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Responsabilidade Social

A Vodafone na Sociedade

Sustentabilidade na Vodafone

O Desenvolvimento Sustentável e a Responsabilidade Social são parte integrante da estratégia da Vodafone Portugal e um pilar de referência do posicionamento da Empresa no mercado. Queremos que este empenho seja visível para todos, até porque faz parte do dia-a-dia dos Colaboradores e da relação com Clientes e Fornecedores.

Por isto os princípios de Sustentabilidade estão inscritos nos princípios de actuação que traçam a sua cultura e forma de trabalhar, integrando de forma indelével a cultura e essência da Empresa e dos Colaboradores e reflectindo-se em todos os níveis da organização e nas práticas de Governance e Ética Empresarial.

Posicionamento e Princípios

A posição de liderança da Vodafone Portugal no mercado de telecomunicações é suportada numa estratégia de diferenciação e qualidade na qual a Sustentabilidade do Negócio tem um papel fundamental.

Governance e ética empresarial

O modelo de Governo do Grupo Vodafone, que se aplica de forma directa à Vodafone Portugal, está espelhado no ‘Group Governance and Policy Manual’.

Impactos da Atividade

Em todas as decisões da Empresa, a Sustentabilidade do Negócio assume um papel fundamental no compromisso de desenvolver o negócio de forma responsável, ética e honesta, mantendo sempre em vista a redução dos impactos ambientais em toda a cadeia de valor, contribuindo para o desenvolvimento de uma Sociedade mais sustentável em conjunto com os seus Parceiros.

Ciente da importância do seu papel na Sociedade, a Vodafone Portugal contribui directamente para o desenvolvimento da economia nacional, pagando impostos e licenças, criando emprego e dinamizando um ecossistema de Empresas fornecedoras de pequena e média dimensão em várias áreas de actividade. Simultaneamente, a Empresa empenha-se na contribuição para o bem-estar da Sociedade através do serviço que presta e que permite aproximar as pessoas, combater a info-exclusão, aumentar a segurança e optimizar os serviços de saúde, através da sua actividade de negócio e dos projectos geridos pela Fundação Vodafone Portugal.

Rede

A Vodafone Portugal adota as melhores práticas na gestão da sua infraestrutura, minimizando o seu impacto e estendendo as suas avaliações ao controlo das emissões de campos eletromagnéticos.

Sociedade

A missão da Vodafone Portugal como Empresa socialmente responsável estende-se a vários projectos de inclusão que visam a participação de todos na Sociedade da Informação.

Ambiente

A reciclagem de equipamentos e a redução do consumo de energia são apenas alguns dos projectos onde a Vodafone Portugal assume uma atitude proactiva na protecção do ambiente.

Stakeholders

A Vodafone Portugal mantém uma rede de contactos extensa e complexa, abrangendo todo um ecossistema de Colaboradores, Clientes e Parceiros, com quem se orgulha de manter um canal de comunicação aberto, usado para promover a troca de ideias e sugestões que contribuem para a melhoria dos serviços prestados e o seu posicionamento como entidade económica com responsabilidades sociais.

O envolvimento dos Stakeholders é privilegiado em todas as decisões estratégicas e existem vários canais de comunicação abertos para que seja possível alinhar as prioridades da Vodafone Portugal com os inputs e experiências de Colaboradores, Clientes, Fornecedores, Reguladores do mercado e a Comunidade.

Colaboradores

A Vodafone Portugal leva muito a sério a aposta nos Colaboradores, através da formação mas também investindo na saúde e segurança no trabalho, com políticas e práticas reconhecidas pelo mercado.

Clientes

A confiança dos Clientes na Vodafone Portugal é o principal factor de sucesso da empresa, que não poupa esforços para agradar e surpreender os consumidores que se mantêm ligados à sua marca.

Fornecedores

A Vodafone Portugal tem estendido as suas experiências na área de Sustentabilidade também aos seus Parceiros, com os quais desenvolve programas destinados a incentivar os Fornecedores a implementar práticas responsáveis.

Reguladores

Os reguladores do mercado das Comunicações e da Concorrência estão entre os interlocutores privilegiados da Vodafone Portugal, sendo mantidas reuniões periódicas para tratar diversos temas de interesse relacionados com a regulação do sector e a melhor defesa dos interesses dos Clientes e Accionistas. No âmbito do seu posicionamento no mercado como Empresa responsável, a Vodafone Portugal valoriza todas as iniciativas que podem trazer maior transparência e equidade ao mercado em que actua, e por isso está sempre disponível para se envolver nas iniciativas que tenham este objectivo.


Comunidade

A Vodafone Portugal privilegia relações próximas com as comunidades locais, especialmente com instituições sem fins lucrativos que mantêm ligações de proximidade com as comunidades mais desfavorecidas.

Produtos e Serviços


Em todas as soluções e produtos desenvolvidos na Vodafone Portugal a inovação é um dos elementos fundamentais no processo de concepção e materialização da oferta. Todas as equipas da Empresa se empenham para que os serviços que fazemos chegar ao Cliente sejam de grande utilidade e de fácil utilização, nunca esquecendo a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.


O objectivo é que cada Cliente usufrua da melhor experiência, explorando plenamente o potencial das soluções e dos conteúdos à sua disposição, o que contribui para uma Sociedade da Informação e Conhecimento mais inclusiva.

Por isso a aproximação a grupos de utilizadores que outrora se manteriam afastados dos meios de comunicação digital é um aspecto relevante na estratégia da Vodafone Portugal, que se tem envolvido com os seus Parceiros na procura do melhor software e equipamentos.

Esta postura é reconhecida pelo mercado e pelos Stakeholders, que continuam a distinguir a Vodafone Portugal pelas iniciativas realizadas nesta área.

Pessoas com Necessidades Especiais

Directamente ou através da Fundação Vodafone Portugal, a Vodafone Portugal tem apoiado diversos projectos de inclusão, mas também iniciativas de desenvolvimento que procuram adaptar as soluções e equipamentos, assim como oferecer benefícios nos tarifários a utilizadores com necessidades especiais

Todos os produtos são testados intensivamente por especialistas, eles próprios pessoas com necessidades especiais, que fazem sugestões de melhoria e apoiam as acções de formação dos Colaboradores do Serviço de Apoio ao Cliente.

Tarifários

Os Clientes com necessidades especiais têm acesso a tarifários com condições mais vantajosas.

Serviço ao Cliente

Na Vodafone Portugal a satisfação dos Clientes é a nossa prioridade e todas as questões têm resposta no Serviço ao Cliente.

Software

Para facilitar a utilização e o acesso a conteúdos a Vodafone Portugal adapta os serviços a utilizadores com necessidades especiais.

Relatórios e Contas