Skip to content

Tecnologia

Tecnologia IoT

Quer perceber de que forma a IoT pode ajudar o seu negócio?

Não se preocupe. Criámos um guia simples para ajudá-lo, enquanto empresário, a saber tudo o que precisa sobre a IoT.

A menos que viva isolado do mundo, de certeza que nos últimos anos já ouviu falar em expressões como “dispositivos inteligentes”, “Internet das Coisas” (Internet of Things) e “vida conectada”, mas o que significam e por que razão, como empresário, deverá tê-los em conta?

Para o ajudar a compreender o que é realmente a Internet das Coisas e o impacto que pode ou que já está a ter no seu negócio, criámos o infográfico abaixo.

Este infográfico dá uma visão geral sobre como a IoT poderá ser utilizada no seu negócio. No entanto, de forma a ter mais informações sobre a forma como as soluções inteligentes podem ser implementadas, seguem-se cinco formas de o fazer:

  • Utilizar a tecnologia conectada para melhorar a experiência de venda – quer transformar os internautas em compradores? Instale sensores na sua loja online para que, quando os clientes passem em determinadas secções do site, lhes apareça um negócio imperdível;
  • Ajudar os seus clientes a compreender a proveniência dos produtos exiba as credenciais de sustentabilidade, colocando identificadores inteligentes nos produtos. Quando os clientes lêem estes identificadores, percebem onde é que o artigo foi feito e o seu percurso antes de chegar à loja;
  • Racionalizar as suas operações de fabrico – os dispositivos inteligentes são ótimos a fornecer dados sobre as suas operações. Remova ineficiências no fabrico utilizando dispositivos inteligentes na forma como cria os produtos;
  • Poupar energia – crie poupanças de energia no escritório e na loja utilizando iluminação e aquecimento inteligentes capazes de detetar quando uma determinada área está ocupada e que sejam capazes de se desligar quando a mesma está desocupada;
  • Saiba mais sobre os seus clientes – a conectividade também tem a capacidade de o ajudar a aprender mais sobre o seu público-alvo. A análise dos dados fornecidos pelos seus dispositivos inteligentes pode ajudá-lo a perceber o comportamento dos seus clientes. Isto pode fazer com que a sua oferta seja muito mais orientada para o serviço em questão.