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Inovação

Comportamento dos consumidores

Prepare o seu negócio para o sucesso em 3 pontos, recorrendo a um estudo de mercado

Sem os seus clientes não há empresa. Como tal, oferecer o que eles querem é importante. Saiba como um estudo de mercado o pode ajudar.

Quer desenvolver um novo produto, mas como pode ter a certeza de que este irá refletir os desejos e necessidades dos seus clientes? É aqui que entra o estudo de mercado.

Comece por recolher informação acerca dos seus consumidores com o objetivo de os conhecer melhor. Ao adquirir este conhecimento, poderá compreender melhor a forma como os produtos podem surgir, qual a recetividade aos já existentes, verificar quais os meios onde será mais provável que os clientes vejam os seus anúncios ou compreender como encaram a sua marca. É o primeiro passo para adaptar o seu produto ou serviço aos clientes e às suas preferências. Afinal de contas, sem os seus clientes, não tem uma empresa, pelo que a satisfação das suas necessidades é essencial.

Continue a ler este artigo para saber os três passos que lhe permitem compreender os seus clientes com uma maior profundidade e iniciar uma conversação de acordo com os interesses deles.

Passo 1: Descobrir quem é o seu público-alvo

Terá de compreender o seu público-alvo, incluindo a idade, género, localização, emprego, estilo de vida, rendimentos e o que tendem a comprar. Como pode descobrir esta informação? Comece com alguma investigação em primeira-mão: analise os seus atuais clientes, identifique os seus problemas e prioridades, e os passos que dão quando decidem comprar. A seguir, faça o mesmo exercício com as pessoas que gostaria que se tornassem clientes. Dessa forma, também pode adaptar a sua abordagem e produto ou serviço aos mesmos.

Passo 2: Fazer um plano

Uma vez definido o público-alvo, pode começar a conhecê-lo melhor. Decidir que método(s) funcionará(ão) melhor para si e para a sua empresa. Aqui estão algumas opções:

1. Enviar um inquérito

Está a pensar lançar uma nova cor de t-shirt? Ou talvez um novo sabor de brownie? Pode fazer perguntas que lhe dirão qual a cor ou sabor com maior probabilidade de sucesso. E certifique-se que faz perguntas abertas, como "diga-nos o que mais lhe agrada no nosso produto", para recolher o máximo de informações possível. É possível realizar inquéritos gratuitamente utilizando plataformas como SurveyMonkey ou Google Forms. Em alternativa, também pode fazer sondagens em canais como o Instagram e o Twitter para ouvir os clientes fidelizados e atrair potenciais clientes. Lembre-se de publicar o resultado vencedor para que eles possam ver o resultado e como contribuíram para o mesmo.

Também pode pensar em oferecer aos clientes um incentivo para preencherem o inquérito. Isto pode ser tão simples como realizar um sorteio e entregar um voucher a um feliz vencedor.

2. Reunir grupos de discussão (focus groups)

Isto significa juntar um grupo de clientes, virtualmente ou pessoalmente, para uma discussão aberta em torno do seu produto, serviço ou empresa. Com o seu cliente literalmente à frente, não se intimide: faça perguntas e incentive a conversa entre os indivíduos do grupo, para saber mais sobre os pensamentos e opiniões deles.

Se escolher este percurso, é importante estabelecer um espaço seguro pois, ao contrário de um inquérito, um grupo de discussão é tudo menos anónimo. Pense em oferecer também um incentivo para incentivar a participação. Pode saber mais sobre como gerir um grupo destes aqui.

3. Faça uma monitorização das redes sociais

A monitorização das redes sociais pode ajudar a compreender que tipo de conversas honestas e em tempo real estão a ser mantidas sobre a sua empresa e sobre os seus concorrentes nas redes sociais. Pode utilizar plataformas como o Twitter, Instagram ou Facebook, para pesquisar o seu nome comercial ou hashtags relacionados. O lado negativo é que este processo pode acabar por demorar muito tempo. Mas a grande novidade é que existem plataformas que podem eliminar parte do trabalho manual. Sprout Social e Hootsuite oferecem ambas um teste gratuito, para que possa experimentar antes de comprar.

Passo 3: Reveja as suas conclusões

Organize os resultados da pesquisa em categorias relacionadas com as suas perguntas originais, depois procure identificar padrões. Se perguntou que cores os seus clientes preferem, veja qual foi a indicada com mais frequência. Estes padrões podem ajudar a adequar o seu produto ou serviço às preferências dos seus clientes.

Todas as empresas devem investir na pesquisa de dados dos clientes. Afinal de contas, as empresas que utilizam dados para se centrarem no cliente são 60% mais rentáveis do que as que não o fazem. Embora possa proceder à recolha de dados externamente, ao realizar você mesmo o seu próprio estudo de mercado, irá conhecer os seus clientes em primeira mão, obtendo um entendimento ainda melhor do que os motiva verdadeiramente a comprar.

Qualquer que seja o caminho que decida seguir, a compreensão dos problemas e preferências dos clientes, ajudá-lo-á a tomar melhores decisões para a sua empresa. Mas não se esqueça, se estiver a contactar os seus clientes para o estudo de mercado, deve estar em conformidade com o RGPD e ter as permissões certas para o fazer.