Skip to content

Presença Digital

Plataformas Digitais

Como tirar o maior partido do seu website

Desde SEO e estrutura do website até acessibilidade, exploramos como pode aperfeiçoar o seu website para tirar o melhor partido dele.

Criar o seu website pode ser rápido e fácil, mas há muito a fazer para garantir que é fácil de encontrar, simples de navegar e acessível a todos.

Felizmente, seguindo boas práticas simples (e com uma pequena ajuda de algumas ferramentas especializadas), a otimização do seu website não precisa de ser uma tarefa difícil.Eis algumas formas simples para tirar maior partido do seu website.

1)  Crie a estrutura do website

O local onde um motor de busca como o Google escolhe colocar o seu website (SERP) irá ter um grande impacto sobre o número de visitantes que chegam ao seu website. Os websites que aparecem na primeira página de resultados (SERP) recebem 71% de todo o tráfego. Compreender como um motor de busca classifica o seu website é o primeiro passo para saber como melhorar a sua classificação.

O SEO (Search Engine Optimisation) trata-se, essencialmente, de chegar ao topo da SERP. Existem pequenas alterações que podem fazer uma grande diferença na sua classificação, como criar uma estrutura  para o seu website.

O que é a estrutura do website?
Para que o Google saiba que o seu website existe, este precisa de ser indexado. E para que o Google possa indexar com sucesso o seu website, tem de passar por todas as páginas e ligações do mesmo. Assim, a estrutura do website é basicamente um mapa que guia o Google pelo seu website, aumentando  assim a probabilidade de colocar o seu website numa classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Estas estruturas são fáceis de criar:

  • Se está a utilizar o Wordpress, o Yoast  é um plug-in gratuito que não só gera estruturas de website, como também tem outras ferramentas SEO úteis para ajudar a tornar o seu website mais atrativo para os motores de busca;
  • O passo final é dar um empurrão ao Google para que este saiba que tem uma estrutura de website do site pronta – basta ir à Google’s Search Console,  aceder a «Sitemaps» na barra lateral esquerda e preencher no campo de submissão de submissão
Para mais dicas de classificação, consulte o nosso blogue sobre como se fazer ouvir acima do ruído.
 
Página inicial de website e as suas subpáginas

2)  Torne-o acessível a todos

Considerando a  diversidade de pessoas que utilizam a Internet, e a quantidade de  equipamentos diferentes utilizados para visitar websites, é importante tornar o seu website tão acessível quanto possível. Por exemplo, quando alguém com deficiência visual visita o seu website, será que tem acesso a ferramentas como leitores de ecrã ou de conversão de texto em fala? Quando alguém visita o seu website a partir de um tablet, será que as imagens têm o tamanho correto? Será que consegue ler o texto?

Eis algumas dicas a ter em consideração:

  • Simplifique as suas escolhas de palavras e reduza o tamanho das frases para tornar o seu conteúdo mais fácil de ler;
  • Insira etiquetas nos seus vídeos e imagens para que as pessoas com deficiência visual (ou pessoas com velocidades de Internet lentas) possam ler uma descrição dos seus conteúdos
  • Considere opções áudio para ajudar pessoas que não sabem ler e inclua legendas em todos os vídeos para pessoas com dificuldades auditivas;
  • Utilize um design reativo que funcione entre equipamentos. Existe uma variedade de computadores, telemóveis e tablets e o seu conteúdo deve ser capaz de encolher, esticar e ajustar-se para ser facilmente visualizado em todos eles.
 
Dicas sobre como tornar o website acessível

Há muito em que pensar para conseguir otimizar o seu website. Mas ficaria surpreendido até onde se pode chegar com um pouco de pesquisa para ficar a par de todas as dicas e aceder a algumas ferramentas básicas.