Skip to content

Tecnologia

Conetividade

Como otimizar a sua ligação à internet

Melhore a velocidade da sua internet e mantenha-se ligado, onde quer que esteja.

Se a sua empresa precisa de internet com regularidade, pode vir a percever que a ligação à internet fora do seu escritório nem sempre é tão rápida como deveria ser.

Hoje em dia, as casas têm normalmente uma variedade de equipamentos que se ligam à internet, desde diversos computadores portáteis às Smart TV. Para além disso, as exigências de banda larga na sua empresa são superiores e o resultado é uma velocidade de download mais lenta e videochamadas instáveis.

Além de reduzir a produtividade e a eficiência, uma ligação lenta pode deixar também os colaboradores stressados e frustrados. Em suma, para evitar a interrupção do trabalho, é necessária uma internet estável.


Dicas rápidas a fáceis

Para acelerar a sua ligação de banda larga, existem diversas soluções rápidas que, quando implementadas em conjunto, podem fazer uma diferença significativa:
  • Desligue outros equipamentos
    Poderá ficar surpreendido com a quantidade de equipamentos domésticos que utilizam passivamente o seu Wi-Fi, seja o seu Amazon Echo a transmitir rádio, o computador a descarregar uma série da Netflix ou o telefone a instalar uma atualização de software. Em algumas casas, até pode ferver água numa cafeteira ou ligar um microondas com o seu telemóvel. Esteja atento aos equipamentos que estão a utilizar a sua banda larga e tente agendar downloads durante a noite.
Mulher numa secretária com o telemóvel na mão, computador ao lado
  • Afaste os equipamentos dos seus routers
    Sabia que ter múltiplos equipamentos ligados próximos uns dos outros afeta a sua velocidade de internet? Tente afastar esses equipamentos do seu router.  Colocar o seu router num sítio mais elevado também pode ajudar, por isso, se puder, tente colocá-lo em cima de uma mesa ou de um armário.
Estante com router, cadeira azul, televisão e mesa com computador
  • Mude para uma ligação com fios
    Para uma ligação estável, nada bate a Ethernet. Se tem problemas de Wi-Fi, os cabos Ethernet são relativamente baratos e podem fazer toda a diferença na velocidade de banda larga. Veja também a forma como o router está ligado à tomada do telefone. Sabia que extensões ou mesmo os cabos emaranhados podem diminuir a velocidade da internet?
Mesa com livros, um vaso, computador e router
  • Mude a forma de fazer videochamadas
    As videochamadas utilizam muitos dados, mas há algumas dicas simples que pode seguir para reduzir os mesmos. Por exemplo, os vídeos usam mais dados do que o áudio. Se possível, desligue a sua webcam. Melhor ainda, não fique dependente da internet e mude para o seu telemóvel/telefone fixo. Utilize todas as opções que tem disponíveis.
1ª divisão com mulher no computador, 2ª divisão com homem ao telemóvel

Vá além da sua casa

É evidente que poderá haver momentos em que quererá trabalhar fora de sua casa.

Isto pode ser feito facilmente através de um router portátil, sem fios. É uma alternativa flexível à banda larga que transforma as redes 4G e 5G em W-iFi, permitindo-lhe ligar os seus equipamentos em segundos e trabalhar em movimento.

A utilização de routers sem fios pode ser um fator diferenciador, proporcionando uma boa cobertura, sujeito a disponibilidade de rede na sua área, e dando-lhe mais flexibilidade no local de trabalho.

A banda larga lenta não é apenas frustrante – pode ser um verdadeiro bloqueador de produtividade.  Mas antes de tomar outras medidas, experimente primeiro as dicas acima para ver se têm impacto. E se tudo o resto falhar, tente simplesmente reiniciar o seu router. Os canais Wi-Fi podem ficar congestionados, mas reiniciar pode ajudar o router a encontrar o canal menos congestionado e acelerar novamente a sua Internet.