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Presença Digital

Presença

Construir a sua presença digital

Cinco pontos de partida para melhorar a presença online da sua marca.

Quer seja um pequeno retalhista de comércio tradicional ou uma start-up de serviços, antes da pandemia a sua presença digital pode não ter sido a sua maior prioridade. No entanto, tudo o que aconteceu este ano mostrou que o marketing digital é a chave para alcançar e envolver o seu público-alvo para conseguir informá-lo de que está aberto ao público e disponível.

Construir uma presença digital consiste em utilizar vários canais online (para além do seu website) para se ligar aos seus clientes e atrair novos.

Este artigo irá introduzir cinco dos temas principais de que necessitará para começar.

 

1) Compreender as redes sociais

É ótimo quando as nossas publicações nas redes sociais ganham alguns gostos. Mas nos negócios, isso vale mais do que um sorriso. Todos os gostos, partilhas e comentários divulgam a sua empresa, produzindo um valor adicional.

Se quiser que a sua presença social ganhe destaque, terá de conhecer o seu público: Quem são? Onde estão? Em que tópicos estão interessados? Dedique tempo a criar conteúdos de alta qualidade com os quais os seus potenciais clientes se identifiquem.

Além disso, escolha cuidadosamente os seus canais. Se está a tentar envolver profissionais, inscreva-se no LinkedIn. Se os seus produtos/serviços forem visuais, o Instagram ou o Pinterest serão perfeitos para exibi-los. Pense nos seus objetivos de negócio e associe-os ao canal certo.

Seguem-se alguns aspetos a ter em conta ao definir a sua estratégia nas redes sociais:

  • Não se envolva em demasiadas coisas. É melhor fazer bem num canal do que mal em três;
  • Destaque a sua marca devidamente, certificando-se de que os seus perfis estão apelativos e as fotografias dentro das especificações de cada plataforma social;
  • Compreenda os seus objetivos e fixe os seus KPIs de acordo com eles.
Ecrã ilustrativo com descrição perfil de Instagram

2) A pensar em publicidade?

A sua  publicidade nas redes sociais é o equivalente a um cartaz ou outdoor. É o caminho digital que vai fazer com que o seu nome circule pela Internet e comece a despertar interesse na sua empresa.

Falamos das formas de fazer publicidade aqui , mas seguem-se algumas dicas para começar:

  • Escolha a melhor plataforma: Quer utilize a plataforma de anúncios de uma rede social, quer aposte no Google AdSense, terá de considerar tanto as limitações orçamentais como o nível de complexidade;
  • Não se deixe sobrecarregar: As opções de segmentação são vastas, mas com algum conhecimento pode visar indivíduos com uma precisão impressionante ;
  • Combine criatividade com talento: Os vídeos são excelentes para criar envolvimento, mas podem não receber tantos cliques como conteúdo estático com uma ligação clara ao seu website;
  • Utilize os dados de forma inteligente: As análises que estas plataformas fornecem são um fator diferenciador no que toca à publicidade. Faça experiências, teste o que funciona e duplique o seu sucesso.
Ecrã de smartphone a promover marca

3) Torne-se num mestre de SEO

Completou os três passos para criar um website. Agora deve ajudar as pessoas a encontrá-lo. Precisa de decifrar a sua otimização dos motores de busca (SEO).

Analisamos mais ao pormenor o SEO no nosso artigo sobre como se fazer ouvir acima do ruído[ACVP(1] , mas em resumo: o benefício comercial de dedicar tempo à sua estratégia de SEO é o facto de os motores de busca como o Google lhe enviarem tráfego orgânico gratuito, sem a necessidade de investir em publicidade.


4) Comece em SEM

Embora o marketing através de motores de busca (SEM) possa parecer semelhante à SEO, normalmente só é aplicado à parte financiada da atividade dos motores de busca. Isto inclui a compra de anúncios pay-per-click (PPC), que se vê nas páginas de resultados dos motores de busca. Pode ler mais sobre SEM aqui, mas, antes de começar, lembre-se:

  • Pesquise palavras-chave: O PPC funciona apostando em palavras-chave que os utilizadores inserem nas barras de pesquisa por isso, faça a sua pesquisa para compreender quais as palavras que o seu público normalmente utilizaria;
  • Comece por baixo: A beleza do PPC é que não precisa de ir para valores elevados antes de estar pronto. Experimente pequenos investimentos  e aumente o seu orçamento à medida que começa a ver resultados;
  • Analise os dados: O SEM dar-lhe-á uma vasta gama de análises, por isso, conheça bem os dados e trabalhe os números que são importantes para si.
Página de motor de busca para pesquisar

Mas lembre-se: quando um cliente lhe dá o seu e-mail, está a confiar-lhe dados pessoais que só pode recolher, utilizar, armazenar e partilhar em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis à sua empresa. Ao tratar tais dados pessoais para fins de marketing direto, é também fundamental cumprir as leis e regulamentos relevantes sobre comunicações eletrónicas. Deverá obter aconselhamento jurídico para assegurar que as práticas de proteção de dados e marketing da sua empresa estão em conformidade com a lei.

Assim que tiver a sua lista de destinatários pronta, utilize estas dicas para manter os seus e-mails interessantes:

  • Agende os seus e-mails com antecedência, tendo o cuidado de não enviar demasiados para uma só pessoa;
  • Marque os seus e-mails de forma consistente e certifique-se de que cada um transmite eficazmente a sua mensagem;
  • Escolha um assunto curto e atrativo para que os e-mails sejam abertos e não eliminados
  • Use imagens para dar vida à sua mensagem.

Esta é apenas a ponta do iceberg para promover a sua presença digital mas, se se dedicar a estas cinco áreas, estará bem encaminhado na sua viagem de marketing digital.

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