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Gestão de Recursos

Tecnologia

Cinco conselhos para as empresas lidarem com o aumento dos custos

Dicas para as PME combaterem a inflação.

Todas as empresas procuram continuamente formas de cortar os custos sem comprometer a qualidade. No entanto, os fatores externos podem dificultar a descida dos custos. Por exemplo, com a inflação a subir, os custos de artigos essenciais, como materiais e energia, estão continuamente a aumentar. 

Garantir que a sua empresa proporciona o máximo retorno do investimento é um processo contínuo, que exige criatividade. Propomos de seguida, cinco formas de ajudar a reduzir os custos e maximizar o retorno sem deixar de manter os seus clientes satisfeitos. 

1 - Utilizar tecnologia para simplificar e obter informações

A tecnologia certa pode fazer maravilhas na redução de custos poupando tempo, energia e preocupações. Desde as comunicações com clientes à colaboração entre equipas, cadeia de fornecimento e processos administrativos, há uma grande variedade de tecnologias que reimaginam as operações de formas económicas e eficientes. 

Por exemplo, um software de CRM (Customer Relationship Management) ajuda a gestão das relações com os clientes, automatizando as comunicações garantindo que se mantém a par das vendas. 

Estes sistemas podem integrar vendas e marketing, utilizando as informações dos clientes para automatizar comunicações personalizadas que chegam aos clientes certos no momento certo. Isto não só poupa tempo, como pode fornecer informações que ajudam a criar melhores produtos e serviços.

O investimento inicial nestes sistemas poderá ser desencorajante, mas o retorno em economia de tempo, segmentação de mensagens e aumento da satisfação dos clientes (resultando em mais vendas) pode ser incalculável. 

2 - Revisitar a cadeia de fornecimento

O desperdício desnecessário na cadeia de fornecimento pode representar custos consideráveis para todas as empresas independentemente da sua dimensão. 

Mas que tipo de pequenas alterações pode fazer para evitar este desperdício? Podem ser "pequenas mudanças", como a redução da quantidade de embalagens que utiliza (que reduz os custos, mas é também um passo para a sustentabilidade ambiental) ou a utilização do espaço de forma mais eficiente. Os armazéns são bastante dispendiosos. É possível utilizar melhor o seu espaço? Pode partilhá-lo com outras empresas para reduzir os custos? Ou pode simplesmente reduzi-lo? 

Antes de efetuar alterações, precisa de uma visão completa da sua estratégia de cadeia de fornecimento. Não deixe de documentar e compreender a sua cadeia de fornecimento, para compreender totalmente o impacto das alterações que pretende efetuar. Quaisquer que sejam os custos que consiga poupar na sua cadeia de fornecimento, certifique-se de que mantém o foco no cliente - cortar despesas à custa do cliente é sempre uma economia falsa.

3 - Negociar contratos

A negociação é uma competência que muitos de nós evitamos, mas é fundamental face à quantidade de oferta que existe no mercado. Por isso, nem sempre o preço mais acessível é a opção menos dispendiosa. É preciso qualificar bem as propostas e escolher a opção que promova também a poupança noutras áreas. Assim, lembre-se de que a negociação não se resume a vencer a outra pessoa, é antes conseguir um resultado mutuamente satisfatório.

Reserve tempo para falar com fornecedores sobre os custos e termos de pagamento. Compreenda bem o que pode e não pode aceitar, faça a sua pesquisa e não deixe as conversas para o último minuto. 

4 - Não tenha medo de estabelecer novos preços

Por vezes, mesmo os cortes de custos mais astutos não conseguem compensar um ambiente comercial mais difícil, e chega a uma altura em que é preciso aumentar os preços. Frequentemente, as empresas têm relutância em dar este passo, preocupadas com a forma como serão percecionadas pelos seus clientes. Se oferece um produto de alta qualidade e um excelente serviço, irá notar que muitos clientes estão dispostos a pagar mais e mantêm-se fiéis. 

Para manter essa fidelização, é importante comunicar com os seus clientes. Explique o motivo para a subida dos preços e agradeça-lhes por continuarem consigo. 

Para os novos clientes, pense no seu posicionamento. De acordo com a economista comportamental cognitiva, Leigh Caldwell, estabelecer a ancoragem do preço - justapor o seu produto ou serviço face a uma versão da concorrência muito mais dispendiosa para tornar a sua oferta mais apelativa - é essencial para definir expectativas de preço, aumentar a procura e a satisfação do cliente. 

5 - Investir na empresa

Em tempos difíceis, é preciso especular para acumular - alguns clichés são verdadeiros! O que isto significa é que cortar todas as despesas na tentativa de cortar os custos a longo-prazo poderá ser mais prejudicial. 

Isso não significa que seja o momento de ser imprudente. É importante utilizar este tempo e os fundos disponíveis para preparar a sua empresa para o futuro o melhor que conseguir. Tal poderá incluir investir num sistema de cloud para melhorar a colaboração, banda larga para o teletrabalho eficiente dos seus colaboradores ou mesmo ferramentas de cibersegurança para manter os seus dados seguros. O investimento poderá parecer contraintuitivo, mas, como a pandemia demonstrou, estes investimentos irão permitir à sua empresa sobreviver mesmo nos momentos mais difíceis.