Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Gestão de Recursos

Sustentabilidade

Sustentabilidade nas empresas - o que significa?

Descubra o que a sustentabilidade significa para as pequenas empresas.

A sustentabilidade é um conceito que está presente em praticamente todos os aspetos das nossas vidas. Quer sejam os copos reutilizáveis que usamos para beber café ou as energias renováveis que alimentam as nossas casas, as práticas e políticas sustentáveis fazem agora parte da norma. O mesmo acontece nas empresas.

Segundo o Future Ready Report 2020, 67% das empresas inquiridas indicaram estar a trabalhar para melhorar a sua sustentabilidade, sendo que quase todas as empresas com mais de 50 funcionários investem agora em práticas sustentáveis.

No entanto, enquanto várias empresas de toda a Europa se estão a esforçar para se tornarem mais sustentáveis, quais são as boas práticas que deverão fazer parte das preocupações das pequenas empresas?

Se não tiver a certeza, não se preocupe. Estamos aqui para o ajudar com o nosso manual rápido sobre o que é a sustentabilidade nas pequenas empresas.

Então, o que significa sustentabilidade (para uma pequena empresa)?

Devido à sua natureza complexa, sustentabilidade pode ter um significado diferente para cada um de nós. E torna-se mais complicado quando aplicado ao mundo dos negócios. Normalmente, isto sucede porque a sustentabilidade pode assumir formas distintas. Desde a utilização de fornecedores orientados pelo eixo da sustentabilidade até à utilização de embalagens feitas com materiais reciclados, a sustentabilidade é um conceito complexo, sendo que não há duas empresas que sigam as mesmas políticas e práticas.

De acordo com a Harvard Business School (HBS), a sustentabilidade nas empresas refere-se a "fazer negócios sem impacto negativo para o ambiente, a comunidade ou a sociedade em geral". Mais especificamente, a HBS acredita que a sustentabilidade nas empresas se divide em duas categorias: o efeito que a empresa tem sobre o ambiente e o que tem sobre a sociedade.

Em última análise, o objetivo de qualquer política de sustentabilidade é produzir um impacto positivo numa ou em ambas as áreas.

Qual é a importância das empresas sustentáveis?

Embora nas décadas anteriores, a sustentabilidade não tenha assumido um papel prioritário no panorama empresarial, as consequências das alterações climáticas impulsionaram a priorização de políticas sustentáveis. Com o recente lançamento do relatório sobre mudanças climáticas IPPC das Nações Unidas, a ameaça que o aquecimento global representa para o nosso planeta nunca foi tão evidente.

Este tema foi o foco da Climate Change Conference deste ano, também designada COP26, em que os líderes mundiais e principais cientistas se reuniram em Glasgow para negociar e acordar as metas globais de sustentabilidade. E embora possa parecer um evento que apenas se aplica aos intervenientes a nível internacional, a COP26 pode definir a atitude global face às mudanças climáticas durante as próximas décadas. Desta forma, é o dever de todos, desde particulares a pequenas empresas e governos, fazer a sua parte e apostar na sustentabilidade.

De facto, no contexto de uma pequena empresa, investir num plano sustentável pode beneficiar não só o ambiente, como também a sua empresa. Por exemplo, Jessica Sansom, ex-responsável de sustentabilidade da Innocent Drinks, afirmou que, ao implementar políticas sustentáveis, como a colaboração com fornecedores mais ecológicos, a Innocent viu um aumento na qualidade dos seus produtos.

Como começar?

Com o cenário definido pela COP26 e com o lançamento do mais recente relatório da ONU, por onde devem começar as pequenas empresas para se tornarem mais sustentáveis? Seguem-se algumas dicas sobre como começar o seu percurso para se tornar numa empresa mais sustentável.

Criar um plano de sustentabilidade para a empresa (PSE)

Como em tudo, criar um bom plano de ação é sempre um bom ponto de partida. O mesmo se aplica a investir em práticas mais sustentáveis. Um PSE pode ajudar a definir as necessidades da sua empresa para conseguir criar sustentabilidade ambiental e social. Além disso, criar um PSE também irá contribuir para melhorar os seus conhecimentos sobre sustentabilidade, colocando-o a si e à sua empresa numa posição mais favorável para ter um impacto mais positivo no ambiente.

Definir objetivos

Com um plano implementado, adicionar objetivos ambiciosos pode ajudar a avaliar o progresso da sua empresa no campo da sustentabilidade. Além disso, estes objetivos são uma excelente forma de apresentar as suas intenções ecológicas aos seus clientes, principalmente perante os consumidores que estão sempre à procura de empresas que adotam planos sustentáveis.

No entanto, os seus objetivos de desenvolvimento de sustentabilidade (ODS) não têm de seguir o nível definido por empresas multinacionais ou pelos governos. Não há duas empresas iguais, o que significa que os seus ODS não serão necessariamente iguais aos de outras empresas. Definir objetivos alcançáveis, como reduzir a utilização de plástico na sua empresa em determinada percentagem, é crucial para um sucesso sustentável.

Por último, é importante reconhecer que ser sustentável não é tão fácil como parece, sobretudo para pequenas empresas. No entanto, tornar-se sustentável não significa que tem de investir tudo na sustentabilidade. Embora seja excelente implementar o máximo de iniciativas nesta área, sabemos que não há duas empresas que possam ser sustentáveis da mesma forma. Por isso, faça tudo o que estiver ao seu alcance, por muito grande ou pequeno que seja. Porque qualquer mudança é melhor do que nenhuma.