Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Tecnologia

Tendências

Tendências tecnológicas que todas as pequenas empresas devem conhecer

Veja o nosso guia sobre as tendências tecnológicas que estão a transformar o mundo.

Atualmente, cada empresário é também um líder tecnológico. Isto porque, face à pandemia, quase todas as pequenas empresas tiveram de adotar ferramentas digitais e online para conseguir sobreviver. No ano passado houve uma grande alteração nos processos há muito estabelecidos, incluindo a forma como as empresas funcionam, onde operam e como chegam aos seus clientes. 

Ao olharmos para o futuro é improvável que as empresas pequenas regressem aos processos antigos. Em alternativa, irão explorar a sua capacidade de adaptação, progressiva e recém-centrada na tecnologia, para continuar a desenvolver o seu percurso de transformação digital. 

Eis as principais tendências tecnológicas que esperamos que venham a moldar as pequenas empresas, de hoje e amanhã:

1. Computação na cloud

Quando as pequenas empresas responderam à pandemia implementando o trabalho remoto, rapidamente se tornou claro que aqueles que já possuíam capacidades de computação na cloud tinham uma vantagem. As suas equipas podiam trabalhar à distância e aceder a dados e documentos a partir de qualquer local.

Com o futuro do trabalho a tender para ser cada vez mais híbrido, dar prioridade à tecnologia na cloud será essencial para manter a continuidade, a eficiência e a produtividade do negócio. 

"É necessário pôr em causa as práticas estabelecidas e abraçar a mudança de uma forma adequada e imediata. É aqui que a computação na cloud pode ser um aliado valioso, porque oferece a máxima flexibilidade e permite às empresas repensar processos e implementar novos modelos de negócio".

Matteo Mille | Diretor de Marketing e Operações, Microsoft Itália

2. Velocidade digital

A inteligência artificial, o machine learning e a automação de processos estão a mudar a forma como as pessoas vivem – e, por sua vez, a forma como as empresas funcionam. Os chatbots de IA estão a ajudar a melhorar a experiência do cliente enquanto o software de análise rentabiliza os custos de marketing. É provável que nos próximos anos a aceleração digital se torne ainda mais rápida à medida que as pessoas se familiarizam com as suas vantagens e passarão a contar com ela em cada momento. 

Mas, para a maioria das pequenas empresas, a construção de tais sistemas será dispendiosa. É aqui que os serviços técnicos subcontratados entram em jogo. Os prestadores de serviços de terceiros podem, por vezes, ser a forma mais rentável para as empresas aumentarem a sua produtividade, mantendo os custos baixos. Assegurar que a nova tecnologia corresponde aos objetivos comerciais ajudará a garantir resultados mais positivos. 

"Pense nisso, já preparámos realmente o consumidor para fazer muito mais coisas online. Coisas que ou não queríamos ou não podíamos fazer no passado, uma vez que a infraestrutura ainda não estava lá. Agora, a infraestrutura existe. O comportamento dos clientes mudou".

Karl-Heinz Land | Consultor líder em digitalização 

3. O cliente em primeiro lugar e a tecnologia em último

É do interesse de qualquer líder empresarial criar uma experiência de marca relevante. No fim de contas, quem não quer uma experiência personalizada e interações bem-sucedidas enquanto faz compras dentro e fora de casa? Mas ter uma estratégia baseada no cliente, em primeiro lugar, pode muitas vezes significar colocar as necessidades dos colaboradores em segundo lugar. Os líderes das pequenas empresas devem equilibrar com sensibilidade as duas prioridades – e a tecnologia pode ajudar.

A técnica que automatiza tarefas repetitivas libertará o tempo dos colaboradores e permitir-lhes-á concentrarem-se em tarefas mais gratificantes. Uma melhor integração entre cadeias de fornecimento e plataformas CRM criará experiências mais eficientes e orientadas para os dados dos clientes - e permitirá aos gestores de back-end uma maior visibilidade para fazer o seu trabalho. 

Não se trata de tecnologia pela tecnologia. Trata-se de compreender as necessidades humanas e aplicar tecnologia em torno disso. Assegurar que tanto as necessidades dos clientes como as dos colaboradores estão a ser satisfeitas nas suas vidas físico-digitais estará no centro das empresas nos próximos anos. 

"A indústria 4.0 dá-nos a nós humanos as maiores oportunidades, porque o homem encontra-se no centro da revolução. E a nossa capacidade de nos adaptarmos ao nosso ambiente é a nossa força principal que podemos nutrir".

Henrik von Scheel | Líder em estratégia digital

4. Trabalhar em qualquer lugar, de qualquer forma

Continuar a adotar capacidades de trabalho à distância vai ser essencial para as pequenas empresas nos próximos anos. E isto significa mais do que apenas encontrar uma plataforma de videoconferência que não se desintegre. De acordo com um relatório da Spiceworks, as pequenas empresas com 100 ou menos colaboradores deverão aumentar os orçamentos em 2021 para continuar a apoiar uma mão-de-obra à distância de acordo com as seguintes percentagens:

  • 31% para hardware
  • 33% para software
  • 25% para serviços de alojamento e na cloud
  • 11% para serviços geridos

 

Com o trabalho a deixar de ter uma localização física definida, as ferramentas que incentivam uma comunicação clara e eficiente continuarão a ser primordiais, assim como a segurança cibernética e as plataformas de partilha de dados.

"O mundo digital fez-nos compreender o quanto a colaboração e a partilha são vitais. Precisamos de requalificar os nossos colaboradores - o aperfeiçoamento e a recapacitação são a chave para adaptar a mentalidade dos nossos colaboradores a novas formas de trabalho".

Davide Dattoli | Presidente Executivo e Fundador, Talent Garden

A pandemia levou muitas pequenas empresas a adotar a transformação digital mais cedo do que o previsto. Como a tecnologia continua a ser uma parte fundamental dos processos das pequenas empresas, compreender as grandes tendências ajudará as empresas a planear as suas atividades, a descobrir novas oportunidades e a impulsionar o crescimento no futuro.