Gestão de Recursos
Dados
Porque é que os dados devem ser importantes para si e para a sua empresa
Os dados são uma parte vital das operações comerciais do dia-a-dia. Para permanecerem ágeis, os empresários precisam de compreender os benefícios que os mesmos podem ter.
Em maior ou menor quantidade, em bruto ou processados, abertos ou fechados. Os dados podem significar muitas coisas e surgem de diversas formas. Para os empresários, são fundamentais para a tomada de decisões. Desde o rastreio da satisfação dos colaboradores, até à compreensão das preferências dos clientes, há formas quase ilimitadas dos dados providenciarem informações relevantes para a sua empresa.
Mas o que pode fazer com esta informação e porque deve ser importante para si? Bem, orientar-se por dados tem uma série de benefícios. Estudos descobriram que 88% dos líderes empresariais acreditam que a utilização de dados os ajuda a manterem-se no topo das necessidades e tendências dos clientes. Isto pode significar que conseguem estar à frente da mudança de comportamento dos clientes e assim preparar a empresa para o futuro.
Aqui estão apenas algumas vantagens de explorar os dados:
1. Tomar melhores decisões empresariais
Quando confrontado com todas as decisões que tem que tomar ao deter uma empresa, pode por vezes ser difícil saber o que fazer. É aqui que os dados podem fazer uma grande diferença. Os dados podem dar-lhe indicações que o permitem ver onde o desempenho da sua empresa é positivo, e também onde não é. Depois, pode avaliar quais são os próximos passos a dar. Precisa de colocar mais recursos numa determinada área? Deve mudar de estratégia para lidar com determinada situação? São este tipo de perguntas que os dados podem ajudar a responder; ajudando-o a agir sobre o que é realmente importante. Por exemplo, poderá descobrir que o seu departamento financeiro está com dificuldades em preparar declarações importantes a tempo no final do mês ou introduzir orçamentos facilmente no sistema. Os dados podem destacar estas ineficiências, ajudando a assinalar, por exemplo, a necessidade de investimento em mais pessoal ou em melhor software.
2. Parar de desperdiçar tempo e dinheiro
Com os dados certos, é possível identificar determinados custos e reduzi-los. Talvez esteja a gastar dinheiro em software ou sistemas ineficientes que os seus colaboradores simplesmente não utilizam, ou o funcionamento de equipamento ineficiente está a causar um aumento nas suas contas de energia. Os dados dão às empresas a informação necessária para terem noção das áreas que estão a esgotar os seus orçamentos. Depois, uma vez cortadas, a verba para despesas pode ser redirecionada para onde é realmente necessária. Ao mesmo tempo, os dados podem também dar-lhe a capacidade de identificar outras ineficiências e tarefas demoradas que poderiam ser automatizadas. Imagine que a sua equipa de serviço ao cliente gasta muito tempo a responder às consultas por email que recebe todos os dias. Os dados podem ajudá-lo a identificar esta situação, e sinalizar a necessidade de automatização. Desta forma, pode certificar-se de que a equipa está a alocar tempo no que é realmente importante.
3. Conhecer melhor os seus clientes
É essencial conhecer as necessidades dos clientes se quiser construir relações fortes com os mesmos, e os dados podem oferecer-lhe informação crítica para se certificar que eles retornam e/ou permanecem leais. Sempre que um cliente interage com a sua empresa, desbloqueia uma peça vital de informação sobre as suas preferências. Pode ser qualquer dado, desde a forma como interagem com a sua empresa nas redes sociais, ou os motivos para contactarem o serviço ao cliente. Todas estas informações podem ser agrupadas para criar o perfil dos seus clientes. Ao construir um perfil e caracterização do seu público-alvo, poderá compreender o que este realmente quer e prestar um serviço de qualidade.
4. Contratar o talento certo
Ter uma equipa com as competências certas é igualmente importante para alcançar o sucesso empresarial, e os dados podem garantir que está a contratar as melhores pessoas para o trabalho. Por exemplo, se uma grande parte da sua empresa se baseia em projetos, mas faltam-lhe os colaboradores para os liderar e gerir, os dados dos colaboradores e as métricas de desempenho podem destacar esta situação e ajudá-lo a identificar as competências que faltam. Depois, é possível preencher as lacunas e adequar a experiência dos candidatos às exigências da empresa. Quando se contratam as pessoas certas para a função certa, a satisfação dos colaboradores e a produtividade global também aumenta.
5. Tornar-se mais sustentável
À medida que mais empresas se movem para um desenvolvimento ecológico, os dados ajudam-nas neste percurso. Ser uma empresa verdadeiramente sustentável significa considerar dados para o ajudar a compreender onde a sua empresa pode reduzir os seus impactos negativos. Os dados podem fornecer informações em todos os aspetos da sua empresa, e destacar onde pode fazer as mudanças mais eficazes. Uma área que podem destacar, é a quantidade de energia que a sua empresa está a utilizar, ajudando-o a tomar medidas para a limitar; tais como mudar o equipamento que utiliza ou algo tão simples como certificar-se de que está a desligar computadores e luzes quando o escritório está fechado.
Os dados são a chave para uma empresa mais inteligente
Apenas riscámos a superfície das possibilidades de uso de dados para a sua empresa, mas à medida que os dados se tornam mais sofisticados e acessíveis, libertar o seu potencial para a sua empresa será crucial para se manter à frente dos concorrentes. E assim que comece a tirar partido destas informações, irá preparar a sua empresa para um sucesso inigualável no futuro.