Skip to content

Gestão de Recursos

Análise de Dados

Como usar os dados para potenciar a sua empresa

Criámos um guia rápido sobre como aproveitar os dados para expandir os seus negócios.

Apesar de existir algum ruído sobre o valor que os dados podem gerar para a sua empresa, são muitos os benefícios na utilização correta e oportuna das várias informações.

Na realidade, os dados podem ser retirados de praticamente todas as variáveis do seu negócio. Desde os valores de vendas anuais, à movimentação diária nas lojas, passando até pela quantidade de tempo que as equipas gastam em certas atividades.

Todos estes dados são bastante diferentes, mas cada um deles pode fornecer informação valiosa que poderá beneficiar vários aspetos do negócio.

Pode ser difícil saber por onde começar a aproveitar estes dados em bruto e a transformá-los em informações relevantes e tangíveis, por isso criámos um guia rápido com as principais considerações que deve ter em conta ao procurar dados para melhorar os seus negócios.

Porque é que os dados são importantes para a minha empresa?

A capacidade de registar e analisar dados é absolutamente fundamental para ajudar as empresas a melhorar os processos, aumentar a eficiência e, em última análise, a potenciar o crescimento.

O simples facto de poder identificar tendências, transformá-las em informações valiosas e depois agir em conformidade traz benefícios significativos para as empresas. As “empresas preparadas para o futuro – ou seja, as que conseguem desbloquear o potencial dos dados – foram identificadas como as mais propensas a concretizarem o potencial comercial das suas análises (Fonte: Future Ready Report 2020 da Vodafone).

Como posso usar dados para expandir os meus negócios?

Compreender que os dados são úteis para a sua empresa, pode-se dizer, que é a parte fácil. Aproveitá-los pode ser um pouco mais complicado. O nosso Relatório Future Ready também descobriu que, embora muitas empresas reconheçam as vantagens dos dados, a maioria dos dados que possuem ainda é subutilizada.

A boa notícia é que não precisa de realizar imediatamente uma transformação exaustiva. A melhor maneira de lançar uma estratégia focada em dados é identificar pontos problemáticos específicos no seu negócio e focar-se nestes. Tem dificuldade em converter clientes únicos em negócios recorrentes? O seu site tem tempos de permanência de um só dígito? Tem dificuldade em reter pessoal? Todos estes desafios podem ser enfrentados por meio de uma abordagem baseada em dados, mas não precisam de ser resolvidos todos de uma vez.

Para entender como é que os dados podem ajudar em cada cenário, vale a pena seguir uma metodologia estruturada. Aqui estão cinco passos que consideramos úteis:

  • Desafie: Qual é a pedra no caminho que está a tentar resolver na sua empresa? Como está a afetar a sua estratégia geral de negócio e resultados?
  • Estabeleça metas: Determine onde está e onde deseja estar após a sua estratégia ou projeto de dados – não comece nada antes de saber o que deseja alcançar, os parâmetros que indicarão o sucesso e os principais marcos na sua jornada;
  • Compreenda: Entenda se tem dados disponíveis das suas operações para este desafio específico;
  • Descubra: Certifique-se de que converte estes dados em bruto em informações acionáveis – o que é que os dados revelam sobre como pode aperfeiçoar os seus processos de negócio?
  • Comunique: certifique-se de que todas as informações são transmitidas às equipas relevantes para a resolução do problema. Isto vai ajudá-las a compreender o valor que a análise de dados oferece à empresa (e pode até inspirá-las a sugerir novas análises), e a prepará-las para colocar em prática as mudanças necessárias.

Principais considerações para melhorar as práticas de estratégia de dados

Depois de ter a estrutura implementada, seguem algumas ideias para gerir, analisar e proteger os seus dados:

  • Armazene os dados com segurança
    Todos os dados pelos quais é responsável devem ser armazenados com segurança. Também irá necessitar de pensar quem na organização terá acesso aos dados – pode fazer parte de uma equipa de seis pessoas, mas será que todos precisam de ter acesso? A forma como gere estes dados será regida por leis locais e específicas do setor; portanto, precisa de fazer a sua própria pesquisa sobre quem são as pessoas relevantes para ter acesso. A sua equipa também precisa de compreender as melhores práticas para lidar com os dados em segurança.

  • Crie unidade de dados
    Embora possa lidar com vários projetos de dados de uma só vez, deverá unificar os seus dados num só lugar. Se estiver a usar uma plataforma de gestão de dados para compreender as tendências do cliente, por exemplo, deverá ter o maior número possível de fontes para construir essa análise.

  • Analise
    Os seus dados em bruto não têm sentido se não tiver a capacidade de obter análises valiosas. Para isso, deve recorrer a uma solução de inteligência empresarial, como o Microsoft Power BI, Sisense ou Tableau, entre outros. Ao escolher a ferramenta, vale a pena considerar o que precisa para tirar o máximo proveito: Facilidade de uso? Colaboração? Visualização de dados? Pesquise para encontrar a solução que melhor se adapta ao seu caso. Também vale a pena aproveitar os cursos gratuitos que ajudarão a aumentar as competências da sua equipa na utilização de dados, como os oferecidos pelo Data Literacy Project.