Skip to content

Inovação

ThoseWhoDare

A opinião dos gestores de topo: inspiração de líderes que ousam ser diferentes

Dicas para pequenas empresas sobre como ser ousado para se manter à frente.

Gerir uma pequena empresa requer não apenas foco e energia, mas uma atitude ousada. Correr riscos e marcar a diferença.

No evento ThoseWhoDare reunimos histórias inspiradoras e dicas de líderes empresariais que ousaram fazer as coisas de forma diferente. Todas as empresas podem beneficiar de inspiração renovada, para agitar as águas e levar a sua marca para o próximo nível. Desta forma, reunimos algumas das dicas mais memoráveis, em cinco áreas-chave para o sucesso empresarial:

 

1. Resiliência empresarial

Criar oportunidades em situações complexas é uma estratégia essencial para o sucesso empresarial.
 

Eddie Hearn - Diretor executivo do grupo de desporto e entretenimento, Matchroom Sport

Sobre a resposta a desafios, como a pandemia:
"Para as PME, trata-se de ser reativo e responder às situações o mais rapidamente possível".
"Trata-se de ser inteligente, pensar rapidamente e resolver a situação".

Dhiraj Mukherjee - Cofundador do Shazam

Sobre a retenção da resiliência:
"O meu avô, almirante da marinha indiana, disse-me: "Se focares a tua mente, consegues fazer com que aconteça'".
"A Shazam foca-se em garantir que desfrutamos de cada momento do percurso, o que ajuda a atravessar os que se apresentarem mais difíceis".

Sobre a importância de "conceber a pensar na incerteza":
"Acredito muito em ter estruturas flexíveis - equipas que conseguem resolver um problema e avançar. As empresas que o fazem estarão preparadas para o futuro".

2. Mudar atitudes sociais e comportamentos

Conhecer os clientes e abordar a mudança de atitudes sociais é essencial para se manter à frente:

Tom Sellers - Chef, patrocinador e visionário do Restaurant Story

Sobre as redes sociais:
"As redes sociais são uma ferramenta poderosa: o importante é que as pessoas que controlam as suas plataformas garantam que monitorizam todo o conteúdo de forma correta".

Nacho Rivera e Juan Fernández-Estrada - Cofundadores da Blue Banana

"Através das nossas imagens nas redes sociais, (os nossos clientes) podem ser transportados para essas viagens e aventuras e, sem as fazer, podem sonhar em vivê-las".

Sobre a sua filosofia empresarial:
"Há uma tendência de avançar o mais rapidamente possível e de crescer, crescer, crescer. A nossa filosofia foi sempre de que a velocidade é importante, mas, sem dúvida, o rumo é que define o tom".

3. Sustentabilidade

Jenny Costa - Fundadora e CEO da Rubies in the Rubble

Sobre priorizar a sustentabilidade:
“Para realmente fazer uma mudança sustentável, esta tem de vir da estratégia da empresa”.
"Há uma geração de pessoas que querem acreditar no melhor e as empresas têm a responsabilidade de criar a mudança e de (fazer) as mudanças que queremos ver neste planeta".

Jessica Sansom - Ex-Responsável de Sustentabilidade da Innocent Drinks

Sobre o porquê da sustentabilidade não ser apenas benéfica para o planeta, mas também para a rentabilidade da empresa:
"Para as empresas, a sustentabilidade é mais um imperativo estratégico, não uma escolha".
"Não tentaríamos correr uma maratona ao comer donuts baratos e sem dormir, teríamos de cuidar do corpo para garantir que conseguimos cruzar a meta, e com as empresas temos de garantir que deixamos de explorar e de consumir em excesso".

4. Dados e digital

Hoje em dia, os negócios precisam de ser digitais e de ter os dados certos para prosperar:

Adam Brown - Fundador e diretor criativo da Orlebar Brown
"Ter um website próprio é semelhante a ter a sua loja na rua menos movimentada do mundo, por isso temos de conseguir consistentemente direcionar o tráfego para essa loja".

Sobre a mudança na dinâmica com os consumidores:
"A nossa dinâmica mudou com os clientes: estamos cada vez mais alinhados com a forma como o cliente quer fazer as compras em vez de esperar que este venha até nós e faça compras da forma que queremos".

Priya Lakhani - CEO e Fundadora da Century Tech

Sobre a utilização de tecnologia para inovar:
"De alguma forma, cada empresa é uma empresa de tecnologia. E a inovação não é indesejada, trata-se de sobrevivência".
"Não é preciso ser engenheiro nem programador, basta compreender como (a tecnologia) pode ser aplicada ao seu setor".

5. Talento e retenção

Gerir um local de trabalho inclusivo, diverso e colaborativo é vital para o sucesso da empresa:

René Carayol – CEO da Inspired Leaders Network

Sobre a diversidade e inclusão:
"A inclusão foi sempre o mais correto. Mas hoje, também é o mais inteligente".
"A diversidade é um facto. A inclusão é uma escolha".

Pierluigi Collina – Presidente do Comité de Árbitros da FIFA

Sobre a importância do trabalho em equipa:
"Costuma-se dizer que o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos".