Presença Digital
SEO
Quatro passos para melhorar a Otimização dos Motores de Busca (SEO – Search Engine Optimization)
Quer dominar a SEO? O nosso guia tem tudo o que precisa.
De acordo com pesquisas recentes, cerca de 68% das experiências online começam com um motor de busca, com o Google a deter mais de 90% do mercado. Como tal, é fulcral certificar-se de que compreende e consegue implementar uma boa prática de SEO de forma a garantir o sucesso online da sua empresa.
De forma simples e reduzida, SEO significa que está a usar as mesmas palavras no seu site que o seu público alvo utiliza nos motores de busca (também denominadas de palavras-chave). Ao utilizar as palavras-chave certas para corresponder ao seu público, é mais provável que o seu site faça parte dos primeiros resultados nos motores de busca, o que ajudará a melhorar a qualidade e quantidade do tráfego para o seu site.
Abaixo apresentamos quatro passos para melhorar a SEO do seu site.
1. Certifique-se de que está visível
A SEO é uma excelente forma de dar à sua empresa uma maior probabilidade de ser vista online. Os consumidores e clientes precisam de conseguir encontrá-lo facilmente, por isso é preciso certificar-se de que o seu site pode ser encontrado pelos motores de busca. Pode verificar quantos dos seus sites podem ser descobertos muito facilmente; basta escrever site: seguido do seu site num motor de busca e listará todos os seus resultados. Por exemplo, introduzir site: Vodafone.com mostrou que mais de 16.000 sites estão indexados.
2. Aperfeiçoe as suas palavras-chave
Quando se trata de saber o que o seu público procura, as palavras-chave são incrivelmente úteis. A utilização das frases e palavras certas dará ao seu site uma melhor oportunidade de obter essa importantíssima classificação na primeira página de resultados no motor de busca. Imagine que o seu produto ou serviço está a ser procurado online; quais são as palavras que os seus clientes mais provavelmente irão usar e como o estão a procurar? 27% da população global online está agora a utilizar a pesquisa por voz, por exemplo, o que tem impacto no seu comportamento de pesquisa. Mas, independentemente da forma como fazem a pesquisa, as pessoas geralmente querem encontrar rapidamente o que procuram - o que significa que vão usar frases curtas e linguagem coloquial.
3. Mostre que é uma autoridade no assunto
Uma vez melhorado o seu site e as palavras-chave, pense em como pode expandir a sua influência. Sabia que construir ligações de outros sites (backlinks) pode ajudar o seu site a subir na classificação de pesquisa?
Haveria possibilidade de ser citado num artigo online de um site conhecido? Ou talvez tenha ligações com pessoas que gerem blogues locais e possa ser apresentado nos mesmos? Qualquer que seja o percurso, lembre-se que estes métodos não precisam de ser caros ou demorados. O importante é que dê o primeiro passo nesse sentido.
4. Acompanhe o seu desempenho e o que pode melhorar
É importante ter um plano de SEO, mas também é preciso saber o que está a funcionar e o que precisa de mudar. Portanto, certifique-se que tem em conta o tempo necessário para rever o impacto que está a ter no seu site e na sua empresa. Pode fazê-lo através de rastreadores de backlinks, que farão a maior parte do trabalho árduo para si.
Contudo, a forma mais importante de ver saber a performance do seu site, é através de um painel de análise, como o Google Analytics. Tem tudo o que precisa de saber num só local. Pode rever que palavras-chave as pessoas estão atualmente a usar, quanto tempo os visitantes passam no seu site, que páginas são mais populares e muito mais. Dessa forma, pode continuar a ajustar os seus planos de acordo com o que está realmente a acontecer - tudo suportado com dados.
Continuar a verificar o desempenho ao longo do tempo é fundamental, uma vez que o comportamento de pesquisa do público e as palavras-chave podem mudar e pode ser necessário ajustá-las. Ter uma parte do seu site facilmente atualizada e recente, tal como uma secção de notícias ou blogues, é uma grande oportunidade para utilizar continuamente as últimas palavras-chave e garantir que há sempre um conteúdo novo para atrair o seu público.