Skip to content

Descontinuação rede 3G

Adeus, 3G, olá a melhores ligações

Em julho de 2024 vamos iniciar a descontinuação gradual da nossa rede móvel 3G. É um passo que vai reforçar o acesso a comunicações mais rápidas e eficientes, através de redes mais modernas como o 4G e o 5G.

Internet mais rápida e chamadas com melhor qualidade

Com as redes 4G e 5G, as comunicações ganham mais velocidade, capacidade, estabilidade e resiliência. Permitem uma navegação mais rápida, downloads a alta velocidade, melhor experiência de streaming e partilha de imagens ou vídeos de forma imediata.

Junte-se às redes do futuro

Para ter acesso às redes 4G e 5G precisa de um telemóvel e de um cartão SIM compatíveis com estas tecnologias. Se já estiver a utilizar 4G ou 5G no seu telemóvel, não precisa de fazer nada.

Conheça a oferta de telemóveis compatíveis com 4G e 5G.
 

Caso ainda tenha um cartão 3G, peça grátis uma 2.ª via do seu cartão numa loja ou no TOBi, selecionando as seguintes opções “Troca de cartão 3G” > “Pedir ou ativar 2ª via”.

Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel do seu telemóvel. Para saber como pode alterar estas definições, aceda aqui e selecione o modelo do seu telemóvel.

Precisa de mais informações?

Porque é que a rede 3G vai ser descontinuada? 

A rede 3G da Vodafone começou a funcionar em 2004 e permitiu, nessa altura, um acesso a internet móvel mais rápida e a streaming de vídeo no telemóvel, por exemplo. No entanto, a evolução tecnológica e os hábitos dos utilizadores - que passaram a privilegiar as comunicações de dados sobre as redes 4G e 5G – levaram, nos últimos anos, à redução progressiva do tráfego nesta rede. A descontinuação de tecnologias como o 3G faz parte da natural evolução do setor das telecomunicações, abrindo caminho ao desenvolvimento de outras redes mais eficientes, mais rápidas e com melhor qualidade e desempenho energético e ambiental (como o 4G ou o 5G).

Como sei se a descontinuação do 3G me pode afetar? 

A rede 3G pode estar configurada num equipamento (telemóvel, modem, router, sensor, por exemplo) com um cartão SIM (o seu cartão Vodafone). Se o seu equipamento ou cartão SIM Vodafone estiver a funcionar exclusivamente na rede 3G, deve alterar os mesmos.

A Vodafone está a contactar todos os clientes que estejam nesta situação, sejam eles particulares ou empresariais, no decorrer dos próximos meses, para agilizar esta transição atempadamente e da forma mais simples possível. 

O 4G/5G gasta mais dados que o 3G?  

As redes móveis 4G e 5G usam a mesma quantidade de dados que 3G, mas permitem uma navegação mais rápida, downloads com mais velocidade, uma melhor experiência de streaming e a partilha de imagens ou vídeos de forma imediata sem pagar mais por isso. 

Como sei se o meu equipamento é 3G?  

Consulte aqui alguns dos equipamentos 3G:

Telemóvel

Alcatel 1C, Alcatel One Touch 2045X, Alcatel One Touch Pop C7, Alcatel Pixi 4, Apple iPhone 4 e 4S, Huawei ETS3, Huawei G Play mini, Mobiwire Dakota, Nokia 208, Nokia C2-01, Samsung Galaxy Grand Neo Plus, Samsung Galaxy Young, Samsung S5839i Galaxy Ace, Vodafone 353, Vodafone Smart 4 mini, Vodafone Smart first 6, Vodafone Smart grand 6, Vodafone Smart mini 7.

Telefone Fixo

Santok 3600.

Banda Larga Móvel

Consulte alguns dos equipamentos de Banda Larga Móvel 3G aqui.

Se o seu equipamento não se encontra nesta lista, obtenha mais informações junto de uma loja Vodafone ou do seu Gestor de Conta Empresarial.

Caso o seu equipamento se encontre nesta lista, deve proceder à alteração do mesmo por um equipamento compatível com as novas tecnologias. Conheça a oferta de equipamentos compatíveis com 4G e 5G aqui.

Como sei se o meu cartão é 3G? 

Verifique no verso do seu cartão o número apresentado. O 3º e 4º dígito do número do cartão é o indicador do ano de produção, se o número for inferior a 12, significa que o seu cartão foi produzido antes de 2012, e é possível que o mesmo não esteja preparado para as redes 4G e 5G. Se for o caso, peça grátis a 2ª via do seu cartão por um compatível com as novas tecnologias (4G/5G) através do TOBi, selecionando as seguintes opções “Troca cartão 3G” > “Pedir ou ativar 2ª via”. Em alternativa, contacte o nosso serviço de apoio ao cliente ou dirija-se a uma das nossas lojas.

Se adquiriu ou trocou o seu cartão SIM após 2012, tem no 3º e 4º dígito um número superior a 12, não precisa de fazer nada. Se tiver dúvidas, dirija-se a uma loja Vodafone ou fale com o seu Gestor de Conta Empresarial.

Vou ficar sem poder usar o meu telemóvel ou outro equipamento? 

Se tem um telemóvel que funciona exclusivamente na rede 3G e gerações anteriores, pode continuar a fazer chamadas de voz como até agora, pois a rede 2G, que chega a todo o País, continuará a funcionar. No entanto, para utilizar dados (como acesso à internet) é aconselhável trocar o cartão SIM 3G por uma versão mais atual (o que pode ser feito de forma gratuita numa loja Vodafone) e/ou substituir o equipamento.

Se, por outro lado, tem uma empresa que utiliza equipamentos como, por exemplo, terminais de pagamento por cartão de crédito (TPA), localizadores de veículos para gestão de frotas, ou sensores instalados em camaras, que são 3G, mas até estão dotados também de tecnologia 2G, não se antecipa qualquer perturbação decorrente desta alteração.  

A Vodafone está a contactar todos os clientes particulares ou empresariais abrangidos por esta mudança e, nesse contacto, são transmitidas todas informações necessárias para fazer a transição, que pode implicar a substituição de equipamento e/ou a troca de cartão SIM.