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Presença Digital

CRM

Cativar mais clientes com a ajuda do software CRM

Compreenda como funciona o software de gestão da relação com o cliente e como pode beneficiar a sua empresa

As empresas dispensam muito tempo, esforço e dinheiro em marketing para encontrar novos clientes, melhorar o reconhecimento da marca e aumentar as vendas. Mas as empresas de maior sucesso são aquelas que não se esquecem dos clientes existentes e vão mais longe para os manter. Uma forma de o fazer, é através da introdução de software de gestão da relação com o cliente (CRM). Mas o que é exatamente, como funciona e por que razão deve investir? Leia o resto do artigo para saber mais.

Como é que funciona?

Há seis características principais que as ferramentas de CRM oferecem que podem ajudar a sua empresa:

1. Armazenamento de informação do cliente

Toda a informação mais recente sobre os clientes é armazenada de forma centralizada, segura e em conformidade com o RGPD. Poderá aceder a essa informação e atualizá-la em qualquer altura.

2. Lidar com as interações dos clientes

Um sistema CRM não recolhe apenas informação. Ajuda-o a utilizar todos estes conhecimentos para conseguir personalizar a sua abordagem. Pode ainda dar informação sobre o acompanhamento prestado aos clientes, com base nas informações guardadas na base de dados.

3. Rastreio de email

Alguns sistemas CRM podem ser integrados com fornecedores de email - tais como Outlook e Gmail - para que possa sincronizar emails de clientes e obter uma visão completa das comunicações existentes.

4. Tornar mais fácil a colaboração em equipa

Uma plataforma CRM pode criar uma única base de dados atualizada, à qual todos os membros da equipa podem aceder. Assim, se os clientes interagirem regularmente com várias pessoas da sua empresa, ter um sistema CRM permite-lhe acompanhar facilmente todas as conversas.

5. Automatização do marketing

Algumas plataformas CRM permitem automatizar tarefas simples, o que pode resultar em poupança de tempo. Por exemplo, pode enviar automaticamente emails ou publicar mensagens nas redes sociais, em momentos definidos por si.

6. Gerir a sua equipa de vendas

Um sistema CRM pode ser uma ferramenta útil para ajudar a controlar a produtividade da sua equipa de vendas, caso tenha.  

Qual a razão para investir neste software?

Cada vez que fala com um cliente aprende algo novo e valioso. Ao digitalizar essa informação, pode aceder facilmente a estes dados essenciais e proteger a sua empresa cumprindo a lei de proteção de dados – tendo em conta que anotar informação em papel ou num documento informático não seguro, não lhe confere a devida proteção.

O software de CRM torna esta questão problema do passado. Além disso, consolida todas as comunicações - desde chamadas e textos a emails e reuniões – permitindo-o facilmente atualizar e partilhar registos, e obter acesso instantâneo às informações mais recentes. Consequentemente, é possível criar experiências concebidas inteiramente em torno da perceção do cliente. E esta abordagem personalizada irá naturalmente encorajar sempre os clientes a voltar, amamentado a base de clientes que retornam.

Embora o software CRM exija normalmente alguma forma de investimento, tratar-se-á de um recurso essencial caso pretenda transformar os dados dos clientes em perceções coletáveis e acionáveis. E este é um ativo poderoso para qualquer empresa que procure tirar o máximo partido das interações com os clientes, para ajudar a tomar decisões que atraiam novos clientes, ao mesmo tempo que aumenta a fidelização.