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O Futuro

Cada vez mais presente
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O mundo mudou. Mudou a nossa forma de socialização, de entretenimento e de educação. Mudaram os modelos de trabalho, de produção e de comercialização. Mudou a nossa forma de estar em casa, na rua e no trabalho. Com a família, os amigos e os colegas. Mudou a nossa vida e a das empresas. Os impactos da pandemia que vivemos marcarão inevitavelmente o futuro de todos.
Na Vodafone Portugal, enquanto Empresa pioneira em tecnologia, mudamos permanentemente. Trabalhamos para antecipar o futuro e, por isso, estamos em constante evolução e adaptação. A fase que vivemos intensificou a nossa superação. Na conetividade do País. No apoio às famílias e no suporte às empresas, instituições e organismos estatais.
Acreditamos no futuro. Um futuro cada vez mais digital, inclusivo e preocupado com o Planeta. Promover a mudança é a nossa forma de estar. E é, por isso, que temos o futuro cada vez mais presente.

Mensagem de Mário Vaz

Presidente do Conselho de Administração e Administrador Delegado da Vodafone Portugal

O ano de 2019/20 na Vodafone, concluído em março de 2020, fica inevitavelmente assinalado nesta sua etapa final pelo surto pandémico da Covid-19. Para além das considerações referentes aos impactos na saúde pública, que se impõem de forma natural a todas as outras, o surto pandémico da Covid-19 despoletou observações muito relevantes quanto ao papel das Telecomunicações. Em particular, das infraestruturas de telecomunicações, no resgate da Sociedade, da Economia e dos Negócios, e de Inclusão Social no novo paradigma de confinamento e de mobilidade mais reduzida, bem como do seu papel futuro numa Sociedade em acelerada mudança e com dinâmicas irremediavelmente afetadas.

Esta mensagem pretende fazer um balanço do ano, em que a crise teve ainda reduzido impacto, bem com a partilha de uma reflexão sobre o papel da Vodafone no futuro deste Sector, muito marcado quer pelo grau de incertezas que subsistem quanto aos impactos da Covid-19 na Sociedade, quer quanto à forma de a superarmos.

O ano de 2019/20 na Vodafone

Relativamente ao exercício económico findo em março de 2020, a Vodafone alcançou todos os objetivos a que se propôs junto do seu Acionista, crescendo em receita, em número de Clientes e na sua relevância no sector (medida e observada em termos de quota de mercado). Em paralelo, e não menos importante, manteve e/ou reforçou uma avaliação muito positiva e de liderança no sector nos diferentes estudos de qualidade, nomeadamente no NPS (Net Promoter Score), qualidade de rede, imagem de Marca, reputação de Marca e melhor serviço de TV, refletindo, na perceção dos consumidores, o esforço que os Colaboradores e Parceiros da Vodafone colocam na qualidade do serviço prestado.

Com Vendas e Prestação de Serviços de 1,1 mil milhões de euros, a Vodafone apresentou um crescimento anual de 5,3%. Crescimento semelhante foi alcançado no principal indicador de negócio, as Receitas de Serviço (5,5%), que assinala, assim, o 5º ano de crescimento do seu negócio, com reflexo num reforço assinalável da sua quota de mercado, seja em receitas retalhistas, seja em Clientes do serviço fixo (Televisão por Subscrição e Banda Larga) - o segmento de aposta estratégica mais recente na nossa já longa história.

O resultado na área do negócio fixo resulta em parte da expansão da cobertura de fibra ótica de última geração a mais de 278 milhares de alojamentos e empresas espalhados um pouco por todo o País ao longo dos últimos 12 meses, permitindo à Vodafone chegar, no final de março de 2020, a 3,4 milhões de casas e empresas, multiplicando em mais de 7 vezes a cobertura inferior a 500 mil (das quais mais de 40% em partilha com outro operador de mercado), que gozava há apenas 6 anos.

Apesar de persistir um diferencial de cobertura face à concorrência mais direta, tal não nos impediu de ser, em 2019, o operador que mais quota de mercado conquistou em termos de Televisão por Subscrição (+1,2 pontos percentuais em 2019) e em Banda Larga (+0,8 pontos percentuais em 2019), de acordo com informação divulgada pelo órgão regulador sectorial. Com efeito, com cerca de 679 mil clientes de Televisão por Subscrição no final de março de 2020, a Vodafone manteve o crescimento anual de dois dígitos neste segmento, o que permitiu que o número de Clientes únicos de serviços fixos ascendesse, no final de março de 2020, a 749 mil. Em termos de penetração da sua rede de fibra, esta chegava, no final de março de 2020, a 21%, o que ganha ainda maior expressão se considerarmos que a maturidade média das células de FTTH é ainda inferior a 5 anos.

Parte central de uma estratégia de crescimento ancorada na oferta de serviços convergentes, o segmento de negócio de serviços fixos afirma-se cada vez mais como o motor de crescimento da Empresa. Com um crescimento anual de dois dígitos em 2019/20, as receitas deste segmento representam mais de um quarto das receitas de serviços de telecomunicações da Empresa, esperando-se que o seu peso possa continuar a crescer à medida que são adicionados mais alojamentos e empresas à nossa mancha de cobertura FTTH.

