Skip to content

4 questões chave sobre o 5G

Escrito por Erik Brenneis
CEO, Vodafone IoT


Já se sabe que o 5G vai mudar o futuro das empresas, mas o que é que isto significa verdadeiramente? A evolução do 3G para o 4G criou novas oportunidades de negócio, então, como é que as empresas se podem preparar para a chegada do 5G?

Em primeiro lugar é importante relembrar que o 5G é uma evolução – as mudanças não acontecem do dia para a noite e haverá uma evolução gradual no número de empresas e pessoas que vão beneficiar desta tecnologia. O que quer dizer que ainda há tempo para perceber o que isto significa para a sua empresa.

É necessário relembrar também que a sua empresa não é a única a passar por esta mudança. Na verdade, vai afetar também os seus concorrentes, parceiros, consumidores e distribuidores. Como tal, esperamos ver uma mudança na maneira como as empresas operam.

Fotografia de Erik Brenneis

“Arenas” colaborativas

O 5G vai despoletar um grande desenvolvimento em tudo o que está relacionado com a conectividade. Vai suportar novos meios de transporte, fazer com que o vídeo seja mais importante e vai criar um boom na Internet of Things (IoT); vai trazer também uma nova complexidade nas operações.

Setores como indústria, transportes e saúde tornar-se-ão “arenas” digitais onde as empresas vão trabalhar em conjunto para se especializarem, colaborarem na Investigação e Desenvolvimento (I&D) e adquirirem o máximo de competências especializadas para poderem usufruir de todos os benefícios do 5G.

Considere uma fábrica – como se deve adaptar para tirar o melhor partido do 5G? É provável que compreenda todos os aspetos do processo, da monotorização de matéria-prima à criação do produto em si, à entrega aos consumidores. Vai abranger redes privadas, IoT e análise de dados. Cada etapa requer especialistas diferentes e, por esta razão, faz sentido acumular todos os talentos necessários para obter o melhor resultado.

Trabalhar de forma colaborativa vai permitir que as empresas tenham os recursos necessários para lidar com as complexidades do 5G. Os dirigentes das empresas sabem a importância do trabalho em grupo dentro das suas próprias organizações, mas o 5G irá criar a necessidade de existir ainda mais cooperação entre as mesmas.

Encontrar o que é certo para si

Tudo isto pode parecer uma mudança demasiado drástica para os líderes das empresas. Porém, esta é a altura perfeita para começar a preparar-se para a chegada do 5G. As questões chave que os dirigentes das empresas deviam estar a perguntar são:

1. Como pode o 5G ajudar o meu negócio? Que melhorias de conectividade me pode oferecer?
2. Como posso mudar a minha organização para tirar partido do 5G?
3. Qual o impacto que o 5G vai ter na minha organização?
4. Quando é que o 5G vai ficar disponível na minha zona geográfica?

Estas questões podem parecer simples quando comparadas com as visões futuras relacionadas com o 5G – os carros e as fábricas autónomas, por exemplo – mas são o ponto de partida certo. Neste momento, o tempo está do seu lado para considerar como é que o 5G vai mudar a sua empresa.