Skip to content

Fundos PRR

O que é o PRR?

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de aplicação nacional que resulta de uma resposta concertada, a nível europeu, aos impactos da pandemia causada pela COVID-19. 

Quais são os objetivos?

O PRR visa a retoma do crescimento económico sustentado, ao mesmo tempo que promove um conjunto de reformas e investimentos estruturais para aumentar a competitividade da economia e garantir um futuro resiliente para Portugal assegurando a transição climática e digital.

Quanto será investido?

O PRR contempla um financiamento de 13,9 mil milhões de euros em subvenções, a que acrescem 2,7 mil milhões de euros em empréstimos.

Quais as principais áreas de intervenção?

  • Transição Digital

    Digitalização e fornecimento de  competências digitais

    Um mulher e dois homens lado a lado

    Transição Digital

    Visa preparar e adaptar as competências dos portugueses às novas necessidades de empoderamento enquanto cidadãos, para participação num mercado de trabalho marcado por novos processos produtivos, novos modos de organização empresarial e novos produtos e serviços, decorrentes da crescente digitalização da atividade económica.

  • Transição Climática

    Metas climáticas para a atingir a neutralidade carbónica

    Parque eólico

    Transição Climática

    Pretende promover o melhor aproveitamento dos recursos de que o país dispõe e agilizar o desenvolvimento de setores económicos em torno da produção de energias renováveis, por via do estímulo da investigação, da inovação e da aplicação de tecnologias de produção e consumo de energia mais eficientes.

  • Resiliência

    Aumento da capacidade de reação e superação

    Duas mulheres de mãos dadas num escritório

    Resiliência

    Foca-se em três prioridades: a redução das vulnerabilidades sociais, o reforço do potencial produtivo nacional e a ambição de assegurar um território simultaneamente competitivo e coeso num contexto de adaptação às transições climática e digital. 

Programas a decorrer

Vouchers para fomentar a integração de tecnologia nas empresas, com apoio ao desenvolvimento de processos e de competências organizacionais que potenciem a transformação digital do modelo de negócio das organizações. 

Beneficiários:

  • Pequenas e Médias Empresas (PME)

Mais novidades em breve.

Proceder à instalação e modernização de 365 Centros Tecnológicos Especializados em estabelecimentos de ensino públicos com oferta de cursos profissionais e em escolas profissionais, públicas ou privadas.

Data do Aviso: 17/06/2022

Deadline Candidaturas: 18/08/2022

Beneficiários:

  • Estabelecimentos de ensino público com oferta de cursos profissionais e as escolas profissionais, públicas ou privadas – já constituídos.

Mais informação aqui

Submedida: Cobertura de wi-fi em 50 museus, palácios e monumentos

Proceder à instalação de infraestrutura e equipamentos Access Point (AP) para cobertura wifi para 50 equipamentos culturais e, por esta via, promover a transição digital destes equipamentos culturais que constitui condição necessária para a exibição de arte em plataformas digitais, acompanhando a tendência crescente de globalização de acesso a arte através de visitas virtuais e acesso a museus digitais

Data do Aviso: 22/06/2022

Beneficiários:

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a Direção Regional de Cultura do Norte (DRC Norte), a Direção Regional de Cultura do Centro (DRC Centro), a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRC Alentejo) e a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRC Algarve); o Município de Coimbra, o Município de Condeixa, o Município da Batalha, o Município de Alcobaça, o Município de Bragança, o Município de Lamego, o Município de Braga, o Município de Mafra e o Município de Lisboa, ao abrigo dos contratos interadministrativos de colaboração celebrados com estes municípios.

Mais informação aqui

A iniciativa consiste em conceder apoios a projetos individuais de PME que visem a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados às tecnologias digitais que configurem ajustamentos aos modelos de negócio internacionais.

Os projetos devem integrar a presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

Deadline para submissão de candidaturas: aberto até à receção do número de candidaturas limite apurado em função da dotação orçamental.

Beneficiários:

Pequenas e Médias Empresas (PME), de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica. Em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Para efeitos de comprovação do estatuto PME, as empresas devem obter ou atualizar a correspondente Certificação Eletrónica prevista no Decreto-Lei n.º 372/2007, de 6 de novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 143/2009, de 16 de junho, através do sítio de internet do IAPMEI.

Mais informação aqui

Plano de Recuperação e Resiliência

Para ser contactado no âmbito do PRR pela Vodafone, por favor complete o formulário abaixo: