Skip to content

Observatório das Empresas

IoT

As oportunidades que a IoT traz para as PMEs europeias

Atualmente, na Europa, a IoT está a tornar-se normal. Passou a ser algo de que as empresas precisam, e não só algo que gostariam de ter.

Dois exemplos iniciais de Siviero deixam uma ideia bem clara de como a tecnologia da Internet das Coisas pode abrir novas oportunidades de negócio para uma empresa tradicional: o primeiro, "uma empresa de manufatura que se transforma numa empresa de previsão meteorológica, ao colocar sensores nas viaturas da empresa"; o segundo, "uma empresa de lâmpadas que passa a ser uma entidade que ajuda na segurança pública da cidade". Este é o tipo de revolução que permite, com alguma simplicidade, implementar sensores ligados numa nuvem. Siviero fala já de 40% de empresas europeias com pelo menos uma solução IoT implementada. E o crescimento faz-se rapidamente. Estas são apenas algumas das esperanças que esta tecnologia perspetiva.

Andrea Siviero
Diretor de Pesquisa de Customer Insights e Analytics da IDC

Este matemático italiano licenciou-se na Universidade de Pádua, juntando à licenciatura várias pós-graduações em Álgebra e noutros campos em diversas universidades europeias, como Bordéus (França) e Leiden (Holanda). Em 2014, integrou a International Data Corporation (IDC) como investigador, passando a dirigir o departamento de análise em 2017. No seu cargo atual, dirige as áreas de soluções IoT para as empresas, e a análise de clientes, para toda a Europa.

IoT Tecnologia Smart Cities Transformação Digital Clientes

Conheça as nossas soluções que vão mudar a forma como faz negócios

Artigos relacionados

Ajudamos a sua empresa a preparar-se para o mundo digital

Faça o seu diagnóstico digital e receba recomendações para impulsionar o seu negócio e prepará-lo para o futuro.

Parceiro de Transformação Digital

Group Created with Sketch.

Parceiro Institucional

observatorio das empresas