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Tecnologia

Como colocar o seu negócio online

À medida que a presença digital se torna mais importante do que nunca, analisamos a forma como transpor o seu negócio físico para o digital.

Mulher com camisola vermelha e headphones ao pescoço

Os benefícios de uma presença digital têm-se tornado cada vez mais evidentes nos últimos anos. Mas enquanto alguns negócios têm planos digitais em desenvolvimento, outros não têm qualquer intenção de dar esse passo: ou porque não sabem como ou simplesmente porque não acreditam que o seu negócio possa funcionar online.

Na realidade, a adoção do digital pode ajudar qualquer organização, quer seja a reconfigurar processos ou simplesmente a tornar os serviços atuais mais eficientes.

Assim, seguem-se algumas considerações que poderão ajudar a colocar o seu negócio online.

 

Tornar os seus serviços digitalizáveis

No caso de ter uma loja física, abrir um website de comércio eletrónico pode ser um movimento relativamente simples. Mas, e se não estiver no comércio a retalho? Como pode colocar o seu negócio online se tem um ginásio, restaurante ou empresa de consultoria?

Esta crise, causada pela COVID-19 obrigou as empresas a pensarem fora da caixa. Pessoas que pensavam que os seus serviços não eram digitalizáveis, encontraram formas criativas de envolver os seus clientes através das ferramentas digitais.

Eis alguns exemplos recentes de estratégias que foram adotadas com sucesso:

  • Ginásios e Personal Trainers a realizar treinos através de videoconferências;
  • Bares e restaurantes a disponibilizar encomendas online e serviço de entrega ao domicílio;
  • Museus a permitirem visitas virtuais às suas coleções e exposições temporárias.

Pense cuidadosamente nos seus produtos e serviços e descubra, entre todas as ferramentas e plataformas digitais disponíveis no mercado, quais as que podem espelhar melhor a sua oferta no digital.

Mulher a praticar posição de ioga em frente ao computador

Escolher as plataformas online certas

Pode ficar surpreendido com a quantidade de empresas de consultoria que conseguem replicar os seus serviços, através de chamadas em conferência, utilizando ferramentas como o Zoom ou o Microsoft Teams.

No entanto, existem muitas outras plataformas. A Amazon e o eBay oferecem uma excelente forma de entrar no comércio eletrónico e representam um ponto de venda muito relevante, mesmo para aqueles que já têm a sua própria loja online. E não se esqueça das redes sociais como o Instagram e o Facebook – ambos têm opções de conta específicas para empresas.

Homem numa scooter e smartphone com app de entrega de comida

Lembre-se de que a criação de um website é surpreendentemente fácil – por isso, um bom plano pode ser integrar as plataformas acima referidas com o seu próprio website adaptado às necessidades do seu negócio.

 

Migrar os seus clientes atuais para o online

É claro que colocar o seu negócio online dá-lhe acesso a um novo público, mas também terá de manter a satisfação dos seus clientes atuais.

Há agora muito mais pessoas a experimentar serviços online para além das compras de artigos essenciais. Aproveite esta oportunidade ao máximo e incentive-as ainda mais, através da oferta de códigos de desconto e preços baixos.

Vaso de flores, ecrã de computador com página de website e chávena de café

Comunique através das redes sociais e envie newsletters por e-mail .

Por último, tenha em mente que nem todos se sentem confortáveis com as ferramentas digitais. Simplifique ao máximo o acesso das pessoas ao seu website e avalie de que forma pode orientá-las na utilização dos seus serviços online, quer seja por telefone ou enviando-lhes instruções por e-mail.

 

Pense a longo prazo

Em última análise, a tecnologia digital não é apenas algo para o ajudar a curto prazo. Assim que começar, irá descobrir dezenas de formas diferentes onde a presença online acrescenta valor ao seu negócio a longo prazo.

Estar online não tem obrigatoriamente de ofuscar as suas operações do dia a dia. Explore a forma como o digital e o físico podem estar lado a lado e complementar-se. Invista nos talentos e recursos mais adequados e construa um modelo de negócio que lhe permita colher todos os benefícios que o digital tem para lhe oferecer.