Skip to content

Fundos PRR

O que é o PRR?

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de aplicação nacional que resulta de uma resposta concertada, a nível europeu, aos impactos da pandemia causada pela COVID-19. 

Quais são os objetivos?

O PRR visa a retoma do crescimento económico sustentado, ao mesmo tempo que promove um conjunto de reformas e investimentos estruturais para aumentar a competitividade da economia e garantir um futuro resiliente para Portugal assegurando a transição climática e digital.

Quanto será investido?

O PRR contempla um financiamento de 13,9 mil milhões de euros em subvenções, a que acrescem 2,7 mil milhões de euros em empréstimos.

Quais as principais áreas de intervenção?

  • Transição Digital

    Digitalização e fornecimento de  competências digitais

    Um mulher e dois homens lado a lado

    Transição Digital

    Visa preparar e adaptar as competências dos portugueses às novas necessidades de empoderamento enquanto cidadãos, para participação num mercado de trabalho marcado por novos processos produtivos, novos modos de organização empresarial e novos produtos e serviços, decorrentes da crescente digitalização da atividade económica.

  • Transição Climática

    Metas climáticas para a atingir a neutralidade carbónica

    Parque eólico

    Transição Climática

    Pretende promover o melhor aproveitamento dos recursos de que o país dispõe e agilizar o desenvolvimento de setores económicos em torno da produção de energias renováveis, por via do estímulo da investigação, da inovação e da aplicação de tecnologias de produção e consumo de energia mais eficientes.

  • Resiliência

    Aumento da capacidade de reação e superação

    Duas mulheres de mãos dadas num escritório

    Resiliência

    Foca-se em três prioridades: a redução das vulnerabilidades sociais, o reforço do potencial produtivo nacional e a ambição de assegurar um território simultaneamente competitivo e coeso num contexto de adaptação às transições climática e digital. 

Programas a decorrer

Tem como objetivo a criação de 50 bairros digitais através da incorporação de tecnologia avançada e da inovação das experiências de consumo, em áreas físicas delimitadas, contribuindo para a dinamização do setor do comércio e serviços.

Data do Aviso: 20/01/2022

Prazo limite para manifestação de interesse: 30/04/2022

Estado atual do processo: a decorrer a análise e seleção dos Bairros Digitais que vão avançar para a fase seguinte.

Beneficiários:

  • Autarquias Locais.
  • Associações Empresariais e de Desenvolvimento Local, se comprovada a representatividade da associação para o setor e área intervencionada.
  • Empresas Municipais.
  • Consórcios entre os beneficiários suprarreferidos.

Mais informação aqui.

Visa melhorar o desempenho energético e ambiental dos edifícios de serviços, financiando medidas que fomentem a eficiência energética e de outros recursos, mas também que reforcem a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo. 

Data do Aviso: 28/02/2022

Deadline para submissão de candidaturas: 31/05/2022 ou até limite de dotação orçamental

Beneficiários:

  • Pessoas coletivas e singulares proprietários de edifícios de comércio e serviços do setor privado existentes, e que exercem atividade comercial nesse edifício, incluindo, por exemplo, entidades que atuam na área do turismo e na economia social.

Mais informação aqui.

Iniciativa que consiste na criação de 25 aceleradoras de proximidade (locais, regionais ou setoriais) e que promove a adoção de tecnologia por parte das empresas dos setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor.

Data do Aviso: 27/04/2022

Deadline para submissão de candidaturas: 13/05/2022 a 01/07/2022

Beneficiários:

  • Associações Empresariais ou Consórcios de Associações.

Mais informação aqui.

Vouchers para fomentar a integração de tecnologia nas empresas, com apoio ao desenvolvimento de processos e de competências organizacionais que potenciem a transformação digital do modelo de negócio das organizações. 

Beneficiários:

  • Pequenas e Médias Empresas (PME)

Mais novidades em breve.

Plano de Recuperação e Resiliência

Para ser contactado no âmbito do PRR pela Vodafone, por favor complete o formulário abaixo: