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Portal Privacidade

Compromissos de Privacidade da Vodafone

Os clientes confiam-nos a sua privacidade - seja na proteção das suas informações pessoais, na confidencialidade das suas comunicações ou na forma como desenvolvemos os nossos produtos e serviços.

A forma como lidamos com a privacidade é um aspeto vital da nossa responsabilidade para com os clientes e um fator decisivo na conquista da sua confiança.

Na Vodafone temos vindo a criar e a desenvolver uma cultura onde todos os colaboradores têm um conhecimento claro sobre a importância da privacidade e sobre a forma de garantir a sua proteção.

Os nossos Compromissos de Privacidade estabelecem os princípios que regem a nossa abordagem à privacidade e como trabalhamos com os nossos colaboradores, parceiros e partes interessadas externas em questões relevantes – por exemplo, quando desenhamos produtos ou quando colaboramos com as várias entidades na aplicação da lei.

 

Respeito

Valorizamos a privacidade por tudo aquilo que a mesma representa para as pessoas. É mais do que garantir a conformidade com a lei. É cultivar uma cultura que respeita a privacidade e justifica a confiança em nós depositada.

 

Transparência

Comunicamos de forma clara as finalidades para as quais tratamos os dados pessoais dos clientes e garantimos que as nossas ações refletem as nossas palavras, estando recetivos a comentários sobre o que fazemos.

 

Escolha

Damos às pessoas a possibilidade de fazerem escolhas simples e significativas sobre a sua privacidade.

 

Privacidade desde a Conceção

O respeito pela privacidade é uma componente-chave no desenho, desenvolvimento e entrega dos nossos produtos e serviços.

 

Equilíbrio

Quando existe a necessidade de equilibrar o direito à privacidade face a outras obrigações necessárias para garantir uma sociedade livre e segura, trabalhamos para minimizar os impactos na privacidade.

 

Leis e Standards

Cumprimos as leis de privacidade e trabalharemos com governos, reguladores, decisores políticos e líderes de opinião para desenvolver leis e standards de privacidade cada vez melhores e mais equilibrados.

 

Responsabilidade

Somos responsáveis por cumprir estes princípios em toda a nossa organização, trabalhando também com os nossos parceiros e fornecedores nesse sentido.

A nossa Declaração de Privacidade e de Cookies

Alterações à nossa Declaração de Privacidade

Esta Declaração de Privacidade poderá ser atualizada com regularidade e, sempre que procedermos a alterações, estas serão publicadas no nosso website e será alertado de que a mesma foi alterada.

 

Última atualização: 17/12/2021

 

No que consiste esta declaração de privacidade e de cookies

Nesta declaração explicamos como recolhemos, usamos, partilhamos e protegemos as suas informações pessoais, quando utiliza os nossos produtos, serviços e o nosso website.

 

Quem somos

Somos a Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. (doravante “Vodafone Portugal”) com sede na Avenida D. João II, 36 - Parque das Nações Lisboa e com o número de identificação de pessoa coletiva 502544180.

Nesta política de privacidade:

  • “nós” significa a Vodafone Portugal
  • “terceiro/s” significa alguém diferente de si ou de nós
  • "Grupo Vodafone" significa a Vodafone Group Plc e quaisquer outras empresas ou organizações nas quais a Vodafone Group Plc detenha mais de 15% do capital social.

Pode contactar-nos através do nosso número de telefone geral 210915000 (tarifa rede fixa).

 

Contacte-nos

A sua opinião é importante para nós – se tiver perguntas sobre a nossa Declaração de Privacidade pode enviar um email para o nosso Encarregado da Proteção de Dados através do endereço privacidade@vodafone.com.

 

Os nossos princípios

A Vodafone está empenhada em respeitar a sua privacidade. Levamos a sério a segurança e o cumprimento das leis de proteção de dados e da privacidade.

 

Definimos os nossos Compromissos de Privacidade, que estão disponíveis no nosso Portal de Privacidade. Procuramos colocar estes compromissos no centro de tudo o que fazemos.

Informações básicas

Informações pessoais que recolhemos

As informações que recolhemos sobre si e o modo como as recolhemos, podem variar de acordo com os produtos e serviços que utiliza e subscreve, a forma como os produtos e serviços foram por si usados e como interagiu com a Vodafone, mesmo não sendo Cliente. Estas informações podem ainda ser obtidas através de um terceiro que tenha a sua permissão para as partilhar connosco.

 

Pode consultar as Políticas de Privacidade de todos os nossos produtos e serviços em Condições de Oferta dos Serviços.

 

A Vodafone tratará os seus dados pessoais com base nos seguintes fundamentos:

  1. Para a celebração e execução do seu contrato e para dar seguimento aos seus pedidos. Por exemplo, para que consiga fazer chamadas, enviar mensagens e navegar na Internet, tratamos informações tais como os números de destino, o volume de dados usados e a data e hora em que o faz, para lhe podermos prestar os nossos serviços de comunicações. Esta informação permite-nos ainda emitir a sua fatura com base na utilização que faz dos serviços. Também poderemos necessitar de efetuar avaliações de crédito para celebrar contratos para a prestação dos nossos produtos e/ ou serviços.
  2. No interesse legítimo do negócio da Vodafone, por exemplo, para prevenção de fraudes, para garantia da segurança da nossa rede e serviços, para marketing direto e para melhoria dos nossos serviços. Sempre que dependermos deste fundamento jurídico para tratar os seus dados avaliaremos os nossos interesses comerciais para garantir que não se sobrepõem aos seus direitos. Além disso, em determinados casos, terá direito a opor-se a esse tratamento. Para mais informações visite a secção "Os Seus Direitos" nesta política.
  3. Cumprimento de uma obrigação legal a que a Vodafone esteja adstrita, que inclui, por exemplo, o cumprimento de obrigações contabilísticas e fiscais, as quais estão sujeitas a rigorosas políticas internas (tais como períodos de conservação).
  4. No seu consentimento, nos casos em que a Vodafone não recorra a outro fundamento jurídico. Este consentimento pode ser retirado a qualquer momento. Para gerir os seus consentimentos registe-se no My Vodafone e vá a “Gestão de Permissões”. Se preferir, dirija-se a uma loja Vodafone ou contacte o Serviço de Apoio a Cliente através do 911691200 (taxação à tarifa rede móvel Vodafone, conforme o seu tarifário).

Recolheremos informações pessoais sobre si, sempre que, por exemplo:

  • Compre ou use os nossos produtos ou serviços
  • Utilize a nossa rede ou outros produtos e serviços da Vodafone
  • Se registe num produto ou serviço específico
  • Subscreva newsletters, alertas ou outros serviços da Vodafone
  • Nos contacte através de vários canais ou solicite informações sobre um produto ou serviço
  • Participe num concurso, sorteio ou questionário
  • Visite ou navegue no nosso website ou outros websites do Grupo Vodafone
  • Tenha autorizado outras empresas, tais como os nossos parceiros de negócio ou de iniciativas conjuntas, os nossos fornecedores ou empresas terceiras, a partilhar informações sobre si
  • Nos casos em que as suas informações estejam disponíveis publicamente
  • Quando for Cliente de um negócio que tenhamos adquirido.

Também recolhemos informações junto de determinadas organizações, quando legitimados e na medida em que tivermos fundamento legal para o fazer. Incluem-se neste grupo: diretórios de empresas e agências de avaliação/controlo de crédito.

 

Usamos cookies (pequenos ficheiros de texto armazenados no navegador do utilizador) e outras tecnologias, como web beacons (pequenos ficheiros de imagem utilizados para monitorizar padrões de tráfego no nosso website). Para mais pormenores sobre esta questão, e como se opor a tal tratamento, consulte por favor a Política de Cookies.

 

 

A informação que recolhemos é a seguinte, quando aplicável:

  • O seu nome, morada, número de telefone e/ou telemóvel, a sua data de nascimento, género e endereço de email
  • As informações do seu cartão de crédito ou débito, número da sua conta bancária e outras informações bancárias – por exemplo, poderemos ter de recolher estas informações para processarmos os seus pagamentos.
  • Os seus dados de tráfego: estes são os dados que tratamos para lhe prestar os serviços de comunicações, que incluem os números para onde liga, a hora e a duração da chamada ou o volume de dados que utiliza
  • Os seus dados de localização: estes dados podem ser mais precisos quando ativa serviços ou funcionalidades de localização que utilizam os dados do Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou menos precisos, quando são referentes à identificação das estações de base da nossa rede móvel onde se liga quando utiliza os serviços de comunicações
  • Quando nos contacta, por exemplo uma mensagem ou gravação de uma chamada realizada por si para o nosso Serviço de Apoio a Clientes, (consultar a Política de tratamento de dados para a gravação de chamadas), um email ou carta enviados, ou outros registos de contacto para os nossos serviços
  • As informações da sua conta, tais como datas de pagamento, valores em dívida ou pagamentos recebidos, subscrições que efetue, ou outras informações relacionadas com a sua conta ou incluídas no My Vodafone
  • Informação de autenticação – poderemos recolher palavras-passe, respostas a perguntas de recuperação de password e outras informações de segurança usadas para a autenticação e acesso a contas e serviços
  • As suas preferências por produtos, serviços e atividades específicas, sempre que nos forneça tal informação ou nos seja possível inferir tais preferências de acordo com a forma como usa os produtos e serviços
  • Veja a Política de Cookies para consultar detalhes sobre as informações que recolhemos quando usamos cookies, web beacons e outras tecnologias, incluindo para efeitos publicitários
  • O histórico da sua navegação. Caso tenha dado o seu consentimento, a Vodafone recolhe as categorias dos websites/serviços/aplicações acedidos na Internet através do seu telemóvel, equipamento ou computador, por exemplo: Desporto, Música ou Notícias. Poderemos usar esta informação para lhe enviar ofertas e recomendações personalizadas.

 

Também recolheremos informações sobre o modo como utiliza os nossos produtos e serviços, tais como:

  • Níveis de serviço – por exemplo, recolhemos informação sobre falhas de rede ou do serviço e outras circunstâncias que possam afetar a nossa rede ou outros serviços
  • Detalhes sobre a utilização de serviços ou produtos específicos, quando nos dá o seu consentimento ou temos outro fundamento legal para tal, por exemplo:
    • Para podermos continuar a fornecer-lhe o nosso serviço de televisão, e a melhorá-lo continuamente, precisamos de recolher informações sobre o modo como vê televisão, especificamente, recolheremos informações sobre as suas visualizações (o que poderá incluir anúncios) sobre o tempo passado a assistir e sobre as suas ações, tais como gravações, aluguer de conteúdos no videoclube e aplicações utilizadas.
    • É registada informação de todas as vezes que usa o seu telemóvel. Estes registos incluem os números que ligou e duração das chamadas ou para onde são enviadas SMS ou MMS, data e hora das referidas comunicações e a sua localização aproximada no momento em que a comunicação se verificou (baseada na localização da antena de onde essa chamada ou mensagem foi enviada). As mesmas informações são também registadas sempre que recebe uma chamada ou mensagem. Contudo, não guardamos quaisquer registos relativos ao conteúdo das suas chamadas ou mensagens.

Como utilizamos as suas informações pessoais

Usaremos as suas informações pessoais para as seguintes finalidades:

 

1. Para prestação do Serviço

Processamento de pedidos, fornecimento de produtos e prestação de serviços

  • Para processarmos os seus pedidos de aquisição de produtos e subscrição de serviços e para o manter a par do tratamento da sua encomenda ou pedido;
  • Para lhe fornecermos o produto ou serviço solicitado. Incluem-se aqui, igualmente, outros serviços não abrangidos no contrato de prestação serviços de comunicações móveis ou fixas celebrado (por exemplo, PayPal) ou serviços que usam informações sobre a sua localização.

 

Faturação e Apoio a Clientes

  • Para emitirmos a fatura relativamente à utilização dos nossos produtos e serviços ou cobrarmos um crédito que tenhamos sobre si
  • Para respondermos a quaisquer dúvidas e preocupações que possa ter sobre a sua fatura, a nossa rede e os nossos produtos ou serviços.

 

Mensagens de Serviço

Entraremos em contacto consigo, através de mensagens, para mantê-lo ao corrente das informações atualizadas sobre produtos e serviços que tenha adquirido ou subscrito. Por exemplo, entraremos em contacto consigo para o informar sobre eventuais alterações aos nossos termos e condições ou interrupções de serviço.

 

 

Prestação de Serviços de Roaming

  • Para melhorarmos a sua experiência de Roaming, para garantir que cumprimos as políticas de utilização responsável aplicáveis, para detetarmos e corrigirmos a utilização fraudulenta das nossas redes (e das redes dos nossos parceiros de Roaming) e para resolução de problemas técnicos caso ocorram.
  • Para compreendermos melhor o desempenho da Vodafone relativamente à disponibilização de serviços de Roaming, nomeadamente para verificar se os Serviços de Roaming e os produtos relacionados estão a funcionar em conformidade ou se haverá melhorias a introduzir.

Para estas finalidades, a Vodafone usa os seus dados pessoais, como o seu número de telemóvel e registo de chamadas. A partir destas informações, a Vodafone cria relatórios de gestão agregados e estatísticos que não o identificam individualmente. A Vodafone pode, ainda, anonimizar esta informação para uma análise mais detalhada à execução destes serviços. Este tratamento pode ajudar a Vodafone a melhorar a prestação destes serviços sem que os utilizadores sejam, de forma alguma, identificados individualmente.

 

 

2. Para melhoria dos serviços prestados

Melhoria e inovação dos nossos produtos e serviços

Recolhemos informações anónimas, desprovidas de identificação ou agregadas, para melhorarmos os produtos e serviços que oferecemos aos nossos clientes. Nenhuma destas análises permite que o Cliente possa ser identificado, por qualquer forma.

 

 

Gerir as nossas redes e compreender a sua utilização

  • Garantimos a proteção das nossas redes e gerimos os volumes de chamadas, mensagens e outras utilizações. Por exemplo, ao identificarmos os períodos de pico conseguimos garantir que as redes conseguem gerir o volume durante esses períodos de especial congestionamento.
  • Analisamos o modo como utiliza as nossas redes, produtos e serviços, para que nos seja possível rever, desenvolver e melhorar as nossas estruturas, bem como para desenvolver e personalizar outros produtos e serviços que sejam mais interessantes e relevantes para os clientes.

 

3. Para Marketing e personalização do nosso serviço

Marketing

  • Enquanto nosso Cliente, queremos mantê-lo informado sobre os nossos produtos e serviços, podendo enviar-lhe newsletters ou relatórios, convites para participar em questionários ou avisos de ofertas, promoções, sorteios ou concursos. Personalizaremos estas mensagens com base nos tipos de produtos e serviços que nos tenha adquirido (por exemplo, podemos contactá-lo para lhe apresentar um tarifário mais vantajoso quando esteja a meio do período de duração do seu contrato para a prestação do serviço).
  • Poderemos personalizar melhor as ofertas e recomendações comerciais que lhe iremos apresentar com base na forma como utiliza os nossos serviços de voz ou dados, nas informações da sua localização ou histórico de navegação, desde que tenha consentido o tratamento destes dados para esta finalidade.
  • Caso nos tenha autorizado, também o podemos contactar para informar sobre produtos e serviços das empresas do Grupo Vodafone e de outras empresas nossas parceiras que considerarmos serem do seu interesse. Neste caso, nunca partilharemos a sua informação com estes terceiros, sendo o contacto feito sempre pela Vodafone e nunca por parte de terceiros.
  • Podemos também apresentar informação online e contactá-lo através dos diversos canais existentes: email, SMS, MMS, telemarketing ou envio de notificações através das nossas aplicações.
  • Em qualquer altura pode controlar e gerir os canais de contacto, bem como as categorias de dados usadas para lhe apresentarmos estas campanhas e recomendações comerciais personalizadas em Gestão de Permissões.

 

4. Investigação e Informação analítica

Publicidade online

  • Para que nos seja possível apresentar a publicidade mais relevante para si, poderá ver anúncios online sobre produtos e serviços da Vodafone, com recurso ao uso de cookies (publicidade comportamental online). A publicidade pode ser apresentada em websites que pertençam ao Grupo Vodafone ou a outras organizações, bem como em outros canais de comunicação online, tais como redes sociais. Também podemos combinar dados recolhidos através de cookies com outros dados que tenhamos obtido. Caso não queira que as suas informações sejam processadas através da utilização de cookies deve consultar a nossa Política de Cookies. Nesta Política explicamos-lhe como controlar e recusar a recolha de cookies.
  • Deve ter presente que a opção de recusa de publicidade baseada em comportamentos e/ou interesses não impede que lhe sejam exibidos anúncios – estes apenas não serão ajustados aos seus interesses.
  • Podemos, ainda, usar os seus dados de contacto quando estes correspondam com os dados que as redes sociais  disponham sobre si para que, nas  respetivas plataformas , lhe possam ser apresentados os anúncios da Vodafone que acreditamos serem mais relevantes e adequados. Se não desejar receber estes anúncios verifique as definições de publicidade das suas redes sociais.

 

Investigação e Informação analítica

Usamos diversos métodos analíticos habitualmente denominados de "Big Data Analytics". Estes processos recorrem a técnicas de análise matemática que estudam grandes e variados conjuntos de dados (daí a designação "Big Data”) para descobrir padrões e tendências. Na Vodafone encaramos com seriedade a realização destas análises baseadas “Big Data Analytics”, as quais se pautam pelo escrupuloso cumprimento das normas legais aplicáveis e respeito pelo princípio da transparência. Utilizamos apenas dados anonimizados e agregados de modo a que não possam ser associados a nenhum dos nossos clientes ou utilizadores dos nossos serviços. Com base em “Big Data Analytics”, poderemos também disponibilizar informações anónimas, agregadas e estatísticas a terceiras entidades que celebrem acordos com a Vodafone para o efeito, mas em nenhum caso estas entidades conseguem relacionar tais informações consigo ou com quaisquer outros clientes ou utilizadores. Além disso, os nossos analistas de dados são obrigados a respeitar e cumprir um Código de Ética. Aplicamos processos rigorosos para o exercício desta atividade, que incluem a obrigação de, antes de se iniciar qualquer tratamento de dados, realizar uma avaliação de impacto sobre a proteção de dados. Implementamos medidas tecnológicas rigorosas que asseguram que as informações pessoais possam ser anonimizadas na fase adequada do processo.

 

Usamos estas informações para:

  • Estudos de mercado e desenvolvimento de investigações e análises estatísticas, incluindo a monitorização do modo como os clientes usam as nossas redes, produtos e serviços de forma anónima ou pessoal.
  • Projetos Especiais: fornecimento de relatórios anonimizados e agregados a terceiros (estes relatórios não contêm informações que o possam identificar como um indivíduo). Estes relatórios podem ser destinados a parceiros da Vodafone para projetos de cariz tecnológico, por exemplo nas áreas da saúde, responsabilidade social, economia, organização do território ou transportes (por exemplo, os relatórios podem ser usados no planeamento de redes rodoviárias e de transporte público, permitindo a compreensão dos padrões de movimentação de telemóveis em grandes áreas). Estes relatórios podem também servir, por exemplo, para ajudar entidades de retalho a planear abertura de pontos de venda ou relocalizar os existentes, com base nas características e fluxos de pessoas que se movimentam em determinadas zonas geográficas.

De acordo com os princípios que regem a atuação da Vodafone, no sentido de conceder aos titulares dos dados, sempre que possível, a possibilidade  de controlarem a informação por nós utilizada,  é conferida a possibilidade de os clientes e utilizadores manifestarem a sua vontade de que os seus dados, ainda que anonimizados, não sejam utilizados para este tipo de análises em beneficio de terceiros, podendo fazê-lo no momento da contratação dos serviços ou em qualquer altura no Portal de Privacidade, através da opção “gestão de permissões >Projetos Especiais> Partilha de Dados Anónimos com Terceiros ou ainda, enviando um SMS para o número 1852 , com a palavra “ OPT-OUT” . Caso depois pretenda voltar a ser incluído neste tipo de análises, poderá voltar a enviar SMS para o número 1852, com a palavra “OPT-IN” (SMS gratuitos em território nacional).

 

5. Para Avaliação de Crédito, Prevenção de Fraude e Segurança

Avaliação de Crédito

Em algumas situações podemos ter a necessidade de criar a analisar o seu perfil para avaliação de crédito, nomeadamente para a subscrição de serviços móveis ou fixos, com assinatura mensal, recolhendo informações sobre si através de outras organizações/entidades que estejam legalmente autorizadas a partilhar essa informação. Em qualquer das situações, as decisões que resultarem dessa análise, não são tomadas de forma automática, implicando sempre uma avaliação casuística por parte da Vodafone.

 

 

Prevenção de Fraude e Segurança

Tratamos os seus dados de tráfego para prevenção e deteção de fraudes na subscrição e utilização dos serviços e/ou para detetar qualquer utilização indevida. Também o fazemos para evitar danos e ameaças de segurança que possam existir nas nossas redes.

 

 

6. Avisos e Alertas de Proteção Civil

Poderemos tratar os seus dados de localização para lhe enviar mensagens (SMS) de aviso e alerta da responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), emitidos no contexto das suas atribuições e competências. Estas mensagens são enviadas com carácter preventivo ou de ação, para comunicar, à população potencialmente afetada pela eminência ou ocorrência de um acidente grave ou catástrofe, um aviso de proteção civil destinado a fornecer informação relacionada com o evento ou risco em causa e sobre as medidas de autoproteção a adotar. A mensagem poderá estar relacionada com diferentes riscos, designadamente incêndios rurais, situações meteorológicas adversas, cheias, roturas de barragens, tsunamis e acidentes industriais, entre outros. Os SMS são enviados para os assinantes ou utilizadores de serviços móveis que se encontrem na(s) zona(s) geográfica(s) identificada(s) pelas autoridades, no momento do envio. Mais se esclarece que, para estes efeitos, a Vodafone fica encarregue por enviar diretamente as mensagens (com o conteúdo definido pela ANEPC) não partilhando, assim, com a ANEPC quaisquer dados pessoais dos seus clientes e utilizadores, incluindo a sua localização. Caso pretenda, poderá exercer o seu direito de oposição à receção destas mensagens junto da ANEPC.

Como partilhamos as suas informações pessoais

Quando for aplicável, partilharemos as suas informações com:

  • Empresas do Grupo Vodafone
  • Parceiros ou agentes envolvidos na disponibilização de produtos e serviços que tenha encomendado
  • Empresas contratadas para executar serviços para/em nome da Vodafone Portugal ou do Grupo Vodafone
  • Agências de notação de crédito, de prevenção contra fraudes ou de avaliação empresarial, ou outras agências de avaliação de crédito
  • Agências de cobrança de dívidas ou outras organizações para recuperação de dívidas
  • Autoridades policiais, órgãos governamentais, autoridades reguladoras, tribunais ou outras autoridades públicas, quando a tal formos obrigados ou autorizados, nos termos da lei nacional
  • Serviços de emergência (se fizer uma chamada para os serviços de emergência), o que incluirá a partilha da sua localização aproximada
  • Terceiros com quem podemos desenvolver promoções e ações conjuntas. Nestes casos, os terceiros serão responsáveis no âmbito da sua atividade no que respeita ao cumprimento das leis aplicáveis
  • Outros terceiros, sempre que lhes tenha dado o seu consentimento, para efeitos de autenticação e para efeitos de prevenção contra a fraude.

 

Gestão de fraude e cumprimento da lei

  • Divulgaremos informações às autoridades competentes se tal for razoável, para garantir proteção contra a fraude, defender os nossos direitos ou bens ou para proteger os interesses dos nossos clientes.
  • Também podemos ter de divulgar as suas informações no cumprimento da nossa obrigação legal de resposta aos pedidos das autoridades competentes. Os seus dados pessoais só serão disponibilizados quando acreditarmos, de boa fé, que somos obrigados a fazê-lo segundo a lei, e após uma avaliação exaustiva de todos os requisitos legais.

 

Fusões e Aquisições

Se formos reestruturados ou vendidos a outra organização as suas informações serão transmitidas a essa organização.

 

 

Terceiros com quem trabalhamos

Nos casos em que adquira produtos e serviços da Vodafone através de um terceiro ou de uma organização parceira, será necessário trocar informações de forma frequente com esta última, para gerir esse relacionamento e a sua conta - por exemplo, para conseguirmos identificar o seu pedido e conseguirmos pagar ao terceiro.

 

Se celebrarmos um contrato com um fornecedor de serviços ou com um intermediário para nos fornecer serviços ou prestar um serviço em nosso nome, e este último tiver acesso às suas informações pessoais, não autorizaremos esse terceiro a usar ou a divulgar as suas informações pessoais, exceto no que disser respeito às atividades necessárias para o fornecimento dos seus serviços.

 

Recolhemos e combinamos a informação relativa ao uso que faz de produtos e serviços, bem como dos nossos restantes clientes, na medida em que tal pode ajudar-nos a melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços. Fornecemos esta informação a terceiros (por exemplo, a fornecedores de conteúdos ou anunciantes), mas os relatórios que partilhamos com estes terceiros não incluem qualquer informação que possa identificar um cliente de forma individual.