Estes resultados alcançados não são meramente circunstanciais nem resultado de um contexto particularmente favorável. São, antes de mais, o resultado de uma estratégia de longo prazo, focada no investimento. Investimento na rede fixa (mais de 400 milhões de euros foram investidos desde 2013 na expansão da rede de fibra), na rede móvel (amplo plano de modernização da rede móvel e de expansão da cobertura 4G), na constante adaptação dos canais de relação com os Clientes - sejam eles digitais (nos quais destaco o ‘My Vodafone’), sejam físicos (onde se inclui a modernização da totalidade da rede de lojas) -, ou ainda na vertente de reforço das qualificações humanas dos seus comerciais, nomeadamente na área empresarial onde temos vindo a assumir um crescente papel de consultoria e parceria na transformação digital do tecido empresarial português. Uma política de investimento comprometida e alinhada com os desafios do País, focada no futuro e acompanhada de uma superior orientação para o Cliente, observável na liderança, quase plena, dos principais indicadores de perceção e recomendação dos Clientes.

A Vodafone, em linha com a sua atuação histórica no mercado, foi particularmente ativa com várias iniciativas de responsabilidade social, seja através da Vodafone Portugal, seja através da sua Fundação, o que foi especialmente notório na ajuda ao esforço coletivo nacional de controlo da Pandemia, fortalecendo o vínculo da nossa Empresa com a Sociedade, enquanto propósito último da nossa atuação: satisfazer as necessidades de comunicações de todos, principalmente dos que se encontram particularmente vulneráveis, e tendo em vista um melhor futuro para todos.

A Estratégia e o Futuro

O resumo síntese do ano transato e os resultados alcançados são prova suficiente da sustentabilidade e assertividade da nossa Estratégia que, na sua essência se mantém, mas que as incidências dos “novos tempos”, fortemente marcados pelas consequências do surto pandémico da Covid-19, naturalmente nos obrigam a revisitar e a ajustar.

A afirmação da Vodafone como Empresa Líder em Tecnologia de Comunicações, que promove a Sociedade Digital, ganha, de facto, uma nova dimensão e acuidade no âmbito da Covid-19. Com efeito, a aceleração forçada dos modelos de trabalho, de produção, de comercialização, de socialização, de entretenimento e de educação, reforça a essencialidade das tecnologias de comunicação e das ferramentas digitais.

Esta transformação acelerada decorre num contexto marcado por uma expectável forte recessão económica, em que o tempo, o modo, e o nível de sucesso da recuperação da economia estará fortemente influenciado pela eficiente articulação, por um lado, da resiliência e do compromisso das Organizações e da Sociedade em geral e, por outro, da capacidade de execução de políticas públicas consistentes, reformadoras, inclusivas e baseadas numa estratégia de médio/longo prazo.

No que diz respeito às Organizações resilientes e comprometidas com o País, urge assegurar que as empresas de telecomunicações que têm dado prova dessa resiliência – e nas quais a Vodafone se inclui, acumulando “créditos” históricos, um propósito, uma estratégia e todo um empenho da Equipa de Gestão, do Acionista único, dos seus Colaboradores e da sua rede de Parceiros –, assumam um papel central nesta recuperação, e que o mesmo seja relevado pelo Governo e pelos Reguladores.

Papel nuclear que resulta da essencialidade da tecnologia das comunicações, enquanto suporte de uma economia e sociedade digital, como bem ficou provado no período de contingência e cujos aspetos transformadores têm de ser potenciados por via:

  • da criação de condições de atribuição de espectro compatível com rápidos aumentos de capacidade sem colocar em causa os elevados níveis de qualidade das redes;
  • da garantia de uma transição entre tecnologias que tenha em linha de conta os timings necessários para capacitar as empresas, os cidadãos e a correta aplicação / priorização do investimento, balanceado pela necessidade de criação de polos de inovação e dinamização de novos modelos de negócio;
  • de uma visão de médio/longo prazo que garanta a sustentabilidade do Sector, a qualidade dos seus recursos humanos e o nível de inovação e competitividade que qualificam os operadores nacionais como empresas de referência no espaço europeu;
  • da desburocratização processual que penaliza a velocidade de implementação dos projetos de transformação/adaptação das redes;

É inquestionável, pois, o papel potenciador e dinamizador da transformação da Economia e da Sociedade no sentido de uma maior digitalização que este Sector assume, em particular os Operadores sólidos e devidamente capacitados para dar resposta às exigências atuais e futuras de uma estratégia nacional ambiciosa.

Estes são princípios que deverão nortear, assim que for levantada a suspensão do processo do leilão de frequências para o 5G, a atribuição de licenças, o seu calendário, a respetiva estratégia de implementação e encargos associados aos operadores envolvidos, ao contrário do que era pressuposto e objetivos da versão em discussão antes da pandemia.

Garantidos estes princípios a Vodafone Portugal, cumprirá, como sempre o fez, o seu desígnio de ajudar o País a ser mais Digital, mais Inclusivo e mais amigo do Ambiente, os três pilares que dão corpo ao nosso propósito e que veem reforçada a sua importância no contexto atual.

Propósito, estratégia e atuação que assentam numa cultura e espírito organizacional da Vodafone Portugal que inova, testa e se adapta rapidamente para garantir a contínua melhoria da relação com os Clientes. Que trabalha virada para o futuro. Que atua de forma próxima e consistente entre as diferentes equipas e com os seus Parceiros. Uma equipa que beneficia da partilha de experiências com outras operações Vodafone, mas que se motiva e envolve em permanência no compromisso de garantir um melhor futuro para Portugal.

Um espírito e um compromisso que renovamos com a consciência da imprevisibilidade e volatilidade dos desafios que teremos de enfrentar neste novo ano fiscal.

raparigas com máscara
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O nosso Propósito

O nosso Propósito

No compromisso com a sociedade digital,
inclusão e ambiente,
o futuro cada vez mais presente.
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Propósito

A Vodafone tem como propósito melhorar a vida de mil milhões de pessoas em todo o mundo. Através do fornecimento dos seus serviços de excelência, a Empresa quer construir uma sociedade digital conectada que contribua para o progresso socioeconómico, abrace todos e não tenha custos para o planeta.

Sociedade Digital

A Vodafone acredita numa sociedade digital totalmente conectada, onde os dados fluem em alta velocidade, conectando pessoas, comunidades e coisas à Internet como nunca antes. As redes Gigabit, a Internet das Coisas (IoT) e os serviços financeiros móveis permitem o desenvolvimento de inovações e tecnologias incríveis que ajudam a tornar vida mais fácil, mais saudável e mais inteligente.

Inclusão

A Vodafone acredita que as oportunidades criadas por um mundo totalmente digital devem estar acessíveis a todos. E está comprometida em garantir que os mais vulneráveis têm lugar nesse futuro tecnológico. Através de tecnologia, trabalhará para eliminar barreiras.

Planeta

A Vodafone acredita que são necessárias ações urgentes e sustentadas para lidar com as mudanças climáticas e que o sucesso nos negócios não deve representar qualquer custo para o meio ambiente. Através do seu compromisso de reduzir para metade o impacto ambiental, a Empresa ajudará a garantir um futuro sustentável para todos.

rapaz a ver o céu
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Desempenho das áreas de negócio

Desempenho das áreas de negócio

Na tecnologia 5G o futuro cada vez mais presente
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Coronavírus

No dia 2 de março de 2020 foram diagnosticados os primeiros casos de Covid-19 em Portugal. Após 17 dias, como consequência da evolução da pandemia, foi decretado o Estado de Emergência no País, o qual foi prorrogado até dia 2 de maio, sendo substituído pelo Estado de Calamidade. Neste período, o isolamento tornou-se a única prescrição obrigatória para combater a disseminação do vírus, impondo uma alteração sem precedentes em todas as vertentes de funcionamento do País. O trabalho nas Empresas foi substituído pelo teletrabalho. A educação presencial deu lugar ao ensino à distância. Os cuidados de saúde remotos ganharam escala. E o distanciamento físico converteu-se em proximidade social apenas no digital.

Se as comunicações já são imprescindíveis em todas as frentes de uma conjuntura habitual, no “novo normal” tornaram-se viscerais. Manter Portugal ligado tornou-se um imperativo nacional, para o qual a Vodafone Portugal contribuiu de forma irrepreensível.

rmeira a ver um smartphone

Ligados com a melhor rede

A Vodafone garantiu a integridade e continuidade da sua rede de telecomunicações, redimensionando-a para fazer face ao acréscimo de tráfego registado no novo modelo de funcionamento dos serviços base da Sociedade. Paralelamente, a monitorização constante da rede permitiu adotar medidas excecionais de otimização, antecipando e respondendo às necessidades específicas que surgiram no âmbito da pandemia.

selo ecsi internet fixa 2019
selo ecsi internet móvel 2019
selo ecsi rede fixa 2019
selo ecsi rede móvel 2019
selo ecsi televisão 2019
selo umlaut Rede móvel 2020

Ligados à Comunidade

A Vodafone e a Fundação Vodafone Portugal desenvolveram, desde o início da pandemia, uma série de iniciativas para apoiar as famílias e um significativo número de instituições, direta ou indiretamente, impactadas pela Covid-19.

Linha SMS 3060: a Fundação Vodafone Portugal e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em coordenação com o Governo, criaram uma linha de apoio às vítimas de violência doméstica, em situação mais vulnerável devido ao confinamento.

DreamLab: App que usa o poder de computação coletivo dos smartphones para acelerar investigações na área da saúde. Desenvolvida há três anos para ajudar na investigação contra o cancro, a DreamLab foi agora reprogramada para integrar o projeto do Imperial College London ligado à Covid-19.

Apoio a unidades hoteleiras: a Vodafone associou-se à iniciativa promovida pela Associação de Hotelaria Portuguesa, com o objetivo de apoiar os profissionais de saúde que estão deslocados ou não podem ficar nas suas casas. No âmbito do seu programa de Responsabilidade Social, a Vodafone suportou o pagamento das mensalidades dos serviços de comunicações das unidades hoteleiras que receberam estes profissionais.

Portugal #EntraEmCena: a Empresa associou-se ao movimento Portugal #EntraEmCena. Este Marketplace digital resulta da colaboração inédita entre artistas, marcas e empresas, públicas e privadas, com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia para a cultura e os seus intervenientes.

Ligados às Instituições

Ecógrafos: a Fundação Vodafone doou dois ecógrafos para as unidades de Cuidados Intensivos do Hospital de D. Estefânia e S. José.

Câmaras de monitorização: a Fundação Vodafone Portugal doou 199 câmaras de vigilância a 10 hospitais em todo o País, para que os profissionais de saúde possam, de forma remota e contínua, monitorizar o estado dos pacientes infetados com a Covid-19.

Unidos por Portugal: a Vodafone apoiou a campanha de angariação de fundos, promovida pela SIC e Federação Portuguesa de Futebol, para compra de equipamento hospitalar e de proteção individual para hospitais e IPSS.

Ligados às Empresas

Soluções em mobilidade: o teletrabalho tornou-se indispensável para manter as empresas ligadas ao mundo. Neste contexto, durante o Estado de Emergência no País, a Vodafone estreitou a sua relação de parceria com os seus Clientes empresariais dos vários setores de atividade, no sentido de encontrar as melhores soluções de trabalho em mobilidade e de transformação digital para dar uma rápida resposta às suas necessidades. A Empresa desenvolveu também um conjunto de soluções para ajudar as empresas no contexto de mudança e adaptação à nova realidade, no pós-confinamento.

