Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Tecnologia

Automatização

Como introduzir a automatização na sua empresa

Descubra como simplificar o processo ao máximo apenas em 5 passos.

Muitas empresas europeias adotaram a automatização nos últimos 18 meses apesar de terem demonstrado pouco interesse antes da pandemia. E não é difícil perceber o porquê, ao considerar os benefícios que a automatização oferece às empresas que procuram acomodar diferentes tipos de configurações de trabalho, como o teletrabalho e o trabalho híbrido, que se tornaram a norma para muitas pequenas empresas.

Se estiver a pensar em introduzir a automatização no seu local de trabalho, não deixe de ler os cinco passos simples que as pequenas empresas devem seguir, incluindo orientações para o mundo da agricultura, e descubra porque é que estes setores são líderes na transformação de uma empresa em operações inteligentes:

1.  Identifique tarefas repetitivas no seu fluxo de trabalho:

Para encontrar oportunidades de automatização, comece pelos processos manuais de rotina que necessitam de tempo e recursos consideráveis. Quanto mais frequente for a tarefa, mais irá ganhar com a automatização. Na agricultura, as pessoas normalmente têm de lidar com tarefas repetitivas no campo, e este trabalho exige muita mão de obra. Os robots agrícolas (“agrobots”) ou tratores automáticos, tratam de diversas tarefas repetitivas: colheita, rega, plantação de sementes, etc., e são cada vez mais a norma. A Robs4Crops é um exemplo de projetos que estão a acelerar a mudança para robótica em grande escala e automatização de explorações agrícolas em toda a Europa.

Com dois terços dos funcionários de escritórios em todo o mundo que dizem que estão a desperdiçar quatro horas e meia por semana com tarefas repetitivas e demoradas, os sistemas de gestão de projetos automatizados, como o Asana, estão a tornar-se mais populares. Além de ajudarem as equipas a organizarem-se, seguirem e gerirem o seu trabalho, também reduzem as horas gastas em trabalho administrativo comum, libertando tempo valioso para o trabalho mais importante, como o pensamento criativo, e o planeamento estratégico e financeiro, para ajudar a empresa a crescer. Quer a sua empresa beneficie da simplificação do processo de contratação, do apoio ao cliente, das campanhas de marketing ou do registo das horas da equipa, as opções de sistemas online à escolha são muitas. À medida que a tecnologia melhora, podemos contar com cada vez mais tarefas, sobretudo administrativas, a tornarem-se disponíveis para a automatização.

2. Compreenda antes de automatizar:

Antes de automatizar uma tarefa, reserve um minuto para ver se compreende bem cada parte do processo que pretende reformar. Desta forma, pode desagregar facilmente o trabalho em passos menores, tornando-o mais simples de programar e iterar. Vimos isto em ação na automatização agrícola, em que o elemento humano continua a ser essencial para a gestão da exploração - crucial tanto para a implementação antecipada dos processos inteligentes, como para a utilização plena do equipamento técnico. O conhecimento humano e experiência devem ser combinados com a automatização, e não excluídos por esta. No local de trabalho, a sinergia entre a contribuição humana e a automatização é igualmente importante. Os exemplos comuns de assistência automática, como o corretor ortográfico, estão a tornar-se cada vez mais sofisticados com aplicações como a Grammarly que não só identificam erros ortográficos e de gramática, como também detetam problemas mais estilísticos.

3. Prepare as ferramentas para acelerar o processo:

Há diversas ferramentas online que lhe permitem programar tudo, desde introdução de dados a publicações nas redes sociais. Por exemplo, a Hootsuite permite-lhe agendar as suas publicações nas redes sociais, e pode ainda codificar as ferramentas especificamente para a sua empresa. Embora os custos sejam mais elevados, o investimento pode compensar rapidamente. A agricultura inteligente está a adotar diferentes tecnologias automatizadas, desde tratores e drones autónomos a ceifeiras robóticas e robots de plantação de sementes. Os robots de plantação focam-se numa área específica do campo e trabalham com grande precisão. Este tipo de robot agrícola utiliza inteligência artificial e visão computorizada, o que permite reduzir os pesticidas no campo e, consequentemente, permite a produção alimentar de grande qualidade. Os maiores nomes da tecnologia têm um papel enorme que influencia a forma como o terreno é cultivado, incluindo a Google, cujo projeto X-Development apresentou um "buggy de plantação" que utiliza a IA para analisar as colheitas, para que os agricultores possam melhorar o rendimento e poupar dinheiro.

4. Integre o software com capacidades maiores:

Se ainda não o tiver feito, compensa colocar a sua empresa num serviço de informática na nuvem, como o Google Cloud. Estas plataformas oferecem diversas vantagens como ferramentas incorporadas para a automatização, atualizações regulares e a possibilidade de crescer com a sua empresa, à medida que aumenta as suas operações. Os agricultores podem basear-se nas soluções da IoT para instrumentos de software que apoiam a sua exploração, qualquer que seja o grau de complexidade. Cada drone ou trator automatizado precisa de um cérebro para tomar a decisão certa sobre as plantas no campo. 

5. Utilize qualquer tempo ganho para fazer a sua empresa crescer:

Introduzir processos de automatização para processos demorados tempo, como a iniciação de colaboradores, gestão de folhas de horas e ordens de compra, liberta tempo para poder concentrar-se em formas de ajudar a sua empresa a prosperar. Um estudo global da empresa de software de automatização UiPath revelou que 60% dos executivos acreditava que a automatização permitia aos colaboradores focarem-se em trabalho mais estratégico, com 57% a afirmar que aumentou o empenho dos colaboradores - fatores importantes para atingir os objetivos empresariais. Para muitos agricultores, adotar a agricultura inteligente traduziu-se em menos tempo nos campos e mais tempo para gerir e fazer crescer a sua empresa. Libertar tempo para networking, marketing, análise de contas e lucros, e planeamento empresarial é crucial para o sucesso de qualquer líder de empresa, incluindo os agricultores.

Para as empresas que não sabem por onde iniciar em termos de introdução da automatização no local de trabalho, o caminho é começar a fazê-lo.

Os pequenos passos podem ser muito importantes para avançar no percurso de simplificação da sua empresa e de transformação numa operação inteligente.

Mas esta transição não tem de significar que os colaboradores deixam de desempenhar um papel essencial no crescimento e resultados da empresa. À semelhança do que acontece no mundo agrícola, a automatização consiste na melhoria do elemento humano de uma empresa e na libertação de tempo valioso para concentrar em tarefas mais lucrativas. Os humanos e a automatização devem trabalhar lado a lado para terem mais sucesso.

Artigos relacionados