Skip to content

Observatório das Empresas

Big Data

Como uma PME de turismo pode usar big data para anunciar melhor

Um dos maiores desafios do Big Data é utilizá-lo corretamente. Ou seja, por vezes, falo com empresas que têm inúmeros dados, mas ter muitos dados não significa que sejam de qualidade. A qualidade passa por normalizar os dados, porque as empresas turísticas obtêm dados do mundo offline, do mundo online, dados de diferentes fontes.

O big data proporciona uma vantagem competitiva que permite fidelizar o cliente, conhecendo os seus gostos e adaptando os serviços oferecidos. Mas é preciso distinguir entre dois tipos de dados. Por um lado, temos os dados que as próprias empresas recebem, e por outro, os que podem ser disponibilizados por terceiros. Um dos maiores desafios do big data é utilizar estes dados corretamente, porque ter muitos dados não significa que estes sejam de qualidade. É preciso integrá-los, normalizá-los e “limpá-los”, para lhes dar inteligência e transformá-los em Smart Data, estabelecendo assim conclusões adequadas. Não são apenas as grandes empresas e as organizações públicas que podem tirar partido do big data. Para Sara Pastor é um erro pensar assim uma vez que a obtenção e utilização desses dados de clientes e de operações são agora relativamente simples, o que permitiu democratizar a publicidade digital. Isto faz com que muitas PMEs possam agora dar-se a conhecer ou chegar aos clientes segmentando melhor os seus destinatários e a um custo muito inferior.

Entrevista: Daniel Riobóo | Realização: Benjamin Gordon

Sara Pastor
Diretora Geral de Destinos na Adara

Sara Pastor é licenciada em Marketing pela ESADE Business School. Tem ainda um MBA em Marketing Internacional pela Universidade da Florida. Antes de se juntar à Adara, em 2015, trabalhou em diversas plataformas e empresas, como a LivingSocial, Travelzoo ou Cisco Systems.

Big Data Marketing Digital Turismo Inteligência Artificial Machine Learning Tecnologia

Conheça as nossas soluções que vão mudar a forma como faz negócios

Artigos relacionados

Ajudamos a sua empresa a preparar-se para o mundo digital

Faça o seu diagnóstico digital e receba recomendações para impulsionar o seu negócio e prepará-lo para o futuro.

Parceiro de Transformação Digital

Parceiro Institucional

observatorio das empresas