 

 

Equipamentos de terceiros que podem ser conectados ao seu cartão SIM

Pode usar alguns equipamentos de terceiros para os conectar, manual ou eletronicamente, ao seu cartão SIM, através do nosso produto OneNumber, tais como relógios inteligentes. Quando conecta o seu cartão SIM com estes equipamentos, estes terceiros fabricantes dos equipamentos podem recolher alguns detalhes do seu SIM, ou da sua interação com a nossa rede. Estes terceiros irão tratar os seus dados pessoais de acordo com as suas respetivas políticas de privacidade, pelo que recomendamos que leia atentamente as mesmas, antes de conectar o seu SIM com equipamentos de terceiros.

 

 

Produtos de terceiros adquiridos por si através da sua conta Vodafone

Sempre que adquira um produto ou serviço a um terceiro através da sua conta Vodafone (como o serviço de débito em conta para telemóveis) o contrato de utilização respetivo será celebrado com a parte que vende esse produto ou serviço. A Vodafone só debitará valores na sua conta se tal estiver previsto no seu acordo com o vendedor. Nesse acordo, concorda que a Vodafone poderá transferir algumas informações pessoais ao vendedor para completar a compra em causa.

Os termos e condições do vendedor e as suas políticas de privacidade e de cookies aplicar-se-ão ao modo como este usa as suas informações pessoais, pelo que devem ser lidas cuidadosamente.

Subcontratação do tratamento de dados e Transferências Internacionais de Dados

Poderemos recorrer a subcontratantes para efeitos de tratamento total ou parcial dos seus dados pessoais, nos termos permitidos pela lei. Estas entidades, incluindo outras empresas do Grupo Vodafone, ficam obrigadas nos termos dos contratos celebrados, a guardar sigilo e a garantir a segurança dos dados a que, para o efeito, tenham acesso, não podendo utilizar esses dados para quaisquer outros fins, nem os relacionar com outros dados que possuam. Se tivermos de enviar as suas informações para um país que não se encontre no Espaço Económico Europeu, asseguraremos o cumprimento de todas as medidas de segurança necessárias, bem como que estas transferências decorrem ao abrigo de cláusulas contratuais-tipo aprovadas pela Comissão Europeia para esta finalidade, se o país para o qual os dados possam ser transferidos não possuir legislação equivalente aos padrões da União Europeia em matéria de proteção de dados.

Durante quanto tempo conservamos as suas informações pessoais

Armazenaremos as suas informações durante o período exigido pela lei. Se não existir um requisito legal, só as armazenaremos enquanto forem necessárias ao cumprimento de cada finalidade de tratamento.

 

No caso dos dados de tráfego e de localização na nossa rede, os mesmos poderão ser conservados até ao final do período durante o qual a fatura pode ser legalmente contestada ou o pagamento reclamado, ou pelos períodos legalmente definidos para fins de investigação e ações judiciais de natureza penal.

 

Os dados de conta e faturação são conservados durante a execução do contrato e, após a sua cessação, poderão ainda, ser conservados durante um período razoável, caso decida voltar a usar os nossos serviços. Nós, ou um dos nossos parceiros, poderemos contactá-lo nesta altura sobre os serviços Vodafone caso não tenha optado por não receber as nossas comunicações de marketing.

 

Os dados de conta e faturação também serão conservados após o termo do contrato, durante o período necessário para o cumprimento pela Vodafone das suas obrigações legais, nomeadamente de natureza fiscal.

Segurança das informações pessoais

Temos equipas de segurança especializadas que analisam e melhoram constantemente as medidas implementadas para proteção das suas informações pessoais contra acessos não autorizados, perda acidental, divulgação ou destruição.

 

As comunicações baseadas na Internet (como os emails) só serão consideradas seguras se forem encriptadas. As suas comunicações podem passar por uma série de países antes de serem entregues, já que é essa a natureza da Internet.

 

Não poderemos aceitar a responsabilidade por quaisquer perdas ou acessos não autorizados a informações pessoais que estejam fora do nosso controlo.

 

Nunca lhe pediremos que nos faculte informações pessoais ou de conta através de um meio de comunicação não solicitado. É responsável por manter seguras as suas informações pessoais e de conta e por não as partilhar com outras pessoas.

 

O nosso website pode conter ligações para websites de terceiros. Não podemos ser responsabilizados pela segurança e conteúdo de tais websites de terceiros. Deve certificar-se que lê as políticas de privacidade e de cookies dessas empresas antes de usar ou de transferir para as mesmas informações pessoais.

 

O mesmo se aplica a quaisquer websites ou conteúdos de terceiros a quem se ligue utilizando os nossos produtos e serviços.

 

Pode optar por divulgar as suas informações pessoais, por exemplo nos plug-ins sociais (incluindo os oferecidos pela Google, Facebook, Twitter e Pinterest), ou usando serviços de terceiros que lhe permitam publicar comentários ou outras informações, o que significa que esses terceiros podem usar essas informações.

 

Os plug-ins sociais e as aplicações sociais são exploradas pela própria rede social e estão sujeitos aos seus próprios termos de utilização, políticas de privacidade e de cookies. Deverá certificar-se que os conhece.

