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Presença Digital

Spotify

Mantenha-se em sintonia com os seus clientes e chegue até eles com Sarah Kiefer do Spotify

Descubra o poder da publicidade em áudio.

Nos últimos dois anos, as plataformas de áudio online têm vindo a tornar-se cada vez mais populares. E, devido ao confinamento a que estivemos sujeitos durante uma grande parte do ano passado, é fácil perceber a razão do aumento do tempo despendido a ouvir conteúdo áudio, quer seja do nosso podcast favorito, quer seja o último lançamento de um álbum.

De acordo com a Music Business Worldwide, houve um acréscimo de 22,6% no tempo gasto na transmissão de música a nível mundial. Atualmente, os ouvintes do Spotify despendem cerca de 2,5 horas por dia na plataforma, e se isso não for suficiente, aproximadamente 89% das pessoas em todo o mundo ouvem alguma forma de serviço de streaming de música a pedido.

Com uma audiência tão grande pronta e à espera num só meio, é fácil perceber porque é que os gigantes da publicidade como a Coca-Cola e a McDonald's já utilizaram plataformas de streaming de música para alojar os seus anúncios de áudio.

No entanto, queríamos saber o que a publicidade em plataformas de áudio pode fazer pelas pequenas empresas. Será melhor deixar a publicidade em áudio para as empresas de maior dimensão e com maior alcance? Ou os pequenos empresários podem também colher os benefícios?

No nosso evento #ThoseWhoDare, recorremos à Diretora Global de Soluções de Parceiros do Spotify, Sarah Kiefer, para descobrir as respostas a estas questões.

Quais são as vantagens da publicidade em áudio nas plataformas de streaming de música?

Cada empresário compreende a importância de se manter em sintonia com os seus consumidores.

No entanto, para empresas mais pequenas, sem equipas de apoio ao cliente disponíveis 24 horas por dia, ou uma agência com vários profissionais de publicidade para acompanhar os seus clientes, pode por vezes sentir-se como se dependesse inteiramente de si para garantir que os seus clientes têm o que querem e quando querem.

Um benefício da publicidade no Spotify? Essencialmente, comprometem-se a fazer isto por si.

Voltámos as atenções para Kiefer para discutir o poder inexplorado dos dados do público/demográficos disponíveis através de serviços de streaming, para grandes e pequenas empresas, em múltiplas indústrias.

Explicou: "Os dados de terceiros do Spotify ajudam as pequenas empresas a contar a sua história aos ouvintes certos no momento certo". Quando fazem publicidade na plataforma, os profissionais de marketing têm a oportunidade de segmentar com base na demografia, contexto e interesses do público".

A enorme quantidade de tempo que os ouvintes despendem em serviços de streaming de áudio significa que as plataformas aprofundaram significativamente os gostos do seu público.

Sabem no que estão interessados, quando ouvem e, mais importante para os anunciantes, sabem que tipo de conteúdo gostam, para que não tenha de se preocupar com isso.

Porque é que isto se aplicaria especificamente às pequenas empresas?

Como as organizações mais pequenas tendem a ter públicos muito mais específicos, existe um grande benefício - talvez ainda mais do que para as grandes empresas. Kiefer explica que, com publicidade em áudio, "Pode ser realmente específico na sua ".

"Para dar um exemplo concreto, um serviço de entrega de refeições poderia utilizar o direcionamento para a difusão de anúncios a potenciais clientes na região onde estes estão disponíveis, no momento em que provavelmente estão a pensar no que querem comer nesse dia".

Para as pequenas empresas, é realmente importante desenvolver uma ligação entre o ouvinte e o anunciante, e é aqui que entra o Spotify.

"Portanto, quando as pequenas empresas anunciam connosco, através do Spotify Ad Studio - o canal de publicidade self-service - têm acesso a este tipo de dados e oportunidades de direcionamento, bem como a ferramentas criativas que lhes permitem aceder a essa informação e ligar-se a esse público".

Porque é que as pequenas empresas escolheriam os formatos áudio em vez de outros formatos de publicidade?

As capacidades de segmentação da publicidade de serviços de streaming online é realmente benéfica para as pequenas empresas, não há como negar. No entanto, sabemos no que está a pensar. O mesmo se pode afirmar de qualquer forma de publicidade nos meios de comunicação social, então porque é que as pequenas empresas precisam de recorrer ao Spotify?

A resposta é simples, porque é fácil de fazer.

No último ano, muitas pequenas empresas tiveram de ajustar seriamente as suas estratégias de marketing para se adaptarem ao facto de simplesmente não terem tido acesso ao tipo de recursos que poderiam ter tido no passado. Os orçamentos publicitários foram reduzidos, as equipas criativas diminuíram e as filmagens presenciais foram seriamente limitadas.

O resultado é que "a publicidade em áudio surgiu como uma alternativa realmente significativa, flexível e acessível às formas mais tradicionais de publicidade", de acordo com Kiefer.

Os anúncios em áudio podem ser elaborados a custos mais baixos, com menos pessoas, sem comprometer a qualidade da produção, o que o torna uma grande escolha para todos os comerciantes, especialmente as pequenas empresas que podem estar preocupadas com o orçamento, ou procuram experimentar ideias criativas sem o risco de desperdiçar dinheiro em grandes produções.

Além disso, muitos serviços de streaming estão agora a oferecer ferramentas criativas gratuitas para ajudar os anunciantes a começar. O Spotify disponibiliza atualmente uma orientação profissional de atores de voz e guiões, tornando mais fácil do que nunca a criação do seu primeiro anúncio.

Como posso começar?

Se está a considerar começar no mundo da publicidade em áudio com serviços de streaming de música, a nossa dica para si é muito simples: siga em frente. Com este guia para começar a publicidade em áudio, e utilizando os guias da plataforma sobre como começar, terá tudo o que precisa para iniciar.