Ligados aos Clientes, Colaboradores e Parceiros

Lojas essenciais: consideradas serviços de retalho essenciais, a Vodafone manteve algumas das suas lojas abertas, tendo rapidamente adaptado a sua força de trabalho em loja, cerca de 900 pessoas, a novos formatos de teletrabalho. O mecanismo de senhas de atendimento, tipicamente assente em senhas em papel, foi alterado para senhas SMS.

Teletrabalho: a proteção e segurança dos Colaboradores e respetivas famílias foi uma das prioridades da Vodafone. De tal forma que ainda antes de ser decretado o Estado de Emergência, a Empresa implementou, por tempo indeterminado, o regime de Trabalho em Mobilidade Excecional, no qual 96% dos Colaboradores esteve a trabalhar a partir de casa.

Alterações radicais: a preocupação da Vodafone com os Recursos Humanos é também visível nas medidas de segurança adotadas para proteger todos os seus parceiros. Em apenas quatro dias, um tempo absolutamente recorde, a Vodafone colocou em regime de teletrabalho os 1800 colaboradores dos seus call centers. A Vodafone foi a primeira empresa a ter o seu serviço de apoio ao Cliente a funcionar a partir de casa, garantindo a segurança de todos os parceiros.

Sector ligado

Num momento crítico sem precedentes, o setor das comunicações tem uma acrescida responsabilidade em garantir o funcionamento dos seus serviços. Os três principais operadores de um setor que representa cerca 2,3% do PIB decidiram, por isso, unir esforços, apresentando várias iniciativas para minimizar os impactos da pandemia em Portugal.

10 GB Dados móveis: a Vodafone, a Altice e a NOS, ofereceram 10GB de dados aos seus Clientes de serviço telefónico móvel. Esta iniciativa serviu para dar resposta às necessidades acrescidas de comunicação dos cidadãos que estiveram em casa em regime de teletrabalho, de prevenção ou de assistência a familiares.

Oferta dos canais desportivos: no seguimento da suspensão da generalidade dos eventos desportivos, os operadores tomaram a decisão, juntamente com a Sport TV, BTV e Eleven Sports, de não cobrar a mensalidade a novos e atuais Clientes dos respetivos canais.

Apoio a profissionais de saúde: fruto de um acordo de colaboração assinado com o Gabinete de Resposta Digital e o Ministério da Saúde, a Vodafone e os operadores de comunicações atribuíram um conjunto de benefícios de comunicações aos profissionais de saúde, ao serviço do Serviço Nacional de Saúde, que estiveram dedicados ao tratamento de doentes da Covid-19.

Sector ligado ao Governo

Cientes do papel fundamental que ocupam no País, os operadores, apresentaram ao Governo um plano de atuação composto por seis eixos: manter a qualidade de serviço das redes de comunicações; assegurar a capacidade de rede necessária para funções críticas do Estado; promover a contenção da expansão do vírus; alertar para procedimentos antifraude; contribuir para o incentivo ao teletrabalho nas empresas; e apoiar a comunidade.

Digital no pós-Covid

As crises são, habitualmente, oportunidades de reavaliação e, posterior, reinvenção. E, por isso mesmo, no pós-crise tendem a permanecer todas as alterações que trouxeram visíveis melhorias à sociedade. A pandemia obrigou o mundo em geral – e as famílias e empresas em particular - a reinventar as suas rotinas e a vencer resistências.

A Covid-19 acelerou a transformação digital em curso. Os negócios, o trabalho, o ensino, a saúde e o convívio social tornaram-se digitais. O legado digital da C-19 será, assim, estrutural e irreversível.

Numa altura em que se começa a operacionalizar um plano para um Portugal Digital, as comunicações assumem-se, mais do que nunca, como um dos motores de transformação do País, contribuindo para a capacitação digital das pessoas, das empresas e do Estado.

A liderar o desenvolvimento do 5G em Portugal

Está a chegar a quinta geração móvel - a tecnologia que vai levar as nossas vidas para outro nível. A Vodafone tem vindo a modernizar a sua infraestrutura no decurso dos últimos cinco anos, estando já tecnologicamente preparada para o lançamento da quinta geração móvel. Este trabalho de preparação da rede tem vindo a ser complementado com a realização de diversas iniciativas que atestam a liderança tecnológica da Vodafone Portugal e permitem vislumbrar como será o futuro das telecomunicações móveis, através da realização de várias demonstrações reais da tecnologia.

Roaming 5G em mobilidade

No ano de 2019, a Vodafone Portugal e a Vodafone Espanha, em parceria com a Ericsson, deram um passo histórico no desenvolvimento da quinta geração móvel ao realizarem, em maio de 2019 e pela primeira vez a nível mundial, uma sessão de roaming 5G em mobilidade.

Este marco de elevada complexidade tecnológica aconteceu através de uma demonstração de gaming, com dois jogadores profissionais da ESL a defrontarem-se, em tempo real, enquanto atravessavam a fronteira entre Valença e Tui ligados à rede 5G da Vodafone Portugal e da Vodafone Espanha.

Transmissão holográfica 5G em tempo real

Em agosto de 2019, a Vodafone volta a mostrar a sua liderança na inovação e no desenvolvimento da quinta geração móvel, através da realização da primeira transmissão holográfica 5G em tempo real. O momento pioneiro na televisão nacional aconteceu no Festival Vodafone Paredes de Coura, durante a emissão em direto do ‘Jornal das 8’, quando o pivô José Alberto Carvalho foi teletransportado do estúdio da TVI, através da rede 5G da Vodafone, para o recinto do festival a mais de 400 km da estação de Queluz.