Os Seus Direitos

Direito de retificação de dados pessoais

Tem o direito de retificação das informações que temos sobre si, caso estas não estejam corretas. Se as informações que tivermos sobre si necessitarem de ser atualizadas, ou se considerar que não são corretas, poderá contactar o Serviço de Apoio a Cliente através do 911691200 (taxação à tarifa rede móvel Vodafone, conforme o seu tarifário).

 

 

Direito de acesso a dados pessoais

Tem o direito de solicitar uma cópia dos dados pessoais que a Vodafone detém sobre si. Para apresentar este pedido como pessoa singular titular de um contrato de prestação de serviço fixo e/ou móvel com a Vodafone, deve preencher o formulário online e entregá-lo numa loja Vodafone ou enviá-lo para o endereço no formulário. Se for apenas utilizador de um serviço móvel ou for titular de uma conta com um serviço móvel pré-pago não identificado pode consultar informação sobre o seu serviço no My Vodafone. Em alternativa, pode contactar a equipa de Serviço de Apoio ao Cliente ou dirigir-se a uma loja Vodafone.

 

 

Direito à portabilidade de dados

Tem direito, em determinadas circunstâncias, de receber os dados que nos forneceu. Por exemplo, a Vodafone garante-lhe que pode receber os seus dados, ao permitir-lhe descarregar as suas faturas mensais, de forma rápida e simples, num formato à sua escolha. Para esse efeito deve iniciar sessão My Vodafone e dirigir- se à sua área de faturação. Para apresentar este pedido como pessoa singular titular de um contrato com a Vodafone e receber os dados relativos à sua conta de um serviço fixo e/ou móvel deve preencher o formulário online e entregá-lo numa loja Vodafone ou enviá-lo para o endereço no formulário.

 

Algumas aplicações e serviços específicos permitem-lhe receber a informação por si armazenada na nuvem e nos serviços de alojamento da Vodafone, por exemplo no Backup+.

 

 

Direito à oposição ao tratamento de dados pessoais

Tem direito de se opor ao tratamento de dados pessoais que lhe digam respeito nas seguintes circunstâncias:

 

 

Oposição à receção de mensagens de Marketing:

Se não quiser continuar a receber mensagens de marketing da Vodafone, pode optar por não receber qualquer comunicação relacionada com marketing ou não receber estas comunicações apenas através determinados canais (email, SMS, MMS, ou telefone).

 

Existem várias formas de se opor a este tratamento:

  • Entre em Gestão de Permissões para gerir as suas permissões; nesta área também pode configurar de forma detalhada quais os dados que autoriza serem tratados para fins de recomendações comerciais personalizadas
  • Contactar a nossa equipa de Serviço de Apoio ao Cliente
  • Aceder ao link que se encontra no fim de um email de marketing para cancelar a subscrição
  • Indicar ao assistente que o contactou que se opõe à receção de contactos de marketing, no caso de receber uma chamada de marketing
  • Desativar as notificações push, incluindo as mensagens de marketing, em qualquer momento, nas nossas aplicações, através da alteração das definições de notificações push no seu dispositivo ou da desinstalação da aplicação
  • Enviar email para privacidade@vodafone.com para obter esclarecimento sobre como exercer este direito.

Optar por não receber mensagens de marketing não significa que deixará de receber mensagens relacionadas com os seus serviços.

 

Em alguns casos, pode receber mensagens de marketing provenientes da Vodafone, mesmo que não seja Cliente ou nunca tenha entrado em contacto connosco. Isto pode ocorrer porque os seus dados constam em listas de marketing de terceiros que a Vodafone tenha adquirido. Se tiver assinalado junto de empresas terceiras a sua vontade de não receber este tipo de informação de marketing, não deverá receber essas comunicações. Caso as receba, pedimos que nos informe imediatamente para que nos seja possível fazer cessar o envio destas comunicações.

 

 

Para gerir Cookies e compreender melhor o que são:

Quer desativar um cookie ou compreender melhor o que são? Veja a Política de Cookies para consultar todos os detalhes a este respeito.

 

 

Para optar pela não inclusão na informação analítica da Vodafone para Projetos Especiais com base em dados anónimos:

Embora a informação que utilizamos nestes projetos seja anónima e não o possa identificar, tem a possibilidade de excluir os seus dados destas análises. Consulte a página de Gestão de Permissões.

 

 

Para oposição a outros tratamentos de dados realizados com base no interesse legítimo da Vodafone:

Contacte a nossa equipa de Serviço de Apoio ao Cliente ou envie-nos um email para privacidade@vodafone.com.

 

 

Como apresentar queixa

Se pretender contactar-nos para obter informação sobre os seus direitos ou apresentar queixa sobre o modo como usamos as suas informações, deve contactar o Serviço de Apoio a Cliente através do 911691200 (taxação à tarifa rede móvel Vodafone, conforme o seu tarifário), ou enviar-nos um email para privacidade@vodafone.com. Faremos os possíveis para ajudar, no entanto, caso continue insatisfeito, poderá contactar a CNPD- Comissão Nacional de Proteção de Dados cujos detalhes de contacto podem ser consultados em www.cnpd.pt.

