Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Presença Digital

Workshop Virtual

Como organizar um workshop virtual

Transmita uma boa imagem no seu primeiro workshop virtual com estas dicas.

O trabalho remoto não precisa de ser uma barreira à colaboração. Mesmo que não esteja fisicamente na mesma sala, pode continuar a elaborar novos projetos e discutir ideias com os seus colegas.

Claro que um brainstorming virtual não decorre de uma forma tão natural como quando se discute frente a frente – não há nada melhor do que estarmos juntos presencialmente.

Mas um workshop virtual ainda pode ter esse impacto e energia se tiver à sua disposição as ferramentas necessárias e se estiver devidamente preparado.


A combinação certa de personalidades

Os workshops virtuais, especialmente os que se baseiam na apresentação de novas ideias, precisam de um público-alvo adequado para ser um sucesso.

Não se limite a convidar os candidatos óbvios. As grandes ideias precisam de ser debatidas e postas em causa, por isso convide pessoas de vários departamentos para obter pontos de vista diferentes.

Tente também incluir uma variedade de personalidades diferentes. Por exemplo, as pessoas empáticas são boas a pensar nos problemas do ponto de vista do cliente. Por outro lado, as pessoas orientadas pelos dados são ótimas a fornecer soluções mais objetivas e lógicas.

Conceção do workshop

Ao organizar o seu workshop, e alguns detalhes que deve ter em conta.

Em primeiro lugar, pense no tempo. Workshops que duram o dia todo não são a melhor opção. Na verdade, não deve programar nada que dure mais do que quatro horas, incluindo pausas, que deverão acontecer com alguma frequência.

Ainda relativamente ao tempo, não vai querer desperdiçá-lo ao fazer com que os participantes precisem de ler informação durante o workshop. Quando enviar os seus convites, inclua previamente toda a informação de que estes precisam. Assim, quando o workshop começa, estão todos prontos a começar de imediato.

Ao longo do workshop, certifique-se de que todos têm a oportunidade de ser ouvidos. Isto pode ser complicado quando se tem muitos participantes, portanto, se convidar mais de dez pessoas, divida a sessão em subgrupos mais pequenos.

Lembre-se também que todos comunicam de forma diferente: algumas pessoas são vocais, enquanto outras preferem o chat ou quadros virtuais. Portanto, garanta que existe uma variedade de métodos de comunicação abertos aos participantes.

Por último, pode ser fácil um workshop virtual ser dominado por personalidades entusiastas. Por isso, não deixe de estabelecer objetivos no início da sessão para manter todos no caminho certo.

Uma agenda azul, ecrã de computador com várias páginas abertas, copo de café

Ferramentas e tecnologia

Não deixe que falhas técnicas se tornem o tema mais relembrado do seu workshop. Certifique-se de que tudo funciona da melhor forma possível para que todos se concentrem no objetivo da reunião.

Muito provavelmente, precisará, no mínimo, das seguintes ferramentas:

Calendário de dia 31 e sino vermelho

1.  Um calendário online (por exemplo Google Calendar)

Ecrã de computador com imagem de videochamada e headphones vermelhos

2. Um software de videoconferência (por exemplo, Zoom ou Skype for Business)

Folha de documento escrito

3.  Um espaço de trabalho digital (por exemplo Mural)

Folha com blocos de tarefas

4.  Um whiteboard (por exemplo Miro)

Não deixe nada ao acaso. Se é a primeira vez que utiliza uma ferramenta, teste-a antes. E, se necessário, assegure-se de que todos têm os detalhes corretos para iniciar a sessão de forma a que ninguém seja deixado para trás.

Escusado será dizer que existem diferentes opções à escolha, cada uma com as suas próprias características. Explore os benefícios de cada uma e, se for preciso, partilhe previamente as instruções de utilização.

Por fim, lembre-se sempre da regra de ouro: ter um Plano B. Nada como uma ligação instável à internet para arruinar a dinâmica de um workshop. Independentemente das ferramentas que utilizar, tente ter um método alternativo ao qual possa recorrer se as coisas correrem mal. E, se possível, tenha alguém à disposição para assumir as suas funções de anfitrião no caso de deixar de o poder fazer.

O que faz com que um workshop corra bem pode parecer senso comum, mas num ambiente de colaboração, estes pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença. Por isso, pense cuidadosamente na tecnologia que dispõe, analise o seu plano para o workshop e faça tudo o que estiver ao seu alcance para criar um espaço no qual as ideias possam prosperar.