5G em situações de emergência

A Empresa apostou também no desenvolvimento do 5G no setor da saúde nas situações de emergência. A Vodafone, a Altran Portugal e a Cruz Vermelha Portuguesa mostraram como o 5G vai auxiliar equipas médicas em situações de emergência. A demonstração concretizou-se através da simulação de uma assistência médica urgente a uma vítima de AVC. O auxílio especializado e em tempo real é um exemplo excecional de como a quinta geração móvel poderá contribuir para salvar vidas.

O primeiro tarifário 5G

Antecipando as necessidades de comunicação que surgirão com a rede móvel do futuro, a Vodafone Portugal lançou o primeiro tarifário em Portugal preparado para o 5G, com chamadas, SMS e dados móveis ilimitados: o RED Infinity. A pensar em todos os Clientes que querem viver sem preocupações de consumo, a nova opção tarifária, disponível em duas versões, está acessível para Clientes convergentes e empresariais.

Equipamentos 5G

Em fevereiro, a Empresa iniciou a pré-venda dos novos Samsung Galaxy S20 Plus e S20 Ultra, os primeiros equipamentos integrados na oferta comercial 5G. A Empresa continuará, no decurso dos próximos meses, a alargar a sua oferta 5G a novas gamas e novos modelos, garantindo assim a disponibilização de tecnologia de última geração a cada vez mais Clientes.

Vodafone Business Conference discute 5G

A chegada da rede 5G, que promete uma nova revolução tecnológica com impactos significativos na vida das pessoas e das empresas, foi o tema da Vodafone Business Conference 2020 realizada em fevereiro. Subiram ao palco do auditório do Centro Champalimaud alguns dos maiores especialistas internacionais.

O propósito Vodafone em 2019-2020

A Vodafone continuou, no exercício fiscal 2019-2020, focada em realizar iniciativas que materializem o seu propósito nas três áreas de atuação: Sociedade Digital, Inclusão e Planeta.

Sociedade Digital

A Vodafone acredita numa sociedade digital totalmente conectada, onde os dados fluem em alta velocidade, conectando pessoas, comunidades e coisas à Internet como nunca antes.

As redes Gigabit, a Internet das Coisas (IoT) e os serviços financeiros móveis permitem o desenvolvimento de inovações e tecnologias incríveis que ajudam a tornar vida mais fácil, mais saudável e mais inteligente.

No final de março de 2020, o número de Clientes móveis totalizava 4,7 milhões. Já no serviço fixo, a Vodafone cobria 3,4 milhões de lares e empresas e contabilizava 749 mil Clientes, dos quais 679 mil de TV. Os Clientes de banda larga ascendiam a 743 mil.

Estes indicadores resultam do compromisso de a Vodafone levar o seu serviço a cada vez mais famílias e empresas portuguesas, fortalecendo a concorrência no mercado de telecomunicações e contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da Sociedade Digital em Portugal.

Os valores são também fruto da concretização das oportunidades de crescimento proporcionadas pela estratégia de expansão das redes de nova geração e de uma oferta de valor cada vez mais relevante para o Cliente.

Os indicadores ganham ainda maior relevância numa análise de tendência de crescimento contínuo. Em 2013, a Vodafone operava apenas 400 mil casas ligadas a uma rede de fibra e contava somente com 44 mil Clientes. Assim, em apenas seis anos, multiplicou em 17 vezes o número de Clientes e a cobertura em 8,5 vezes.

90% da rede de FTTH partilhada

Defensora de um modelo de coinvestimento e de parcerias para as redes fixas de nova geração, como forma de garantir mais racionalidade técnica e económica, acelerando a chegada destas redes a zonas remotas e às populações mais desfavorecidas, a Vodafone tem vindo ao longo dos últimos anos a assinar parcerias com outros operadores.

Em julho de 2019, a Empresa assinou um memorando de entendimento com a dstelecom, com o objetivo de aumentar a sua cobertura até 1,2 milhões de casas e empresas.

Com este acordo, a Vodafone passará a servir mais de 5,3 milhões de casas passadas com rede de última geração, depois de, em setembro de 2017, o acordo com a NOS para a desenvolvimento e partilha de infraestrutura de abrangência nacional permitir a cobertura de 4 milhões de casas e empresas. A Vodafone passa assim a ter 90% da rede FTTH partilhada com outros Operadores.

Ainda com o propósito de definir um modelo de investimento sustentável, garantindo uma maior eficiência e rapidez na cobertura do território nacional, a Vodafone Portugal e a NOS assinaram uma “Carta de Intenções” com vista à celebração de um acordo de partilha de ativos móveis.

À data de fecho deste documento, os operadores ainda negociavam em regime de exclusividade.

Expansão alinhada com a melhoria da oferta

Assumindo-se como pioneira na disponibilização de serviços inovadores aos seus Clientes, a Vodafone prossegue a melhoraria do acesso dos consumidores e das empresas aos produtos e serviços digitais.

Em julho de 2019, tornou-se o primeiro operador de televisão em Portugal a apresentar um conjunto de serviços públicos acessíveis a partir do ecrã de televisão aos seus Clientes.

Ao abrigo do Simplex, programa nacional de modernização do Estado, os Clientes Vodafone acedem, de uma forma simples e cómoda, a um conjunto de serviços de várias entidades públicas.

Ainda com o intuito de facilitar o acesso a conteúdos que os Clientes privilegiam, a Vodafone lançou o serviço Amazon Prime Video na sua plataforma de televisão.

TV do Futuro

Reforçando o seu compromisso em ter um papel preponderante na revolução digital em curso, a Empresa continuou, no decurso do ano fiscal, a melhorar a experiência de televisão em Portugal, acompanhando os novos hábitos de consumo de conteúdos televisivos dos portugueses.

O lançamento da televisão do futuro, suportada na nova VBox 4K, permite agora uma experiência de utilização ainda mais completa e inovadora, totalmente orientada para o Cliente e para a personalização dos conteúdos.

