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E-Commerce

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Três passos para criar a sua loja online

Princípios básicos no planeamento do comércio eletrónico.

Já falámos sobre como colocar o seu negócio online. Agora, está na altura de ir mais longe, e criar a sua própria loja online.

Uma loja online cumpre a promessa de uma loja totalmente abastecida sem os dispendiosos custos gerais associados a uma loja com tijolos e cimento. Melhor ainda, a sua loja online pode permanecer aberta mesmo quando o seu espaço físico está fechado.

É claro que existem alguns desafios iniciais a ultrapassar. Como se cria um website? Como se efectuam os pagamentos? Como se cria uma experiência online interessante?

Felizmente, criar uma loja online adaptada às necessidades do seu negócio não é difícil. Mas, primeiro, precisa de planear com antecedência: elaborar o seu orçamento, decidir quais as funcionalidades que precisa e de que recursos técnicos dispõe. Isto dar-lhe-á uma ideia do âmbito e da escala do seu projeto.

Quando começar a construir a sua loja, há três aspetos principais a ter em conta:

 

1. Plataforma

Quando se trata de comércio eletrónico, é necessário escolher um Sistema de Gestão de Conteúdos. A sua plataforma CMS é basicamente uma estrutura pré-construída dentro da qual irá desenhar e personalizar a sua loja.

Encontrará diversas opções na Internet. O Wordpress  é uma opção bastante versátil, mas não foi concebida especificamente para o comércio eletrónico, pelo que pode ser necessário alguma experiência para a colocar a funcionar exatamente como pretende. Outras plataformas como o Wix ou Hostopia têm funcionalidades reduzidas, mas exigem menos conhecimentos técnicos.

 

2. Características

Assim que tiver a sua plataforma a funcionar, terá de ativar as principais características da sua loja. Isto dependerá do seu produto mas o essencial é semelhante independentemente do que esteja a vender.

Terá de permitir meios de pagamento diferentes para satisfazer os vários perfis dos clientes. Desta forma, avalie as várias ferramentas de pagamento (como o PayPal) o mais rapidamente possível. Lembre-se de incluir também uma variedade de opções de entrega e assegure-se de que os clientes podem sempre contactá-lo, seja através de um chat online ou mesmo através de uma simples página de contacto.

A seguir, tenha em consideração as suas necessidades comerciais específicas. Tem centenas de produtos? Pense nas suas tags de categoria e ferramentas de navegação. Está a oferecer produtos com múltiplas variações de cor/tamanho? Certifique-se de que os seus clientes conseguem compará-las sem precisarem de carregar numa nova página de produto.

Finalmente, não se esqueça de permitir avaliações por parte dos clientes. As avaliações positivas são a melhor coisa a seguir a uma recomendação pessoal e tornam os potenciais clientes muito mais propensos a comprar.

Se tiver uma plataforma fácil de utilizar, ativar estas funcionalidades é um processo bastante simples. Faça também a sua investigação e certifique-se de que experimenta as diferentes opções disponíveis.

Ecrã de computador com página de compra de um vestido azul online

3. Conteúdos

Não quer apenas uma loja online. Quer a sua loja online, uma loja que transmita aos seus clientes informações específicas sobre a sua empresa. Isso significa estar sempre atento ao seu conteúdo.

Em primeiro lugar, pense na sua marca. A sua palete de cores, o seu logótipo, o tom do discurso, tudo aquilo que o torna único. Como fazer a transição para a sua presença online? Se tiver dificuldades, considere contratar um designer ou um redator publicitário para que o seu site se destaque verdadeiramente.

Se estiver a vender um produto físico, a fotografia é extremamente importante. Na ausência do toque, fotografias e vídeos de alta qualidade dão aos seus clientes a informação visual de que necessitam para tomar uma decisão de compra.

Estas são apenas as considerações básicas, mas são as suficientes para criar uma loja online fiável com funcionalidades específicas para as suas necessidades comerciais. Se pretende dar o próximo passo, explore de que forma a tecnologia pode ajudar a maximizar as suas vendas online.