Estudos
Para lá do Futuro
Para fazer download do relatório completo e saber o estado de digitalização do tecido empresarial em Portugal, por favor complete o formulário abaixo.
Para lá do Futuro - A digitalização das empresas
Há dois anos atrás, fomos descobrir as empresas que estavam mais bem preparadas para o futuro - aquelas que chamamos de “Future Ready”. Mas, com a chegada da pandemia, as empresas tiveram que enfrentar vários desafios. Foi aí que descobrimos que as empresas “Fit for the Future“ teriam provavelmente mais sucesso do que outras.
Assim, examinamos como essas empresas estão a abordar os novos desafios emergentes e como se estão a tornar “Fit for the Future” (FFTF).
Após esta análise, e uma vez que a digitalização tornou-se uma questão de sobrevivência e não apenas uma oportunidade de crescimento para os negócios, vamos debruçar-nos na realidade portuguesa e perceber qual é o estado da digitalização do tecido empresarial português.
Temas como as preocupações dos negócios, o progresso das empresas face à transformação digital, os serviços digitais utilizados pelas empresas e os fornecedores a que recorrem são alguns dos assuntos que serão abordados neste capítulo.
Assim, convidamo-lo a analisar este relatório com mais detalhe:
Assista ao webinar e saiba tudo sobre este estudo
Fit for the Future, 2021 Report
Quais as caraterísticas de uma empresa “Fit for the Future”?
Atitude positiva em relação à mudança
Veem a mudança como uma oportunidade e enfrentam o futuro com otimismo.
Recetividade a novas tecnologias
Entendem o poder da tecnologia para resolver os seus desafios.
Foco na transformação do negócio
Têm planos para definir de que forma a tecnologia pode transformar suas formas de trabalhar.
Estratégia pormenorizada
Têm estratégias de negócios mais abrangentes para o futuro que são documentadas, específicas, financiadas e medidas.
A par das novas tendências
Trabalham para compreender as forças que moldam os seus negócios e estão recetivos à ajuda de outros líderes.
Capacidade de adaptação
Reagem rapidamente a novas tendências ou desafios e atuam com maior rapidez do que os seus concorrentes.
Desafios
Satisfazer e superar as necessidades dos clientes num cenário de mudança permanente
Durante a pandemia, as expectativas digitais dos clientes aumentaram consideravelmente. Desde o fornecimento de respostas em tempo real até há preocupação com a sustentabilidade, as empresas "FFTF" estão mais bem preparadas para responder a essas exigências, afetar positivamente a sociedade e evoluir com o cliente.
Gerir o mundo híbrido com a flexibilidade e o trabalho remoto no centro das prioridades
No geral, as empresas responderam positivamente ao trabalho flexível mas como é que as empresas podem garantir ser bem-sucedidas à medida que as necessidades dos seus colaboradores continuam a crescer? As empresas "FTTF" adaptaram-se com bastante facilidade, ajudando os colaboradores a realizarem as suas tarefas de forma eficaz enquanto navegam num mundo híbrido.
Compreender o potencial da tecnologia e como esta está a transformar os negócios
O mundo digital cria tanto oportunidades como desafios. No geral, as empresas veem a tecnologia como uma forma de reduzir as tarefas rotineiras e progredir nos negócios. Por ter uma atitude positiva face à mudança as empresas "FFTF" utilizam melhor a tecnologia, minimizando o seu impacto na sociedade e alcançando o sucesso de uma só vez.
Digitalização - A realidade portuguesa
Quando confrontadas com a afirmação “Estou otimista em relação ao futuro do nosso negócio”, as empresas de maior dimensão estão mais otimistas em relação ao futuro do que as empresas de menor dimensão.
64% do total das empresas estão otimistas em relação ao futuro do negócio
67% são empresários em nome individual
77% são pequenas e médias empresas (PME)
60% são micro empresas
82% são grandes empresas
Apesar das preocupações, os decisores percebem que existem benefícios em adotar projetos de transformação digital.
Apenas 7% das empresas implementaram totalmente os seus planos de transformação digital uma vez que existem várias barreiras que impedem a sua implementação.