Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Estudos

Para lá do Futuro

Para fazer download do relatório completo e saber o estado de digitalização do tecido empresarial em Portugal, por favor complete o formulário abaixo.

Para lá do Futuro - A digitalização das empresas

Há dois anos atrás, fomos descobrir as empresas que estavam mais bem preparadas para o futuro - aquelas que  chamamos de “Future Ready”. Mas, com a chegada da pandemia, as empresas tiveram que enfrentar vários desafios. Foi aí que descobrimos que as empresas “Fit for the Future“ teriam provavelmente mais sucesso do que outras.
Assim, examinamos como essas empresas estão a abordar os novos desafios emergentes e como se estão a tornar “Fit for the Future” (FFTF).
Após esta análise, e uma vez que a digitalização tornou-se uma questão de sobrevivência e não apenas uma oportunidade de crescimento para os negócios, vamos debruçar-nos na realidade portuguesa e perceber qual é o estado da digitalização do tecido empresarial português.
Temas como as preocupações dos negócios, o progresso das empresas face à transformação digital,  os serviços digitais utilizados pelas empresas e os fornecedores a que recorrem são alguns dos assuntos que serão abordados neste capítulo.
Assim, convidamo-lo a analisar este relatório com mais detalhe:

Assista ao webinar e saiba tudo sobre este estudo

.

Fit for the Future, 2021 Report

Quais as caraterísticas de uma empresa “Fit for the Future”?

Atitude positiva em relação à mudança

Veem a mudança como uma oportunidade e enfrentam o futuro com otimismo.

Recetividade a novas tecnologias

Entendem o poder da tecnologia para resolver os seus desafios.

Foco na transformação do negócio

Têm planos para definir de que forma a tecnologia pode transformar suas formas de trabalhar.

Estratégia pormenorizada

Têm estratégias de negócios mais abrangentes para o futuro que são documentadas, específicas, financiadas e medidas.

A par das novas tendências

Trabalham para compreender as forças que moldam os seus negócios e estão recetivos à ajuda de outros líderes.

Capacidade de adaptação

Reagem rapidamente a novas tendências ou desafios e atuam com maior rapidez do que os seus concorrentes.

Desafios

Homem com camisola vermelha sentado a sorrir

Satisfazer e superar as necessidades dos clientes num cenário de mudança permanente

Durante a pandemia, as expectativas digitais dos clientes aumentaram consideravelmente. Desde o fornecimento de respostas em tempo real até há preocupação com a sustentabilidade, as empresas "FFTF" estão mais bem preparadas para responder a essas exigências, afetar positivamente a sociedade e evoluir com o cliente.

Mulher sentada em frente a computador com cão ao colo

Gerir o mundo híbrido com a flexibilidade e o trabalho remoto no centro das prioridades

No geral, as empresas responderam positivamente ao trabalho flexível mas como é que as empresas podem garantir ser bem-sucedidas à medida que as necessidades dos seus colaboradores continuam a crescer? As empresas "FTTF" adaptaram-se com bastante facilidade, ajudando os colaboradores a realizarem as suas tarefas de forma eficaz enquanto navegam num mundo híbrido.

Mulher a mexer no tablet

Compreender o potencial da tecnologia e como esta está a transformar os negócios

O mundo digital cria tanto oportunidades como desafios. No geral, as empresas veem a tecnologia como uma forma de reduzir as tarefas rotineiras e progredir nos negócios. Por ter uma atitude positiva face à mudança as empresas "FFTF" utilizam melhor a tecnologia, minimizando o seu impacto na sociedade e alcançando o sucesso de uma só vez.


Digitalização - A realidade portuguesa

Quando confrontadas com a afirmação “Estou otimista em relação ao futuro do nosso negócio”, as empresas de maior dimensão estão mais otimistas em relação ao futuro do que as empresas de menor dimensão.

.Mulher a falar ao telemóvel

64% do total das empresas estão otimistas em relação ao futuro do negócio

67% são empresários em nome individual

77% são pequenas e médias empresas (PME)

60% são micro empresas

82% são grandes empresas


Gráfico de barras vermelho com percentagens .

Apesar das preocupações, os decisores percebem que existem benefícios em adotar projetos de transformação digital.


Dados estatisticos e percentagens face às barreiras da digitalização.

Apenas 7% das empresas implementaram totalmente os seus planos de transformação digital uma vez que existem várias barreiras que impedem a sua implementação.