Entre as suas caraterísticas pioneiras destacam-se, por exemplo, a pesquisa inteligente por voz, espaço kids e um interface mais simples, intuitivo e inteligente.

Soluções IoT no Empresarial

No segmento empresarial, a IoT transforma indústrias em todo o mundo e é fácil entender as razões. As soluções ajudam, sobretudo, em quatro grandes áreas: experiência de Cliente, criação de novos modelos de negócio, gestão preditiva e redução de custos.

A Vodafone continua, por isso, a trabalhar na sua inovadora abordagem, ao criar e entregar as propostas e soluções globais de IoT que melhor se adequam às necessidades de cada Cliente, independentemente da sua localização.

Além do reforço do valor de propostas já existentes, entre abril de 2019 e março de 2020 foram criadas novas soluções, algumas das quais exportadas para o universo do Grupo Vodafone.

A título de exemplo, as soluções de Land Agriculture permitem a monitorização e a gestão da produção agrícola, priorizando o controlo ambiental. Em matéria de Manufacturing & Processing, a solução implementada na Elis, por exemplo, recolhe e analisa, em tempo real, os dados de consumo energético associados à lavagem e tratamento industrial de roupas.

Já as soluções de Building Automation permitem a gestão centralizada e automática dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, iluminação e outros sistemas de um edifício. Por sua vez, em matéria de Fleet Management, a monitorização à distância resulta numa otimização do tempo e dos esforços despendidos pelos colaboradores, contribuindo para a redução da pegada de carbono.

As soluções Environment & Public Safety ajudam a criar um ambiente seguro e limpo, e promovem a proteção dos cidadãos, reduzindo por exemplo a criminalidade ou antecipando desastres.

A aplicação de soluções Internet of Things na área da Saúde tem vindo a tornar-se cada vez mais abrangente e de extrema relevância, especialmente em época de pandemia. O Serviço de Teleassistência permite um contacto imediato entre o cidadão que requer cuidados especiais e o seu cuidador. Já as soluções Clinical Remote Monitoring apoiam os Profissionais de Saúde na prestação de cuidados em casa. Com o apoio e aconselhamento dos profissionais da equipa de Assistência Ambulatória do Hospital Garcia da Orta, foi desenvolvida uma solução que permite antecipar o regresso de um paciente ao seu domicílio, melhorando a sua recuperação anímica sem prejuízo da correta monitorização do seu estado de saúde. Esta solução foi adaptada para dar facilitar o regresso a casa de doentes com Covid-19, internados nesta Unidade Hospitalar.

O lançamento deste tipo de soluções em Portugal tem contribuído para reforçar a posição de liderança do Grupo Vodafone, o qual foi reconhecido pelo sexto ano consecutivo como líder mundial em Internet of Things no Quadrante Mágico Gartner.

O Valor da Confiança

“Porque um negócio não se faz só de negócios”, a Vodafone assume-se como o parceiro ideal das empresas qualquer que seja a necessidade ou dimensão do negócio. O valor da Confiança foi, por isso, o mote para a nova campanha com assinatura Vodafone Business.

A abordagem à medida de cada Cliente e os elevados padrões de serviço têm permitido à Vodafone ser reconhecida como o total telecom provider parceiro de todas as empresas, que oferece todas as soluções que estas precisam, das mais simples às mais sofisticadas tecnologicamente, percorrendo com o tecido empresarial português o caminho de uma economia e sociedade digitais.

Ao longo do último ano, a Empresa reforçou e consolidou a oferta de serviços móveis e fixos empresariais, num formato completo e convergente, quer para as grandes empresas e sector público, quer para as pequenas e médias empresas e empresários em nome individual, oferecendo um conjunto de soluções digitais que se adaptam às suas necessidades de comunicação.

Este posicionamento permitiu a captação de algumas das principais contas portuguesas e o crescimento no volume de serviços prestado a este segmento de mercado, obtendo uma reação positiva à sua proposta de valor que se refletiu no alcance de um elevado nível de satisfação deste segmento.

Reconhecimentos nacionais

A entrega de um serviço de excelência, nos vários segmentos em que opera, aliada à superioridade da sua rede, é atestada pelos reconhecimentos obtidos, ano após ano, por diversas entidades independentes.

Em novembro de 2019, a Empresa foi distinguida pela sexta vez consecutiva pela Deco Proteste com o selo “Melhor do Teste” na Internet Móvel e, em janeiro de 2020, foi diferenciada pelo Grupo P3 com o selo de “Melhor do Teste” para a rede de voz e dados móveis.

A Vodafone foi também distinguida nos recentes estudos da ANACOM sobre a qualidade das redes móveis em Portugal. Nas duas análises até agora publicadas, referentes ao Alentejo e zona Norte do País, a Vodafone registou a primeira posição nos serviços móveis de voz e Internet.

Inclusão

A Vodafone acredita que as oportunidades criadas por um mundo totalmente digital devem estar acessíveis a todos. E está comprometida em garantir que os mais vulneráveis têm lugar nesse futuro tecnológico. Através de tecnologia, trabalhará para eliminar barreiras.

A Vodafone está comprometida em garantir que, através de sua tecnologia, será possível superar os vários gaps existentes e ajudar as pessoas a contribuir de forma igual e plena para a sociedade.

A marca Vodafone é globalmente admirada por ser uma Empresa inclusiva, que atua de forma ética, responsável e legalmente enquadrada, gerando a confiança de Clientes e Stakeholders em todos os mercados em que está presente.

No seio da organização não é diferente. A Vodafone promove a inclusão de todos, replicando a diversidade existente na sociedade. É uma Empresa que privilegia diferentes nacionalidades, backgrounds e experiências, como também valoriza a diversidade de géneros e de gerações.

