Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Observatório das Empresas

Plataformas Digitais

Porque é que plataformas como a Uber ou o AirBnB são tão bem sucedidas?

O essencial da mudança de pensamento é que estamos a mudar de um mundo de um para muitos para um de muitos para muitos. Trata-se de uma interligação entre as pessoas à escala global.

Uma das criações da era digital é a das plataformas: espaços onde os consumidores se encontram com as empresas que podem oferecer-lhes os serviços e produtos que desejam. Assim, numa plataforma, como assinala Mark Bonchek, Chief Epiphany Officer da Shift Thinking, há clientes de ambos os lados: compradores de um, mas também fornecedores do outro. As plataformas, adverte Bonchek, obrigam a uma mudança fundamental: ter uma economia e um modelo de comunicação que vai de um para muitos, mas noutro, como em rede, de muitos para muitos. E isso implica que as mensagens têm de passar de imperiosas a atraentes e que o conceito de público desapareça para dar lugar ao de comunidade.

Por seu lado, Willem Jonker, CEO da EIT Digital, alerta que os empresários têm de entender qual é a lógica da economia de plataforma antes de participarem numa, assim como estudar se a participação numa plataforma se encaixa ou não no modelo de negócio da empresa. Em relação ao primeiro, o CEO da EIT Digital mostra que o esforço para criar uma plataforma é alcançar o tudo ou nada. Embora existam plataformas que competem no mesmo mercado, noutras ocasiões não é assim. As empresas que querem entrar numa plataforma precisam de ter em conta pelo menos dois possíveis custos: um é o económico, porque as plataformas geralmente cobram uma parte da faturação e o outro é o da informação: numa plataforma, é ela quem tem acesso direto aos dados do cliente. E há empresas para as quais o controlo desses dados é muito importante.

Mark Bonchek e Willem Jonker
CEF da Shift Thinking / CEO da EIT Digital

Mark Bonchek estudou Economia em Princeton e Política Económica em Harvard. Desde o início da sua carreira que está ligado à tecnologia e a estudar as mudanças de paradigma, uma via de pensamento que o levou a fundar a Shift Thinking, uma consultora focada em fazer entender as características da nova economia. Willem Jonker começou a estudar matemática e engenharia informática e filosofia. Desde setembro de 2010 é o CEO do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, EIT Digital. É uma organização de educação para o empreendedorismo e inovação digital que está a transformar a economia europeia.

Plataformas Digitais Transformação Digital Clientes E-Commerce

Conheça as nossas soluções que vão mudar a forma como faz negócios

Artigos relacionados

Ajudamos a sua empresa a preparar-se para o mundo digital

Faça o seu diagnóstico digital e receba recomendações para impulsionar o seu negócio e prepará-lo para o futuro.

Parceiro de Transformação Digital

Parceiro Institucional

observatorio das empresas