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Presença Digital

Transformação Digital

Porque é que começar com um website é a chave para o sucesso do negócio?

Criar uma empresa com relevo no mundo digital.

Transformação Digital

Não é segredo que um website é cada vez mais uma plataforma essencial para interagir com os clientes. De facto, no nosso recente relatório Fit for the Future, 75% das empresas inquiridas acredita que os clientes exigem a possibilidade de interagir com as marcas em qualquer momento e a partir de qualquer lugar, através do digital.

Tradicionalmente, muitas empresas iniciavam a sua atividade com lojas físicas, expandindo-se depois para a internet. No entanto, sobretudo num momento em que a adoção das ferramentas digitais tem sido crítica, cada vez há mais empresas a começar de forma inversa, ou seja, criando uma presença online antes de desenvolver uma presença física.

Adam Brown, CEO da Orlebar Brown, é um líder empresarial que inverteu a tradição, começando a sua marca de vestuário de natação de luxo (usada por pelo próprio James Bond) como uma empresa exclusivamente online. Depois de ter começado apenas com um website em 2007, a Orlebar Brown encontra-se agora por todo o mundo em locais elegantes como Cannes, St. Tropez, Mykonos e Miami.

Na sua apresentação no nosso #ThoseWhoDare, Adam revelou os detalhes que conduziram à presença digital (e ao sucesso) da Orlebar Brown. Para ajudar a melhorar as capacidades digitais da sua empresa, falámos com Adam sobre as suas considerações ao criar a sua empresa online.

 

De desktop ao telemóvel

Adam acredita que "abrir um website é como ter uma loja na rua menos movimentada do mundo. É preciso direcionar o tráfego para essa loja consistentemente."

Mas como se pode direcionar o máximo de tráfego para um website em determinado momento?

Para Adam, o desenvolvimento de um website deve obrigatoriamente considerar a utilização móvel para ser bem-sucedido no envolvimento dos clientes.

"A maioria das marcas atuais começa com um website para desktop e, depois, veem como funciona num telemóvel. Mas acredito genuinamente que todos deveríamos pensar em como começar com um website para telemóvel e depois como o adaptar para um desktop."

A hipótese de Adam é suportada pelos números. De facto, de acordo com a investigação da Oberlo, 69,4% dos utilizadores de Internet utilizam aplicações de compras nos seus equipamentos móveis. Então, com mais pessoas do que nunca a utilizarem os seus telemóveis para comprar, adaptar-se a este comportamento e criar de raiz um website para telemóvel poderá ser o seu primeiro passo para reforçar a sua presença digital.

 

Personalizar a experiência digital do seu cliente

Na opinião de Adam, a relação da Orlebar Brown com o seu público mudou, exigindo que o seu negócio se adapte mais à forma como o cliente quer fazer compras do que à forma como o negócio espera que o cliente faça compras.

Conhecendo as experiências dos seus clientes nos 18 meses anteriores, Adam indica que se baseia em serviços mais personalizados, como mensagens por WhatsApp e mensagens de texto, para partilhar as promoções mais recentes da Orlebar Brown.

A personalização também se pode aplicar à forma como o website é concebido. Para o fazer com eficiência, precisa de compreender os seus clientes: como gostam de fazer compras, quando, etc. Recolhendo informações através de ferramentas como a criação de “personas”, pode criar uma imagem precisa sobre como cada cliente quer interagir com a sua marca, permitindo-lhe adequar o seu website a essas preferências.

 

Pense a nível global em termos de apoio ao cliente

Embora Adam continue a dizer que criar um website é simples, também é fácil esquecer algumas considerações essenciais que têm de ser consideradas ao desenvolver a sua presença digital. Entre estas considerações, é essencial pensar também nos clientes internacionais.

"Uma grande aprendizagem que tive sobre a Internet é que, quando se quer a internacionalização, é preciso considerar aspetos como os tempos de resposta para o apoio ao cliente, idioma e traduções. Uma empresa com presença online internacional tem aspetos diferentes a ter em conta."

Então, quer tenha uma empresa já estabelecida globalmente ou esteja agora a entrar no contexto internacional, é crítico saber como o seu website pode servir os seus clientes no estrangeiro.

 

Considere o que transmite no seu website

A única coisa com que Adam diz ter tido cuidado nos últimos 18 meses é com o que a Orlebar Brown comunica aos seus clientes online. Uma vez que as viagens internacionais sofreram uma pausa durante a maior parte de 2020, Adam diz que tinha consciência da mensagem principal da Orlebar Brown acerca de "sol, viagens, felicidade e diversão".

Ao rever esta mensagem, Adam disse ter sido importante considerar sobre o que a marca poderia comunicar ao cliente enquanto este estava fechado em casa. Para muitas empresas, o website é a principal plataforma para os clientes interagirem com a marca. Por conseguinte, é essencial que a mensagem do seu website seja ponderada, de modo a serem sensíveis aos temas atuais que afetam o seu negócio, assim como ter sempre em mente quaisquer problemas que possam estar a afetar os clientes. Desta forma, irá manter a sua marca ativa na mente dos consumidores, ao mesmo tempo que garante que a sua mensagem demonstra a empatia adequada às circunstâncias atuais.

O relevo dos negócios digitais deverá continuar sempre a aumentar nos próximos anos. Mantendo-se à frente da concorrência, no que diz respeito à construção da sua presença online, Adam acredita que pode estabelecer bases fortes para o sucesso futuro.

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