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SEO

Como a Otimização de Motores de Busca (SEO) pode ajudar clientes a encontrar o seu site

Como ajudar o seu site a ser descoberto online

Como sabemos, é cada vez mais crucial para as empresas terem uma presença online. Mas ter um site não significa que estará automaticamente à frente do público certo. Como tal, é importante ser descoberto facilmente online.

As pessoas utilizam motores de pesquisa por diversas razões, e estes têm um grande impacto na forma como encontramos e obtemos informação. Enquanto que no passado dependíamos de bibliotecas e enciclopédias, hoje temos a informação do mundo ao alcance de um clique.

Então, qual é a chave para ser notado online? Como pode fazer sobressair o conteúdo do seu site?

A resposta é a Otimização de Motores de busca (Search Engine Optimization – SEO). Embora possa ter ouvido falar deste conceito, não estará sozinho se não tiver a certeza sobre o que é e como funciona.

Homem a tocar em ecrã interativo com várias opções de escolha

O que é a SEO e como funciona?

A otimização dos motores de busca, mais conhecida como SEO, ajuda a melhorar a visibilidade do seu site nos motores de busca, tais como o Google e o Bing, pelo que o seu público tem mais probabilidades de se deparar com a sua empresa.

Os motores de busca usam ferramentas, chamadas Bots - pensemos neles como pequenas aranhas inseridas numa teia. Estas aranhas, rastejam no seu site para recolher informação e dados e armazená-los num índice. Imagine que o índice é uma biblioteca, onde é possível escolher um livro sobre qualquer tópico e lê-lo. O mesmo aplica-se ao índice - quando se introduz uma consulta de pesquisa, o motor de busca utiliza algoritmos para destacar o que considera serem as ligações mais relevantes da biblioteca do índice. Depois, estas ligações aparecem na página de resultados do motor de busca - também conhecida como SERP.

Pense na SEO como um guia pessoal, com a missão de dirigir cada pessoa à melhor informação, o que é vital num espaço digital, uma vez que os utilizadores online raramente percorrem páginas de resultados, optando muitas vezes por explorar apenas as primeiras 1-2 páginas da Internet.

Como tal, para aumentar as hipóteses de alguém clicar no seu site, o ideal é que este apareça no primeiro resultado da lista de pesquisa, e é aqui que surge a necessidade de uma estratégia de SEO. Delinear uma boa abordagem de SEO significa uma classificação mais elevada, que por sua vez, significa que a sua empresa não está apenas a ser colocada à frente ao seu público-alvo, mas está também a fazê-lo antes dos concorrentes.

Então, quais são as outras vantagens em ter uma boa estratégia de SEO?

1.A SEO melhora a usabilidade do site

Criar um site rápido, robusto e fácil de usar é ótimo para os clientes e também para a classificação do seu motor de busca. Um site bem estruturado, informativo e fácil de usar obriga os utilizadores a permanecer por mais tempo e a explorar o conteúdo. Isto não só diminui a percentagem de visitantes que saem do site depois de verem uma única página - conhecida como taxa de rejeição – como mantém os utilizadores interessados quando descobrem conteúdo relevante.

2. A SEO traz clientes mais relevantes para o seu sit

Ter um site ajuda-o a expandir a presença da sua empresa e a destacar-se da concorrência, tudo isto para aumentar a sua base de clientes. A SEO ajuda a fazer precisamente isto, trazendo clientes mais relevantes para o seu site, acabando por aumentar as conversões e gerar vendas. Afinal de contas, quanto mais visitantes de alta qualidade forem atraídos para o seu site, maior é a probabilidade de obter um aumento de conversões.

3. A SEO constrói o conhecimento da marca

Muitas pessoas confiam nos principais motores de busca, por isso quando o seu site aparece entre os melhores resultados no SERP, os utilizadores são mais propensos a clicar nele e a confiar no conteúdo e, em última análise, na sua marca. Assim, se estiver concentrado na construção do conhecimento da marca da sua empresa online, investir em SEO é um bom começo.

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