Skip to content

Tecnologia

Tecnologia

Como é que as mulheres empresárias estão a mudar o mundo?

3 mulheres na liderança que estão a deixar a sua marca no mundo dos negócios.

O empreendedorismo feminino está a crescer em toda a Europa. E, embora ainda exista um longo caminho a percorrer antes de vermos o número de mulheres CEO igualar o dos seus homólogos masculinos, o número crescente de mulheres empresárias em cargos de topo é uma excelente notícia.

Este artigo tem como foco o papel de três empresárias que se tornaram pioneiras nas suas indústrias. Seja a combater o desperdício alimentar ou a melhorar a educação através do poder da Inteligência Artificial (IA), estas empreendedoras estão a fazer muito mais do que gerir empresas de sucesso.

 

Jenny Costa, CEO da Rubies in the Rubble

"Os consumidores procuram empresas que têm um objetivo concreto e relevante".

A Rubies in the Rubble é uma marca de referência no setor alimentar que recorre ao aproveitamento do desperdício de fruta e vegetais, transformando-os em condimentos para todos os lares, como o ketchup ou a maionese. Tendo começado como um projeto de fim de semana no Borough Market em Londres, os produtos de Jenny podem agora ser encontrados em alguns dos maiores supermercados e restaurantes do Reino Unido.

Como a Jenny está a mudar o mundo: depois de ver paletes cheias de fruta e vegetais frescos a serem desperdiçados, Jenny assumiu como missão fazer com que os consumidores dessem mais valor aos alimentos. Embora reconheça que a redução do desperdício alimentar "não é um assunto muito atrativo", Jenny é inflexível quando afirma que, em todo o lado, os consumidores procuram comprar a empresas que têm um objetivo poderoso.

Através da Rubies in the Rubble, Jenny dá uma segunda vida ao desperdício alimentar. Quer seja com um ketchup feito a partir de pera excedente ou maionese criada com aquafaba (clara em castelo com água e leguminosas), Jenny e a sua equipa não desperdiçam nada quando se trata de produzir os seus condimentos. O resultado? A Rubies in the Rubble aumentou a perceção do valor dos alimentos "descartados" ao produzir um produto premiado e ao criar um modelo de negócio sustentável.

 

Priya Lakhani, CEO da CENTURY Tech

"Ninguém quer ser uma empresa do passado". Todos querem ser um negócio do presente e do futuro".

A CENTURY Tech é uma plataforma premiada de ensino para estudantes de escolas primárias e secundárias, colégios e universidades. Com a utilização da inteligência artificial, da neurociência e da ciência da aprendizagem, o objetivo da CENTURY é ajudar a diminuir a carga de trabalho dos professores, ao mesmo tempo que fornece aos estudantes análises detalhadas para os ajudar a aprender.

No evento #ThoseWhoDare, Priya debateu a forma como viu as crianças privadas de recursos básicos durante as suas férias de infância na África Oriental. Inspirada pelo que viu, quis criar um negócio que ajudasse a proporcionar às crianças desfavorecidas um meio de adquirir as competências-chave para sair do círculo vicioso da pobreza, e assim nasceu a CENTURY Tech.

Com o poder da inteligência artificial, combinado com a neurociência e o ensino, a Priya e a CENTURY construíram uma máquina que "aprende como o cérebro e em segundos". Ao integrar esta ferramenta nas escolas, Priya proporcionou aos professores a capacidade de identificar facilmente os motivos que dificultam a aprendizagem de certas disciplinas, ajudando de uma forma simples a melhorar a educação destes alunos.

 

Samantha Vallejo-Nágera, chef celebridade e membro do júri do Masterchef Espanha

"Encarei a pandemia como uma oportunidade."

Embora conhecida principalmente pela sua prestação como jurada na versão espanhola do aclamado programa de culinária Masterchef, a carreira de Samantha vai muito além da televisão. Samantha tornou-se numa chef com bastante sucesso ao gerir restaurantes, organizar casamentos e a gerir empresas de catering.

O negócio da restauração é conhecido por ser competitivo mesmo para os chefs mais talentosos. Com o impacto devastador que a COVID-19 provocou na indústria hoteleira muitos restaurantes estão a enfrentar dificuldades em voltar a ter o sucesso que tinham antes do início da pandemia.

Em vez de sucumbir perante a aparente inevitável, Samantha encarou o desafio e revolucionou os seus negócios através da integração de novos produtos, da reestruturação dos seus modelos de negócio e da expansão da sua presença digital. Samantha tornou-se um exemplo de liderança para os jovens chefs de todo o mundo e mostrou que, com determinação, se pode ultrapassar qualquer obstáculo.