Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Gestão de Recursos

Quiz

Quiz: A sua empresa contribui para um “bem maior”?

Faça o nosso teste para ver se a sua empresa equilibra devidamente os seus lucros e o propósito.

Atualmente, não é suficiente gerar bastante dinheiro para os proprietários e investidores. Os consumidores também exigem às empresas que tenham uma preocupação social. Querem que as empresas com as quais interagem sejam éticas, sustentáveis e ajam de forma responsável.

Para os proprietários de pequenas empresas, isto são boas notícias. Ao terem equipas mais reduzidas e processos mais simples, podem realizar ajustes, de forma mais rápida e fácil, para equilibrar o propósito e os lucros e, assim, atender a esta preocupação cada vez maior dos consumidores.

Uma maneira das empresas mostrarem que estão empenhadas nas questões éticas passa pela obtenção do estatuto "B Corporation". Trata-se de uma certificação global que indica se uma empresa é responsável, transparente e socialmente robusta. Estas empresas comprometem-se a reduzir as desigualdades, promover um ambiente mais saudável e usar os seus lucros para um “bem maior”.

Como é que a sua empresa se está a sair?

De seguida, apresentamos alguns exemplos do tipo de perguntas às quais a sua empresa terá de responder caso pretenda obter esta certificação:

1. No momento da tomada de decisões, a sua empresa tem em conta os efeitos sociais e ambientais?

A. Sim, faz parte da formação dos nossos colaboradores e os gestores têm descrições de funções que mencionam explicitamente o desempenho social e ambiental 

B. Às vezes, mas é apenas uma preocupação da administração de topo

C. Raramente, embora estejamos a começar a pensar mais no tema

D. Não, todas as nossas decisões são analisadas apenas sob a perspetiva monetária

2. Relativamente às contratações, o que é que a sua empresa está a fazer para promover a diversidade, a igualdade e a inclusão?

A. Além de políticas robustas e avaliações "cegas" das candidaturas (sem olhar para nomes ou outras características identificáveis), também analisamos regularmente as nossas descrições de funções a fim garantir que a linguagem e os requisitos são inclusivos e equitativos

B. Incluímos uma declaração que refere o nosso compromisso em matéria de DI&I

C. Estamos a pensar fazer algumas das coisas referidas acima

D. Não fazemos nenhuma das coisas acima referidas

3. Como é que a sua empresa participa em atividades de dever cívico?

A. Além da B) e C), também realizamos trabalho comunitário voluntário e oferecemos produtos ou serviços com desconto a grupos necessitados

B. Temos parcerias com instituições de beneficência e organizações comunitárias

C. Doamos dinheiro a instituições de beneficência e grupos necessitados

D. Não fazemos nenhuma das coisas acima.

4. Como é que a sua empresa reduz a pegada ambiental causada pelas deslocações para o trabalho ou viagens?

A. Além da B), temos estruturas para ajudar aqueles que usam bicicletas ou veículos de combustão mais limpos (por exemplo, carros elétricos)

B. Temos incentivos e subsídios para encorajar os colaboradores a usarem os transportes públicos, a "partilha de carro" ou a bicicleta para o trabalho

C. Ainda estamos a decidir quais as melhores formas de incentivar viagens amigas do ambiente

D. Não fazemos nenhuma das coisas acima

5. Como é que a sua empresa gere o impacto social que tem sobre os seus clientes?

A. Além da B) e C), temos políticas sobre atividades de marketing e publicidade éticas e monitorizamos regularmente a satisfação dos clientes

B. Além da C), também temos mecanismos para obter a opinião dos clientes

C. Apenas temos garantias de produtos/serviços ou políticas de proteção

D. Não gostamos de lidar com os clientes após a venda inicial

Resultados:

Predominantemente respostas A:

Parabéns, a sua empresa é “B Corp-tástica”!

Parece que está a usar a sua inovação, recursos e potencial para contribuir para um mundo melhor. Continue assim!

Caso pretenda aderir ao movimento “B Corporation”, saiba que irá juntar-se a uma comunidade de mais de 3 700 empresas espalhadas por 74 países, que usam os negócios para um “bem maior”.

Predominantemente respostas B:

Continue o bom trabalho!

A sua empresa está a caminho de se tornar uma força do bem mas, como em todos os grandes movimentos, há sempre mais trabalho pela frente.

Visite o website deste movimento para ver o que mais poderá fazer para contribuir para um mundo mais sustentável e com mais igualdade e diversidade.

Predominantemente respostas C:

Ser ou não ser uma empresa “B Corp”?

Está na hora de dar um passo à frente. A sua empresa parece muito promissora, o que é ótimo, mas tem de passar das palavras aos atos.

Cada pequeno passo é importante – comece já a elaborar um plano para pôr o propósito à frente dos lucros.

Predominantemente respostas D:

Ainda está muito longe.

Nos dias de hoje, não basta centrar-se exclusivamente na sustentabilidade do negócio. Os consumidores querem interagir com empresas que também dão prioridade à sustentabilidade ambiental, bem como à diversidade e à igualdade.

Assim, talvez valha a pena reconsiderar as suas práticas empresariais de modo a que estejam alinhadas com estas mudanças nos consumidores para todos contribuirmos para um mundo melhor.