Consciente de que os seus Colaboradores constituem a principal vantagem competitiva da Empresa, a Vodafone lança continuamente novos programas e aposta em ferramentas que ajudam a Organização a crescer e a desenvolver-se como um todo, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento da formação dos jovens, tornando-se uma referência num mercado cada vez mais global e competitivo.

ReConnect

Lançado há três anos, com o objetivo de aumentar as oportunidades laborais para as mulheres, o programa Vodafone ReConnect continua a atrair mulheres qualificadas que, após um longo período de pausa na carreira, enfrentam dificuldades em regressar ao mercado de trabalho. A iniciativa pioneira a nível global também quer contribuir para aumentar o número de mulheres em cargos de direção.

Future Jobs Finder

O Future Jobs Finder é uma ferramenta de desenvolvimento de competências digitais e acesso a oportunidades de emprego, tendo em conta o perfil individual de cada participante. Em Portugal, o programa impactou mais de 7.000 jovens adultos no último ano fiscal e já chegou a mais de 127 mil utilizadores desde o seu lançamento.

Girls in Stem

Para reduzir a disparidade de género no sector tecnológico e encorajar e inspirar mulheres a seguir uma carreira nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a Vodafone continuou a apostar no Girls in STEM, uma iniciativa que oferece às raparigas, com idades entre os 14 e os 18 anos, a oportunidade de aprender a programar.

Qualificação jovem

No âmbito de outras iniciativas que pretendem promover um primeiro contacto com o mercado laboral, a Vodafone continua a receber dezenas de jovens na Empresa, distribuídos pelos seus vários programas, tais como os Estágios de Verão (programa de dois ou cinco meses para alunos do Ensino Superior) e o Vodafone Discover Graduates (programa de dois anos para recém-mestrados). Paralelamente, continua a abrir as suas portas a estudantes universitários (Open Days), os quais têm oportunidade de tomar contacto com a realidade de uma organização de referência no sector das telecomunicações, e a realizar os Pitch Bootmcamps e Workshops.

Planeta

A Vodafone acredita que são necessárias ações urgentes e sustentadas para lidar com as mudanças climáticas e que o sucesso nos negócios não deve representar qualquer custo para o meio ambiente. Através do seu compromisso de reduzir para metade o impacto ambiental, a Empresa ajudará a garantir um futuro sustentável para todos.

A preocupação da Vodafone com o meio ambiente não é recente. Pelo contrário, a Empresa tem vindo a levar a cabo diversas iniciativas no decurso dos últimos anos fiscais que contribuem para a preservação do Planeta e para um futuro sustentável.

Com o objetivo de reduzir o seu impacto ambiental para metade até 2025, a Vodafone mantém o foco na eficiência energética, no recurso a fontes de energia renovável e na redução no desperdício, ajudando a mitigar o impacto ambiental da sua organização, dos seus Clientes e da sociedade.

Ao nível das antenas, sublinha-se a instalação de sistemas freecooling, os quais aproveitam em grande parte do tempo a refrigeração natural das estações, desligando de forma automática o ar condicionado. Este sistema permite poupanças significativas no consumo de energia das antenas.

Destacam-se também a recolha de telefones, baterias e acessórios para posterior encaminhamento para reciclagem; a mudança na composição das embalagens dos produtos Vodafone, que permite reduzir em 13% o plástico e em 46% o papel; a reciclagem e reutilização de 94% dos resíduos produzidos; e a redução de cerca de 12 % no consumo de combustível utilizado pela frota da Vodafone.

Nas lojas foram também desenvolvidos diversos projetos para reduzir a pegada ambiental, tais como a diminuição do consumo de energia elétrica e a promoção da emissão eletrónica de documentos, em detrimento do uso de papel. Este processo eletrónico permite que 40% das faturas dos Clientes sejam enviadas por e-mail, representado uma redução de cerca de 35 toneladas de papel.

Assistência virtual

Assumindo-se como pioneira na disponibilização de serviços inovadores, com impacto positivo no Planeta, a Vodafone adotou uma solução de Realidade Aumentada no Serviço de Apoio ao Cliente, que torna o processo de assistência mais rápido, eficiente e permite reduzir em 12% as visitas dos técnicos a casas dos Clientes.

O Vodafone Visual Support, desenvolvido pela TechSee, permite que o técnico identifique de forma rápida o problema e oriente o Cliente na sua resolução. A utilização desta solução resulta em melhorias significativas de desempenho, incluindo um aumento de 4% do número de resoluções na primeira chamada e, consequentemente, uma maior satisfação do Cliente.

Competições nacionais e internacionais

Ao nível do Grupo Vodafone foi lançado o Future Changers, uma competição de escala internacional destinada a jovens entre os 18 e os 30 anos, que procurou as melhores e mais inovadoras ideias tecnológicas em prol do meio-ambiente.

Esta competição foi lançada na semana em que decorreu a Cimeira do Clima das Nações Unidas, em setembro de 2019, na qual o Grupo Vodafone assinou o acordo que visa a redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Em Portugal, o sucessor do Big Smart Cities, o Big Impact – competição de empreendedorismo promovida pela Vodafone e pela Câmara Municipal de Cascais – também procurou na última edição projetos inovadores que, através da tecnologia, beneficiem a sociedade em todas as suas componentes: social, tecnológica, económica e ambiental.

dois rapazes a fotografar com um telemóvel na praia
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Desempenho Operacional

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Base de Clientes

No exercício fiscal, compreendido entre 1 de abril de 2019 e 31 de março de 2020, a Vodafone Portugal mantém a tendência de crescimento da sua base de Clientes do serviço fixo e a estabilização dos Clientes do segmento móvel. Este crescimento resulta da confiança dos portugueses na utilização da rede e dos serviços da Vodafone, que se destacam num mercado cada vez mais dinâmico.

