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Observatório das Empresas

Vendas

Como aumentar as vendas online durante as épocas festivas

As épocas festivas são um excelente período para aumentar as vendas. Tire o máximo de partido desta época, e defina uma melhor estratégia de vendas.

Todos os anos, durante as épocas festivas, regista-se um aumento nos gastos pessoais, como por exemplo durante a Páscoa, Black Friday e Natal. Nestes períodos competitivos, as empresas lutam entre si pela atenção dos clientes. A orçamentação não necessita de envolver grandes gastos nem de ocupar muito do seu tempo.

Com mais de 60% dos consumidores a dizer que mudaram a forma como efetuam compras à medida que os preços subiram, compreender onde, e quando, aumentar tacitamente as vendas é cada vez mais importante. Como tal, é necessário criar uma estratégia online bem estruturada:

1. Olhar para os dados das épocas festivas anteriores

O primeiro passo para criar uma estratégia vencedora é analisar a forma como a sua empresa funcionou nos anos anteriores. Quais foram os produtos mais populares? Como é que os consumidores se envolveram com a sua empresa? Onde perdeu visitantes do site durante o processo de compra? Ao compreender o que foi bem-sucedido em anos anteriores e, crucialmente, o que não foi, pode concentrar-se em estratégias eficazes e abandonar as que não o foram.

2. Destacar os artigos sazonais imprescindíveis

Embora a construção de uma estratégia de vendas baseada em conhecimentos históricos valiosos seja importante, não nos podemos esquecer da sazonalidade.

Cada feriado é diferente; aquilo que os consumidores querem comprar no Natal será, - compreensivelmente – diferente do que pretendem fim-de-semana da Páscoa. Assim, a adaptação dos artigos que tem em stock ao período de vendas específico é crucial. Considere o seguinte: se o feriado ocorrer no verão, é mais provável que os seus clientes estejam em maior movimentação. Pense em oferecer e promover produtos ou serviços que lhes permitam tirar o melhor partido nas férias ou na praia, por exemplo.

3. Planeie conteúdos através de canais de redes sociais para criar mais envolvimento com o cliente

Quando os principais feriados nacionais se aproximam, é natural que queira que os clientes pensem na sua empresa em primeiro lugar. Pata tal acontecer, é necessário estar preparado.

Planeie com antecedência e crie anúncios envolventes nas redes sociais de forma a atrair clientes para o que está a oferecer. Varie também o conteúdo que utiliza em diferentes canais, de acordo com as audiências que está a atingir. Isso pode significar, por exemplo, mostrar imagens de artigos ou serviços com desconto no Instagram, ou escrever um post no Facebook perguntando ao seu público que tipo de descontos gostariam de ver antes da época de vendas agitada que se aproxima.

Ao antecipar e anunciar o que estará à venda, dá aos potenciais clientes tempo suficiente para planearem o seu tempo livre, aumentando a probabilidade de considerarem a sua empresa no momento da compra.

4. Verifique o seu marketing por email

Durante todo o ano, as empresas competem por clientes, mas durante as épocas de vendas mais movimentadas, quando os esforços de marketing de todos aumentam, é necessário destacar-se verdadeiramente e garantir que convence os seus clientes atuais a permanecerem fidelizados.

Como pode fazer isto? Use as férias para chamar a atenção dos clientes com um anúncio relevante. Por exemplo, partilhe conteúdo personalizado com os seus subscritores de email, talvez oferecendo ofertas de condições especiais ou códigos de desconto durante as férias, apenas aos atuais subscritores. Isto ajudará a despertar o interesse pela sua empresa e a expectativa para o tão esperado dia, ao mesmo tempo que direciona tráfego para o seu site. Tem de se certificar que o seu marketing reflete o estado de espírito da estação, enquadrando-se ao mesmo tempo nos valores da sua marca. As imagens festivas podem ser ótimas, por exemplo, na época do Natal, desde que correspondam à imagem da sua marca.

5. Oferta de descontos especiais de férias

As férias são uma época em que os seus clientes tendem a dedicar-se a si próprios e aos outros. Assim, ao oferecer descontos exclusivos ou promoções únicas em certos produtos durante este período, ajudará a conduzir os clientes para o seu site e a aumentar as vendas.

Sendo que muito provavelmente os seus concorrentes terão a mesma abordagem, como pode então a sua empresa fazer isto de forma diferente? É importante dar um desconto significativo, e com impacto. Isto começa por ouvir o que os seus clientes realmente querem. Pode fazê-lo perguntando-lhes diretamente. Tente pedir feedback através de inquéritos por email (se tiver permissão para os contactar desta forma e seguir as regras do RGPD) ou coloque perguntas ou sondagens em stories da sua página do Instagram. De seguida, use esta visão para personalizar as suas promoções de férias. Os seus clientes não se sentirão apenas ouvidos, mas oferecerá descontos que irão refletir os desejos e as necessidades deles, e que são mais suscetíveis de aumentar as vendas.

Construir um negócio de sucesso é estar preparado - e isto é ainda mais verdade durante os feriados. Cada feriado nacional cria uma oportunidade de aproveitar ao máximo o crescimento dos gastos do consumidor e aumentar o tráfego online para o seu site. E ao colocar estas dicas rápidas, mas importantes, em prática, estará pronto para tirar o melhor partido de cada oportunidade de venda nos feriados.