Skip to content

Gestão de Recursos

Quiz

Quiz: A sua empresa contribui para um “bem maior”?

Faça o nosso teste para ver se a sua empresa equilibra devidamente os seus lucros e o propósito.

Atualmente, não é suficiente gerar bastante dinheiro para os proprietários e investidores. Os consumidores também exigem às empresas que tenham uma preocupação social. Querem que as empresas com as quais interagem sejam éticas, sustentáveis e ajam de forma responsável.

Para os proprietários de pequenas empresas, isto são boas notícias. Ao terem equipas mais reduzidas e processos mais simples, podem realizar ajustes, de forma mais rápida e fácil, para equilibrar o propósito e os lucros e, assim, atender a esta preocupação cada vez maior dos consumidores.

Uma maneira das empresas mostrarem que estão empenhadas nas questões éticas passa pela obtenção do estatuto "B Corporation". Trata-se de uma certificação global que indica se uma empresa é responsável, transparente e socialmente robusta. Estas empresas comprometem-se a reduzir as desigualdades, promover um ambiente mais saudável e usar os seus lucros para um “bem maior”.

Como é que a sua empresa se está a sair?

De seguida, apresentamos alguns exemplos do tipo de perguntas às quais a sua empresa terá de responder caso pretenda obter esta certificação:

1. No momento da tomada de decisões, a sua empresa tem em conta os efeitos sociais e ambientais?

A. Sim, faz parte da formação dos nossos colaboradores e os gestores têm descrições de funções que mencionam explicitamente o desempenho social e ambiental 

B. Às vezes, mas é apenas uma preocupação da administração de topo

C. Raramente, embora estejamos a começar a pensar mais no tema

D. Não, todas as nossas decisões são analisadas apenas sob a perspetiva monetária

2. Relativamente às contratações, o que é que a sua empresa está a fazer para promover a diversidade, a igualdade e a inclusão?

A. Além de políticas robustas e avaliações "cegas" das candidaturas (sem olhar para nomes ou outras características identificáveis), também analisamos regularmente as nossas descrições de funções a fim garantir que a linguagem e os requisitos são inclusivos e equitativos

B. Incluímos uma declaração que refere o nosso compromisso em matéria de DI&I

C. Estamos a pensar fazer algumas das coisas referidas acima

D. Não fazemos nenhuma das coisas acima referidas

3. Como é que a sua empresa participa em atividades de dever cívico?

A. Além da B) e C), também realizamos trabalho comunitário voluntário e oferecemos produtos ou serviços com desconto a grupos necessitados

B. Temos parcerias com instituições de beneficência e organizações comunitárias

C. Doamos dinheiro a instituições de beneficência e grupos necessitados

D. Não fazemos nenhuma das coisas acima.

4. Como é que a sua empresa reduz a pegada ambiental causada pelas deslocações para o trabalho ou viagens?

A. Além da B), temos estruturas para ajudar aqueles que usam bicicletas ou veículos de combustão mais limpos (por exemplo, carros elétricos)

B. Temos incentivos e subsídios para encorajar os colaboradores a usarem os transportes públicos, a "partilha de carro" ou a bicicleta para o trabalho

C. Ainda estamos a decidir quais as melhores formas de incentivar viagens amigas do ambiente

D. Não fazemos nenhuma das coisas acima

5. Como é que a sua empresa gere o impacto social que tem sobre os seus clientes?

A. Além da B) e C), temos políticas sobre atividades de marketing e publicidade éticas e monitorizamos regularmente a satisfação dos clientes

B. Além da C), também temos mecanismos para obter a opinião dos clientes

C. Apenas temos garantias de produtos/serviços ou políticas de proteção

D. Não gostamos de lidar com os clientes após a venda inicial

Resultados:

Predominantemente respostas A:

Parabéns, a sua empresa é “B Corp-tástica”!

Parece que está a usar a sua inovação, recursos e potencial para contribuir para um mundo melhor. Continue assim!

Caso pretenda aderir ao movimento “B Corporation”, saiba que irá juntar-se a uma comunidade de mais de 3 700 empresas espalhadas por 74 países, que usam os negócios para um “bem maior”.

Predominantemente respostas B:

Continue o bom trabalho!

A sua empresa está a caminho de se tornar uma força do bem mas, como em todos os grandes movimentos, há sempre mais trabalho pela frente.

Visite o website deste movimento para ver o que mais poderá fazer para contribuir para um mundo mais sustentável e com mais igualdade e diversidade.

Predominantemente respostas C:

Ser ou não ser uma empresa “B Corp”?

Está na hora de dar um passo à frente. A sua empresa parece muito promissora, o que é ótimo, mas tem de passar das palavras aos atos.

Cada pequeno passo é importante – comece já a elaborar um plano para pôr o propósito à frente dos lucros.

Predominantemente respostas D:

Ainda está muito longe.

Nos dias de hoje, não basta centrar-se exclusivamente na sustentabilidade do negócio. Os consumidores querem interagir com empresas que também dão prioridade à sustentabilidade ambiental, bem como à diversidade e à igualdade.

Assim, talvez valha a pena reconsiderar as suas práticas empresariais de modo a que estejam alinhadas com estas mudanças nos consumidores para todos contribuirmos para um mundo melhor.