Skip to content

Inovação

Digitalização

Como reinventar um negócio através do digital

Desde que surgiu a TomTom, todos seguem rotas muito diferentes das criadas pelo governo. Fornecemos dados a muito menor custo porque sabíamos melhor o que se passava, podíamos dar dados para um desenho mais inteligente da rede de estradas.

No mundo digital, a disrupção é uma constante. A TomTom também foi disruptiva, embora, segundo Carlo van de Weijer, atualmente seja mais uma empresa de software e dados do que uma empresa de dispositivos de navegação, muitas das suas soluções estão nos nossos smartphones e automóveis. Assim, a empresa tecnológica holandesa reinventou-se, deixando de vender ao consumidor final para vender a empresas e, inclusivamente, colaborando com os governos para lhes facilitar a gestão do tráfego. Para Carlo, a geolocalização desempenha um papel fundamental na área da mobilidade e os dados acabarão por ter mais valor do que os próprios veículos que conduzimos.

Após estudar na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, Carlo van de Weijer fez o seu doutoramento em Mecânica na Universidade Técnica de Graz. Trabalhou na TNO Automotive e na Siemens até entrar para a TomTom em 2007. Nesta empresa holandesa, assumiu diversas responsabilidades e, atualmente, é consultor de transporte inteligente, atividade profissional que concilia com a docência na Universidade de Tecnologia de Eindhoven e na Singularity University. 

Carlo van de Weijer
Smart Mobility Consultant

A TomTom reinventou-se, deixou de vender ao consumidor final e começou a vender a empresas, trabalhando ainda em colaboração com os governos para lhes facilitar a gestão do tráfego e melhorar a mobilidade nas cidades.

Transformação Digital Mobilidade 5G Inovação Geolocalização

Conheça as nossas soluções que vão mudar a forma como faz negócios

Artigos relacionados

Ajudamos a sua empresa a preparar-se para o mundo digital

Faça o seu diagnóstico digital e receba recomendações para impulsionar o seu negócio e prepará-lo para o futuro.

Parceiro de Transformação Digital

Parceiro Institucional

observatorio das empresas