas levadas a cabo para colaborar com o tecido empresarial português no sentido de ajudarmos a melhorar a competitividade da nossa economia, em particular na contribuição que a digitalização pode ter neste desígnio nacional.
No segmento de clientes particulares, refletimos em diferentes áreas de relação com os nossos Clientes o investimento que estamos a fazer na área digital, destacando, aqui, a crescente utilização da app My-Vodafone por enriquecimento das opções aí disponibilizadas e a reformulação significativa de imagem e usabilidade dos diferentes sites da Vodafone Portugal.
Ainda neste segmento, a Vodafone Portugal foi o primeiro operador a lançar soluções de IoT (Internet of Things) para particulares e a celebrar uma importante parceria com a HBO para a disponibilização daquele serviço de conteúdos em streaming, em exclusivo no serviço de Pay-TV da Vodafone.
Ao nível das redes, o reconhecimento recebido de entidades independentes externas quanto à superior qualidade das suas infraestruturas fixas e móveis, sustentam a tendência positiva que as redes da Vodafone assumem enquanto elemento diferenciador na proposta de valor que é apresentada aos clientes. 2018 marca também a conclusão do primeiro ano do projeto de partilha de rede de fibra ótica com a NOS e marca também o início do 5G na Vodafone.
Mas investimos também nas nossas Pessoas, no seu desenvolvimento, na forma como trabalham e comunicam, dando assim corpo à criação de uma empresa onde os Colaboradores se sentem bem, motivados e otimistas, e com quem os nossos Parceiros mantêm os níveis de confiança e colaboração, que têm sido a marca da sua relação com a Vodafone.
Há uma mensagem clara que se renova para o novo ano: a necessidade de se manter uma tendência sustentável de crescimento resultante do nível de confiança e satisfação dos nossos Clientes nos diferentes pontos e momentos de contacto que mantemos com os mesmos; um crescimento que seja reflexo do nosso nível de compromisso com o País.
Iremos, igualmente, continuar a investir no Digital que seja simultaneamente potenciador de benefícios na relação com os Clientes e de ganhos de eficiência interna, mas que seja igualmente dinamizador da digitalização da nossa economia e do reforço de competências digitais dos cidadãos nacionais, democratizando e simplificando o acesso a essas competências.
É presumível que no novo exercício seja iniciado o processo de atribuição de frequências para preparação do lançamento comercial do 5G no nosso País, uma tecnologia para a qual estamos preparados e que queremos liderar, à semelhança do que aconteceu em momentos anteriores como o 3G e o 4G. Olhamos para o 5G como fator estruturante de aceleração do desenvolvimento do País, porque as redes de Nova Geração, como seja o FTTH na área fixa e o 5G na área móvel, garantem as condições para a Sociedade Gigabit que a Europa preconiza na sua ambiciosa agenda digital.
Temos a determinação, o suporte do Acionista, a cultura, e as pessoas certas, suportadas por um propósito comum: o de contribuir para um futuro melhor através daquilo que tão bem sabemos fazer: conectar pessoas e, cada vez mais, ‘máquinas’. Esta é a chave para sermos bem-sucedidos.
Mário Vaz
CEO
