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Gestão de Recursos

Competências digitais

Colmatar a lacuna de competências digitais - como se preparar para o futuro

Como é que a formação pode contribuir para melhorar o sucesso do seu negócio?

Por toda a Europa, as empresas precisaram de mergulhar de cabeça no processo de transformação digital devido à pandemia da COVID-19. Esta mudança alterou a importância das competências necessárias para operar uma empresa bem-sucedida, sendo que as capacidades digitais se tornaram cada vez mais procuradas pelos empregadores atuais.

Embora a procura destas competências tenha aumentado exponencialmente, muitas empresas descobriram que são mais difíceis de encontrar do que inicialmente se pensava. De facto, considera-se que encontrar competências técnicas entre os novos recrutados é um dos maiores desafios, com 43% das empresas a indicar que esta é uma lacuna de competências essencial que se deve colmatar até 2030, de acordo com um estudo realizado por toda a Europa. Além disso, de acordo com o The Learning & Work Institute, o Reino Unido em particular está a caminhar em direção a uma falta de competências digitais “catastrófica”, com o número de alunos com disciplinas de TI no GCSE a descer 40% desde 2015.

Assim sendo, o que está a ser feito pelos governos para superar este obstáculo, e o que podem fazer as empresas de hoje para conseguir preparar as suas equipas para as necessidades de amanhã?

Iremos abordar este tema e outros abaixo.

Por que se tornaram estas competências digitais tão importantes?

Ao falar no #ThoseWhoDare, um evento da Vodafone Business, a CEO da CENTURY Tech, Priya Lakhani, resumiu o motivo pelo qual as competências digitais se estão a tornar cada vez mais importantes no mundo do trabalho. “A pandemia apenas provou que a tecnologia avançou rapidamente. A adoção (de tecnologias emergentes) apenas acelerou,” disse Priya.

Desde o início da pandemia, empresas de todo o continente procuraram incorporar tecnologias digitais, como IA e infraestruturas na cloud para criar modelos de negócios mais ágeis e adaptáveis.

Embora estas tecnologias emergentes se tenham apresentado como ferramentas valiosas para superar a tempestade provocada pela COVID-19, a sua integração denunciou uma verdade preocupante: a mão-de-obra atual não tem as competências adequadas para utilizar eficazmente estas ferramentas e aproveitar devidamente todo o seu potencial.

O que significa esta lacuna de competências digitais para as empresas?

Ao aperceberem-se deste facto, algumas empresas mostraram preocupação relativamente ao impacto que esta falta de competências digitais significa para o futuro. Num relatório da WorldSkillsUK e do The Learning & Work Institute, 76% dos empregadores inquiridos indicaram que a falta de competências digitais iria afetar a rentabilidade da sua empresa.

No entanto, a escassez destas competências não se aplica apenas aos setores de atividade "digitais". No mesmo relatório, 100% dos empregadores do setor da comunicação social, marketing, publicidade e RP afirmaram acreditar que as competências digitais, como a criação de apresentações, utilização de emails e comunicação em aplicações como Zoom ou Teams, eram importantes para os empregadores.

Priya explica: "Trata-se apenas de uma questão de tempo até uma empresa ser ultrapassada", caso não aprenda a utilizar estas tecnologias com eficácia.

O que se pode fazer para colmatar esta falta de competências digitais?

No entanto, nem todas as perspetivas são negativas. O governo está a tomar medidas para retificar esta lacuna de competências digitais. Através da ajuda da União Europeia, empresas de toda a Europa terão a oportunidade de se candidatar a fundos para se prepararem para um futuro cada vez mais digital. Em particular, a requalificação e o aumento de qualificações dos jovens e dos trabalhadores atuais foram considerados uma prioridade a endereçar através destes fundos.

E, com estes fundos no horizonte, o que pode fazer para ajudar os seus colaboradores a ter as competências digitais necessárias?

Uma das soluções para desenvolver os conhecimentos digitais dos seus colaboradores é o processo de requalificação e de aumento de qualificações. Para muitas empresas, tal consiste na criação de workshops de formação, internos ou externos, para expandir e captar estas competências.

No entanto, outros líderes de PME, como Juan Merodio, CEO do TEKDI Institute, optaram por uma forma mais consistente de formação e aprendizagem. Juan incentiva os seus colaboradores a fazer da "aprendizagem um hábito diário, em que passam pelos menos 25 minutos por dia a aprenderem algo novo".

Também Priya acredita que a compreensão de novas tecnologias e o desenvolvimento de competências digitais pode ser "tão simples como assistir a alguns vídeos online". Em alternativa, Priya acredita que os eventos, que se tornaram "mais acessíveis do que nunca", uma vez que muitos se realizam online, são um caminho essencial para aprender mais sobre como as tecnologias digitais se podem aplicar à sua empresa e como as pode usar de forma adequada.

Não devemos ter medo da lacuna de competências digitais. Qualquer que seja o seu setor de atividade, é uma oportunidade para todos os empresários de pequenas empresas formarem hoje os seus colaboradores com as ferramentas certas para satisfazer as necessidades dos clientes de amanhã.