Skip to content

Presença Digital

Marketing Digital

Faça-se ouvir acima do ruído

Como alavancar o seu negócio: seis ferramentas de marketing digital de que necessita para prosperar.

Divulgar que está aberto ao público pode ser difícil.

Criar uma estratégia de marketing digital eficaz pode ajudá-lo a destacar-se. Eis algumas ferramentas e técnicas de marketing digital que o ajudarão a fazer exatamente isso.

1)  Otimização dos motores de busca (SEO)

A decisão do Google em colocar o seu website na página principal baseia-se puramente na qualidade do mesmo. Chegar à "primeira página" de resultados de pesquisa orgânica é incrivelmente poderoso uma vez que representa 71% de todo o tráfego orgânico, sendo que as páginas dois e três apenas representam 5%.

SEO é a arte de melhorar a sua classificação orgânica (não paga) nos motores de busca, tornando o seu website tão atraente quanto possível para os algoritmos do Google.

Eis algumas dicas:

  • Palavras-chave: Pense no trabalho mais importante que a sua empresa faz e nas palavras-chave que o descrevem. Este é o primeiro passo e o mais importante quando se trata de SEO.
    Digamos que é canalizador, quereria que o seu website aparecesse quando as pessoas procurassem palavras/termos como "cano", "cano partido" ou "fugas". O objetivo é encontrar palavras que sejam baixas em termos de concorrência, mas altas na taxa de procura. Um bom lugar para começar é o Google keyword planner.
  • Compatibilidade com SEO: Isto refere-se às muitas, muitas coisas que os motores de busca têm em consideração quando classificam o seu website. Eis algumas das regras essenciais que precisa de recordar:
    - Simplifique os seus URL´s (fáceis de introduzir);
    - Não duplique conteúdos;
    - Certifique-se de que o design do seu website é compatível com equipamentos móveis;
    - Coloque ligações internas a outras páginas do seu website;
    - Responda regularmente a comentários e perguntas.
Smartphone ilustrativo com dicas sobre otimização de motores de busca

Saiba mais sobre as ferramentas de SEO no nosso artigo como tirar o maior partido do seu website.

2)  Marketing de pesquisa (SEM)

Pode demorar algum tempo até dominar o SEO. Pode fazer tudo bem e ainda assim não conseguir chegar à primeira página dos resultados da pesquisa. Assim, para garantir que os clientes conhecem o seu negócio, é também importante certificar-se de que tem alguns anúncios pagos.

É disto que se trata o SEM, comprar e gerir anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultados dos motores de busca. Os anúncios pagos podem não ser tão populares como as buscas orgânicas, mas colocam-no nessa valiosa primeira página, o que é incrivelmente útil para torná-lo visível para o seu público.

Estes anúncios vêm em diferentes formatos, desde pequenos anúncios de produtos básicos a anúncios de produtos de maior dimensão que incluem frequentemente preços e avaliações.

  • Leilões: É assim que as empresas obtêm posições pagas. Apostam em palavras-chave que pensam ser mais prováveis de serem procuradas por potenciais clientes. Quando uma pesquisa acontece, o Google procura todos os anúncios que utilizam essa palavra-chave, aplica vários filtros, como a localização, e apresenta os anúncios com uma classificação de anúncios suficientemente alta. Para saber mais e começar, visite Google Ads.

3)  Redes Sociais

As redes sociais são outra tática de marketing digital que pode realmente valer a pena se for bem feita. Esta tática permite-lhe apresentar o seu negócio às pessoas certas e desenvolver uma relação com a sua base de clientes de uma forma mais próxima.
Contudo, requer investigação sobre as características de cada plataforma e do público que as utiliza:
  • Compreender a conjuntura: O social tem tudo a ver com ser tão centrado no cliente quanto possível, por isso, recorra a redes sociais usadas pelo seu público-alvo. Por exemplo, se vende material de escritório, é pouco provável que uma plataforma como a Snapchat, com o seu público jovem, seja o melhor local para os seus anúncios. Mas o LinkedIn, onde muitas empresas recorrem para estabelecer contactos, pode ser uma alternativa.

4)  Publicidade paga


Estes são os clássicos anúncios com faixa publicitária que aparecem em áreas específicas de websites de terceiros o que significa que os seus anúncios pagos têm mesmo de se destacar.
Eis algumas dicas sobre publicidade paga:
  • Redes de publicidade: Estas plataformas funcionam como intermediários entre si e os editores do website. A rede elabora listas de inventário de anúncios ainda por vender, nos quais pode licitar. É também onde cria campanhas e confirma detalhes tais como o seu público-alvo e orçamento. Pode tornar-se complicado, por isso pode ser melhor usar um fornecedor para mostrar-lhe como funciona. O AdSense da Google é um exemplo bem conhecido de rede de publicidade.
  •  Retargeting: Isto acontece quando os anúncios seguem os utilizadores de um website para outro. Ao utilizar cookies, os utilizadores que demonstraram algum interesse inicial num produto, podem ser novamente envolvidos mais tarde, o que se torna incrivelmente eficaz na conversão de clientes.
Dois ecrãs ilustrativos de computador e um ecrã de tablet

5)  Marketing por email

O marketing por e-mail é a abordagem original do marketing digital. Continua a ser uma forma muito pessoal de se ligar aos seus clientes e de promover boas relações com eles quando bem feito.
Eis o que deve ter em mente ao criar uma campanha por e-mail:

  • Use um nome de remetente que o seu público irá reconhecer;
  • Mantenha o assunto do e-mail curto e preciso;
  • Faça com que o seu texto de pré-cabeçalho seja interessante;
  • Mantenha o conteúdo do texto simples, mas envolvente;
  • Pense em incorporar um vídeo no e-mail.
Ecrã ilustrativo de computador com dicas de marketing

6)  Medir o sucesso

Ser capaz de ver como as suas estratégias estão a funcionar bem é a chave para otimizar o seu website. Através da medição, irá descobrir para onde vai o seu investimento em marketing e quais as plataformas com melhor desempenho, permitindo-lhe descobrir em que canais investir mais:

  • Backlinks: São ligações que vão de um website para outro. O número de websites que têm backlinks para o seu é um dos fatores mais influentes na sua classificação no Google. Os rastreadores de palavras-chave e de backlinks são úteis para ver como se está a sair.
  • Analítica: O Google Analytics tornou-se uma ferramenta de marketing digital valiosa. O painel de instrumentos pode exigir alguma aprendizagem, mas irá dar-lhe muita informação sobre o desempenho, tal como o tempo de permanência e a taxa de abandono. O Google Search Console é outro painel de instrumentos útil para o ajudar a perceber a sua taxa de cliques.

Otimizar a sua estratégia de marketing digital é um grande desafio e demorará o seu tempo.