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Inovação

Marca

Como criar uma grande marca que pode ajudar a sua pequena empresa a crescer?

Dicas essenciais de branding para as pequenas empresas.

A curva emblemática de uma garrafa de refrigerante, o sussurrar de um gigante desportivo ou um invólucro roxo numa barra de chocolate de leite. Estas são empresas que construíram marcas instantaneamente reconhecidas. Não só sabemos o que vendem, mas também o que representam. 

É o resultado de uma grande construção da marca. No entanto, isto vai além de um logótipo atrativo ou de um slogan bem conseguido. É a história da empresa, a sua finalidade, a sua personalidade única. A marca é a identidade. 

Uma pequena empresa pode pensar que o branding é apenas para as grandes. Pense novamente. Como especialista de branding de start-ups, Muneebah Waheed descreve, “o branding é tão crucial para as pequenas empresas como para as Apple e as Virgins do mundo comercial. Uma marca de sucesso liga-se emocionalmente aos seus clientes porque estes partilham os mesmos valores e crenças, tal como sucede nas relações humanas de sucesso."

Como disse David Ogilvy, o magnata da publicidade “os produtos, tal como as pessoas, têm personalidades, e estas constroem-se ou desfazem-se no mercado”. Dizem os estudos que a personalidade de uma marca não só desempenha um papel fundamental na retenção de clientes, mas também tem uma influência profunda no desempenho de uma empresa.

Construir a sua marca pode parecer uma tarefa assustadora. Aqui mostramos os principais fundamentos para que possa iniciar a sua viagem. 


Posicionamento da marca

Segundo os peritos do The Branding Journal, o posicionamento da marca "descreve como uma marca é diferente dos seus concorrentes e onde, ou como, se posiciona na mente dos clientes". Esta é a base da viagem da sua marca. 

Tudo começa com investigação. Giles Edwards, fundador da Gasp, agência premiada de branding, encoraja os fundadores a ignorar as suposições que possam ter acerca dos concorrentes e dos clientes e a utilizar uma variedade de métodos para descobrir perceções imparciais:

"É necessário esvaziar a mente de tudo, abanar mentalmente os seus neurónios, libertando-os de todas as suposições e preconceitos. Tem de se orientar para o mercado, ou seja, separar os seus próprios preconceitos, pensamentos e opiniões daqueles que pertencem ao consumidor."

Quando compreender verdadeiramente o seu mercado e os seus clientes, poderá determinar como posicionar a sua marca para que esta sobressaia, responda a desafios sem resposta e fale a linguagem do seu cliente. 

Criar uma história de marca

As culturas de todo o mundo são definidas por histórias. Como seres humanos, estamos programados para responder a histórias que despertem curiosidade, provoquem emoções e inspirem empatia. Para as marcas, uma história da "origem" que é emotiva, convincente e, acima de tudo, verdadeira, diz ao seu público de onde veio e porque faz o que faz. 

Enquanto Cientista Comportamental, a Prof. Doutora Pragya Agarwal afirma : “As marcas de sucesso criam uma narrativa, algo que as posiciona como sendo únicas, e criam uma ligação emocional com os clientes. Um bom storytelling tem tudo a ver com saber criar uma ligação emocional".

1 - Qual é a sua missão?

Começou o seu negócio para colmatar uma lacuna, responder ou resolver um problema? A sua missão é o seu ponto de partida. Escreva o que é que o(a) move e qual é a sua missão para com os clientes. A Patagonia é um grande exemplo de uma empresa que acertou ao contar a história da sua missão. Não se trata apenas de fazer roupa, mas sim de iniciar um movimento de sustentabilidade. Veja aqui a história da sua ganga para ganhar inspiração:

2 - Conte a história da sua origem 

Foi inspirado(a) por um acontecimento da vida? Sentiu-se embalado pela ideia de conceber um serviço que simplesmente não conseguia encontrar para si próprio? A sua história pessoal pode reforçar a ligação emocional com o seu cliente alvo. Diz-nos a ciência que, como compradores, somos movidos pela emoção muito para além da racionalidade. Por exemplo, a fundadora da marca de roupa interior Spanx conta como o poder da sua história pessoal com umas "calças brancas" a ajudou a conquistar investidores, acionistas e clientes. É um exemplo simples, mas poderoso, de dar vida ao seu negócio. 

3 - Foco no consumidor

Lembre-se, a sua história tem de ser concebida para ser contada ao público. Apesar de ser sobre si, o destinatário é o seu cliente. Pense nos detalhes que o(a) relacionam com o seu cliente específico. Mostre-lhe que o/a compreende enquanto pessoa e à sua vida. Por exemplo, se for uma marca de roupa de surf, inclua os termos de surf que o(a) inspiram. Use a sua linguagem. 

Por último, não se preocupe com a perfeição. As histórias das marcas evoluem e desenvolvem-se. Mostrar o seu lado humano significa assumir a imperfeição. 

Marca versus Branding

Uma importante distinção a fazer nesta viagem é aquela que existe entre marca (os valores, o objetivo e a personalidade da sua organização) e branding. 

O branding é uma forma de dar vida à marca. Não são a mesma coisa. No entanto, vale a pena explorar o que é o branding para que possa compreender como é uma ferramenta para a sua marca. 

O branding cria um sinal visual coeso e distintivo para a sua marca. Enquanto a marca pode ser a "sensação", o branding é a "aparência".

O primeiro elemento visual que provavelmente irá considerar é um logótipo. Contudo, o branding vai muito para além de incorporar tudo o que são acessórios de marketing, sites, menus, embalagens, uniformes, perfis de redes sociais e, quando adequado, o seu espaço comercial físico. Há que se certificar de que os elementos visuais e a marca correspondem à sua história. 

Por exemplo, as cores desempenham um papel enorme na perceção, havendo respostas psicológicas a certas cores que provocam um impacto inconsciente nos clientes.

O branding pode até incluir um som, como explica a agência dinamarquesa Essencius, "o branding sonoro implica ligar uma marca a um efeito sonoro original, canção ou jingle. O som é cada vez mais utilizado como um sinal distintivo das marcas."

As orientações da marca (as cores, formas, fontes e imagens) que utiliza asseguram que, independentemente do local onde a sua marca esteja representada, esta permanece consistente e reconhecível. Isto pode ser um trabalho para um designer profissional e pode valer a pena investir em ajuda externa para criar a sua bíblia de design de marca. 

Os primeiros passos que pode dar

Uma marca começa com algumas perguntas fundamentais. The Design Council, do Reino Unido, sugere que qualquer organização, grande ou pequena, deve iniciar a sua viagem de marca considerando: 

1. A ideia – o que é que está no centro da sua empresa?
2. Valores – em que é que acredita?
3. Visão – para onde vai?
4. Personalidade – como gostaria de ser identificado?

Estas quatro perguntas podem ajudar a que encontre o rumo certo para atingir o estatuto de marca emblemática, em vez de ser apenas mais uma empresa.