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Tendências tecnológicas que todas as pequenas empresas devem conhecer

Veja o nosso guia sobre as tendências tecnológicas que estão a transformar o mundo.

Atualmente, cada empresário é também um líder tecnológico. Isto porque, face à pandemia, quase todas as pequenas empresas tiveram de adotar ferramentas digitais e online para conseguir sobreviver. No ano passado houve uma grande alteração nos processos há muito estabelecidos, incluindo a forma como as empresas funcionam, onde operam e como chegam aos seus clientes. 

Ao olharmos para o futuro é improvável que as empresas pequenas regressem aos processos antigos. Em alternativa, irão explorar a sua capacidade de adaptação, progressiva e recém-centrada na tecnologia, para continuar a desenvolver o seu percurso de transformação digital. 

Eis as principais tendências tecnológicas que esperamos que venham a moldar as pequenas empresas, de hoje e amanhã:

1. Computação na cloud

Quando as pequenas empresas responderam à pandemia implementando o trabalho remoto, rapidamente se tornou claro que aqueles que já possuíam capacidades de computação na cloud tinham uma vantagem. As suas equipas podiam trabalhar à distância e aceder a dados e documentos a partir de qualquer local.

Com o futuro do trabalho a tender para ser cada vez mais híbrido, dar prioridade à tecnologia na cloud será essencial para manter a continuidade, a eficiência e a produtividade do negócio. 

"É necessário pôr em causa as práticas estabelecidas e abraçar a mudança de uma forma adequada e imediata. É aqui que a computação na cloud pode ser um aliado valioso, porque oferece a máxima flexibilidade e permite às empresas repensar processos e implementar novos modelos de negócio".

Matteo Mille | Diretor de Marketing e Operações, Microsoft Itália

2. Velocidade digital

A inteligência artificial, o machine learning e a automação de processos estão a mudar a forma como as pessoas vivem – e, por sua vez, a forma como as empresas funcionam. Os chatbots de IA estão a ajudar a melhorar a experiência do cliente enquanto o software de análise rentabiliza os custos de marketing. É provável que nos próximos anos a aceleração digital se torne ainda mais rápida à medida que as pessoas se familiarizam com as suas vantagens e passarão a contar com ela em cada momento. 

Mas, para a maioria das pequenas empresas, a construção de tais sistemas será dispendiosa. É aqui que os serviços técnicos subcontratados entram em jogo. Os prestadores de serviços de terceiros podem, por vezes, ser a forma mais rentável para as empresas aumentarem a sua produtividade, mantendo os custos baixos. Assegurar que a nova tecnologia corresponde aos objetivos comerciais ajudará a garantir resultados mais positivos. 

"Pense nisso, já preparámos realmente o consumidor para fazer muito mais coisas online. Coisas que ou não queríamos ou não podíamos fazer no passado, uma vez que a infraestrutura ainda não estava lá. Agora, a infraestrutura existe. O comportamento dos clientes mudou".

Karl-Heinz Land | Consultor líder em digitalização 

3. O cliente em primeiro lugar e a tecnologia em último

É do interesse de qualquer líder empresarial criar uma experiência de marca relevante. No fim de contas, quem não quer uma experiência personalizada e interações bem-sucedidas enquanto faz compras dentro e fora de casa? Mas ter uma estratégia baseada no cliente, em primeiro lugar, pode muitas vezes significar colocar as necessidades dos colaboradores em segundo lugar. Os líderes das pequenas empresas devem equilibrar com sensibilidade as duas prioridades – e a tecnologia pode ajudar.

A técnica que automatiza tarefas repetitivas libertará o tempo dos colaboradores e permitir-lhes-á concentrarem-se em tarefas mais gratificantes. Uma melhor integração entre cadeias de fornecimento e plataformas CRM criará experiências mais eficientes e orientadas para os dados dos clientes - e permitirá aos gestores de back-end uma maior visibilidade para fazer o seu trabalho. 

Não se trata de tecnologia pela tecnologia. Trata-se de compreender as necessidades humanas e aplicar tecnologia em torno disso. Assegurar que tanto as necessidades dos clientes como as dos colaboradores estão a ser satisfeitas nas suas vidas físico-digitais estará no centro das empresas nos próximos anos. 

"A indústria 4.0 dá-nos a nós humanos as maiores oportunidades, porque o homem encontra-se no centro da revolução. E a nossa capacidade de nos adaptarmos ao nosso ambiente é a nossa força principal que podemos nutrir".

Henrik von Scheel | Líder em estratégia digital

4. Trabalhar em qualquer lugar, de qualquer forma

Continuar a adotar capacidades de trabalho à distância vai ser essencial para as pequenas empresas nos próximos anos. E isto significa mais do que apenas encontrar uma plataforma de videoconferência que não se desintegre. De acordo com um relatório da Spiceworks, as pequenas empresas com 100 ou menos colaboradores deverão aumentar os orçamentos em 2021 para continuar a apoiar uma mão-de-obra à distância de acordo com as seguintes percentagens:

  • 31% para hardware
  • 33% para software
  • 25% para serviços de alojamento e na cloud
  • 11% para serviços geridos

 

Com o trabalho a deixar de ter uma localização física definida, as ferramentas que incentivam uma comunicação clara e eficiente continuarão a ser primordiais, assim como a segurança cibernética e as plataformas de partilha de dados.

"O mundo digital fez-nos compreender o quanto a colaboração e a partilha são vitais. Precisamos de requalificar os nossos colaboradores - o aperfeiçoamento e a recapacitação são a chave para adaptar a mentalidade dos nossos colaboradores a novas formas de trabalho".

Davide Dattoli | Presidente Executivo e Fundador, Talent Garden

A pandemia levou muitas pequenas empresas a adotar a transformação digital mais cedo do que o previsto. Como a tecnologia continua a ser uma parte fundamental dos processos das pequenas empresas, compreender as grandes tendências ajudará as empresas a planear as suas atividades, a descobrir novas oportunidades e a impulsionar o crescimento no futuro.