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Marketing Digital

Como tirar partido da publicidade em áudio

Descubra como desbloquear o potencial do seu negócio através da publicidade em áudio.

Os empresários têm à sua disposição um número surpreendente de opções de publicidade à sua escolha. Desde rádio e televisão, a redes sociais e imprensa – as escolhas são intermináveis e há cada vez mais. Desta forma, é compreensível a dificuldade em perceber qual a forma mais eficaz de alcançar novos clientes.

Um meio relativamente novo no espaço publicitário que as empresas devem ter em conta é o áudio. Mas quando dizemos áudio, não nos estamos a referir à rádio, mas sim a publicidade através das plataformas de áudio digital – ao qual denominamos de streaming de áudio, e uma ótima opção é o Spotify.

O que é "publicidade em áudio"?

Enquanto os utilizadores ouvem estas aplicações de streaming de áudio, as mesmas disponibilizam espaço publicitário nos intervalos entre as músicas e/ou durante os podcasts. Por isso, vale a pena ter estas aplicações em conta uma vez que têm um enorme potencial de alcance - o Spotify tem atualmente mais de 121 milhões de utilizadores só na Europa.

O que diferencia as aplicações de streaming de áudio da rádio é que estas fornecem uma segmentação de anúncios específica. O Spotify, por exemplo, exibe o seu anúncio para o grupo demográfico mais adequado (como o país, a cidade ou a faixa etária – a escolha é sua) e distribui-o quando este está mais recetivo à sua mensagem.

Como? Combina o seu anúncio com o perfil do titular da conta e com os comportamentos recolhidos pelo algoritmo da aplicação. Pode combinar o seu anúncio de acordo com o estado de espírito da pessoa em determinado momento, de acordo com a música ou mesmo com podcast que esta está a ouvir. 

Está a escutar uma lista de reprodução relacionada com atividade física ou exercício? Provavelmente estará motivado e com uma mentalidade de desenvolvimento pessoal. O Spotify escolheria, portanto, este momento para apresentar-lhe um anúncio de um serviço de treino personalizado, por exemplo.

A ouvir um podcast sobre a natureza? Irá receber um anúncio sobre plantas domésticas.

Porque é que isto é eficaz?

Resumidamente, o áudio adapta-se ao momento. Com internet e conectividade móvel em qualquer lugar, além de auriculares sem fio e colunas de som inteligentes, as pessoas podem levar as suas listas de reprodução para qualquer lugar.

O streaming de áudio é também um meio muito mais envolvente do que a rádio, uma vez que os consumidores escolhem ativamente as músicas ou listas que querem. É muito mais do que um ruído de fundo. Na realidade, 53% dos utilizadores do Spotify Gratuito dizem explicitamente que “prestam mais atenção à publicidade no Spotify do que na rádio”.

Para alguns utilizadores, estes momentos sem ecrã costumam ser os mais significativos do dia. Para os anunciantes, é um bom momento para atrair os consumidores quando estes estão mais concentrados e menos expostos a elementos distrativos. 

Muitos também dizem que é uma boa pausa da publicidade visual – a exaustão pelos ecrãs é real. Uma pesquisa de tendências do Spotify descobriu que 55% das pessoas da Geração Z e Millennials concordam que há demasiados estímulos visuais, e o áudio acaba por ser um escape agradável.

Quando se trata de resultados, o áudio gera bastante conversão – as campanhas de áudio geram um aumento de 10,1% nas visitas à loja, em comparação com 5,3% das campanhas multiformato. Os anúncios de áudio também aumentam o impacto da marca — impulsionando um aumento extremamente significativo de 105% na identificação do anúncio

E quando se trata de podcasts, 54% dos fãs deste formato  dizem que são mais propensos a considerar a compra de uma marca que ouvem anunciada em podcasts. Melhor ainda, 81% agiram depois de ouvir um anúncio de podcast — qualquer ação, desde procurar um produto online ou a conectar-se com uma marca nas redes sociais, até falar sobre um produto com outra pessoa sobre o anúncio.

Criar anúncios de áudio não é difícil e caro?

Escolher anúncios de áudio não significa que tenha de lidar com agências de publicidade caras ou de ter de ouvir a sua própria voz num anúncio feito por si. O Spotify, por exemplo, fornece uma ferramenta que faz isso por si, de forma totalmente gratuita.

Com o Spotify Ad Studio, basta partilhar o guião, selecionar a sua música de fundo e estilo de voz preferidos, e o Spotify desenvolverá e partilhará o anúncio por si em dois dias úteisᶟ, eliminando todo o stress criativo. Não há nenhuma taxa para a escolha da voz ou custos de produção.

Quando estiver totalmente satisfeito (tem a opção de revisão), basta enviar e começar a gerir o seu anúncio através da plataforma, com a escolha dos dados demográficos específicos da campanha e ajuste dos gastos com publicidade que pretende ter. 

Agora, sente-se, relaxe e observe as interações (leads) de vendas a chegar.