A Vodafone Portugal continua a investir na expansão da sua rede fibra de última geração, atingindo uma cobertura de mais de 3,4 milhões de lares e empresas, um aumento de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

O número de Clientes na rede fixa aumentou para 749 mil no final de março de 2020, dos quais 679,1 mil são Clientes de TV (+10,6% face ao ano anterior). Os Clientes de banda larga totalizam 743,1 mil, um crescimento de 9,7% em relação ao ano anterior. Os Clientes convergentes aumentaram 19,6%.

No segmento móvel, o número de Clientes fixou-se em 4,7 milhões. O número de utilizadores com smartphone aumentou 2,1% em relação ao ano anterior, com a penetração na base de Clientes a subir para 80,1% (+1,9 p.p. face ao ano anterior).

Estes resultados são alcançados graças a projetos verdadeiramente transformacionais, os quais permitem à Vodafone continuar a oferecer a melhor experiência de comunicação em Portugal em todos os segmentos, e a mesma qualidade de serviço, independentemente da localização dos Clientes. Os indicadores testemunham, assim, a afirmação da Vodafone como operador integrado, líder em satisfação e recomendação, e qualidade das suas redes.

Receitas

O total de vendas e prestação de serviços foi de 1082,8 milhões, nos 12 meses findos em 31 de março de 2020, +5,3% face ao mesmo período no ano anterior, mantendo a tendência de crescimento dos últimos anos. Estes resultados são suportados pela evolução contínua do negócio fixo e pela retoma a um crescimento relevante do negócio móvel, num mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.

As receitas de serviços representam cerca de 90,9% no total de vendas e serviços prestados, a venda de equipamentos e acessórios representa 6,5% e os restantes 2,6% são essencialmente referentes ao aluguer de equipamentos fixos, o qual deixa de ser considerado em receitas de serviços segundo a adoção da nova norma contabilística (IFRS15).

Vendas e Serviços Prestados

As receitas de serviços aumentaram 5,5% face ao ano anterior, com um total de 984,5 milhões de euros. No negócio fixo o crescimento foi de 13% face ao mesmo período do ano anterior, reflexo da estratégia de expansão da rede fibra e oferta diversificada de produtos e serviços.

O negócio móvel apresentou um crescimento de 3%, face ao ano anterior, resultado de uma evolução da base de Clientes e de uma forte resiliência ao nível do ARPU. O aumento do turismo em Portugal também contribuiu positivamente para a performance do negócio móvel.

No segmento do consumo, e beneficiando do bom desempenho do negócio fixo, as receitas cresceram 6,9%, tendo sido impulsionadas pela contínua expansão da rede de fibra de última geração, cujo número de Clientes aumentou 10,2% em relação ao período homólogo, e pelos pacotes de serviço contratualizados. No negócio móvel, a Vodafone Portugal mantém a sua posição de relevo e os resultados refletem um acréscimo no número de Clientes ativos ao longo do ano (+2,4% face ao ano anterior), assim como um incremento do ARPU (+2,5% face ao ano anterior).

Em 2019, o segmento empresarial cresceu 2,6% face ao ano anterior, reforçando a posição da Vodafone no tecido empresarial português. No negócio móvel, os Clientes aumentaram 5,4% e as receitas de Internet of Things (IoT) crescem 17% em comparação com o mesmo período do ano passado. O fixo cresce 7,9% face ao ano anterior, reflexo do aumento do número de Clientes com banda larga e dos serviços e soluções contratados.

Estes indicadores mostram que a Vodafone está a contribuir para posicionar as empresas portuguesas na linha da frente da revolução digital, ajudando todas as indústrias, independentemente do seu sector e da sua dimensão, a aproveitarem plenamente as oportunidades digitais de modo a poderem ser competitivas à escala nacional, europeia e até mundial.

Rentabilidade Operacional

Num mercado cada vez mais competitivo, a Vodafone Portugal registou uma rentabilidade operacional de 33,8% em 2019, que representa um crescimento de 3,0 p.p. face ao ano anterior. O Cash-Flow Operacional no fixou-se em 365,5 milhões de euros (+15,8% face ao registado em 2018).

Cash Flow Operacional e Margem sobre as Vendas e Serviços Prestados Os exercícios económicos da Vodafone Portugal apresentados no gráfico referem-se ao período compreendido entre 1 de abril e 31 de março do ano seguinte.

A variação de 39,6 milhões de euros nas despesas de operacionais resulta, essencialmente, das variações do custo com as depreciações e amortizações (+36,2m€), fornecimentos e serviços externos (-11,8m€) e outros custos operacionais (+11,8m€).

Em 2019, as despesas operacionais são impactadas pela adoção da nova política contabilística IFRS16, por via do aumento dos custos de depreciação e amortização relativos a direitos de uso (rendas) e da redução dos custos com Fornecimentos e Serviços Externos das respetivas rendas. Nos Fornecimentos e Serviços Externos verificou-se ainda um aumento dos gastos comerciais de 12,1 milhões de euros, em linha com a evolução da atividade e um incremento dos custos com conteúdos de 10,9 milhões de euros, resultante de uma maior base de Clientes e da diversificação da oferta. Os outros custos operacionais resultam de abates extraordinários de ativos.

A Vodafone Portugal continua a sua estratégia de eficiência e otimização da estrutura de custos, preservando a qualidade do serviço prestado ao Cliente, como é comprovado pelos mais recentes estudos realizados pela Anacom e por entidades independentes.

Investimento Anual em Ativos Fixos