 

 

Direito à limitação do tratamento dos seus dados

Se considerar que os seus dados estão incorretos ou se considerar que não devemos proceder ao seu tratamento, deverá contactar o Serviço de Apoio a Cliente através do 911691200 (taxação à tarifa rede móvel Vodafone, conforme o seu tarifário). Em determinadas circunstâncias, terá direito de nos solicitar a limitação da utilização dos seus dados pela Vodafone.

 

 

Direito de apagamento

A Vodafone esforça-se por apenas tratar e armazenar os seus dados durante o tempo estritamente necessário à prossecução das respetivas finalidades. Em determinadas circunstâncias, tem o direito de solicitar que apaguemos os seus dados pessoais. Se considerar que estamos a conservar os seus dados durante mais tempo do que o necessário, deverá começar por verificar se o seu contrato com a Vodafone já terminou, o que pode ser feito junto do Serviço de Apoio ao Cliente. Se o contrato tiver já terminado, poderemos ainda, assim, ter fundamento legal para o tratamento de algumas categorias dos seus dados pessoais (para mais informações sobre os períodos de conservação, ver: Durante quanto tempo conservamos as suas informações pessoais).

A nossa política de cookies

Como usamos os cookies

Usamos cookies para monitorizar o que os utilizadores nos compram e o que fazem no nosso website. Os cookies também permitem a utilização de serviços como o acompanhamento de encomendas e a verificação da conta pelo utilizador.

Os nossos cookies não guardam informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Ajudam-nos simplesmente a encontrar informações quando inicia sessão, ou a relacionar o seu histórico de navegação consigo e com as suas informações pessoais, quando opta por inscrever-se num serviço ou newsletter.

Para este efeito por vezes usamos cookies persistentes. Levamos a sério e com cuidado a forma como tratamos as suas informações pessoais, por isso estamos sempre a monitorizar e a melhorar o modo como as protegemos.

Organizámos os nossos cookies pelas seguintes categorias, para que seja mais fácil compreender a razão pela qual necessitamos deles:

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Se preferir, pode optar pela não utilização destes cookies. O direcionamento de conteúdos significa que são incluídas informações que refletem o interesse por si demonstrado nos conteúdos das nossas páginas web, ou ofertas ou promoções que consideremos serem do seu interesse, e para melhorar o modo como respondemos às suas necessidades.

Adicionalmente, por vezes, outras empresas do Grupo Vodafone adicionarão um cookie para mostrar anúncios e páginas que possam ser do seu interesse. A secção "Cookies de terceiros" destas páginas contêm mais informação sobre estes cookies e sobre a opção de não desejar que estes cookies sejam utilizados.

Para mais detalhes sobre os cookies utilizadas e o seu propósito consulte a Lista de Cookies.

 

Os seus cookies

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Por isso, quando por exemplo numa rede social faz um "Tweet" ou um "Like" num telemóvel apresentado no nosso website, essas redes sociais poderão colocar cookies no seu computador. Não controlamos o modo como esses cookies são usados e sugerimos que confirme nos websites respetivos o modo como são usados, e como podem ser por si geridos.

Empresas associadas do Grupo Vodafone com um nome de domínio diferente também podem colocar cookies no nosso website para mostrar anúncios ou páginas de outras empresas do Grupo Vodafone que lhe possam interessar. Os detalhes destas afiliadas – e a opção para oposição – estão representados neste cenário.

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Mozilla Firefox
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Como verificar se os cookies estão ativados (Mac)

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Para gerir e controlar as informações que recolhemos e usamos sobre si, para ofertas comerciais, pode usar as opções de configuração de privacidade clicando em "Gerir Permissões".

Tenha em conta o seguinte:

1. Pode gerir os cookies que recolhemos nos nossos websites em “Configuração de Cookies” ou diretamente no seu browser.

2. As permissões recolhidas são relativas a todos os serviços (telefone móvel e fixo, internet fixa e internet móvel para tablet ou pc) subscritos ao abrigo da mesma Conta, com exceção dos dados de utilização do serviço de Televisão, cujas permissões são recolhidas e geridas diretamente na sua Tv Box.

3. No que respeita ao serviço móvel, cada utilizador pode, se assim o desejar, gerir de forma autónoma e independente do assinante as respetivas permissões, efetuando login com o seu respetivo número de telemóvel.

4. A gestão de permissões das contas empresariais para ofertas destinadas à empresa é apenas realizada mediante contacto para o Serviço de Apoio a Clientes com o número 16914 (tarifa aplicável) ou dirigindo-se a uma loja ou Agente Autorizado Vodafone, não sendo possível a gestão neste portal.

5. No entanto, os utilizadores de serviços empresariais podem autorizar a Vodafone a utilizar os seus dados de “Rede e Tráfego” e os seus dados de localização para que a Vodafone lhes apresente produtos e serviços, bem como campanhas e promoções, que possam ser do seu interesse, numa ótica de utilização a título pessoal. Para este efeito, os utilizadores podem, em qualquer altura, gerir neste Portal os canais de contacto e as categorias de dados usadas.

Para mais informação sobre a forma como a Vodafone trata os seus dados consulte o Suplemento de Privacidade do Serviço Fixo e/ou Móvel.

Consulte também a nossa Declaração de Privacidade neste Portal.